sexta-feira, 9 de abril de 2010

Torneio Início da Liga da Estrada de Ferro

Acontece no próximo domingo, 11, o Torneio Início do Campeonato de Futebol da Liga da Estrada de Ferro. A organização é da Liga do Sudeste. Durante o evento será feita a apresentação das 14 equipes que vão participar do Campeonato.
Em Ipameri, a organização conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipameri por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo. No total são cerca de 300 atletas com idades entre 17 e 35 anos, divididos em 3 grupos que vão participar da competição. No final do dia acontece a premiação com entrega de troféu.
O evento acontece no Estádio Durval Ferreira Franco a partir das 9h da manhã.O Campeonato de Futebol da Liga da Estrada de Ferro tem seu primeiro jogo no dia 15/04 em Silvânia e o término será no dia 22/08. Orizona estará na primeira fase no grupo A, ao lado de Silvânia, Vianópolis e São Miguel do Passa Quatro. (Jornal do Sudeste).

Outono com muito frio em Orizona

O outono teve seu início no dia 20 de março, uma estação de transição entre a chuvosa e a seca, marcada pela ocorrência de pancadas de chuvas. A temperatura máxima geralmente é elevada durante o outono, com média 31,9ºC.
No mês de maio deve ser registrada queda considerável do volume de chuvas, o que geralmente ocorre com a entrada de massas de ar frio, que já vem provocando a queda da temperatura em Goiânia e alguns municípios do interior. Em junho, quando termina a estação, começa a ocorrência acentuada de massas secas, e as chuvas tornam-se mais raras e fracas.
Em Orizona, a temperatura mínima durante a estação deve ficar em torno dos 8º C e a máxima, por volta dos 30º C. Hoje, a temperatura mínima registrada no município foi de 11º C e a máxima poderá chegar a 27º C. O tempo continuará seco, com poucas nuvens e sem previsão de chuvas. (Agecom/ PMO).

Orizona unida contra a Influenza A H1N1

Sábado, dia 10, todo o País se mobiliza contra a gripe A. É o Dia Nacional de Vacinação Contra Influenza Pandêmica. A data foi escolhida para reforçar a terceira etapa da campanha, em que estão incluídos jovens de 20 a 29 anos, o maior público dos grupos prioritários da estratégia promovida pelo Ministério da Saúde. Neste dia, as unidades de saúde de todo o Estado vão disponibilizar a vacina. A meta em Goiás é imunizar 1 milhão 106 mil 577 pessoas desta faixa etária.
A terceira etapa prossegue até o dia 23 deste mês. Até esta data, gestantes, doentes crônicos e crianças menores de dois anos também podem se vacinar, porque a cobertura de 80% de vacinados de cada um desses grupos ainda não foi alcançada em Goiás. Porém, até o momento menos de 50% foi vacinado, prova da resistência da população à nova vacina.
Segundo o Ministério da Saúde, esta faixa etária de 20 a 29 anos, foi a que teve o maior número proporcional de casos da doença no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o País. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).
Em Orizona, a vacinação acontecerá no sábado nos Centros de Saúde dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia e no Posto do bairro Santa Maria. Quem for se imunizar deverá levar consigo o cartão de vacinação. (Agecom/Rádio Rio Vermelho).

terça-feira, 6 de abril de 2010

Palestras sobre uso de cama de frango

Nova Veneza será o primeiro município goiano a receber o ciclo de palestras de especialistas sobre o uso da cama do aviário, também conhecida como cama de frango. O evento vai ser realizado hoje, dia 6 de abril. A iniciativa chega a Inhumas, Nerópolis e Damolândia na quarta, quinta e sexta-feira próximas, respectivamente.
Ao todo, estão programadas palestras em 26 cidades. Na próxima semana, entre os dias 12 e 16, será a vez dos produtores de Ouro Verde, Alexânia, Trindade, Morrinhos e Buriti Alegre participarem dos seminários. O ciclo de palestras percorrerá também os municípios de Palmeiras, Uruana, Mineiros, Santa Helena, Rio Verde, Jataí, Serranópolis, Goiás, Itaberaí, Itaguaru, Ipameri, Pires do Rio, Orizona, Formosa, Cabeceiras, Cristalina e Padre Bernardo. (Agecom).

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Prorrogação da vacinação contra o H1N1

O Ministério da Saúde resolveu prorrogar a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos contra a gripe H1N1 até o dia 23 de abril. Em virtude do feriado, a segunda etapa, que terminaria na sexta (02), deverá continuar ao longo da próxima fase, que começa hoje (05), e imunizará também os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por definir e divulgar os locais e horários de vacinação. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo de 20 a 29 anos, formado por 35,1 milhões de pessoas. Essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o país. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).
Com a prorrogação da segunda fase até 23 de abril, todas as grávidas, independentemente do período de gestação, que ainda não se vacinaram, devem tomar a vacina. As mulheres que engravidarem após o fim da terceira etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez.
Em Orizona, a vacinação está acontecendo nos Centros de Saúde dos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Maria e Santa Luzia. Quem for vacinar deve levar o cartão de vacinação e documento de identificação com foto. (Ministério da Saúde).

Dengue continua avançando em Goiás

Dados divulgados há pouco pela Secretária da Saúde, mostram um decréscimo no número de casos de dengue no Estado. Contudo, a superintendente interina de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Elizabeth Araújo, afirma que a doença continua em situação de epidemia.
O Boletim da 12ª semana de 2010 apresenta o registro do aumento de 413% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Goiás já contabiliza 61.890 casos, mas 126 municípios não informaram os dados. O número de mortes confirmadas pela doença continua o mesmo da semana passada: 17 e o de casos em investigação também: 42.
Elizabeth Araújo diz que apesar dos números houve um decréscimo de 29% nas notificações. Explica que nas primeiras semanas o aumento ficava na média de cada 6 mil casos a cada semana, já nas duas últimas eles ficaram um pouco acima de mil casos.
Orizona tem até o momento 70 casos notificados. Mesmo com o trabalho intenso e as constantes pulverizações, os casos de dengue tem aumentado, mas a incidencia diminuiu drasticamente em março, se comparado com o mês de fevereiro. (Agecom).