sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Prefeito Felipe participa de reunião com ministro da Saúde

Felipe Dias com o ministro Alexandre
Padilha. Imagem: Rinaldo Costa.
O prefeito Felipe Dias (PMDB), o secretário municipal de Saúde Renato Vieira da Cunha e o secretário de Administração Rinaldo Costa participaram na manhã desta sexta-feira, 21 de janeiro, de reunião com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, o governador Marconi Perillo (PSDB) e o secretário estadual de saúde Antonio Faleiros. O encontro foi no Palácio Pedro Ludovico em Goiânia e reuniu outras lideranças municipais e estaduais como prefeitos e secretários.
O ministro Padilha visitou Goiânia para reforçar a necessidade de ações de mobilização contra a dengue e de preparação da rede de saúde para atendimento aos pacientes acometidos pela doença. Embora Goiás não esteja entre os 16 estados com risco muito alto de enfrentar epidemia, Padilha destacou a importância de parcerias intersetoriais para que se mantenha o alerta e a vigilância com relação ao mosquito da dengue, envolvendo setor público (limpeza urbana, saneamento e abastecimento de água, educação, meio ambiente, etc.) e privado, organizações da sociedade civil e a população.
“Não podemos nos mobilizar somente após o aparecimento de casos e óbitos [por dengue]. Não é momento de relaxar. O que estamos fazendo é nos precaver para evitar que a epidemia ocorra. É fundamental a união de Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, com o governo federal, para que a prevenção aconteça”, alertou Alexandre Padilha.
Felipe entre os secretários Renato
V. Cunha e Rinaldo Costa.
É com esse propósito que o Governo Municipal mobilizou desde o início da semana várias equipes das secretarias da Saúde e Ação Urbana para o combate ao mosquito transmissor. Essas equipes estão visitando todas as residências da cidade e fazendo o manejo ambiental, a limpeza das ruas e distribuindo material orientativo, além de conversar com os moradores.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aulas do Estado começam dia 24/01; no Município dia 01/02

Imagem: Inst. Sousa Cruz.
As aulas nas escolas da rede estadual de ensino começam na próxima segunda-feira, dia 24. A expectativa da Secretaria de Estado da Educação - Seduc é de quase 700 mil alunos matriculados neste inicio do ano letivo 2011.
No entanto, em Orizona as escolas estaduais e conveniadas do campo terão um calendário diferenciado. O Nuclec - Núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro terão as suas aulas com início previsto para o dia 1º de fevereiro, quando começam as aulas na Rede Municipal de Ensino. Já as aulas na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona começam no dia 31 de janeiro, segunda-feira. Isso porque essas escolas tem o transporte de estudantes e funcionários mantido pelo Governo Municipal e portanto terão que adequar a esse calendário.
O Nuclec tem o Ensino Médio em seis Polos de Ensino do município (Ubatan, Buritizinho, Corumbajuba, Firmeza, Cachoeira e Taquaral), usando prédios e equipamentos das escolas municipais. É uma parceria entre o governo do Estado e o município que tem garantido que jovens do campo possam concluir o ensino básico em seu meio.
Já a EFAORI tem convênios com as secretarias de Estado e Município. A instituição é mantida pelo Centro Social Rural de Orizona com a ajuda de diversos atores públicos, privados e do terceiro setor. Como tradicionalmente acontece, as aulas do curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio terão início no dia 31 com assembleia geral para estudantes e suas famílias, associados do Centro Social, educadores, parceiros e comunidade local.

O PIOR Goiás de todos os tempos não é PIOR que este


Foi um desempenho deplorável. O Goiás (não) jogou nesta quarta-feira (19) e foi massacrado pelo bom (apenas bom) e experiente time do Crac de Catalão por 5 a 1, no quartel general do Esmeraldino. Não há o que dizer além de que esse ano começou com cara que será pior que 2010 quando não conseguiu nada no Goianão, na Copa do Brasil, foi rebaixado para a Série B do Brasileirão e não conseguiu o título da Sul-Americana, esta última, a única participação que deu orgulho ao torcedor.
Em campo contra os catalanos uma zaga frágil e desatenta, os laterais Oziel e Marcão jogando com medo da bola, uma intermediária que perdeu todas e um ataque cardíaco (para os Esmeraldinos). Quem é Diogo Galvão? Livro apenas o jovem Felipe e o meia Carlos Alberto desse teatro de horrores.

Arte: Portal Esmeraldino.
E Artur Neto, que não tinha escolhas, colocou o zagueiro Valmir Lucas enfiado no meio da área, como um típico centroavante. Não é que Artur seria louco. O fato é que não havia ninguém no banco em condições e com futebol para substituir o péssimo Diogo. Artur não quis sacrificar as suas jovens opções e ainda agiu em protesto aos estáticos Edminho e Hailé Pinheiro, sentados como postes nas tribunas da Serrinha.
Em 2011, assim como 2010 foi e como provavelmente será 2012, 2013... (se as coisas não mudarem), não será fácil ter orgulho de ser Esmeraldino.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Formatura da 10ª Turma de Técnicos da EFAORI

No próximo sábado, dia 22 de janeiro, será a formatura da 10ª Turma de Técnicos e Técnicas em Agropecuária da EFAORI -  Escola Família Agrícola de Orizona, no regime da Pedagogia da Alternancia. A solenidade será às 20 horas, no Centro de Convivências da Agricultura Familiar da Estrada de Ferro, localizado na própria escola.
Parabéns a mais esses jovens do campo que estão concluindo o Curso Técnico. Não parem nunca. Muita persistência e sucesso, porque as batalhas estão só começando.

Encerrada Semana de Treinamento da Prefeitura de Orizona

Tomazetti em palestra a servidores.
Encerrou-se na tarde desta terça-feira (18), a 1ª Semana de Treinamento da Prefeitura de Orizona, em um encontro com servidores das diversas pastas. O evento aconteceu às 17 horas, no Auditório do Sindicato Rural de Orizona, ao lado da Rodoviária.
Na ocasião, o professor Antonio Lourenço Tomazetti proferiu palestra sobre as reflexões realizadas desde o dia 10 de janeiro. Tomazetti foi contratado pela Prefeitura para assessorar a administração  no propósito de melhorar diversos aspectos da gestão pública municipal, como a parte motivacional e as relações interpessoais dos servidores, o ambiente dos espaços públicas e a identidade visual da Administração.
Na palestra, enfatizou que "se todos são filhos e filhas de Deus, obviamente todos são irmãos e precisam se cuidar mutuamente". Assim, os servidores do município precisar relacionar bem entre si e tratar bem os usuários do serviço público, os verdadeiros patrões.
No encerramento da Semana de Treinamento, o prefeito Felipe confessou que acredita ter a melhor equipe de trabalho da região e isso se deve ao empenho de cada um dos servidores. Felipe convocou todos e todas a buscar sempre o melhor para cuidar daqueles que de fato é dever da municipalidade: o povo de Orizona.Nessa Semana de Treinamento, todos os servidores de todas as pastas participaram de encontros onde foram motivados a refletir sobre as suas condutas e a organizar e melhorar o ambiente de trabalho. O prefeito Felipe Dias, o vice Antônio Baiano e todos os secretários também receberam formação nesse sentido. O professor Tomazetti propôs também melhorias na identidade visual da Gestão. O mesmo, aliás, deverá assessorar o Governo Municipal nos próximos dois anos.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prefeitura de Orizona em mais um mutirão contra a Dengue

A Prefeitura de Orizona, com a participação de várias secretarias, iniciou hoje (18) mais um mutirão integrado (manejo ambiental) em combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Vários focos do mosquito foram encontrados nos bairros e entorno desde o início do ano.
Equipes de saúde e de limpeza urbana deverão passar a partir de hoje em todos os bairros e vias da cidade. Segundo o secretário de saúde Renato V. Cunha, nenhuma residência deverá ficar fora de cobertura. Material orientativo está sendo distribuido, além da realização da coleta de entulhos e a limpeza de lotes e espaços públicos. O supervisor regional do Núcleo  de Apoio e Combate às Endemias de Morrinhos Ananias Vieira Caixeta acompanhou os trabalhos neste dia. O mesmo informou que um carro fumacê ficará a disposição de Orizona nos próximos dias, para a aplicação de inseticida, o que garantirá a diminuição dos focos.
Apesar da grande incidência do mosquito transmissor, até o momento apenas dois casos de dengue foram notificados e os pacientes contraíram o vírus fora do município. A população poderá colaborar fazendo a limpeza dos lotes, verificando a existência de recipientes que possam acumular água e ainda recebendo bem as equipes de saúde e limpeza pública da Prefeitura.
A secretaria de Ação Urbana aproveitou a oportunidade para reiniciar o recapeamento e manutenção de ruas, fortemente prejudicadas pelas intensas chuvas das últimas semanas.

Governador anuncia que quitará a folha de dezembro/2010

Imagem: Leo Iram/Goiás Agora
Após servidores do Estado de Goiás decidirem entrar em greve, o governador Marconi Perillo anunciou a liberação do valor para o pagamento da folha referente ao mês de dezembro dos servidores estaduais. A quantia de R$ 340 milhões servirá para quitar o salário do funcionalismo público e estará disponível na conta após o trâmite bancário. A informação foi concedida pelo próprio governador, em entrevista coletiva concedida no Palácio das Esmeraldas, nesta terça-feira (18).
“Nós ainda não conseguimos viabilizar todos os recursos quanto ao pagamento das duas folhas, vamos poder quitar a folha de dezembro”, afirma o governador, ao anunciar o pagamento. “Todo o recurso que nos falta hoje foi desviado para pagamento de empreiteiras e agências de publicidade”, acusou o governador, ao comentar sobre o destino de R$ 526 milhões da gestão passada.
Marconi disse ainda que a  folha de janeiro deverá ser  paga, ou pelo menos iniciada, no dia 30 de janeiro. “Temos 12 dias para buscarmos uma solução e estou pessoalmente envolvido nisso”, disse o governador ao comentar também que sabe de outros problemas vividos em Goiás. (Rádio 730/ Agecom).

Professor Nilsinho Vaz na assessoria da Administração

O professor Nilsinho Vaz desde o início desse ano está acessorando o gabinete do prefeito de Orizona Felipe Dias, na elaboração de projetos e na área de comunicação social, junto ao secretário de Administração Rinaldo Costa.
Nilsinho terá muito trabalho pela frente, já que a Administração tem uma grande demanda de projetos e emendas a serem viabilizados nos próximos dois anos. Nilsinho, para quem não sabe, é sócio da Rádio Orizona Web, um veículo de interação e comunicação social na rede com grande fluxo de internautas.

Bete Macedo é a nova subsecretária de Pires do Rio

Imagem: Jornal do Sudeste.
A professora Maria Elizabethe Macedo Paronetto, a Bete Macedo, é nova Subsecretária Regional de Educação da Subsecretaria Regional de Pires do Rio. Ela substituirá a professora Auristelina Miranda Cotrim que deixou o cargo no final do mandato de Alcides Rodrigues. Bete é um nome da confiança da ex-prefeita de Pires do Rio Cida Tomazini, a liderança mais forte da reprentatividade do governador Marconi Perillo na cidade.
A subsecretaria de Pires do Rio abrange os municípios de Pires do Rio, Ipameri, Palmelo, Santa Cruz de Goiás, Urutaí e Orizona. (Jornal do Sudeste). 

Irmão Davi participará do Forum Social Mundial no Senegal

Imagem: Blog do Célio Silva.
O Irmão Davi Nardi, diretor do Aprendizado Marista Padre Lancísio de Silvânia, embarca no dia 4 de fevereiro para o Senegal, África. Ele foi um dos 30 brasileiros selecionados pelo governo federal para representar o Brasil no Fórum Social Mundial 2011, que acontece naquele país.
A delegação brasileira é formada por pessoas escolhidas pelo governo federal e que se destacam por sua atuação na assistência social. Para chegar aos 30 escolhidos foi feita uma rigorosa seleção. Entre eles está Irmão Davi. (Célio Silva).

Servidores entram em greve por tempo indeterminado

A briga pessoal entre o ex-governador Alcides Rodrigues (PP) e o atual Marconi Perillo (PSDB) ainda está rendendo. A água no chope de Marconi nesse início de mandato foi uma herança pouco amistosa deixada por Alcides: o não pagamento da folha dos servidores estaduais no mês de dezembro.
Por isso mesmo, os servidores públicos do Estado de Goiás decidiram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (17), paralisar totalmente as atividades de todas as categorias. A greve será mantida até que o pagamento dos salários do mês de dezembro seja efetuado.
A presidente do Sindicato estadual dos Trabalhadores da Saúde (SindiSaúde), Maria de Fátima, disse que a reunião contou com representação de todas as áreas que ainda não tiveram a situação regularizada. Segundo ela, a decisão foi unânime. "Foi uma assembleia boa, produtiva, e com grande participação de todas as categorias do Estado", comentou Maria.
"Nós vamos estar entrando de greve, vamos paralisar nossas atividades, até que o pagamento do mês de dezembro esteja em nossas contas, ou seja, um tempo indeterminado, já que não tem posição do governo em quitar essa folha do mês de dezembro", afirmou. A presidente do SindiSaúde explicou que as atividades classificadas como essenciais deverão manter 30% dos funcionários trabalhando, como é previsto em lei. (Rádio 730).