sexta-feira, 24 de abril de 2009

Juventude e Segurança Pública IV

A Pastoral da Juventude Rural realizou nessa sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Orizona, o Seminário sobre Criminalização das Juventudes e Segurança Pública. Participaram das atividades jovens rurais e estudantes de escolas do meio urbano. Contou com a assessoria de Padre Geraldo (Comitê Goiano pelo fim da Violência Policial), José Reinaldo Arado (Coordenador da Diocese de Ipameri), Antônio Baiano (Vice-prefeito), Leonardo Augusto (jurista) e Katiússia (Assessora do deputado Mauro Rubem).
Foi um momento de discussões riquíssimas, pena que a população orizonense não se tocou para a importância do momento de debate.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Juventudes Rurais - O Livro

O Instituto Souza Cruz lançou no dia 18 de setembro de 2007 "Juventudes rurais: cultura e desenvolvimento", livro de fotos de Maurício Barros de Castro. O evento de lançamento foi realizado durante a II Jornada Nacional do Jovem Rural, em Luziânia (GO), e contou com a presença dos dois autores e de alguns representantes do nosso município.
O livro de 184 páginas tem uma matéria a respeito da experiência da Escola Família Agrícola de Orizona, a partir do depoimento dos estudantes. O texto sobre a EFAORI abrange da página 102 até a página 117.
Maurício descreveu no próprio livro a sua primeira visita a Orizona, que ocorreu no final de 2006, e um detalhe lhe chamou a atenção: "localizada no Cerrado, a 138 Km de Goiânia, Orizona possui pouco mais de 13 mil habitantes. Diante da hospitalidade e do sotaque dos moradores, é possível imaginar que se trata de um município mineiro. O que não chega a ser um equívoco completo. O povoamento do lugar se deu a partir de agricultores que chegaram de Minas Gerais, entre os anos de 1840 e 1850, quando foi fundado".
O fato é que é impossivel fugir de nossas origens. Dessas mesmas origens herdamos algo sublime: o carisma e o espírito hospitaleiro. Quanto ao livro, este não está disponível para a comercialização, mas exemplares podem ser encontrados na biblioteca da EFAORI ou por acaso em sebos.


André Luiz fora da Final

No sorteio da FGF - Federação Goiana de Futebol para a arbitragem no primeiro jogo da final do Campeonato Goiano, entre Goiás e Atlético Goianiense, que ocorrerá domingo, dia 26, no estádio Serra Dourada, o árbitro orizonense André Luiz Castro ficou fora da escalação. O nome de André (que disputa o título de melhor árbitro do campeonato) concorreu com o de Leandro Pedro Vuaden, do Rio Grande do Sul. O gaúcho saiu melhor no sorteio que aconteceu hoje de manhã na FGF. A escalação para o jogo ficou assim:
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistente 1: Fabrício Vilarinho (GO)
Assistente 2: Cristhian Passos (GO)
4º Árbitro: Eduardo Tomaz
Assistente Substituto: Valdir dos Anjos

No mais, é lamentar a desvalorização dos nossos profissionais. Quem sabe no segundo jogo, né?

Finais do Campeonato Municipal

A Secretaria Municipal de Esportes promoveu neste ano, sem sombra de dúvidas, o MELHOR Campeonato Municipal de Futebol de todos os tempos. A final da série A foi no último domingo (dia 19), quando o Guarani enfrentou o São Paulo JL. No tempo normal, o jogo ficou empatado por 1 a 1 e nos pênaltes, o Guarani venceu por 4 a 2, sagrando-se campeão de 2.009. Um dos destaques dessa partida foi a participação do trio da Federação Goiana de Futebol formado por André Luiz Castro (filho do Secretário de Finanças Luiz Antônio), Fabrício Vilarinho e José Carlos Dias (foto acima).
A final da série B acontecerá no próximo sábado, dia 25, também no Estádio Municipal Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, entre Corumbajuba e Buriti Grande B, a partir das 15h30min. Ainda no sábado acontecerá a festa de premiação dos melhores da competição a partir das 19 horas na Quadra Paroquial. No domingo (26) será a vez da realização das partidas comemorativas com a participação das seleções do campeonato.

Prorrogação do Edital da AGEPEL

A presidenta da Agência Goiana de Cultura (Agepel), Linda Monteiro, baixou portaria que prorroga até 30 de abril, às 17 horas, o período de inscrições de projetos ao Programa Cultura Viva/ Pontos de Cultura. Os projetos apresentados deverão destinar-se ao interior do Estado e atender aos territórios de identidade fixados no edital de seleção.
O Programa, em âmbito estadual, é uma parceria do Governo de Goiás com o Ministério da Cultura (MinC). Seu objetivo é fazer o mapeamento das manifestações populares e culturais dos diversos municípios do interior Estado.
Para isso, haverá a seleção de 40 pontos de cultura, a partir de rigoroso processo. Os pontos selecionados receberão incentivos de R$ 180 mil cada um, durante três anos ou três parcelas de R$ 60 mil.
A Associação dos Artesãos de Orizona enviou o projeto ORIZONA ENCENARTE no dia 16 de abril e está concorrendo ao edital. O resultado final da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado e no site da Agepel.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Juventudes e Segurança Pública III

Para o Seminário Criminalização da Juventude e Segurança Pública, promovido pela Pastoral da Juventude Rural e que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Orizona, estão confirmadas as presenças do vice-prefeito Antônio Baiano, do advogado Leonardo Augusto e José Reinaldo, coordenador diocesano da Diocese de Ipameri. Outro que deverá estar presente ou que enviará representação é o deputado estadual Mauro Rubem (PT), atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. O deputado federal Pedro Wilson (PT) também confirmou que sua assessoria comparecerá ao evento. Alguns vereadores como o presidente da Câmara João Lucas, Joãozinho Albino e Ronaldo Costa (ambos do PMDB) também deverão participar das atividades.
O seminário se inicia às 8 horas e segue até o meio-dia, com exposições e debates.

Vacina contra a Gripe

O Governo Municipal de Orizona, através da Secretaria de Saúde, comunica que estará realizando no dia 25 de abril (sábado), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para idosos acima de 60 anos. Estará disponível ainda nesta ocasião, a vacina contra a Febre Amarela e a Dupla Adulto (contra Difteria e Tétano).
A vacinação será feita nos seguintes locais:

- Centro de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima;
- Centro de Saúde do Bairro Santa Luzia;
- Praça do Lazer;
- Posto de Saúde do Bairro Santa Maria.

Todos deverão levar consigo o Cartão de Vacinação.

Vacine já e se proteja!!

Grupo da Melhor Idade da Firmeza

O Grupo da Melhor Idade da região de Firmeza está desenvolvendo desde o ano de 2.008, um trabalho muito significativo na comunidade. Um dos exemplos de atividades desenvolvidas pelo grupo é o bailão, que acontece mensalmente e é sucesso garantido. Para poder avançar, foi realizada recentemente uma festa para arrecadar fundos para a compra de equipamentos de som e instrumentos musicais, porém os recursos captados foram insuficientes para o investimente.
Com o objetivo de complementar o que falta em recursos, o grupo promoverá no próximo sábado, dia 25, um bailão com a dupla Pedro Paulo e Miliquinho no Centro Comunitário de Firmeza. As atividades da noite iniciarão a partir das 21 horas, com ingressos a preços populares.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Helder Valin em Orizona

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, Helder Valin (PSDB) esteve no início desta manhã (21 de abril) em audiência com o prefeito Felipe Dias (PMDB), com secretários municipais e vereadores da base aliada na Sede do Governo Municipal de Orizona.
Em um clima muito amistoso e descontraído, o diálogo fluiu com muita naturalidade e o que ficou da reunião foi a espectativa de apoio do deputado para a consolidação de parcerias e uma maior proximidade entre o Município e o Estado. Helder está visitando os municípios da região Estrada de Ferro e conhecendo as suas demandas. Demonstrou ser muito aberto às discussões. Felipe fez um balanço muito positivo da reunião.

Mutirão nos Montes Claros

A prefeitura de Orizona realizará na próxima quinta-feira, dia 23, um mutirão de limpeza no povoado de Montes Claros. Para o mutirão, grande parte do efetivo do Município (pessoal, maquinários e equipamentos) será dislocado para a região. Além da limpeza das ruas e lotes, será feito a construção dos banheiros públicos, do muro ao redor da escola municipal e reparos em outras benfeitorias. Todas essas ações haviam sido prometidas pelo prefeito Felipe Dias em uma reunião na comunidade no último dia 13.