sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Orizona no Boletim Conjuntura Econômica Goiana

Já está disponível no site da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (www.seplan.go.gov.br/sepin) a edição nº 16, de dezembro de 2010, do Boletim Conjuntura Econômica Goiana. Entre os temas abordados nos artigos de especialistas estão uma análise da economia goiana no 3º trimestre de 2010, as relações do comércio interestadual do Estado, uma análise da pecuária leiteira do município de Orizona, avaliação dos gastos com educação no período 2003/2009 e a inteligência e planejamento estratégico a serviço de Goiás.
O Conjuntura Econômica Goiana é uma publicação trimestral da Seplan que promove o debate e a análise de aspectos econômicos e sociais do Estado. O objetivo é a difusão de informações através de artigos elaborados por economistas e pesquisadores.
Confira o texto "Análise socioeconômica da pecuária leiteira e o Desenvolvimento da atividade: um estudo dos produtores filiados ao Sindicato Rural de Orizona/GO" clicando aqui. O estudo foi elaborado por Walquíria Rita Caixeta, Agda Arêdes, Adriano Paranaiba e Glaucia Rosalina Machado.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ponto facultativo nesta quinta-feira; recesso até dia 03/01


Felipe decretará recesso até dia 3.
O prefeito de Orizona Felipe Dias irá decretar recesso nas repartições públicas municipais  a partir de sexta-feira, dia 24. Antes disse, já decretou ponto facultativo para esta quinta-feira, dia 23. Isso porque nesta data acontecerá confraternização com todos os servidores municipais. O evento será realizado a partir das 11 horas da manhã, na Feira da Agricultura Familiar.
O decreto que determinará recesso dirá que não haverá expediente nas repartições públicas do município do dia 24 de dezembro ao dia 3 de janeiro. Os serviços essenciais como limpeza urbana e Samu 192 vão funcionar normalmente durante o recesso, em regime de plantão.
A secretaria municipal de Finanças deverá quitar a folha de dezembro nesta quinta-feira, estando o pagamento disponível para os servidores na sexta-feira, dia 24 de dezembro.

EFAORI divulga lista dos aprovados em Processo Seletivo

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona divulgou nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro, através de seu diretor Cícero José da Silva, a lista dos aprovados no Processo Seletivo para o Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio da instituição.
Os aprovados poderão requerer a matrícula entre os dias 4 e 7 de janeiro de 2011, na sede da escola, localizada na GO-424 (Rodovia Orizona-Cachoeira), Km 02, Zona Rural - Orizona-GO. Os mesmos deverão estar munidos dos documentos pessoais e comprovantes de endereço e escolaridade. O início das aulas no próximo ano letivo está previsto para dia 31 de janeiro, com a realização de assembleia geral para as famílias e estudantes.
Confira abaixo a relação dos aprovados:
1. Kênia de Fátima Pinheiro – Taquaral do Meio – Orizona - Go
2. Valéria Cristina Caixêta – Faz. Firmeza – Orizona - GO
3. Rodrigo Caixeta Pinheiro – Faz. Mandaguai – Luziânia - Go
4. Alison Diniz de Sousa – Faz. Firmeza – Orizona – Go.
5. Adriane Cristina Pereira – Taquaral de Cima – Orizona – Go.
6. Tatiane Ribeiro Gonzaga – Taquaral de Baixo – Orizona – Go.
7. Luis Felipe Canêdo – Faz. Posse do Buriti – Orizona – Go.
8. Alessandra Alves Sousa e Silva – Leopoldo de Bulhões - Go
9. Paulo Edson de Sousa Rodrigues – Leopoldo de Bulhões – Go.
10. Érica Barbosa Gonçalves – Faz. Cachoeira – Orizona – Go.
11. Andréia Sílvia de Freitas – Faz. Posse – Orizona – Go.
12. Christophan Eduardo Gomes da Costa – Faz. Santa Bárbara – Orizona - Go
13. Mariana de Castro Sousa – Faz. Mata Firmeza – Orizona - Go
14. Lucas Fernandes Menezes Lourenço – Faz. Nível (Alto Alvorada) – Orizona – Go.
15. Vanessa Santos – Taquaral Capela – Orizona – Go.
16. André Melo da Silva – Faz. Sta. Bárbara – Vianópolis – Go.
17. Lucas de Paula e Silva – Faz. Cachoeira – Orizona – Go.
18. Matheus Mendes do Vale – Pov. Alto Alvorada – Orizona – Go.
19. Vanessa Cristina de Oliveira Fiuza – Pov. Cachoeira – Orizona – Go.
20. Iarla Bruna Oliveira de Almeida – Faz. Rio do Peixe – Orizona - Go
21. Lucas dos Santos Pereira – Faz. Marinheiro – Orizona – Go.
22. Tatiane Ferreira de Sousa – Faz. Campo Aberto – Orizona – Go.
23. Mariana Pereira Miranda – Silvânia – Go.
24. Thiago Vieira Canêdo – Faz. Posse do Buriti - Orizona – Go.
25. André Cardoso Ribeiro – Distrito do Buritizinho - Orizona – Go.
26. Breno da Silva e Castro – Orizona – Go.
27. Janaine Guimarães Pereira – Taquaral de Cima - Orizona – Go.
28. Maynara Danielle do Nascimento – Faz. Bananal - Pires do Rio – Go.
29. Divinaldo Rodrigues Siqueira – Assent. S. Sebastião – Silvânia – Go.
30. Victor Hugo Ferreira de Melo – Goiânia – Go.
31. Ygor Vieira Lemos – Maniratuba – Luziânia – Go.
32. Otavio de Sousa Borges – Faz. Rio do Peixe - Orizona – Go.
33. Jean de Freitas Costa – Maniratuba – Luziânia – Go.
34. Sidney Batista Pereira Junior – Leopoldo de Bulhões – Go.
35. Larissa Hellem Rocha da Silva – Maniratuba – Luziânia – Go.
36. Gustavo Maciel da Silva – Pov. de Alto Alvorada - Orizona – Go.
37. Luis Pereira Bastos – Pov. de Alto Alvorada - Orizona – Go.
38. Bruno Teixeira Marçal Mendonça – Faz. Muquém- Orizona – Go.
39. Walter Reis de Castro Junior- Faz. Firmeza- Orizona – Go.
40. Pedro Andrey Lemos Saavedra- Maniratuba – Luziânia – Go.

MP denuncia prefeito de Vianópolis por improbidade


Sílvio, Prefeito de Vianópolis.

O promotor de Justiça Maurício Gebrim propôs ação civil pública contra o prefeito de Vianópolis, Sílvio Pereira da Silva, e o secretário de Finanças, Leandro dos Santos Silva, pela falta de repasse de empréstimos consignados descontado na folha de pagamento dos servidores às instituições financeiras. Segundo apontado na ação, no final de 2009 foi denunciado ao Ministério Público que a prefeitura vinha promovendo descontos na folha de pagamentos de seus servidores, relativos aos empréstimos consignados, sem, contudo, repassá-los aos bancos.
Em resposta, a Secretaria de Finanças confirmou a falta de repasse às instituições financeiras. Dessa forma, o promotor enviou ofício ao prefeito alertando sobre a irregularidade e informando que, caso os repasses não fossem efetuados ,medidas judiciais poderiam ser propostas, inclusive o oferecimento de representação ao procurador-geral de Justiça para efeito de responsabilização criminal.
Foi requerida na ação a antecipação de tutela para obrigar os agentes políticos a repassarem mensalmente às instituições financeiras, nas datas previstas nos contratos firmados, os valores descontados dos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas, o que deverá ser comprovado em juízo. Em caso de descumprimento, foi pedida a fixação de multa diária aos réus.
No mérito da ação, o pedido é que o prefeito e o secretário sejam condenados de acordo com o artigo 12, incisos I, II e II, da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que prevê perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público. (MP-GO/ Rádio Rio Vermelho).

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Atenção aos prazos para exigir nota fiscal eletrônica

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) pede aos gestores municipais que estejam atentos às datas em que deverão ser exigidas as notas fiscais eletrônicas (NF-e) nas operações destinadas ao poder municipal. A determinação está especificada no protocolo ICMS 42 e suas diversas alterações.
A CNM alerta que, a partir da data estabelecida nos protocolos, a nota fiscal modelo 1 ou 1-A será considerada inválida para as operações realizadas com o ente municipal. O documento antigo poderá, inclusive, ser glosado pelo Tribunal de Contas.
Veja na tabela os prazos para que os Estados passem a exigir a NF-e. (CNM).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Orizona tem o 23º maior PIB Agropecuário do Estado

Rio Verde tem o maior PIB agropecuário do Estado, aponta o estudo PIB dos Municípios Goianos 2008 elaborado e divulgado no último dia 10 pela Seplan - Secretaria Estadual do Planejamento, com base na metodologia do IBGE. O PIB da atividade primária de Rio Verde naquele ano atingiu R$ 443,27 milhões, ou 5,24% de toda a riqueza gerada pela agropecuária do Estado no período, que foi de R$ 8,453 bilhões. Em seguida, os municípios melhores colocados são: Cristalina, Jataí, Mineiros, Catalão, Luziânia, Ipameri, Chapadão do Céu, Piracanjuba e Montividiu.
Fonte: Seplan/PIB dos Municípios Goianos 2008.
O município de Orizona possui a 23ª maior economia agropecuária do Estado. Em 2008 o PIB Agropecuário do município alcançou 82,777 milhões de reais, 0,98% de todo o PIB do setor primário em Goiás. Na indústria, o município ficou na 58ª posição, com montante de 28,759 milhões, e nos serviços, atingiu 75,622 milhões de reais, a 63ª posição. Naquele ano, o município arrecadou 11,877 milhões de reais em impostos. O PIB total, que é a soma da agropecuária, comércio, serviços e arrecadação de impostos, alcançou no período 199,036 milhões de reais, o 56º maior do Estado. A renda per capita dos moradores de Orizona na época foi  de 13.256,00/habitante/ano.

Prefeitura promoverá confraternização para servidores

Confraternização será dia 23/12.
A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria Municipal de Administração, realizará na próxima quinta-feira, dia 23 de dezembro de 2010, a confraternização dos servidores públicos municipais, conforme tradicionalmente é realizado no final do ano.
A festa de confraternização será na Feira do Produtor Rural, ao lado da rodoviária, a partir das 11 horas da manhã. A partir da data da confraternização será decretado recesso de final de ano até o dia 3 de janeiro de 2011.

Ação Social e OVG distribuiram brinquedos em Orizona

A Organização das Voluntárias de Goiás - OVG e a Secretaria Municipal de Ação Social alegraram o Natal de centenas de crianças de Orizona ao entregarem brinquedos às mesmas, durante evento nesta segunda-feira (20) no bairro Santa Luzia. Além de brinquedos, as crianças puderam brincar em pula-pula e comer algodão doce à vontade.