sábado, 25 de setembro de 2010

Quando aqueles não vestem a toga branca da verdade

Segundo a etimologia (parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem) a palavra candidato vem do latim candidatus e significa "aquele que se veste de branco", uma referência a Roma Antiga, quando o candidato a um cargo no Forum Romanum, tinha que usar uma toga branca, devido a crença de que o branco era a cor da pureza e da probidade. Para pleitear o cargo político, o mesmo deveria ter uma conduta irretocável no meio da sociedade.
E em nosso país, que tem um sistema de governo inspirado naquele da Roma Antiga, a coisa deveria funcionar assim também, mas parece que desse modelo importamos somente a parte teórica. Vejam vocês por exemplo a conduta de candidatos e apoiadores nessa reta final rumo às eleições. Como papel e carro de som aceita tudo, tem candidato que diz ter feito isso, aquilo e muito mais.
Mesmo sendo uma pessoa partidária, não concordo com essa conduta de pessoas que colhem o que não plantoaram, independente de sigla, o que me motiva a esclarecer sobre algumas coisas ditas em Orizona e que precisam vir à tona:
1. Até o momento, apenas uma emenda de deputado estadual foi viabilizada durante a administração do prefeito Felipe Dias. É da deputada Adriete Elias, que permitiu a aquisição de uma ambulância para o município.
2. No dia da inauguração da iluminação do estádio municipal o deputado Samuel Belchior prometeu liberar 50 mil para a arena, mas até agora o recurso não foi viabilizado. A obra foi paga pela Câmara Municipal, que devolveu dinheiro para a Prefeitura executar o benefício. Mérito dos vereadores, principalmente do presidente Ronaldo Costa.
3. O Centro de Saúde de Buritizinho não vem de emenda de Leandro Vilela. O benefício foi conquistado pela equipe da Secretaria de Saúde que enviou projeto ao Ministério da Saúde e viabilizou a obra de 200 mil reais. Projeto para mais quatro unidades foram enviados.
4. A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria de Administração, com aval do Conselho Municipal de Assistência Social, enviou dois projetos à Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, culminando com a doação de alimentos que foram repassados a entidades e famílias carentes do município. Portanto, nenhum deputado doou alimentos para alguém nesses dois anos, pelo menos de forma lícita.
5. Não é só o deputado federal Leandro Vilela que vai liberar emenda para uma patrola. O deputado Pedro Chaves também autorizou emenda semelhante para o município.
Mesmo tendo respeito pelo trabalho daqueles que muito tem contribuido com Orizona, não podemos permitir que o povo seja ludibriado com meias verdades. No mais, reflitam bastante e votem conscientes em 3 de outubro.

Sem credibilidade, Ecope registra pesquisas aos montes

Vocês devem estar acostumados a ver as pesquisas ECOPE DO BRASIL, aquelas publicadas quase que diariamente no Diário da Manhã com panoramas de determinadas cidades em que o candidato tucano Marconi Perillo (que tem total controle sobre boa parte dos veículos de comunicação em Goiás) aparece sempre à frente com larga vantagem sobre os adversários.
O jornalista Altair Tavares da Rádio 730 questionou em seu blog a forma que essas pesquisas são realizadas e registradas no TRE-GO, sempre aos montes e sem muito critério. Veja um trecho de sua análise:

"Lista de cidades com pesquisas registradas no TRE, entre 13 e 15, pela ECOPE e anunciadas pelo candidato Marconi de que já teria 25 das 40 pesquisas da campanha, conforme reunião na terça passada, com prefeitos.
Um dado curioso é que a pesquisa tem um período de coleta único iniciado em 08 de setembro e registro dela só pelo dia 13 a 15 de setembro.
A maior parte tem margem de erro de 6 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, a distância entre o mínimo e o máximo da margem de erro pode ser de até 12 pontos percentuais. Ex. se um candidato tem 30%, pode estar entre 24% e 36%. Ou seja, é uma margem bem larga.
Os dados são uma síntese do que está no sistema de registro de pesquisas do TRE-GO. Primeiro, as pesquisas são registradas para depois serem divulgadas".

VEJA A RELAÇÃO DE PESQUISAS REGISTRADA CLICANDO AQUI.

Refletindo sobre esse caso, a estratégia parece clara: um fiel escudeiro cria um órgão de pesquisa de última hora (ou compra um), manipula dados, documentos e informações para que seja registrada, compra a primeira página de jornais de grande circulação e publica em letras garrafais. Assim, com bombardeio de informações manipuladas, boa parte dos eleitores que não querem "perder" o voto e preferem seguir a onda, aderem a essa pseudorrealidade ou não. Então, somente as urnas dirão. Pela sua conduta, parece que Marconi não vê outra alternativa a não ser vencer em primeiro turno. Vai saber!

Quanto se paga pela militância política em Orizona

Faltam 8 dias para o primeiro turno das eleições em 3 de outubro. Nessa reta final de campanha aqueles candidatos que tem maior poder aquisitivo e pouca consciência despejam dinheiro em cidades de sua representatividade. Como tudo que vai volta, ao comprar um voto ou uma liderança, o candidato está assinando um termo que ao ser eleito pegará de alguma forma o dinheiro de volta.
Se a candidatura, por outro lado é financiada por empresários, por exemplo, aquele político será um verdadeiro representante que defenderá os interesses do segmento econômico, político ou da empresa que o financiaram.
Ouvindo algumas “fofocas” de porta de buteco dá para estimar o que um cidadão ou líder local pode ganhar financeiramente em um município como Orizona para apoiar um candidato a deputado estadual por esse período de quase três meses de campanha (é claro que muitos trabalham legalmente com prestação de contas e tudo mais no final do mês). Os valores da tabela (que podem ser estimados e muitas vezes não podemos comprovar) incitam a nossa reflexão do quanto é importante ficar atento ao que acontece nos bastidores de uma campanha eleitoral:
- Para garantir uma liderança de grande representatividade: 10 a 30 mil reais.
- Para garantir um coordenador de campanha ou liderança menos expressiva: 2 a 10 mil reais.
- Para contratar um funcionário para comitê, cabo eleitoral e porta bandeira: de 500 a 2 mil reais.
- Para contratar um veículo para a propaganda volante: de 1 a 5 mil reais.
- Para colocar um adesivo pequeno no carro: 50 a 100 reais.
- Para colocar um adesivo grande no carro: 100 a 300 reais.
- Para colocar um adesivo traseiro (seetru) no carro: aproximadamente 500 reais.
E lembre-se que nem todos os candidatos e partidos tem essa postura pouco ética. Ao ver alguma irregularidade em uma campanha eleitoral, todo eleitor tem o dever de denunciar (mesmo anonimamente) junto ao Ministério Público e/ou à Justiça Eleitoral. Fiquem atentos.

Eles querem ser protagonistas (oportunistas) do acaso

Como morador do município de Orizona*, nunca tive tantos conterrâneos como agora. São tantos novos cidadãos reivindicando o 'título honorífico' de orizonense que chego a ficar comovido (ironia à parte).
São pessoas sempre sorridentes, bem apessoados, amáveis e muito carismáticos. Saúdam-nos com afinco, nos abraçam, apertam a nossa mão, dizem que tem um amor profundo pela nossa gente e por nossa cidade. Depois, humildemente, dizem ser candidatos a alguma coisa e pedem nosso voto.
Tem, por exemplo, aquele fulano que diz ter nascido aqui, ter morado sempre por essas bandas, mas nem os seus supostos vizinhos têm lembranças de quando foi isso. Tem aquela senhora que afirma ser natural dessas terras, mas toda a sua vida política foi em outro domicílio. Lembro-me também daquele sicrano que diz que sua avó é daqui, sempre está presente em nossa cidade, mas enquanto deputado fez muito, muito pouco por Orizona.
Tem também o tal beltrano que tem parentes no município e por isso se acha no direito de também ser daqui. Esse até já conseguiu o tal título de cidadania, assim como o anterior, mas a única coisa que fazem de fato é cooptar algumas lideranças e alguns outros oportunistas em troca de favores pessoais e aconteça o que acontecer em 03 de outubro, no dia seguinte não tem nenhuma satisfação a dar, afinal já não devem pelos votos que obtiveram.
E esses citados e mais alguns outros que aparecem no apagar das luzes garantem que tem mais credibilidade que aquele outro que realmente mora na cidade, sempre teve (e ainda tem) vida social e política aqui e sempre lutou pelo nosso povo (digo isso em nome de minha consciência e coerência). Nesse sentido, faço um desafio a quem é de Orizona ou da Estrada de Ferro e está lendo este texto. Nessas eleições use o seu direito ao voto e tenha uma postura estratégica e coerente. Leve em conta o chão que pisa e tome cuidado com o assoprar da brisa que entra sorrateiramente pela manhã e vai embora ao final da tarde.
Vote em um candidato que realmente tenha domicílio na região, que sempre está aqui no meio do povo e que tenha uma vida pública irretocável e comprovadamente honesta. Dessa forma você não 'perderá' seu voto em 03 de outubro e não terá nenhum peso de consciência quando deitar e por a cabeça no travesseiro.

(* Esse humilde blogueiro se impressiona como podem as eleições tornarem esse vil instrumento de promoção pessoal e conquista de status e favores).

Pires do Rio faz grande carreata e comício para Iris Rezende

O candidato Íris Rezende chegou a Pires do Rio por volta de 15 horas neste sábado, dia 25 de setembro,e pode comprovar a demonstração de força da sua campanha ao governo de Goiás nesta reta final da disputa pelo governo do Estado. O candidato da coligação Goiás Rumo ao Futuro foi recepcionado pelos eleitores e lideranças locais da coligação na entrada de Pires do Rio e de lá, Iris, o vice-prefeito Júlio Auto Peças e aliados saíram em carreata pelas principais ruas da cidade.
A grande carreata foi recebida com entusiasmo pela população, que foi às ruas e avenidas para saudar o candidato Íris Rezende. Um grande número de veículos participou de uma das maiores carreatas da campanha peemedebista.Depois, está sendo realizado um comício no centro da cidade, a nove dias das eleições, sintonizando o clima de virada que toma conta da campanha de Iris. O candidato Iris Rezende agradeceu o enorme carinho com que foi recebido na cidade e convocou o povo a trabalhar rumo à vitória. Uma comitiva de Orizona acompanhou o evento e recepcionou o candidato do PMDB em Pires do Rio.
Em Ipameri, motos, tratores e uma quantidade de carros a perder de vista promoveram uma das maiores carreatas que Iris participou nessa campanha. Por onde passa, o governadoriável é recebido com entusiasmo, festa, respeito e confiança pela população, o que confirma o forte anseio por uma virada nestas eleições.
Iris começou o dia em Bela Vista de Goiás, passou por Cristianópolis, Santa Cruz, Palmelo, Pires do Rio, Urutai e terminou o dia com uma mega-carreata em Ipameri. Além das sete cidades, o candidato do PMDB foi a Santo Antônio da Esperança, distrito de Santa Cruz.
(Comitê Central/Jornal do Sudeste).

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pesquisa Ibope confirma tendência de 2º turno em Goiás

Foi divulgada nesta sexta-feira (24) a terceira rodada da pesquisa IBOPE, com intenções de voto para o governo de Goiás e Senado, contratada pela TV Anhanguera. Assim como a rodada anterior, o levantamento indica a tendência de segundo turno em Goiás, pois a soma dos demais candidatos ultrapassa o percentual do primeiro colocado.
O candidato do PSDB, Marconi Perillo lidera com 43%, das intenções de voto. Iris Rezende, do PMDB, foi lembrado por 33% dos eleitores e Vanderlan Cardoso (PR) apareceu com 12%. A candidata do PCB, Marta Jane e Washington Fraga (PSOL) não pontuaram. Os indecisos somam 7% e 4%votariam branco ou nulo.
O candidato peessedebista apresentou oscilação de um ponto para cima, em relação ao último levantamento, quando tinha 42%. Iris manteve o mesmo índice da rodada anterior e Vanderlan Cardoso subiu de 10%, na última rodada, para 12% na atual. (Rádio 730).

Prefeito de Pires do Rio é réu em oito processos

O prefeito Luis Eduardo Pitaluga da Cunha, Gude, é réu em processos de improbidade administrativa que tramitam na Comarca de Pires do Rio. O Ministério Público em Pires do Rio ajuizou oito ações cíveis contra atos praticados pelo prefeito em apenas 21 meses de sua gestão a frente do Executivo. Do total de ações, uma visa o ressarcimento de valores pagos a empresa de Coleta de Lixo, Evolu Servic, de mais de R$ 2,3 milhões. Na ação, o promotor de Justiça Paulo César Torres apontou uma série de irregularidades no processo de contratação da empresa, incluindo burla ao princípio da ecomomicidade, em razão da alta onerosidade do serviço.
A Ação Cível Pública referente a este processo da coleta de lixo refere-se à anulação do contrato de Limpeza Urbana, (Coleta de Lixo pela Evolu Servic) e a retomada do serviço pelo município, em razão do descumprimento de preceitos legais na contratação dos serviços terceirizados.
O Juiz da Comarca de Pires do Rio, Hélio Antonio Crisóstomo de Castro, concedeu a liminar suspendendo os efeitos do contrato, mas a mesma foi questionada no Tribunal de Justiça. Em outra ação, o Juiz acatou o pedido do Ministério Público e determinou o bloqueio dos bens do prefeito,Luiz Eduardo Pitaluga da Cunha,conhecido como Gude. O chefe do Executivo responde por suposta irregularidades em razão de atos de improbidade em sua administração do município, como o fato do município ter doado um terreno à empresa da primeira dama e a utilização de serviços e materiais públicos na reforma do prédio de sua confecção.

Prefeito Felipe caminha com Antônio Baiano em Orizona

O vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano, candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores caminhou pelas ruas da cidade nesta sexta-feira, 24 de setembro, acompanhado pelo prefeito Felipe Dias (PMDB) e por apoiadores como os secretários de Controle Interno e Ação Urbana, Benedito Gonçalves e Rui de Castro respectivamente. Também participaram da caminhada a presidente do PMDB Mulher Maria da Telemensagem e o vice-presidente do PMDB Silvio Fernandes, além de diversos correligionários.
Baiano caminhou pelo centro comercial e cumprimentou e dialogou com eleitores. O candidato em seguida dirigiu-se a Silvânia, onde participou de reunião com lideranças locais. Também caminhou pelas ruas do povoado de Ponte Funda, em Vianópolis.

Quando aqueles não vestem a toga branca da verdade

Segundo a etimologia (parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem) a palavra candidato vem do latim candidatus e significa "aquele que se veste de branco", uma referência a Roma Antiga, quando o candidato a um cargo no Forum Romanum, tinha que usar uma toga branca, devido a crença de que o branco era a cor da pureza e da probidade. Para pleitear o cargo político, o mesmo deveria ter uma conduta irretocável no meio da sociedade.
E em nosso país, que tem um sistema de governo inspirado naquele da Roma Antiga, a coisa deveria funcionar assim também, mas parece que desse modelo importamos somente a parte teórica. Vejam vocês por exemplo a conduta de candidatos e apoiadores nessa reta final rumo às eleições. Como papel e carro de som aceita tudo, tem candidato que diz ter feito isso, aquilo e muito mais.
Mesmo sendo uma pessoa partidária, não concordo com essa conduta de pessoas que colhem o que não plantoaram, independente de sigla, o que me motiva a esclarecer sobre algumas coisas ditas em Orizona e que precisam vir à tona:
1. Até o momento, apenas uma emenda de deputado estadual foi viabilizada durante a administração do prefeito Felipe Dias. É da deputada Adriete Elias, que permitiu a aquisição de uma ambulância para o município.
2. No dia da inauguração da iluminação do estádio municipal o deputado Samuel Belchior prometeu liberar 50 mil para a arena, mas até agora o recurso não foi viabilizado. A obra foi paga pela Câmara Municipal, que devolveu dinheiro para a Prefeitura executar o benefício. Mérito dos vereadores, principalmente do presidente Ronaldo Costa.
3. O Centro de Saúde de Buritizinho não vem de emenda de Leandro Vilela. O benefício foi conquistado pela equipe da Secretaria de Saúde que enviou projeto ao Ministério da Saúde e viabilizou a obra de 200 mil reais. Projeto para mais quatro unidades foram enviados.
4. A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria de Administração, com aval do Conselho Municipal de Assistência Social, enviou dois projetos à Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, culminando com a doação de alimentos que foram repassados a entidades e famílias carentes do município. Portanto, nenhum deputado doou alimentos para alguém nesses dois anos, pelo menos de forma lícita.
5. Não é só o deputado federal Leandro Vilela que vai liberar emenda para uma patrola. O deputado Pedro Chaves também autorizou emenda semelhante para o município.
Mesmo tendo respeito pelo trabalho daqueles que muito tem contribuido com Orizona, não podemos permitir que o povo seja ludibriado com meias verdades. No mais, reflitam bastante e votem conscientes em 3 de outubro.

Pedro Chaves realiza carreata e reunião política em Orizona

O prefeito Felipe Dias, os vereadores João Lucas, Joãozinho Albino e Franquilino, os secretários Ditinho, Rui de Castro, Luiz Antônio, Hélio do Quimba, Paulo Acácio e Ana Lúcia e grande base de apoiadores do PMDB receberam na noite desta quinta-feira (23) o deputado federal Pedro Chaves (PMDB) para uma grande carreata e reunião política.
A carreata iniciou por volta das 19:30 horas e caminhou pelas ruas do centro da cidade. Cerca de 50 veículos seguiram juntos com Pedro Chaves e Felipe Dias. Após a carreata aconteceu uma grande reunião política no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona. O evento foi reforçado também por lideranças do Partido dos Trabalhadores e da base de apoio da candidatura de Antônio Baiano.
Na sua fala, a presidente do PMDB Mulher Maria da Telemensagem ressaltou a força de Iris Rezende e a seriedade do deputado Pedro Chaves, uma liderança imaculável. A coordenadora local da campanha de Antônio Baiano, Eva Pinheiro, comentou o crescimento da candidatura do peemedebista ao governo de Goiás e a necessidade da sua base estar fortalecida nessa reta final. Baiano não participou da reunião porque estava em outra atividade em Bonfinópolis.
O prefeito Felipe abriu a sua exposição falando da lisura e a ética de Chaves. É um homem simples, trabalhador, acessível e que honra compromissos. Enquanto presidente do CRISA no governo Iris, secretário de Transportes no governo Maguito, deputado estadual e federal, trouxe as principais obras do governo para Orizona. São mais de 5 milhões em obras no município. Pedro Chaves fez a fala ressaltando a importância de votar em Dilma presidente e Iris governador. Se eleito, vai honrar compromissos como a construção do asfalto do Montes Claros. O deputado já liberou emenda de um trator, pavimentação do povoado de Corumbajuba, uma patrola e uma praça no distrito de Ubatan apenas no mandato do prefeito Felipe.
Para constar a força do candidato, segundo pesquisas internas de sondagem do PMDB de Orizona, Pedro Chaves será o federal mais votado em 3 de outubro no município. Para estadual, Antônio Baiano deverá ter a maior votação que um candidato à Assembleia Legislativa já teve na região.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Buritizinho receberá Campo Saúde dia 9 de outubro

Com objetivo de desenvolver ações básicas na área de saúde, para o atendimento ao trabalhador rural, produtor rural e a família rural, visando a melhoria de sua qualidade de vida, a Faeg - Federação da Agricultura do Estado de Goiás realizará no povoado de Buritizinho, em Orizona, dia 9 de outubro, etapa do programa Campo Saúde. A atividade contará com a parceria da Federação com o Sindicato Rural de Orizona e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.
O Campo Saúde faz o atendimento de forma preventiva à família rural nas diversas especialidades médicas, bem como a expedição de documentos, lazer e cultura, promovendo a cidadania e melhoria na qualidade de vida do cidadão rural. Durante o dia haverá atendimento de profissionais de diversas especialidades como pediatria, clínica geral, oftalmologia, ginecologia, dermatologia e odontologia. Haverá ainda a expedição de documentos (CPF, Carteira de Trabalho),teste de Glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, entretenimento para as crianças e atividades culturais.
Foram realizados em 2008, eventos nos municípios de Goiandira, Jaraguá, Uruaçu e Itaguaru com mais de 3.000 atendimentos. Em 2009 foram 21 municípios com mais de 31 mil atendimento. O Sistema Faeg/Senar tem como meta realizar até o final do ano de 2010, vinte eventos do Programa Campo Saúde em todas as regiões do Estado com aproximadamente 35 mil atendimentos.

3ª Mostra Orizona Encenarte será amanhã na Praça do Lazer

A Associação dos Artesãos de Orizona, em parceria com o Ponto de Cultura Orizona Encenarte, realiza amanhã a 3ª edição da Mostra Orizona Encenarte. O evento começa às 9h30 na Praça do Lazer da cidade. O objetivo da mostra é divulgar trabalhos de artistas locais. Peças de artesanato, CDs, DVDs, orquídeas, livros e comidas típicas estarão a venda durante todo o dia. Uma das promessas é o pão de mel tradicional da região. Os organizadores esperam receber pessoas de todo o município e da zona rural.
O Ponto de Cultura Orizona Encenarte tem como objetivo valorizar as expressões culturais e o artesanato no município, através de diversas atividades programadas que buscam dar visibilidade ao trabalho dos diversos produtores culturais de nossa cultura popular.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cartório orienta eleitores sobre como votar no 1º Turno

O Cartório da 23ª Zona Eleitoral de Orizona está disponibilizando desde o início de setembro até a véspera do 1º turno das eleições urnas eletrônicas com dinamizadores para orientar o eleitorado orizonense de como votar em 3 de outubro.
As urnas estão sendo disponibilizadas na cidade e no meio rural, percorrendo escolas e comunidades. O trabalho iniciou dia 8 de setembro na Feira da Agricultura Familiar. Ontem (21) esteve no Colégio Municipal Dorvalino Fernandes de Castro, no povoado de Firmeza. Desde ontem até o dia 30 de setembro será disponibizada diariamente na Praça do Lazer, no período das 12 às 18 horas. As urnas passarão ainda pelas localidades de Taquaral e Corumbajuba (22), Montes Claros (23), Buritizinho (24), Ubatan (27) e Cachoeira (28).
No 1º turno o eleitor votará em seis candidatos, pela ordem, deputado estadual, deputado federal, 1º senador, 2º senador, governador e presidente. Para votar, além de estar munido do título de eleitor, o cidadão deverá ter em mãos também um documento de identificação com foto como carteira de identidade ou CNH.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

EFAORI realiza Dia de Campo na Fazenda Santa Rita

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona realizará no dia 28 de setembro (terça-feira) mais uma edição do Dia de EFA na Comunidade. Será na Fazenda Santa Rita, propriedade do Senhor Carlos Alberto Pereira, no município de Vianópolis-GO, a partir das 9 horas conforme programação abaixo:
09:00h – Acolhida e Café com Prosa.
09:30h – Considerações da EFAORI/Centro Social.
09:45h – Considerações da CLASSIVET VETERINÁRIA e demais parceiros.
10:15h – Depoimento de Egressos da EFAORI.
10:30h – Palestra: Assistência Técnica e Extensão Rural.
Médico Veterinário Marcelo Fernandes Rezende.
11:15h – Palestra: Coleta e Processamento de Dados da Atividade Leiteira com Médico Veterinário Paulo Sérgio Caixeta Moreira
12:00h – Almoço com Prosa e Viola.
13:00h – Palestra: Manejo de Pastagem Irrigada com a Engenheira Agrônoma Lígia Alves de Paiva e a Tecnóloga em Irrigação e Drenagem Flávia Aparecida de Sousa.
14:00h – Caminhada pelos Setores da Propriedade, com comentários do proprietário, Senhor Carlos Alberto Pereira e Responsáveis Técnicos da propriedade.
15:00h – Avaliação do Dia de EFA e Considerações Finais.
15:30h – Encerramento com lanche e prosa.

Saiba mais clicando aqui.

Procon-Goiás fiscaliza 72 estabelecimentos na região

A equipe de fiscalização do Procon Goiás visitou do dia 13 até ontem (20) 55 supermercados nos municípios de Goianésia, Barro Alto e Vila Propício. Durante a ação foram lavrados 28 relatórios de visitas, 18 autos de infrações e dez constatações. Nos estabelecimentos autuados foram encontrados produtos com várias irregularidades e ausência de informações, como data de fabricação/validade, rotulagem; prazo de validade expirado, produtos amassados e adulterados.
Nesse período equipe de fiscalização que atua em postos de combustíveis esteve nos municípios de Pires do Rio, Orizona, Ipamerí e Urutaí. No total foram fiscalizados 17 postos de gasolina, todos em situação regular quanto às normas consumeristas. A ação é realizada toda semana tendo como objetivo coibir a venda de produtos adulterados, ausência de preços nos locais, informação dos produtos comercializados e litragem. (Agecom).

Prazo para reimpressão do título eleitoral termina dia 23

Termina na próxima quinta-feira (23) o prazo para providenciar a reimpressão do título de eleitor. Ao contrário do que ocorria nas eleições anteriores - quando era possível votar apenas com um documento de identidade - desta vez a votação só será permitida para quem apresentar o título e um documento com foto. É o que está orientando à população o juiz da 23ª Zona Eleitoral Ricardo Guimarães e Sousa, que abrange o município de Orizona.
Para solicitar a segunda via do título, o eleitor só precisa se dirigir ao cartório eleitoral onde esteja inscrito levando comprovante de residência, cédula de identidade, certidão de nascimento ou casamento, além de comprovante de votação ou justificativas que possuir. Em todo o Estado de Goiás existem 130 zonas eleitorais e os respectivos cartórios ficam abertos até as 18 horas.
A exigência da apresentação dos dois documentos para votar foi introduzida na Lei Eleitoral por meio da Lei 12.034/09. O artigo 91-A é claro quando diz que o eleitor deverá exibir seu título eleitoral e apresentar documento oficial com foto que comprove sua identidade no dia 3 de outubro.
São considerados documentos de identificação o RG ou identidades funcionais, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação com foto. "Não será admitida a certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação", determina o 3.º parágrafo do artigo 91-A. (AE).

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Deic apresenta estelionatário que deu golpes em Orizona

O Delegado Abézio Leite, da Deic- Delegacia Estadual de Investigações Criminais, apresentou hoje (20) para imprensa, Adriano de Souza Vieira de 40 anos, natural de Itaberaí, acusado de estelionato. Ele comprava gado e propriedades rurais e para isso usava documentos falsos. Contra ele existiam 4 mandados de prisão. Segundo o Delego Abézio ele praticou os crimes em diversas cidades, entre elas Goiânia, Palmeiras, Orizona, Porangatu, Faina, Morrinhos, Fazenda Nova. Adriano foi preso na Chácara Caveirinha, no município de Goiânia na última quinta-feira. (Goiás Agora).

Vice-prefeito de Orizona em Carta Aberta à População

Na reta final da campanha das chapas majoritárias e proporcionais, a "coisa" parece finalmente esquentar e todos os candidatos fazem o que podem para conquistar mais um ou vários votos. As estratégias vão desde intensificar o trabalho nas ruas, aumentando o volume da campanha até algumas medidas questionáveis como a comercialização do seu voto. O vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano (PT) candidato a deputado estadual no sentido de aproximar mais do eleitor publicou em seu blog uma Carta Aberta à Comunidade falando das sua conduta e seus focos, disponível abaixo em sua íntegra:
"Queridos amigos, irmãos e irmãs de caminhada. Estamos na reta final de nossa campanha. Por sugestão de Dom Tomás Balduíno, decidimos focar nossa campanha na dimensão comunitária. Ser comunidade na Assembléia Legislativa é um desafio muito grande. Essa experiência passa pela vivência do cotidiano, a vida nas CEBs e nosmovimentos sociais ao longo de minha vida. Mas sobretudo, neste momento significa a comunidade assumir nossa campanha, tomar como sua essa tarefa de pedir voto, de argumentar sobre a importância de ligar fé e política na busca de cidadania. A cidadania tão negada a milhões de brasileiros e brasileiras que não tem garantidos os direitos fundamentais previstos na constituição federal: moradia, alimentação, acesso à educação de qualidade, assistência à saúde, lazer, entre outros... Precisamos defender e praticar o desenvolvimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental. O planeta é nossa casa, e devemos cuidar dele. Como cristão me sinto convocado ao serviço do bem comum, mas para isso preciso do apoio de todos os cristãos que compartilham da causa de defesa da vida, do direito à terra e ao trabalho. Vamos construir essa vitória, a hora é agora!"

Segundo Agências, Lula é candidato ao Nobel da Paz

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, segundo divulgado hoje (20) pelo Jornal Correio do Brasil, está entre os candidatos ao Prêmio Nobel da Paz. Diretor do Instituto Internacional para a Investigação da Paz, o norueguês Stein Tonnesson, teria confirmado a indicação de Lula, segundo agências de notícias internacionais. A divulgação dos premiados será em outubro. Em fevereiro, o jornal francês Le Monde já havia antecipado a indicação de Lula, mas o Instituto Nobel, por tradição não divulga a lista oficial dos candidatos. Na sexta-feira, o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, informou que há 165 personalidades e instituições propostas para o prêmio.
Stein Tonnesson afirmou ao Le Monde em fevereiro que a vitória de um político sul-americano que luta contra as desigualdades sociais é muito provável. Principalmente se esse político for o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tonnesson disse que Berge Furre, membro do Comitê Nobel da Paz, é um grande admirador do presidente brasileiro.
Outra importante fonte de informação, o cineasta norte-americano Oliver Stone, conhecido por dirigir filmes como Nascido em 4 de Julho e JFK, é também um admirador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que o líder brasileiro pode ganhar o prêmio Nobel da Paz pelo acordo assinado no último dia 17 entre Brasil, Turquia e Irã, que estabelece o enriquecimento de urânio iraniano fora do território do país. Os iranianos são suspeitos de tentar fazer a bomba atômica, algo que negam.
– O Lula tem uma grande liderança. Caso ele consiga êxito no resultado do acordo, certamente será indicado ao Prêmio Nobel da Paz – previu o cineasta, em sua última viagem ao Brasil, no primeiro semestre deste ano.
Outros brasileiros como Dom Helder Câmara e Dona Zilda Arns foram indicados ao prêmio, mas pela sua popularidade e reconhecimento internacional, ninguém ousaria a dizer que se proceder a informação, Lula não seja o favorito, afinal o operário é o presidentes dos records e o grande responsável por colocar o país num cenário de grande destaque internacional.

Orizona vence em casa e se classifica para as Oitavas

O Juventus de Itaberai veio a Orizona neste domingo (19) com apenas 9 jogadores e enfrentou o Orizona em jogo válido pela penúltima rodada da 1ª fase do Grupo 2 da Copa Flávios/ Umbro de Futebol Amador. A equipe orizonense venceu a partida por 2 a 0 garantiu a sua classificação para as oitavas-de-finais com uma rodada de antecipação.
Com o resultado, o Orizona soma agora 11 pontos e está em 3º, com mesmo tanto de pontos do Sol Nascente, porém perde no saldo de gols. Na outra partida de ontem, o Resende venceu o Sol Nascente por 1 a 0. O Resende lidera o grupo com 12 pontos. As três equipes já se classificaram, assim como o Gyn Sports que se encontra na 4ª posição. Na última rodada terão duas partidas: Gyn Sports x Resende e Sol Nascente x Orizona.

Grupom/Rádio730: Iris lidera em Goiânia com 8,7% de frente

Apesar da intensa campanha de rua na capital - com atividades praticamente diárias - o candidato a governador Marconi Perillo (PSDB) não consegue reverter a desvantagem que tem em Goiânia.
Segundo levantamento Grupom/Rádio 730 feito exclusivamente entre eleitores de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) mantém liderança confortável na cidade em que foi prefeito até março deste ano e Vanderlan Cardoso continua crescendo. Marconi, agora, lidera a rejeição: 25,9% dos eleitores dizem que jamais votariam nele.
Em pesquisa feita com 602 eleitores goianienses de 15 a 17 de setembro, o Grupom apurou que Iris Rezende tem 40,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada contra 32,2% de Marconi Perillo e 16,1% de Vanderlan Cardoso.
A candidata do PCB, Marta Jane, alcançou 1,3% das intenções de voto e Washington Fraga (PSOL) tem 0,2%. Pretendem anular o voto 3,2% dos eleitores e estão indecisos 6,1% dos goianienses. A margem de erro da pesquisa é de 3,9 pontos para mais ou para menos. (Rádio 730).