quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Município de Orizona registrou seus primeiro óbitos pela COVID-19

DA REDAÇÃO
– Foram confirmados nesta quarta-feira, 05 de agosto, os primeiros óbitos em decorrência da COVID-19 em Orizona. Três (03) moradores vieram a óbito desde a terça-feira, 04 de agosto, por conta da virose, segundo boletim da secretaria municipal de Saúde. 
Foram vitimadas pessoas idosas, conhecidas pelo convívio na comunidade, deixando grandes contribuições ao município ao longo do tempo. Faleceu a senhora Ornezina, pessoa querida e com família em Orizona. Faleceu no HCamp em Itumbiara, após agravamento da doença. Também veio a óbito nesta manhã o senhor Ézio de Castro, pessoa de família tradicional da cidade. O óbito aconteceu em Catalão. Ézio foi por muitos anos, comerciante. Atualmente trabalhava no transporte de cargas. 
O senhor Antonio Ulliam (Antonio Paulista) era produtor rural e foi importante no desenvolvimento econômico do município ao longo dos anos. Faleceu segundo a família em decorrência de um infarto, não pela COVID-19. Contudo, sobre este paciente, a secretaria de Saúde informou o seguinte:
"O Senhor Antônio Ulliam, está contabilizado como óbitos por COVID-19 devido a recomendações de protocolos de entidades superiores. O mesmo já havia realizado sorologia laboratorial e o IGG dado reagente, ou seja, passado o período de transmissão da doença, sem risco de contaminação a terceiros. Deste modo, foi autorizado o velório do mesmo".
Essas mortes não aparecem no último boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira pela secretaria municipal de Saúde. De acordo com esse boletim, Orizona tinha 96 casos confirmados de COVID-19, com 66 pacientes curados e 30 em tratamento médico. Os casos suspeitos eram de 39 pacientes. Segundo análises, nas próximas semanas, a situação da Pandemia deverá agravar muito no município. 
Em todos esses casos de óbito, a dor da perda é agravada pelo fato de os familiares sequer poder despedir de seus entes queridos. Por isso, desejamos muita força aos familiares neste momento de dor incomparável.

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Orizona chega a 89 pessoas diagnosticadas com COVID-19; 63 estão curadas

DA REDAÇÃO
- A secretaria municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 03 de agosto, um novo boletim epidemiológico que atualizou os dados da COVID-19 em Orizona. São 89 infectados até o momento. Destes, 63 estão curados e 26 em tratamento. Há ainda 29 suspeitos e 167 casos foram descartados. Não há nenhum óbito pela virose.
O órgão municipal pede ainda para que as pessoas só saiam de suas casas e/ou visitem cidades vizinhas e parentes somente em casos de extrema necessidade e não promovam aglomerações. Também solicita que os moradores continuem utilizando máscaras e realizando todos procedimentos recomendados pelas autoridades de saúde.
Pelos dados abaixo é possível mapear os casos de Coronavírus até o momento no município: