terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Festa de São Sebastião acontecerá em Orizona de 19 a 22 de janeiro

Acontecerá de 19 a 22 de janeiro de 2023 em Orizona, a tradicional Festa em Louvor a São Sebastião, com a parte religiosa se realizando nas Igrejas Matriz e São José e capelas de São Sebastião e Rosa Mística e Divino Pai Eterno e festiva no estacionamento da Igreja São José, além do leilão de prendas e gado no espaço Montana Leilões. O tema da festa será "Glorioso Mártir São Sebastião defendei nossos rebanhos, plantações e livrai-nos da peste e da guerra" e o lema "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28,20).

Programação:
19 de janeiro (quinta-feira)
18 horas - Terço e procissão à Igreja Matriz (Capela de São Sebastião);
19 horas - 1º Tríduo/ Santa Missa (Igreja Matriz)
20 de janeiro (sexta-feira)
7 horas - Santa Missa (Capela São Sebastião)
18:30 horas - 2º Tríduo (Igreja São José)
20:30 horas - Quermesse com show dançante (estacionamento da Igreja São José)
21 de janeiro (sábado)
18:00 horas - Concentração para procissão a Igreja São José (Capela Divino Pai Eterno e Nossa Senhora Rosa Mística - Santa Maria II)
19:00 horas - 3º Tríduo (Igreja São José)
20:30 horas - Quermesse com show dançante (estacionamento da Igreja São José)
22 de janeiro (domingo)
09:00 horas - Santa Missa (Igreja São José)
19:00 horas - Santa Missa de Encerramento (Igreja São José)
28 de janeiro (sábado)
13:00 horas - Leilão de prendas e gado (Espaço Montana Leilões - leiloeiro Olívio Lemos).
Os objetivos com a receita da Festa são a manutenção da Paróquia e a conclusão das obras na Capela do Divino Pai Eterno e Rosa Mística, no bairro Santa Maria II.

São Sebastião é celebrado pelo catolicismo e Igrejas Cristãs Históricas em 20 de janeiro. Nasceu em Milão, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.
Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele. Por não negar a fé, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
A Festa de São Sebastião é uma das mais tradicionais festas da paróquia Nossa Senhora da Piedade de Orizona, iniciada por volta de 1890, por iniciativa do fazendeiro Antonio Fernandes de Castro, da fazenda Pontinhas, de acordo com os padres José Trindade da Fonseca e Silva (Cônego Trindade) e Ramiro de Campos Meirelles. Conforme observam os religiosos, a festa foi
"Introduzida por Antonio Fernandes de Castro em 1890, o qual administrou essa solenidade com muita piedade até sua morte [1898]. E esse grande ato de dedicação ao mártir de Cristo está sendo continuado pelo piedoso e devoto do mesmo mártir, senhor Arão [Lalão] Fernandes de Castro, o qual por si ou por seus filhos não deixam de seguir os passos daquele venerando católico".
As histórias de devoção dos filhos de Arão (Lalão), especialmente Odilon, José e Natal, são conhecidas pelo fervor, sendo que eram infalíveis em seus compromissos pessoais com São Sebastião. A festa continuou acontecendo, também com a colaboração de outros familiares, descendentes de Antonio Fernandes, além da comunidade católica em geral, que ainda hoje mantém a festa.
Mas a devoção em São Sebastião vai para além do cristianismo. Pelo sincretismo religioso, na Umbanda, Oxóssi é o orixá masculino iorubá responsável pela fundamental atividade da caça. Por isso na África é também cultuado como Ode, que significa caçador. No Brasil, o orixá tem grande prestígio e força popular, além de um grande número de filhos, recebendo o título de Rei das Matas. Seus símbolos são ligados à caça: no candomblé, tem um ou dois chifres de búfalo dependurados na cintura. 

ANSELMO PEREIRA DE LIMA

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....