quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Professora Neusa Canedo fala do fechamento da Sala Verde

A professora Neusa Maria Canedo Eduardo, em Carta Verde, direcionada ao blog Orizona em Foco e jornal Correio Goiano, que deram publicidade ao fechamento da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara, quebra o silêncio e esclarece os fatos. Leia os principais trechos da carta:

"Venho agradecê-los pela parceria de sempre e a publicação da matéria: “SOBRE O FECHAMENTO DA SALA VERDE.” É muito gratificante ver a solidariedade de grandes profissionais e amigos nesse momento difícil da minha vida profissional: Anselmo de Lima – Blog Orizona em Foco, Lindomar Amorim – Jornal Correio Goiano e Juliano Roberto da Silva Raramilho - Coordenador Sala Verde de Cambará – Paraná.
A vocês o meu muito obrigada e um abraço fraterno e ecológico!
Venho ainda informar sobre o fechamento oficial da Sala Verde. A Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de conter gastos e dizendo melhorar a Educação de Goiás, fez várias mudanças no segundo semestre de 2011, fechou provisoriamente as Bibliotecas, os Laboratórios de Informática, e por hora a suspensão de todos os projetos em andamento da SEE. Assim, a Sala Verde foi enquadrada nessa mudança e fechada, uma vez que tive a suspensão da minha modulação de 40 horas semanais no mês de Agosto. Esse acontecimento trouxe muito desconforto para mim e minha família, pois tive o salário do mês cortado e não fui avisada de nada. Pedi ajuda à Direção do Colégio Estadual e Subsecretaria de pires do Rio e esta constatou: não fui modulada em Agosto pela Sala Verde, que o Projeto Sala Verde havia sido suspenso. Como sou Professora Efetiva dessa conceituada secretaria deveria assumir imediatamente a Regência de sala – de – aula, só recebi por 14 horas aulas trabalhadas na escola NUCLEC onde até então estendia carga horária.
Desde 2003 estou à frente desse grandioso trabalho e lamento profundamente por esse acontecimento, porém diante de tantas dificuldades e falta de apoio do Poder Público, de recursos e salário do mês cortado, tomei a decisão de parar de lutar por essa causa, deixo esse trabalho com a consciência do dever cumprido. Escrevi uma Carta Verde para a Comunidade, esta foi lida por Elson Caixeta na Rádio Orizona FM, avisei por e-mail ao MMA que o Município de Orizona não faz parte do Projeto Sala Verde e que a parceria deste com o Colégio Est. Senador José da Costa Pereira está suspenso. No dia 08 de Setembro, às 14:00hs procurei a Dra. Maria Cláudia Rojas de Carvalho e pedi orientação sobre o fechamento Legal da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara, esta lamentou sobre o acontecimento, disse que é uma pena ver uma profissional tão comprometida com a causa ambiental passar por isso, ofereceu ajuda e orientou que a escola deveria convocar o Conselho, esclarecer o acontecido e fazer um TERMO DE ENTREGA E RESPONSABILIDADE, passando todos os bens patrimoniais da Sala Verde para integralizar ao Patrimônio do CESJCP, responsabilizando a Direção atual e futura do compromisso e responsabilidade para com esses bens, adquiridos com projetos de Educação Ambiental, doação da comunidade e TCO de Ajustamento de Conduta junto ao Poder Público Judiciário, assim foi feito em13 de Setembro de 2011 . O conselho foi notificado por mim de todos os acontecimentos, lavrado uma Ata e assinado o Termo de Entrega, enviado cópia ao Poder Público Judiciário e ao Ministério do Meio Ambiente.
E depois de 12 anos de trabalhos e conquistas importantes deixei de ser funcionária do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira.
Pedi ajuda e fui prontamente atendida pela Diretora Luzia Helena do NUCLEC – Núcleo de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro, onde sou muito grata, estou trabalhando como Professora dessa conceituada escola e dando continuidade ao trabalho de Educação Ambiental, porém não em nome da Sala Verde e sim da Professora Neusa Canedo, uma apaixonada pela Obra da Criação.
O que ficou da Sala Verde? Milhares de sementes disseminadas, milhares de árvores e frutíferas plantadas, centenas de árvores florindo e frutificando, centenas de Cartas Verdes espalhadas pelo município, milhares de aulas, palestras, slides, mensagens e palavras de Educação ambiental proferidas, milhares de fotos registradas, vários certificados de eventos importantes onde levei o nome da escola pelo Brasil, conquistas profissionais importantes como; a parceria com o Ministério do Meio Ambiente, amizades com pessoas influentes, a participação no VI Fórum de EA no Rio de Janeiro, a participação na Feira de Ciências em Goiânia, a Medalha de Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira recebida das mãos de Tiãozinho Costa em 2009, dentre outras, além do trabalho, do amor e da luta pela causa ambiental.
Fica ainda uma certeza, poucas são as pessoas em Orizona que amam, respeitam e trabalham em defesa do meio ambiente. Deixo aqui o meu abraço fraterno e ecológico a todos aqueles que acreditaram no meu trabalho, que contribuíram de alguma forma para tornar a Sala Verde uma realidade em Orizona, que plantaram o verde, que me ajudaram disseminar sementes de consciência ambiental durante oito anos.
Deixo ainda a esperança de um dia ver as sementes plantadas frutificando, de ver a nossa querida Orizona arborizada, florida, consciente, com serviços de coleta seletiva e gestão ambiental... Espero ser lembrada pelo trabalho, amor à causa e intensidade em tudo que coloquei as mãos e o coração nesses 8 anos de Sala Verde em Orizona e ainda pela inflorescência dos ipês plantados na Praça Luís Inácio Martins Araújo e no Bosque dos Ipês(no pátio do colégio Estadual).
Como profissional da Educação e eterna apaixonada pelas questões ambientais, seguirei a minha missão como educadora...

Cordialmente, 

Professora Neusa Mª Canedo Eduardo"

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....