quinta-feira, 13 de abril de 2023

Órgãos e a sociedade orizonense se mobiliza contra ameaças deliberadas às escolas

O prefeito de Orizona Felipe Dias realizou reunião nesta quarta-feira (12) para tratar do reforço da segurança nas escolas municipais. Algumas medidas preventivas e ostensivas já estão sendo tomadas diante dos diversos acontecimentos ocorridos em outras escolas do nosso país. A Polícia Militar, representada pelo Comandante major Olégario, pode expor todo o seu trabalho ininterrupto e incansável em prol da comunidade. O Corpo de Bombeiros também se fez presente, na pessoa do Tenente Erick. Estiveram presentes na reunião várias autoridades, incluindo o Juiz de direito Jonathas Celino Paiola e o promotor de justiça Leonardo Maciel Moreira, além de vereadores, integrantes da secretaria e do conselho municipal de Educação.
Neste início de semana, foram disparadas mensagens via redes sociais fazendo ameaças a escolas e a estudantes. Foram principalmente aquelas vindas pelo Whatsapp (mensagem de áudio) e também de texto propagadas pelas diversas redes. Na noite de segunda-feira, por exemplo, chegaram mensagens de ameaças para estudantes de uma escola de Orizona. Contudo, o áudio vinha de uma pessoa desconhecida e com sotaque supostamente carioca. Essas mensagens estão sendo propagadas em massa, para todo o Brasil. O que é importante ressaltar é que mesmo que a maioria das mensagens sejam falsas, é preciso usar do benefício da dúvida e fazer as denúncias nas polícias, no Ministério Público, na direção das escolas e secretaria da Educação.
A polícia militar disse que está fazendo o policiamento preventivo e ostensivo na porta das escolas através das rondas policiais, mas muitas famílias dizem que isso não está acontecendo como deveria, pois pais e mães estão permanecendo nas portas das escolas sem perceber a presença policial.

DICAS DA POLÍCIA MILITAR:
A Polícia Militar de Goiás divulgou dicas de segurança nas escolas. "A participação dos pais na educação dos filhos é essencial para o bom desenvolvimento da criança e do adolescente. Casa e escola são espaços que se complementam, transformando a vida do indivíduo ao longo do período de aprendizagem". A comunicação pede que as famílias busque estipular algumas regras em relação ao uso de equipamentos eletrônicos por parte das crianças e adolescentes. "O mundo está cada vez mais conectado, mas nem toda informação é benéfica e positiva. Por isso, é necessário cuidado em relação ao conteúdo acessado pelas crianças e adolescentes: verifique como seu filho está lidando e usufruindo da tecnologia".

ORAÇÃO NAS ESCOLAS:
Nesta terça-feira (11) integrantes da Igreja de Cristo da cidade de Orizona fizeram orações na porta de escolas do município, no propósito de buscar proteção espiritual perante as ameaças contra estudantes e profissionais da educação nos últimos dias.