sábado, 29 de fevereiro de 2020

Opinião: chegou a hora de termos Gestores Municipais que não Administrem de forma Improvisada

OPINIÃO - Buscando na memória, lembro de minha infância, quando morava na região da Firmeza e vinha na cidade muito pouco. Eram os anos de 1980 e 1990. As ruas e avenidas da cidade haviam sido recentemente pavimentadas e por conta do trânsito de pouco veículos e estes, a maioria leves, os danos ao asfalto era muito pequeno.
Lembro de minha emoção de criança, ao ver a carreta que vinha buscar o leite na Itambé. Era uma das poucas que transitavam em nossa cidade, algumas vezes na semana. Me sentia realizado quando a via. Caminhões e máquinas agrícolas, somente alguns Mercedes e alguns tratores de associações rurais e de produtores mais abastados. Caminhões de carvão eram comuns em nossas estradas, mas nada que impressionasse.
O transporte de leite nas estradas rurais era predominantemente feito por caminhonetes a gás e  o leite, armazenado em latões. A produção de soja era ainda pequena. Além do leite e da mandioca (em algumas regiões município), a produção agrícola ainda era predominantemente de subsistência e autossubsistência. O comércio na cidade não era forte e agroindústrias, apenas algumas, ainda de pequeno porte.
Contudo, os tempos mudaram: as monoculturas de soja e milho estão presentes em grande parte do município. Os produtores rurais hoje possuem caminhões e máquinas de grande porte. Caminhões para o transporte de leite transitam dia e noite. O transporte de aves também é corriqueiro. Carretas são vistas o tempo todo em ruas e estradas. Armazéns de grãos estão por toda parte. Novas agroindústrias foram instaladas na região. A frota de veículos leves e médios aumentou uns 1000% em trinta anos.
Contudo, a forma que a administração pública faz a manutenção de ruas e estradas continua a mesma de meio século atrás. Não mudou com a alteração da dinâmica do trânsito. E não digo propriamente nesta gestão. Todas as últimas que tivemos agiram assim. Também não apontaria o dedo como se esses gestores se portassem de má fé. O fato é que estão presos a uma realidade opressora para municípios como Orizona. Temos uma significativa extensão territorial, a cidade cresceu muito nas últimas décadas e os recursos são pequenos.
Além disso, irresponsabilidades do passado, que permitia que loteamentos fossem criados sem oferecer o mínimo de infraestrutura, como de ruas, rede de esgoto, de água e elétrica, afeta seriamente ainda hoje o planejamento e as ações da prefeitura. Se em 1988, o então prefeito Joaquim Pereira se gabava de ter 100% das ruas e avenidas de nossa cidade pavimentadas; hoje a cidade cresceu e quase 40% estão sem asfalto (lembremos que povoados e distritos são núcleos urbanos). Outro sério problema é a falta de redes de esgoto e galerias pluviais. Ruas foram construídas e asfaltadas sem a preocupação de garantir o adequado esgotamento hídrico. Agora, o problema está aí e precisa ser resolvido urgentemente.
Não tem 30 dias que a prefeitura, com o apoio dos internos da unidade prisional fizeram o recapeamento (tapa buracos) das avenidas Egerinêo Teixeira e 7 de setembro, do trevo da cidade e das saídas do Taquaral e Buritizinho. Tem cerca de uma semana que foi feito a operação tapa-buracos da avenida Rafael Leme Franco, na Cinelândia. Contudo, por conta da intensidade das chuvas, quase tudo o que foi feito foi perdido. Assim como não está fácil transitar pelas estradas rurais de nosso município.
Também não tem um mês que foram feitos reparos em algumas estradas rurais. Porém, três dias de chuvas intensas são o suficiente para que a maioria dos produtores rurais não consiga chegar à cidade para realizar seus negócios, seja por pontes que não resistiram ou por lamaçais. E isso afeta a muita gente, inclusive ao comércio. As duas principais avenidas de Orizona foram pavimentadas há mais de trinta anos. Portanto, foi extrapolado em muito seus "prazos de validade".
Refazer ruas e avenidas da cidade, construir redes pluviais e de esgoto são algumas das iniciativas caras e urgentes. Outra que sugiro é a construção e um anel viário para desafogar em parte o tráfego de caminhões e máquinas agrícolas no interior da cidade. Se alguém me perguntar: - Está bem, mas onde buscaremos os altos recursos para isso? Direi: - Não sei, mas contem comigo para tudo o que for necessário nesse esforço.
Não dá para permitir que alguém nesses tempos ainda jogue contra os interesses da municipalidade, fazendo gol contra a própria meta. Não dá, por exemplo, para permitir que a Administração tente fazer algo e as oposições partidárias do prefeito impeçam, apenas por interesses individuais, à melhoria das condições de nossa cidade, como foi em 2011 quando o prefeito Felipe Dias tentou realizar um leilão de bens para levantar recursos para construção do Ambulatório 24 horas; ou em 2020, quando Joaquim Marçal tentou realizar o mesmo leilão para angariar dinheiro para melhorar as condições de nossas ruas e avenidas e oposicionistas foram à justiça para impedir (lembro que em 2011 até soltaram fogos para comemorar). 
É preciso fazer alguma coisa a respeito desse imbróglio e isso exige esforço de todos os seguimentos organizados e dos partidos políticos diversos. Além disso, estando em ano eleitoral, precisamos tratar com mais seriedade as nossas decisões. Não podemos colocar no paço municipal e no legislativo pessoas que não estão preparadas ou aventureiros. Temos que estar certos que não precisamos mais de cidadãos que sonham em ser prefeitos ou vereadores. Queremos de fato, gente que tenha disposição para tirar a cidade da mesmice.
O serviço público, além de honestidade e capacidade de diálogo, exige profissionalismo, planejamento e de gente que leve mais à sério alguns instrumentos legais, como por exemplo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual, o Plano Diretor, o Plano de Saneamento Básico, o Código Tributário e o Código de Posturas.
Vamos juntos conosco nesse propósito?
NOTA - sobre a crítica que fizemos ao cancelamento do leilão de bens que a Prefeitura pretendia realizar, o presidente da Câmara Municipal de Orizona, Altaídes de Sousa Filho, o Taíde, fez alguns esclarecimentos, que pelo teor, acho necessário aqui citar: "O que é preciso inicialmente, no caso da venda de imóveis do município, é projeto definido e a modalidade dessa alienação. O gestor não pode ter somente o desejo de fazer melhorias, ao lançar venda do patrimônio. Previamente é necessário vincular. Vendeu aqui constrói ali, com clareza e não simplesmente vender. Outra coisa, segundo o MP, a modalidade não pode ser por Leilão Público. Passivo de anulação. O município possui muitos imóveis que podem sim, ao meu ver, ser direcionado para reconstrução e melhorias na zona urbana e rural. Antes, porém, achar o caminho certo para evitar embaraços jurídicos".

(O texto sofreu modificações em 01/03/2020, às 17:20h).

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
anselmopereiradelima@gmail.com

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Hoje na História: há 100 anos era inaugurada a primeira linha de transporte rodoviário da região Estrada de Ferro

DA REDAÇÃO - No dia 28 de fevereiro de 1920, há exatos 100 anos, o Cel. Pio José da Silva, importante político de Orizona e empresário de visão, inaugurava a estrada que ligava Roncador a Anápolis e uma das primeiras linhas de transporte rodoviário, da sua empresa Auto Viação Sul de Goiás (Auto Viação Roncador a Anápolis).
A estrada foi construída por sua empresa, contando com muita mão de obra braçal. Nesta época, a obra da ferrovia estava parada no rio Corumbá. Foi uma das primeiras linhas de transporte rodoviário de Goiás. No Estado, nesse período, foram construídos cerca de 2 mil quilômetros de estradas.
As obras ocorriam por uma modalidade do que hoje chamaríamos de parceria público-privada, onde o setor privado investia e depois o Estado de Goiás deveria subvencionar 100$000 (cem mil réis) por quilômetro. Posteriormente, contudo, Pio José da Silva e outros investidores tiveram muito trabalho para receber o ressarcimento do governo estadual, dos recursos ali investidos, conforme uma reportagem do jornal A Voz do Povo, de 1927.
Eram 56 Km entre Roncador (estação que ficava na margem esquerda do rio Corumbá, próximo a Pires do Rio) e Campo Formoso (Orizona); 79,5 Km entre Campo Formoso e Bomfim (Silvânia) e 74,5 Km entre Bomfim e Anápolis, totalizando 154 Km. O trecho Bomfim-Anápolis foi inaugurado posteriormente, em 1º de julho daquele mesmo ano. Quando a ferrovia chegou a Ubatan, em 1923, a sua linha de transporte coletivo se concentrou entre Campo Formoso e Anápolis.
Quando aconteceu a inauguração da GO-330,em 28 de setembro de 1985, o trecho Vianópolis-Pires do Rio foi batizado de Rodovia Pio José da Silva, uma homenagem póstuma ao grande cidadão. Na ocasião, o evento de inauguração contou com a presença de milhares de pessoas e também do prefeito municipal de Orizona, Joaquim Pereira de Freitas, do governador Iris Rezende Machado, do arcebispo de Goiânia Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, dos deputados Joaquim Roriz e João Natal de Almeida e do senador e secretário de governo Lázaro Barbosa. Também há na cidade uma importante rua que homenageia Pio José da Silva.
Politicamente, Pio José da Silva teve grande importância para Campo Formoso, sendo provavelmente, uma das principais figuras da história do município. Entre tantos, participou de todo o processo de emancipação política, foi juiz municipal, integrante do conselho de intendência (equivalente a vereador) e intendente (equivalente a prefeito).
Na imagem acima e à esquerda, do acervo familiar, a inauguração da estrada, no trevo de Campo Formoso. Ainda acima, à direita, anúncio no jornal A Roça, de janeiro de 1924.  Abaixo, recorte da renomada revista A Informação Goyana (Vol 4 - N 11 - p 82 e 83 - JUN 1921), sobre o andamento dessas obras.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA

(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com) 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Prefeito fez balanço do Carnaval em Orizona e disse que 15 mil pessoas participaram das festividades

DA REDAÇÃO - O prefeito de Orizona Joaquim Augusto Marçal (PSDB) usou a sua conta no Facebook para enaltecer as festividades de Carnaval, promovidas pela Administração Municipal na praça do Lazer. Desta forma se pronunciou o prefeito:
"Assim encerramos mais um ano de Carnaval; durante estes 04 dias em nossa praça passaram mais de 15 mil pessoas que festejaram ao som de marchinhas e hits clássicos do carnaval brasileiro. Ano que vem será ainda melhor.
Parabéns ao nosso diretor de eventos, Daniel Hipólito, pela organização e coordenação junto do nosso parceiro Dj Nenê, apesar de estar todos estes dias de plantão recebi inúmeras ligações e mensagens parabenizando pelo evento. Parabéns ao grupo Junto e Misturado, Wiara, Flávia Domingos, Jack Fidellys, DJ Douglas Sousa, Dj OnneB e em especial aos foliões pelas apresentações e animação.
A realização do Carnaval está muito além de apenas uma festividade, com ele garantimos a permanência de nossos jovens em Orizona oferendo-lhes aqui um momento de lazer, movimentamos a economia do comércio local e promovemos um resgate cultural, pois nosso carnaval é o maior e mais tradicional carnaval de rua da região da estrada de ferro.
Em nome do Tenente Rogério e do Sargento Gomes agradeço a importante presença da Polícia Militar e GPT, agradecemos também a presença do corpo de bombeiros, SAMU, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Obras através do pessoal da limpeza e o Conselho tutelar, sem dúvidas fizeram total diferença".

Motorista é preso ao dirigir embriagado e provocar a morte de três mulheres


PORTAL G1/GO - Um motorista de 22 anos foi preso após se envolver em um acidente de trânsito que deixou três pessoas mortas na GO-330, em Pires do Rio, no sudeste de Goiás. Segundo o delegado Igor Carneiro, responsável pela investigação, o jovem, que perdeu o controle do veículo e acabou capotando, admitiu que bebeu antes de dirigir. A sobrinha dele e duas amigas, que também estavam no carro, morreram.
Segundo o Corpo de Bombeiros, duas das jovens morreram no local do acidente. A outra foi jogada a oito metros de distância do carro, teve traumatismo cranioencefálico e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O motorista teve apenas ferimentos leves.

O acidente aconteceu na noite de domingo (23) no KM 160 da rodovia. O motorista voltava  a Pires do Rio da festa de Carnaval em Orizona acompanhado das jovens. Segundo o delegado, o motorista foi preso em flagrante pela Polícia Militar por apresentar sinais de embriaguez.
Segundo o delegado, o investigado foi encaminhado ao Presídio de Pires do Rio, onde se encontra à disposição da Justiça. O inquérito policial segue no aguardo dos laudos periciais de vistoria no local do acidente e exames cadavéricos das vítimas, feitos pelo Instituto Médico Legal (IML).
O crime é configurado como homicídio culposo no trânsito e a pena pode variar de 5 a 8 anos, além da suspensão da habilitação para conduzir veículos automotores.