sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

PF cumpre busca e apreensão contra suspeitos de garimpo ilegal em Orizona

Uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (20/01) cumpriu em Catalão, dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de garimpo ilegal no rio Corumbá, em Orizona. Os crimes investigados na Operação Fugitivos são de lavra garimpeira e usurpação do patrimônio da União.
Dez policiais federais participaram da operação, um desdobramento da constatação por parte da Polícia Militar em março/2022, da existência dos garimpos ilegais. Em caso de condenação, as penas dos suspeitos podem chegar a seis anos de detenção e multas.
As operações contra o garimpo ilegal no rio Corumbá, entre os municípios de Orizona e Pires do Rio tem sido recorrentes, mas como não há solução para os casos, o imbróglio e a ilegalidade continuam.

As informações são do jornal O Popular.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Orizonense participa do programa "Alô, Devotos" da TV Pai Eterno

O programa “Alô Devoto, ao vivo”, da TV Pai Eterno, direto do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), deste domingo (15), aconteceu após a Santa Missa na Basílica, de 9h10 às 10h. Devotos contaram suas histórias de fé e bênçãos alcançadas por meio do Divino Pai Eterno.
Devoto do município de Orizona, Elísio Luís Domingos, filho de Geralda e Iris, foi até o Santuário em uma caravana de cinquenta pessoas. “Eu vim para agradecer ao Pai Eterno pela vida do meu sobrinho, é aniversário dele hoje. E agradecer por tudo que Deus faz em nossas vidas”, conta Elísio emocionado.
Confira a entrevista acessando o vídeo a seguir: https://youtu.be/147HDwSd2tw

Suspeito de explorar ilegalmente madeira para produção de carvão é preso em Orizona

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da equipe da Delegacia de Polícia de Orizona, em ação conjunta com a Semad e a Semma do município, no bojo dos desdobramentos da Operação Falsa Simetria, deflagrada em agosto de 2022 com o escopo de apurar a confecção e uso de licenças ambientais falsas no município, efetuou, no dia 17 de janeiro, a prisão em flagrante de um suspeito de 48 anos, em razão da prática, em tese, do crime previsto no art. 45, da Lei 9.605/98, em continuidade delitiva.
De acordo com as investigações, a despeito da ciência do proprietário a respeito da falsidade material das licenças ambientais outrora emitidas, ele realizou a supressão de vegetação e de árvores em Área de Reserva Legal, além do corte e transformação de madeira de lei em carvão (atividade de carvoaria). No local, foram encontrados 12 fornos recém operados – sete deles cheios de carvão – e 60 metros cúbicos de madeira preparada para a queima.
Em razão das circunstâncias do caso concreto e da continuidade delitiva verificada pelas diligências empreendidas, foi lavrado auto de prisão em flagrante, conforme acima e, no âmbito administrativo, instaurado procedimento pela Semad, que ficou multa de aproximadamente R$ 60 mil.

Texto e imagem: Polícia Civil/GO.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Em memória de Joaquim Bonifácio, 1º Príncipe dos Poetas Goianos

Historicamente, até pelo menos os anos de 1930, quem se aventurava no mundo das letras (literatura e jornalismo) eram os filhos homens, brancos e de famílias tradicionais do Estado de Goiás. Mulheres dessas mesmas famílias e pessoas de baixa renda eram raros nesse universo. Isso era entre outros motivos, consequência da proibição da circulação de veículos de comunicação e da existência de faculdades pelo menos até o início do século XIX, mas principalmente por falta de acesso da maioria à educação formal. Alguns grupos, como os escravizados, estavam inclusive proibidos ao acesso. E quem podia, enviava os filhos jovens para a Academia Militar (da Praia Vermelha era uma das mais concorridas), para os cursos de Medicina e de Direito (como o do Largo do São Francisco). Em Goiás, os primeiros cursos superiores chegaram no século XX.
Como o ensino básico não era obrigatório, estava no lucro quem minimamente sabia ler e fazer as quatro operações. As crianças de Campo Formoso (Orizona), dessas famílias, prioritariamente era levadas para Bonfim (Silvânia) e Santa Cruz. As primeiras vagas chegaram no novo distrito em 1892, através do professor Luiz Ferraz, da cadeira masculina de primeira entrância (equivalente ao antigo primário) e depois, do Salviano Pedro Borges. A cadeira feminina foi criada, mas não surgiram professoras. Além desses casos, tinham famílias que contratavam professoras para dar aulas nas fazendas, para os da casa e até algum agregado. E muitas vezes, não era necessário ter uma formação acadêmica para ser considerada uma referência intelectual. Haja visto Egerinêo Teixeira e José da Costa Pereira em Campo Formoso.
Um desses sortudos que puderam conhecer as letras e que se tornou uma referência de nosso jornalismo arcaico e quase pré-histórico, na historiografia e literatura foi Joaquim Bonifácio Gomes de Siqueira. Gercino Monteiro Guimarães o denominou “Príncipe dos Poetas Goiano”, o primeiro a receber esse título. Também foi apelidado de “Casemiro de Abreu Goiano”, por ressaltar a beleza de nossa terra.
Estudou no Liceu de Goyaz e teve um desempenho considerado “bom”. Tinha as disciplinas de Português, Francês, Aritmética, Inglês, Geografia Histórica e Álgebra Geométrica, além de um bom comportamento, conforme registros de 1894. Em 1903 foi nomeado para ocupar o cargo de amanuense (equivalente a escriturário) na secretaria do Interior, Justiça e Segurança Pública de Goiás. Como autor, de acordo com Gilka Vasconcelos de Salles, escreveu de caráter histórico e genealógico, entre outros, “A Descoberta de Goiás” e “Esboço Genealógico da Família Siqueira”, ambos no ano de 1921.
Conforme Geraldo Coelho Vaz, Joaquim Bonifácio nasceu na antiga capital do Estado, no dia 11 de janeiro de 1883. Faleceu na cidade do Bonfim (Silvânia-GO), no dia 17 de novembro de 1923. Mais tarde, seus restos mortais forma trasladados para a Cidade de Goiás e depositados, em um túmulo especial, no Cemitério São Miguel.
Publicou Alvoradas (1903), livro de versos carregados de sentimentalismo e de amor pela Cidade de Goiás, criticado por Duque d’Estrada. Além de escritor foi, também, inspetor de fiscalização de coletorias, viajando por todo o Estado, conhecendo nossa realidade. Por esse motivo, participou na impressa da época com artigos históricos e análises sociais de acontecimentos que presenciou. Em 1913 publicou outro livreto, Alguns Versos, em que aparecem os belos poemas Luares e Noites Goianas (leia abaixo), mais tarde musicados com sucesso, de acordo com o blog de Antônio Miranda.
Editou diversos jornais, dentre eles, a Folha de Goyaz, juntamente com o jornalista Honestino Guimarães, na Cidade de Goiás. Na cidade de seu nascimento, fundou e dirigiu A Capital, Nova Era e Jornal de Goyaz.

Noites goianas
Tão meigas, tão claras, tão belas, tão puras
Por certo não há!
São noites de trovas, de beijos, de juras,
As noites de cá...

A lua derrama no céu azulíneo
Seu manto de prata
E Deus, das estrelas abrindo o escrínio,
No céu as desata...

Em Nice, em Lisboa, na Itália famosa
Tais noites não há...
São noites somente da Pátria formosa
Do índio goiá...

As noites goianas são claras, são lindas,
Não temem rivais!
Goianos! Traduzem doçuras infindas
As noites que amais!...

Goianos as sonham, da Pátria saudosos,
Nas terras de lá...
São noites de risos, de afetos, de gozos,
As noites de cá...

Pela circunstância da morte de Joaquim Bonifácio, Egerinêo Teixeira escreveu em seu A Roça de janeiro de 1924 um obituário lamentando a passagem do amigo. Para encerrar, transcrevemos esse texto:

“J. BONIFÁCIO
Na velha cidade de Bonfim, em dias de novembro próximo, baixou ao silêncio eterno do túmulo o meigo cantor das ALVORADAS.
Um justo estremecimento de dor abalou profundamente toda a população civilizada da terra goiana e o crepe da amargura, da viuvez inconsolável, rolou pesadamente sobre as nossas letras inundando-as das trevas sufocantes de um luto cerrado.
Poeta, jornalista e historiador de alto mérito J. Bonifácio foi com tudo um sertanejo modesto se que nunca se pesasse, nem ao de leve, a humilde condição de escritor provinciano. Insulado no seu recolhimento precioso de artista a que o abrigava o seu espírito de eleição legou-nos o pranteado morto, onde outras obras de valor alto preparadas com estudos profundos: ‘História de Goyaz’ e ‘Diccionario Historico e Geographico de Goyaz’, infelizmente ambas ainda inéditas.
‘A Roça’, ferida, também pela grande perda, que acaba de sofrer o nosso Estado, associa-se à imensa mágoa de todos os goianos e deixa cair sobre a tumba do ilustre morto o preito de sua saudade eterna. E.T.”

ANSELMO PEREIRA DE LIMA

Prefeito de Orizona assina ordem de serviço para obras na praça Cônego Trindade

O prefeito de Orizona Felipe Dias (PMDB) assinou nesta terça-feira (17) ordem de serviço para revitalização da Praça Cônego Trindade, a praça da Igreja Matriz, no centro da cidade. Segundo o prefeito, "a nova praça promete um projeto audacioso com um novo design, acessibilidade e estrutura modernizada".
A revitalização da Praça Cônego Trindade , atende a uma demanda antiga do município, que há anos é solicitada pela comunidade orizonense e que no próximo mês, terão suas obras iniciadas pela empresa vencedora da licitação, acrescentou o gestor.
O processo licitatório foi a tomada de preços nº 11/2022, estimada em R$ 170.630,40. A empresa habilitada foi a Construtora Alves Rodrigues Ltda-ME. O cronograma de execução prevê um prazo de seis meses até a conclusão das obras.

Foto: Assessoria/ Felipe Dias.

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Festa de São Sebastião acontecerá em Orizona de 19 a 22 de janeiro

Acontecerá de 19 a 22 de janeiro de 2023 em Orizona, a tradicional Festa em Louvor a São Sebastião, com a parte religiosa se realizando nas Igrejas Matriz e São José e capelas de São Sebastião e Rosa Mística e Divino Pai Eterno e festiva no estacionamento da Igreja São José, além do leilão de prendas e gado no espaço Montana Leilões. O tema da festa será "Glorioso Mártir São Sebastião defendei nossos rebanhos, plantações e livrai-nos da peste e da guerra" e o lema "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28,20).

Programação:
19 de janeiro (quinta-feira)
18 horas - Terço e procissão à Igreja Matriz (Capela de São Sebastião);
19 horas - 1º Tríduo/ Santa Missa (Igreja Matriz)
20 de janeiro (sexta-feira)
7 horas - Santa Missa (Capela São Sebastião)
18:30 horas - 2º Tríduo (Igreja São José)
20:30 horas - Quermesse com show dançante (estacionamento da Igreja São José)
21 de janeiro (sábado)
18:00 horas - Concentração para procissão a Igreja São José (Capela Divino Pai Eterno e Nossa Senhora Rosa Mística - Santa Maria II)
19:00 horas - 3º Tríduo (Igreja São José)
20:30 horas - Quermesse com show dançante (estacionamento da Igreja São José)
22 de janeiro (domingo)
09:00 horas - Santa Missa (Igreja São José)
19:00 horas - Santa Missa de Encerramento (Igreja São José)
28 de janeiro (sábado)
13:00 horas - Leilão de prendas e gado (Espaço Montana Leilões - leiloeiro Olívio Lemos).
Os objetivos com a receita da Festa são a manutenção da Paróquia e a conclusão das obras na Capela do Divino Pai Eterno e Rosa Mística, no bairro Santa Maria II.

São Sebastião é celebrado pelo catolicismo e Igrejas Cristãs Históricas em 20 de janeiro. Nasceu em Milão, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.
Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele. Por não negar a fé, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
A Festa de São Sebastião é uma das mais tradicionais festas da paróquia Nossa Senhora da Piedade de Orizona, iniciada por volta de 1890, por iniciativa do fazendeiro Antonio Fernandes de Castro, da fazenda Pontinhas, de acordo com os padres José Trindade da Fonseca e Silva (Cônego Trindade) e Ramiro de Campos Meirelles. Conforme observam os religiosos, a festa foi
"Introduzida por Antonio Fernandes de Castro em 1890, o qual administrou essa solenidade com muita piedade até sua morte [1898]. E esse grande ato de dedicação ao mártir de Cristo está sendo continuado pelo piedoso e devoto do mesmo mártir, senhor Arão [Lalão] Fernandes de Castro, o qual por si ou por seus filhos não deixam de seguir os passos daquele venerando católico".
As histórias de devoção dos filhos de Arão (Lalão), especialmente Odilon, José e Natal, são conhecidas pelo fervor, sendo que eram infalíveis em seus compromissos pessoais com São Sebastião. A festa continuou acontecendo, também com a colaboração de outros familiares, descendentes de Antonio Fernandes, além da comunidade católica em geral, que ainda hoje mantém a festa.
Mas a devoção em São Sebastião vai para além do cristianismo. Pelo sincretismo religioso, na Umbanda, Oxóssi é o orixá masculino iorubá responsável pela fundamental atividade da caça. Por isso na África é também cultuado como Ode, que significa caçador. No Brasil, o orixá tem grande prestígio e força popular, além de um grande número de filhos, recebendo o título de Rei das Matas. Seus símbolos são ligados à caça: no candomblé, tem um ou dois chifres de búfalo dependurados na cintura. 

ANSELMO PEREIRA DE LIMA

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

INFORME: Equatorial Goiás divulga canais de atendimento

A Agência Virtual da Equatorial Energia está disponível pelo site:
https://www.equatorialenergia.com.br.
Os clientes podem escolher a opção “Goiás” para solicitar segunda via de conta, consulta de débitos, histórico de consumo e faturas, informar falta de energia, religação, além de outros serviços. Para acessar basta digitar a sua unidade consumidora e o CPF do titular. Atenção, a unidade consumidora não mudou, o número continua o mesmo e está disponível na sua conta de energia.
O Aplicativo da Equatorial Goiás já está disponível para download no Android e iOS. Basta acessar e cadastrar sua unidade consumidora e CPF do titular para ter acesso aos serviços disponíveis neste canal.

Links para download:

Atenção, se o cliente ainda estiver com o App Enel Goiás instalado no celular, é necessário desinstalar e baixar o novo aplicativo da Equatorial Goiás, só assim será possível solicitar os serviços oferecidos neste canal.

A Assistente Virtual pelo WhatsApp continua a mesma e os clientes podem interagir com a Elena, enviando um “Oi” para (21) 99601-9608, escolhendo a opção "Goiás" e solicitando atendimento para os serviços disponíveis no canal: consulta de débitos, segunda via de conta, informar falta de luz, solicitar ligação nova, entre outros.
Esse canal de atendimento está em transição e a expectativa é de que em março os clientes goianos já possam contar com o atendimento da Clara, a assistente virtual do Grupo Equatorial Energia, que usa recursos avançados de tecnologia para interagir com clientes na internet e pelo WhatsApp. Atualmente, a taxa de confiabilidade desse atendimento é de 97%, ou seja, menos de 3% dos clientes que procuram a Clara procuram outros canais.
As lojas de atendimento presencial estão passando por reformas e adequações aos padrões da Equatorial para atender cada vez melhor o cliente goiano, mas os endereços seguem os mesmos. As mudanças são gradativas e ocorrerão ao longo deste ano, sempre prezando o conforto e a satisfação dos clientes que preferem o contato com nossos atendentes.
Em Orizona, o endereço continua na Rua Honório Porto Filho, nº 03, Qd 35, Lt 03. Centro, o mesmo do antigo endereço da Enel, nos fundos da Feira do Produtor Rural e do Fórum de Justiça da Comarca. Para outros endereços, acesse neste link.
Além disso, a Central de Atendimento por telefone continua com o mesmo número, 0800 062 0196, e funciona gratuitamente, 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Sobre a Equatorial Goiás: 
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias e cerca de 14 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².