sexta-feira, 10 de junho de 2011

MP de Silvânia fará seleção para contratação de assessor

A Promotoria de Justiça de Silvânia publicou edital convocando processo seletivo para a contratação de assessor da promotoria de justiça. Serão aceitas inscrições de Bachareis em Direito que serão submetidos a prova escrita e entrevista.
Com duração de quatro horas, sem consulta à legislação ou qualquer outro material, a prova consistirá em questões objetivas ou subjetivas nas áreas de direito civil, direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito administrativo e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.

Etapa de Pires do Rio do Circuito Goiano de Software Livre

Imagem: Divulgação/ Software Livre-Goiás.
Neste sábado (11), a partir das 8 horas da manhã, acontece na UEG - Pólo de Pires do Rio, a etapa local do Circuito Goiano de Software Livre. O circuito compartilha experiências e fomenta o conhecimento de modo a estimular o uso de softwares livres, o aprimoramento de tecnologias, a difusão da filosofia de compartilhamento e a criação colaborativa.
Dentre as temáticas a ser debatidas durante o encontro estarão: Filosofia do Software Livre; Software Livre como gerador de negócios; Software Livre nas instituições de ensino; Software Livre no Governo; Desenvolvimento de Software Livre; Comunidades de Software Livre. O Circuito é uma parceria da ASL-GO - Associação Goiana de Software Livre em parceria com a UEG e a plataforma Software Livre - Goiás. Maiores informações acesse: www.softwarelivre.goias.gov.br.

PJ realiza dia 18/06 o 3º Arraiá Jovem de Orizona

A Pastoral da Juventude de Orizona promoverá no sábado, dia 18 de junho, o 3º Arraiá Jovem. A festança será na Quadra Paroquial de Orizona. O evento trará decoração com comidas típicas, quadrilha, barracas e shows com a banda Usucapião e Os Originais do Forró. Parte da renda será revertida para o Centro de Convivência do Idoso Campo Formoso. Ingressos a preço único.
O apoio cultural ao evento é da Agro Center, Vereador Ronaldo Costa, Deputado Estadual Valcenor Brás e Jornal Correio Goiano. Participem!

Abertura da Festa do Peão não teve rodeio nem camarotes

Imagem: Janaine Araújo/ via Orkut.
O público de cerca de 4 mil pessoas que foi na abertura da 19ª Festa do Peão de Orizona na noite deste quinta-feira (09) teve uma ingrata surpresa: o espaço com a arena do rodeio e os camarotes não foram instalados em tempo pela Companhia de Rodeio João Palestino, inviabilizando a abertura oficial da festa com o show de fogos e rodeio.
Mesmo assim, os organizadores não reduziram o preço dos ingressos, cobrados a 25 reais nas bilheterias. Quem adentrava ao recinto era surpreendido com uma visão nada agradável: a de uma estrutura ainda inacabada. Além disso, segundo queixas de algumas pessoas que foram ao evento, mesmo sabendo da impossibilidade do uso dos camarotes, os organizadores ainda estariam ingressos individuais de camarote a um custo de 35 reais. Quem adquiriu camarotes antecipadamente não recebeu nenhuma informação sobre ressarcimento do dinheiro pago para a primeira noite e ainda teve que assistir ao show da noite direto da arena do rodeio.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Feghali quer federalizar crimes no campo

A bancada do PC do B protocolou hoje (09) na Câmara um pedido para que os crimes no campo – como os recentes no Pará e em Rondônia – sejam federalizados. Num discurso na Câmara, Jandira defende federalização de crimes contra trabalhadores do campo.
No comunicado do partido, o texto observa que Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ocupou a tribuna da Câmara, na tarde desta terça-feira (07), para defender a federalização dos delitos que envolvem trabalhadores do campo nos estados que não têm capacidade de punição. Segundo ela, não é preciso federalizar a apuração e o julgamento de todos os casos, mas apenas naquelas regiões em que se observem casos de impunidade.
A declaração foi feita durante a Comissão Geral sobre violência no campo, realizada nesta terça no Plenário da Câmara. Ao iniciar sua intervenção, Jandira reverenciou os líderes camponeses, trabalhadores e pequenos produtores rurais que lutam para defender a terra e o desenvolvimento sustentável no país. A parlamentar afirmou que o problema agrário só será solucionado após intenso debate entre governo e sociedade. “A questão da propriedade da terra continua ocupar espaço central no debate e a reforma agrária ainda precisa ser efetivada no Brasil. Essa é uma expressão aguda da luta de classe que começou há muitos anos”, disse.
Assista o vídeo com pronunciamente de Feghali nesta terça-feira. Em um trecho, a deputada descreveu as ameaças que sofreu num hotel, em viagem de inspeção a áreas violentas:


Destaque via Conversa Afiada.

1ª Etapa de vacinação contra a Poliomielite será dia 18

O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, no dia 18 de junho, a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio. 
Em cada etapa, a meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de 14.148.182 crianças de zero a menores de cinco anos. São mais de 350 mil profissionais de saúde envolvidos, em todo o país. É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas.

Segue incertezas na formação do PSD em Goiás

Imagem: Y.Maeda/ Assembleia.
A formação do PSD em Goiás, articulada por vários líderes, apresenta situações curiosas. Deputados que integram a Comissão Provisória do Partido não dão garantia de que vão se filiar a ele no futuro.
É o caso, por exemplo, de Carlos Antônio (foto), deputado estadual pelo PSC, de Anápolis. “Fui sondado pelo deputado e secretário Vilmar Rocha para colocar meu nome na formatação da comissão provisória. Não vi nenhum impedimento e não há ilegalidade nisso e nem um ato de infidelidade, argumentou ele, em entrevista ao repórter Marcos Cipriano da Rádio 730.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O povo de Orizona merece mais respeito

É de se admirar a falta de qualidade do auto-atendimento na Agência do Banco do Brasil de Orizona. Quando cheguei nesta manhã de quarta-feira (08) na agência testemunhei um episódio que tem ocorrido com certa frequência naquela instituição: Apenas um caixa para saques e depósito funcionando e um segundo somente para impressão de cheques. Isso gerou, por volta de 9 horas da manhã, uma fila enorme, que quase saia para fora do prédio.
Um outro caixa que também poderia ser usado para saques e depósitos novamente estava danificado, assim como um quarto que está há meses parado. Um outro foi explodido no final de abril/11 em uma tentativa de assalto e também não foi substituído. Segundo informações, esses dois últimos citados não serão substituídos tão cedo, por força de um contrato em vigor.
Ora, o Banco do Brasil é uma instituição pública. Seu principal objetivo é servir bem ao contribuinte e prestar os serviços adequados ao povo. O BB é a principal instituição financeira em funcionamento no município, com uma movimentação respeitável. Por isso, também deveria ser respeitável o tratamento dado pela instituição aos seus clientes.
Quanto ao posto do Banco Itaú, o seu auto-atendimento continua na mesma desde pelo menos quando o BEG foi privatizado. A direção da instituições não tem demonstrado interesses em resolver a questão. Por enquanto, apenas um caixa antigo que sempre trava, já que seu processador é do século passado. Enquanto isso, os funcionários das agências locais BB e do Itaú são obrigados a conviver com a revolta da população frente ao problema, sem poder fazer muita coisa para que ocorra a mudança.

Prefeito e secretários participam de seminário em Goiânia

O prefeito de Orizona Felipe Dias, juntamente com os secretários Rinaldo Costa (Administração) e Anteres V. Pereira (Indústria e Comércio) participam hoje (08) e amanhã do Seminário Fontes de Investimentos – Oportunidades e Facilitadores. O seminário está sendo realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

A abertura dos trabalhos foi presidida pelo governador Marconi Perillo. O evento é organizado pela Associação Goiana de Municípios juntamente com o Governo de Goiás com apoio de entidades parceiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Confederação Nacional dos Municípios, FGM, Tribunal de Contas dos Municípios, Ministério Público Estadual e Controladoria Geral da União.

Consultor da Fifa vistoria Centros de Treinamento em Goiás

Imagem: Ass. Imprensa/GoiásEC.
Nesta terça-feira (7), as dependências do Goiás Esporte Clube foram vistoriadas por Vladimir Hinkelmann (foto), consultor do comitê organizador da Copa de 2014. De acordo com o gerente de Prestação de Serviços Turísticos da agência Estadual de Turismo, Gerfeson Aragão, que acompanhou a visita, o objetivo é eleger os melhores centros de treinamento do estado para apresentar às Seleções sediadas em Brasília. Os locais escolhidos poderão receber treinos e amistosos das equipes durante o Mundial.

Divulgado o preço dos ingressos para a 19ª Festa do Peão

Taxa de Embarque não será reajustada em Orizona

Imagem: Anselmo Lima
O prefeito de Orizona Felipe Dias (foto), juntamente com o secretário municipal de Administração Rinaldo Costa, após reunião, decidiram por não repassar aos usuários o aumento de 11,27% (onze vírgula vinte e sete por cento) na TUT - Tarifa de Utilização dos Terminais de Passageiros, em vigor desde 14 de abril de 2011. O reajuste foi autorizado pela AGR – Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização, após a aprovação da Resolução nº 007/2011-CR.

Servidores estaduais recebem restante da folha esta semana

Os servidores da Secretaria da Educação receberam ontem (07) nas agências bancárias a segunda parcela dos salários de maio. O repasse dos recursos foi feito na segunda-feira (06) pela Secretaria da Fazenda. Para o restante do funcionalismo estadual a Sefaz fará o repasse na sexta-feira, dia 10. A primeira parcela dos salários com 80% do valor líquido da folha foi liberada no dia 31 de maio.

Agecom, via Rádio Rio Vermelho.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Hoje é o último dia para comprovar vacinação contra Aftosa

Imagem: Divulgação.
Os pecuaristas de Orizona que vacinaram seus bovinos e bubalinos contra a febre aftosa durante a campanha encerrada no último dia 31 de maio, tem prazo até a tarde desta terça-feira, 07, para entregar no Escritório da Agrodesa a declaração de vacinação.
Quem não fizer a entrega do comprovante de vacinação até a tarde de hoje, será multado em 60 reais pela Agrodefesa. Maiores informações podem ser conseguidas no Escritório da Agrodefesa de Orizona, que funciona na Rua Coronel José da Costa, centro, em frente a Prefeitura. E o Escritório da Agrodefesa já iniciou a fiscalização e multará os pecuaristas que não vacinaram seus bovinos. Além de ser multado, quem não vacinou, terá que realizar a vacinação na presença de técnicos da Agrodefesa.

Texto com contribuição de Olívio Lemos.

UEG de Silvânia realiza Simpósio de Informática

Comunicação e Tecnologias: Avanços e Evolução é o tema do 4º Simpósio de Licenciatura em Informática que a Unidade Universitária da UEG de Silvânia realiza entre os dias 9 e 11 de junho. A abertura do evento será no dia 9, às 19 horas, no Salão do Instituto Auxiliadora, com um momento cultural, integrado por palestra motivacional do professor Inácio José de Paula, e pela palestra Comunicação e Tecnologia: Avanços e Evolução, ministrada pelo diretor da Unidade Universitária de Educação a Distância da UEG, professor Francisco Severo.

Receita deixa de emitir cartão do CPF em plástico

A Receita Federal deixou de emitir o CPF em cartões de plástico. De agora em diante, quem busca fazer a inscrição do Cadastro de Pessoa Física deve ir às agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e dos Correios e apresentar um documento oficial de identidade. O interessado vai receber um número impresso em papel térmico e deve, em seguida, acessar a página da receita na internet e imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sindicato se articula para realização da 3ª Festa do Leite

Fotomontagem: Anselmo Lima
Em virtude do grande sucesso das edições anteriores, que aconteceram em 2009 e 2010, uma grande expectativa foi criada em torno da realização da Festa do Leite, evento promovido pelo Sindicato Rural de Orizona, em parceria com a Prefeitura Municipal. Assim como era de se esperar, a diretoria do Sindicato e a Prefeitura já se articulam no sentido de promover e organizar junto com seus parceiros a 3ª edição da Festa.
Já nessa primeira quinzena de junho, o presidente do Sindicato Hélio Frutuoso deve promover reunião de trabalho para tratar das primeiras providências. Uma coisa é certa: os esforços e a disposição de todos serão redobrados visando corresponder às melhores expectativas para um evento tão importante para Orizona e região.

Leonardo Ribeiro/ Rádio Orizona FM.

1º Encontro Municipal do Censo Escolar 2011 foi dia 2

Imagem: Divulgação/MEC.
A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação Municipal do Censo Escolar, realizou quinta-feira (02) o 1º Encontro Municipal do Censo Escolar 2011. O Encontro contou com a participação de todos os Diretores, Secretários e Auxiliares de Secretaria das escolas municipais de Orizona.
Esse encontro capacitou os executores do Censo Escolar no Sistema Educacenso do MEC, mostrando as mudanças operacionais dentro do sistema. O encontro também apresentou aos participantes as mudanças que ocorreram na legislação para o ano letivo de 2011 e enfatizou a questão da responsabilidade no preenchimento dos dados, pois todos os repasses destinados à educação têm como referência os dados informados no Censo Escolar.