sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Amigos, colegas e familiares se despedem da enfermeira Nilva de Fátima

Provavelmente vítima de uma Sepsemia (infecção generalizada), foi sepultada na tarde desta sexta-feira (11), a Enfermeira Nilva de Fátima Pereira de Freitas. Nilva, de 47 anos, era servidora efetiva da Secretaria Municipal de Saúde e faleceu nesta quinta-feira.
O corpo da mesma foi velado durante toda a noite por amigos, familiares e colegas de trabalho na Capela de Nossa Senhora de Fátima. No início desta tarde foi feita celebração religiosa de corpo presente. A seguir aconteceu o seu sepultamento.
Nilva, que era Auxiliar de Enfermagem, concluiu recentemente o curso superior em Enfermagem e Obstetrícia, pela PUC-GO, Campus de Ipameri. Colegas de faculdade também compareceram ao velório e homenagearam a enfermeira. A Sociedade São Vicente de Paula, pela qual era membro, também deixou a sua última homenagem. Uma camiseta da Sociedade foi inclusive colocada sobre o seu caixão.
O prefeito Felipe Dias, através do decreto 2.156/2011, decretou luto oficial de três dias no município de Orizona.

CD Talentos de Orizona será lançado neste sábado na Quadra Paroquial

O Jornal Terra Goiana, através de seu diretor Helder Gonçalves, realizará neste sábado, dia 12 de novembro, na Quadra Paroquial de Orizona, o lançamento da 2ª edição do CD Talentos de Orizona. O evento acontecerá a partir das 21 horas. Parte da renda será destinada como doação ao Centro de Convivência do Idoso Campo Formoso e aos Vicentinos.
A produção musical do CD foi realizada por José de Paiva, do Studio Salmos. Vários artistas locais participam do trabalho que busca valorizar e divulgar o talento orizonense. Dentre as participações especiais temos: Zé Paulo e Tonin Goiano, Athaide, Nilson Lima, Edilson Batista e Darci, Dr. Joaquim Marçal, Tony Ramos, Gilsinho dos Teclados, Demival Tavares, Josemar Lopes, Adriano Arantes, Marcelo Antonio e Renato, Fábio Borges, José Mesquita e Wellington, Toninho Tavares, Cana Verde e Limoeiro, Pedro e Giovanne, Joelma e José de Paiva, Tião Damas e Rubinho, Teresinha e Antônio Marçal e Welvis Gomes.

Estudantes da UFG visitam cooperativas de Orizona e Silvânia

No último sábado (5), 33 alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) visitaram a Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona (Coapro) e a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Silvânia (Coopersil). 
Os estudantes foram acompanhados pelo professor de Sociologia Rural, Gabriel Medina. O objetivo da visita, segundo o professor, foi mostrar na prática como funciona uma cooperativa, pois parte da disciplina ministrada por ele é sobre cooperativismo. “Parte da matéria fala sobre cooperativismo. Queria que os alunos vissem na prática como é o trabalho do agrônomo e do veterinário da cooperativa. Como funciona a prestação de assistência técnica por parte des ses profissionais aos cooperados e a prática do cooperativismo”, afirmou Medina. Na Coapro eles foram recebidos pelo presidente Haroldo Max de Souza, que também preside o Sistema OCB-SESCOOP/GO.
Os alunos assistiram a palestras sobre a produção leite e sobre a comercialização feita pela Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite). Max explicou sobre cooperativismo, a história da Coapro, bem como os serviços prestados pela cooperativa e mostrou as instalações comerciais e industriais da cooperativa. Já em Silvânia, o mesmo grupo foi recebido pelo presidente da Coopersil, Nilton Carlos, que além de mostrar a produção de leite, focou a produção de hortifrútis orgânicos, falou da marca própria (Folia Vita) da cooperativa e sobre agricultura familiar. “Foi muito útil e positiva a visita. Os alunos disseram que foi a primeira viagem deles e a primeira experiência extraclasse desse tipo. A visita abriu a cabeça deles para o cooperativismo e para a agricultura familiar e eles se mostraram interessados em, depois de formados, trabalhar com cooperativismo”, explicou o professor Medina.

* Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa do sistema OCB/SESCOOP-GO. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pedagoga de Orizona participa de mesa-redonda em Colóquio de Educação em São Paulo

Esse blogueiro, nessa oportunidade, quer externar o orgulho que sente pelo feito de sua esposa, a professora Iara Ribeiro Silva, que participou na noite desta quinta-feira (10) de mesa redonda na UNINOVE - Universidade Nove de Julho, na Avenida Francisco Matarazzo, Água Branca, em São Paulo-SP. Foi durante o VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, que vai até esta esta sexta-feira e é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNINOVE. 
Nesta edição, renomados palestrantes apresentam os resultados de suas pesquisas em conferências e mesas-temáticas, versando sobre o tema “Pedagogias Alternativas”. O evento tem o objetivo de reunir pesquisadores nacionais e estrangeiros para debater questões teórico-metodológicas da investigação sobre instituições escolares, com ênfase na filosofia, na história, no trabalho, na formação de professores, na cultura e na atuação do educador social. Além disso, o encontro pretende contribuir para a compreensão da especificidade do trabalho docente, seus reflexos nas atividades políticas e sociais, bem como estimular pesquisas e estudos sobre essa temática.
Iara é egressa da Escola Família Agrícola de Porto Nacional-TO. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, trabalha hoje no escritório da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, com sede em Orizona.
Iara participou de mesa redonda com o tema "Pedagogia da Alternância: origem, didática, expansão e problemas", ao lado dos professores Ms. João Batista Begnami e Tierry De Burghgrave, assessores pedagógicos da UNEFAB e Luis Pedro Hillesheim, da ARCAFAR SUL - Associação das Casas Familiares Rurais da Região Sul. Iara falou da sua experiência como ex-estudante de uma Escola Família Agrícola.

Centro Social Rural e Embaixada Japonesa inauguram empreendimentos nesta sexta-feira na EFAORI

A Embaixada do Japão e o Centro Social Rural de Orizona inauguram nesta sexta-feira (11/11/11) o "Projeto de Implantação de Equipamentos para a EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona - Goiás", do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e Segurança Humana (APC) do Governo do Japão.
O governo japonês promove o programa APC, que auxilia entidades sem fins lucrativos atuantes nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Por meio desse programa, o Centro Social de Orizona recebeu a doação de US$82.524 (aproximadamente R$ 140.000,00) para contribuir com a construção de uma estufa e de dois espaços para atividades relacionadas à bovinocultura e suinocultura; a aquisição de um trator e equipamentos agrícolas, que visam proporcionar aulas mais dinâmicas e um ensino mais integrado; além de aumentar o número de vagas na escola.
A expectativa da Embaixada do Japão é contribuir na melhoria do ambiente social do Estado de Goiás e que este projeto seja um motivo para estreitar ainda mais as relações de amizade entre o Japão e o Brasil.
Participarão da cerimônia de inauguração o conselheiro da Embaixada do Japão, Nobuharu Imanishi, o prefeito de Orizona, Felipe Dias, o presidente da Câmara de Vereadores de Orizona, João Batista de Castro Neto, o presidente do Centro Social Rural de Orizona, Antônio Pereira de Almeida, entre outras autoridades e representantes.
A inauguração acontecerá às 11horas, no Centro de Convivências da Escola Família Agrícola de Orizona, localizado na Rodovia GO 424 (Orizona-Cachoeira), Km 02, Zona Rural - Orizona-GO.

* Com informações da Assessoria da Embaixada Japonesa em Brasília, extraído da Rádio Orizona Web. Imagem: Anselmo Lima. Todos os direitos reservados.

Professora Neusa Canedo fala do fechamento da Sala Verde

A professora Neusa Maria Canedo Eduardo, em Carta Verde, direcionada ao blog Orizona em Foco e jornal Correio Goiano, que deram publicidade ao fechamento da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara, quebra o silêncio e esclarece os fatos. Leia os principais trechos da carta:

"Venho agradecê-los pela parceria de sempre e a publicação da matéria: “SOBRE O FECHAMENTO DA SALA VERDE.” É muito gratificante ver a solidariedade de grandes profissionais e amigos nesse momento difícil da minha vida profissional: Anselmo de Lima – Blog Orizona em Foco, Lindomar Amorim – Jornal Correio Goiano e Juliano Roberto da Silva Raramilho - Coordenador Sala Verde de Cambará – Paraná.
A vocês o meu muito obrigada e um abraço fraterno e ecológico!
Venho ainda informar sobre o fechamento oficial da Sala Verde. A Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de conter gastos e dizendo melhorar a Educação de Goiás, fez várias mudanças no segundo semestre de 2011, fechou provisoriamente as Bibliotecas, os Laboratórios de Informática, e por hora a suspensão de todos os projetos em andamento da SEE. Assim, a Sala Verde foi enquadrada nessa mudança e fechada, uma vez que tive a suspensão da minha modulação de 40 horas semanais no mês de Agosto. Esse acontecimento trouxe muito desconforto para mim e minha família, pois tive o salário do mês cortado e não fui avisada de nada. Pedi ajuda à Direção do Colégio Estadual e Subsecretaria de pires do Rio e esta constatou: não fui modulada em Agosto pela Sala Verde, que o Projeto Sala Verde havia sido suspenso. Como sou Professora Efetiva dessa conceituada secretaria deveria assumir imediatamente a Regência de sala – de – aula, só recebi por 14 horas aulas trabalhadas na escola NUCLEC onde até então estendia carga horária.
Desde 2003 estou à frente desse grandioso trabalho e lamento profundamente por esse acontecimento, porém diante de tantas dificuldades e falta de apoio do Poder Público, de recursos e salário do mês cortado, tomei a decisão de parar de lutar por essa causa, deixo esse trabalho com a consciência do dever cumprido. Escrevi uma Carta Verde para a Comunidade, esta foi lida por Elson Caixeta na Rádio Orizona FM, avisei por e-mail ao MMA que o Município de Orizona não faz parte do Projeto Sala Verde e que a parceria deste com o Colégio Est. Senador José da Costa Pereira está suspenso. No dia 08 de Setembro, às 14:00hs procurei a Dra. Maria Cláudia Rojas de Carvalho e pedi orientação sobre o fechamento Legal da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara, esta lamentou sobre o acontecimento, disse que é uma pena ver uma profissional tão comprometida com a causa ambiental passar por isso, ofereceu ajuda e orientou que a escola deveria convocar o Conselho, esclarecer o acontecido e fazer um TERMO DE ENTREGA E RESPONSABILIDADE, passando todos os bens patrimoniais da Sala Verde para integralizar ao Patrimônio do CESJCP, responsabilizando a Direção atual e futura do compromisso e responsabilidade para com esses bens, adquiridos com projetos de Educação Ambiental, doação da comunidade e TCO de Ajustamento de Conduta junto ao Poder Público Judiciário, assim foi feito em13 de Setembro de 2011 . O conselho foi notificado por mim de todos os acontecimentos, lavrado uma Ata e assinado o Termo de Entrega, enviado cópia ao Poder Público Judiciário e ao Ministério do Meio Ambiente.
E depois de 12 anos de trabalhos e conquistas importantes deixei de ser funcionária do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira.
Pedi ajuda e fui prontamente atendida pela Diretora Luzia Helena do NUCLEC – Núcleo de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro, onde sou muito grata, estou trabalhando como Professora dessa conceituada escola e dando continuidade ao trabalho de Educação Ambiental, porém não em nome da Sala Verde e sim da Professora Neusa Canedo, uma apaixonada pela Obra da Criação.
O que ficou da Sala Verde? Milhares de sementes disseminadas, milhares de árvores e frutíferas plantadas, centenas de árvores florindo e frutificando, centenas de Cartas Verdes espalhadas pelo município, milhares de aulas, palestras, slides, mensagens e palavras de Educação ambiental proferidas, milhares de fotos registradas, vários certificados de eventos importantes onde levei o nome da escola pelo Brasil, conquistas profissionais importantes como; a parceria com o Ministério do Meio Ambiente, amizades com pessoas influentes, a participação no VI Fórum de EA no Rio de Janeiro, a participação na Feira de Ciências em Goiânia, a Medalha de Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira recebida das mãos de Tiãozinho Costa em 2009, dentre outras, além do trabalho, do amor e da luta pela causa ambiental.
Fica ainda uma certeza, poucas são as pessoas em Orizona que amam, respeitam e trabalham em defesa do meio ambiente. Deixo aqui o meu abraço fraterno e ecológico a todos aqueles que acreditaram no meu trabalho, que contribuíram de alguma forma para tornar a Sala Verde uma realidade em Orizona, que plantaram o verde, que me ajudaram disseminar sementes de consciência ambiental durante oito anos.
Deixo ainda a esperança de um dia ver as sementes plantadas frutificando, de ver a nossa querida Orizona arborizada, florida, consciente, com serviços de coleta seletiva e gestão ambiental... Espero ser lembrada pelo trabalho, amor à causa e intensidade em tudo que coloquei as mãos e o coração nesses 8 anos de Sala Verde em Orizona e ainda pela inflorescência dos ipês plantados na Praça Luís Inácio Martins Araújo e no Bosque dos Ipês(no pátio do colégio Estadual).
Como profissional da Educação e eterna apaixonada pelas questões ambientais, seguirei a minha missão como educadora...

Cordialmente, 

Professora Neusa Mª Canedo Eduardo"

Maçonaria contra as Drogas em palestra no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

A equipe do Programa Maçonaria Contra as Drogas, composta pelo Secretário Executivo, Alberto Alves de Oliveira, José Walter Carvalho apoiando o evento e o palestrante Lindonor Ribeiro dos Santos, realizou trabalho preventivo na cidade de Orizona, no dia 15 de outubro, sábado, atendendo convite da Loja Maçônica Campo Formoso n°12 da Grande Loja e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona. A palestra aconteceu durante a assembleia do sindicato.
Foram palestras para pais e mães agricultores familiares, voltadas para instrução familiar, participando do evento 540 trabalhadores da zona rural. A recepção à equipe foi fraternalmente feita pelos Irmãos José Rosa de Oliveira e Wilmon da Silva Guimarães, da Loja Campo Formoso e ainda pelo casal João Bosco de Lima e Lindamar de Fátima, presidente e secretária executiva do Sindicato Rural.
Em breve os membros da Grande Loja retornarão para continuar o trabalho na cidade de Orizona, bem como se coloca à disposição de todos os interessados do Estado para orientações de prevenção ao uso e abuso de drogas.

* Matéria com contribuição de Abel Tolentino/ Grande Oriente do Estado de Goiás, extraído da Rádio Orizona Web. Imagens: Anselmo Lima. Todos os direitos reservados.

Estado vende suas contas para a Caixa Econômica Federal

O governo estadual assinou um contrato com a Caixa Econômica Federal que prevê a gestão da folha de pagamento do Estado e a centralização da receita estadual. No valor de R$ 470 milhões, o contrato tem a duração de cinco anos, permitindo a assunção definitiva de toda a movimentação financeira do Estado.
O contrato prevê a isenção de tarifas dos serviços prestados pelo banco aos funcionários públicos pelo período de 12 meses, e isenção da primeira anuidade dos cartões de crédito da pessoa física, ampla rede de atendimento na capital e interior do Estado.
A Caixa ainda se compromete em disponibilizar empréstimos para investimento em saneamento e outras áreas de infraestrutura do Estado. A instituição desenvolverá em parceira com o governo estadual um programa habitacional, sendo responsável também pelo pagamento dos fornecedores do Estado e toda a movimentação da receita.
O Governador Marconi Perillo revela a satisfação, pelo fato de ter um banco público cuidando da folha de pagamento do Estado. “Ela ofereceu vários benefícios aos servidores públicos estaduais, e ao governo do Estado, sendo um banco de altíssima credibilidade nacional, que com certeza ofertará aos servidores públicos goianos as melhores condições”, declara.
O Secretário da Fazenda Simão Cirineu Dias afirma que o contrato não é uma mera administração de uma folha de pagamento. Segundo ele, toda a rede de negociação estadual será conjunta com a Caixa Econômica Federal. A Superintendente Regional da Caixa em Goiás explica que o contrato prevê um prazo de 90 dias. “Temos um time trabalhando em várias frentes, mas não vamos precisar de 90 dias para dar início a todos os servidores do Estado para que tenham as suas contas conosco”, garante.
Por enquanto, os servidores estaduais poderão optar pelo recebimento de seus vencimentos mensais no Itaú ou se desejam abrir conta na Caixa. A Caixa, aliás, deverá abrir agências e postos bancários em todo o Estado.

* Com informações de Marcos Cipriano/ Portal 730. Todos os direitos reservados.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comunidade rural de Silvânia participa de construção de viveiro e produção de mudas


A construção de um viveiro com capacidade para produção de mais de cinco mil mudas de plantas nativas do Cerrado tornou-se um estímulo a mais para as comunidades rurais de Silvânia começarem a planejar atividades de geração de renda. Com a participação de 35 pessoas, entre jovens e adultos, o viveiro foi construído durante oficina realizada pela Corumbá Concessões no barracão da Igreja N.S. das Graças, nos dias 3 e 4 de novembro. A oficina está entre as atividades do Programa de Educação Ambiental implementado em sete municípios do entorno do reservatório da UHE Corumbá IV.
Além da construção do viveiro, os participantes aprenderam a fazer a quebra de dormência de sementes (técnica usada para acelerar a germinação de sementes) e produziram cerca de mil mudas que serão comercializadas e utilizadas para revegetar nascentes e outras áreas degradadas. A oficina foi ministrada pelo gestor ambiental de Pirenópolis, George Alex Jaime de Melo, com mais de 18 anos de experiência em produção de mudas e viveiros.
Dener Carvalho participou ativamente dos dois dias de trabalho. Aos 14 anos, ele já se preocupa com a preservação ambiental, já sabe localizar locais degradados e se dispõe a ajudar a mudar muita coisa em sua comunidade. “Esse viveiro vai ser muito importante para nós, principalmente para fazer a revegetação da APP do reservatório. E quando as mudas estiverem grandes, poderemos vendê-las e conseguir um troco para a comunidade”, disse.
Dener contou que aprendeu “muito” na oficina, e exemplificou: “Já sei colocar tela no viveiro, construir canteiros, produzir substratos e fazer a quebra de dormência de sementes. Muitos pensam que é preciso colocar esterco nas plantas do Cerrado, mas elas são totalmente diferentes, gostam de solo pobre. E este conhecimento vai ser passado de geração em geração e dentro de dez anos nós teremos isso tudo coberto de mata de novo”, disse com entusiasmo.
Maria Ilma Rodrigues, diretora da Escola Crispim Marques Moreira, da comunidade de Água Branca, a 14 km do local da oficina, também vê no viveiro uma oportunidade para as famílias locais terem uma renda a mais. “Nós já desenvolvemos vários projetos socioambientais aqui, realizados pela Corumbá Concessões, como o Jardim do Aprender, na nossa escola, que foi tudo de bom, pois propiciou às famílias cultivarem horta orgânica para se alimentarem melhor, e o projeto Balde Cheio, que deu certo. Agora, temos esse projeto do viveiro, que vai ser muito bom para a região, pois, além das pessoas preservarem o meio ambiente com o cultivo de árvores nativas, elas poderão vender mudas e melhorar o orçamento doméstico”. O viveiro, segundo ela, ficou muito bem localizado, próximo ao reservatório da UHE Corumbá IV, o que será um facilitador para o reflorestamento da APP.
“A participação da comunidade de São Roque me impressionou. Todos aqui são muito empenhados, tanto as crianças como os adultos, que trabalham gostando do que fazem”, comentou George Jaime. Para dar uma idéia, ele disse que quando chegou ali, antes de começar a instruir sobre o que deveria ser feito, os alunos, por conta própria, começaram a capinar e a rastelar o local. “A gente está no segundo dia da oficina e eles não perderam o entusiasmo. Enquanto nas oficinas anteriores encerramos com cerca de 200 saquinhos de sementes, aqui deveremos chegar a quase 1000 saquinhos. E como eles participaram desde o começo com todo o entusiasmo, este foi o viveiro mais bonito de todos”, comparou, elogiando.
Na avaliação da analista ambiental responsável pelo Programa de Educação Ambiental, Ana Carolina Nunes, “a Corumbá Concessões se sente satisfeita em disponibilizar mais uma oficina às comunidades de Silvânia, onde as pessoas são muito proativas. Com certeza elas aproveitarão muito o conhecimento adquirido para reflorestar áreas degradadas e ainda gerar renda para a comunidade.”

* Matéria com informações e imagem por Ana Guaranys/ Assessoria de Comunicação da CCSA. Todos os direitos reservados.


Prefeitura de Orizona inicia trabalhos do Manejo Ambiental

Foi aberto nesta segunda-feira, 07, no bairro Santa Luzia, o Manejo Ambiental 2011, realizado pela Prefeitura de Orizona. Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combates à Endemias e trabalhadores da secretaria de Saúde iniciaram os trabalhos através de diversas equipes, que estão indo de casa em casa. Após concluir p bairro, equipe atuou no Residencial Palladium. Nesta terça-feira o manejo está acontecendo no bairro Nossa Senhora de Fátima.
O prefeito Felipe Dias participou ontem da abertura dos trabalhos, inclusive podendo visitar algumas famílias do bairro Santa Luzia. Felipe estava acompanhado dos secretários Renato Cunha (Saúde), Rui de Castro (Ação Urbana) e Rinaldo Costa (Administração) e do vereador Reinaldo Cardoso. O Gerente Regional de Endemias, Ananias Vieira Caixeta, também esteve presente no início do Manejo. O início do manejo também foi acompanhado por estudantes da escola municipal Guilhermina Pereira de Freitas e do Projeto Social Criança e Adolescente Feliz 
O Manejo acontece em mutirão, com a limpeza nos bairros, nos lotes e a distribuição de material orientativo. A comunidade também precisa participar dessa ação, afinal o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é de responsabilidade de todos. Veja o cronograma de manejo nos bairros para os próximos dias:

08/11 - Nossa Senhora de Fátima.
09/11 - São Domingos e Cinelândia.
10/11 - Corredor Santa Bárbara e Centro.
11/11 - Campo Formoso e Santa Maria I.
16/11 - Bela Vista, Sol Nascente e Santa Maria II.
17/11 - Boa Vista.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nuclec realiza encontro anual com os seis Pólos Descentralizados

O Nuclec - Núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro realizou neste sábado, dia 5 de novembro, o seu Encontro de Integração entre Pólos - Encontrão 2011, com a presença de estudantes e funcionários dos seis polos descentralizados que formam o Núcleo: Taquaral, Firmeza, Cachoeira, Buritizinho, Corumbajuba e Ubatan.
O Encontro de Integração foi realizado durante todo o dia, tendo atividades no período da manhã no Country Clube de Orizona e à tarde, torneios de futsal masculino e feminino no Ginásio de Esportes Amir Borges.
A abertura do Encontrão foi feita pela diretora Luzia Helena Caixeta. O prefeito de Orizona Felipe Dias, o presidente da Câmara, vereador Joãozinho Albino, o secretário municipal de Educação Paulo Acácio de Sousa, o padre João Cézar Sousa Lobo, a subsecretária de Educação de Pires do Rio Bete Macedo, a tutora pedagógica Maria Amélia e o amigo da escola, professor João Pereira de Almeida, participaram da solenidade de abertura. Na ocasião foi feito um momento com leitura de uma mensagem, de um trecho bíblico e a entrada da terra, água e alimentos, que representam a realidade do campo em Orizona, destacando a produção de leite, o principal ítem da economia local e o meio ambiente.
O padre João Cézar proferiu uma palestra motivacional, remetendo sempre ao ponto de vista bíblico e dos principais teóricos de nosso tempo. João Cézar lembrou que na Bíblia são repetidas em diversas citações que não devemos ter medo, mas o jovem deve tomar cuidado com as armadilhas do nosso tempo, como é o caso das drogas. Em fala direta aos mais de cem jovens camponeses presentes e que cursam o Ensino Médio nos povoados, defendeu que mesmo aqueles que querem permanecer e viver no campo, continuar os estudos e concluir um curso superior é fundamental.
Bete Macedo, que usou da palavra logo depois do padre João Cézar concluir a palestra, agradeceu profundamente ao prefeito Felipe Dias pela parceria que mantém para a manutenção das atividades do Nuclec. Bete arriscou a dizer que o município de Orizona entra com 90% de tudo aquilo que é necessário para a manutenção da escola.
Felipe Dias continuou nessa linha de discussão dizendo que a preocupação da Prefeitura com a garantia do Ensino Médio no meio rural vem desde que o vereador Joãozinho Albino era secretário municipal de educação, no ano de 2002. Naquela época foi uma iniciativa inovadora e que felizmente pode dar continuidade, hoje com a gestão da secretaria estadual de Educação. Felipe destacou o carinho e a preocupação que tem com o futuro dos jovens estudantes do Nuclec. O prefeito defendeu que essa parceria deve continuar e que os governos não estão fazendo nada mais nada menos que o seu dever.
Joãozinho Albino recordou o momento que foi implantado o ensino médio no meio rural. Na ocasião chegou a ser chamado de "louco", por conta da ousadia da iniciativa. Chegou a tentar uma audiência com a então secretária estadual de Educação Eliana França, mas a iniciativa foi em vão. Sem a parceria com o Estado, o Município de Orizona instalou por conta própria o ensino médio nas escolas dos povoados. Em 2005, o Estado assumiu esse segmento, ao criar o Nuclec, mas o município continua ainda hoje como um parceiro forte para a manutenção dessa escola. O seu sonho é ver muito em breve a implantação de cursos superiores na área de ciências agrárias em Orizona.
Após esse momento, os jovens ficaram livres para poderem usufruir das piscinas e jogos, enquanto o professor Welivan e sua banda apresentavam com o melhor do sertanejo atual. Durante o intervalo do almoço foi feito um bingo com um brinde surpresa. A vencedora foi a estudante Silvana, da 3ª série do pólo de Firmeza. À tarde foram realizados torneios de futsal no ginásio de esportes. Os estudantes do pólo de Buritizinho venceram nas categorias masculino e feminino.