sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sem reação, Brasil deixa Mundial pela porta dos fundos

Esse foi o título de matéria no sitio do jornal argentino "O Clarín", logo após o jogo em que a Holanda virou para cima do Brasil por 2 a 1 e eliminou a seleção verde-amarela. O mês de patriotismo do povo brasileiro a cada quatro anos acabou mais cedo.
O sonho do hexa ficou para 2014. Se o torcedor brasileiro sofreu muito em 1994 e em 1998 com os confrontos emocionantes contra a Holanda, dessa vez a história se repetiu. Mas diferente dos mundiais anteriores, foram os holandeses que avançaram. O torcedor chegou a ter a impressão de que a vitória sobre o time europeu seria fácil, sem sufoco, principalmente pelo bom primeiro tempo da seleção canarinha.
Com um gol de Robinho, na primeira etapa, o Brasil abriu o placar sobre a Laranja e tinha domínio das ações do jogo. Mas na segunda etapa, com uma falha da defesa brasileira, a Holanda chegou ao empate e o jogo ficou complicado. Os holandeses cresceram, viraram a partida e contaram com o desequilíbrio brasileiro para garantir a vaga na semi. Sem organização, o Brasil partia em busca do empate mas parava no emocional e na dificuldade de estar com um jogador a menos – Felipe Melo foi expulso após pisar em Robben. No desespero, a seleção não conseguiu o gol e se despediu da Copa.
E eu, assim como muitos, que assistiu toda a última temporada da Liga dos Campeões da Europa e os campeonatos inglês, alemão, italiano, espanhol e português e viu atuações brilhantes de Robben, Van Perse, Sneijder e companhia em detrimento a atuações apáticas de Luiz Fabiano, Felipe Melo, Michel Bastos, Kaká e outros, não surpreendi com o que vi hoje. Uma pena que tenha terminado assim. (Anselmo de Lima).

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Prefeito e secretário entregam ambulância à comunidade

Através de emenda da deputada estadual Adriete Elias (PMDB), o prefeito Felipe Dias e o secretário municipal de Saúde, Renato Vieira da Cunha, entregaram hoje (1º de julho) à população de Orizona, uma nova ambulância.
O veículo, uma Saveiro zero km foi comprada na consessionária Saga Buriti e veio toda equipada. Teve um custo de 52.700 reais, sendo que 12.700 reais vieram de contrapartida municipal. Foi uma das poucas vezes nesse mandato que um deputado de oposição conseguiu viabilizar emenda junto ao Governo de Goiás.
Com a aquisição do novo veículo, a ambulância da secretaria que já estava em atividade será submetida à revisão, já que a mesma vem sendo exigida intensamente e está com poucas condições de continuar circulando diariamente entre Orizona e Goiânia.

Centro Social Rural festeja seus 50 anos de fundação

Em uma noite com a presença de estudantes, educadores, associados, agricultores e parceiros, o Centro Social Rural de Orizona comemorou os seus 50 anos de fundação. Foi nesta quarta-feira, 30 de junho, na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona.
Dentre as atividades promovidas pela direção da EFAORI, aconteceu a exibição de um documentário de 75 minutos (produzido pela direção do Centro Social), que contou a história da entidade mantenedora da escola através de depoimentos de sócios, diretores e colaboradores. Outro momento foi a apresentação com falas ao vivo de diretores, associados, egressos da EFAORI e comunidade escolar. Foi servido um jantar e os presentes cantaram os "parabéns" ao Centro Social.
O presidente da entidade, vice-prefeito Antonio Baiano, transferiu o cargo para seu suplente, Fernando Afonso de Castro. Baiano se licenciou da entidade para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições 2010.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Celg faz nova manutenção na subestação de Pires do Rio

A Celg Distribuição realiza neste domingo, dia 4, mais um serviço de manutenção na subestação de Pires do Rio. As localidades de Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, povoados de Buritizinho, Cachoeira, Cavalheiros, Corumbajuba, Egerineu Teixeira, Firmeza, Montes Claros, Santo Antônio do Rio do Peixe, Taquaral, Tomazinópolis e região rural vão ficar sem energia no período de 7h45 às 10h15 para a retirada da subestação móvel e reinstalação do transformador da subestação de Pires do Rio. (Agecom).

Pesquisa coloca Iris com 41% da preferência do eleitor

Iris Rezende está à frente da disputa eleitoral pelo governo de Goiás com 41% das intenções de voto, segundo pesquisa realizada pelo instituto Exata OP, de Brasília. De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 22 e 25 de junho de 2010, o segundo colocado é o senador Marconi Perillo (PSDB), com 39,8%, seguido por Ênio Tatico (PRP) e Vanderlan Cardoso (PR), praticamente empatados na terceira posição (Tatico estaria 0,2 ponto percentual à frente).
O pré-candidato do PSol, Washington Fraga, possui 02% das intenções de voto. O percentual de entrevistados que disse não ter decidido nome para o governo estadual atingiu 7,2% do total, enquanto 2,7% estariam dispostos a anular ou votar em branco. O instituto entrevistou 2.000 eleitores em todo Estado e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Jornal dos Municípios. (Jornal do Sudeste).

terça-feira, 29 de junho de 2010

Museu Ferroviário de Pires do Rio é revitalizado pelo Iphan

Unidade da Agência Goiana de Cultura - Agepel, o Museu Ferroviário de Pires do Rio foi revitalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura - Iphan. A inauguração da reforma do será às 18 horas de quarta-feira, dia 30. O Museu Ferroviário fica na Av. Cel. Lino Teixeira Sampaio, s/nº, Centro, em Pires do Rio.
Único local que ainda guarda acervos da memória da estrada de ferro de Goiás, o Museu Ferroviário de Pires do Rio foi oficina mecânica da Estação, uma das mais movimentadas da Rede Ferroviária Federal na década de 1919. O museu tem duas locomotivas a vapor, balanças, picotadores de passagens, documentos textuais e fotos de ferroviários. Objetos doados pelos piresinos também integram a coleção.
Com o espaço físico pronto, a Agepel prepara a revitalização da exposição Memória da Ferrovia em Goiás. Estão sendo providenciados um novo mobiliário, equipamentos e instrumentos expositivos modernos e eficientes, tudo para tornar a mostra mais atrativa e interativa. Painéis informativos, aparelho de DVD, televisor de plasma, produção de vídeo documentário para posterior exibição também fazem parte do projeto elaborado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico da Agepel. (Rádio Rio Vermelho).

Brasil passa pelo Chile e terá missão difícil na sexta-feira

Com uma boa apresentação o Brasil venceu ontem (28) o Chile pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Juan, Luis Fabiano e Robinho. O jogo foi realizado no estádio Ellis Park, em Johannesburgo. O Brasil já está nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010 e o próximo adversário é a seleção da Holanda na próxima sexta-feira, 2 de junho.
Sobre o jogo de ontem, o resultado era manjado. Nas quartas-de-finais a seleção canarinho enfrentará uma das duas melhores da competição. Para passar pela Holanda vai precisar de uma disposição maior e um desempenho melhor que a soma do que se teve nos jogos anteriores. Para frente, Brasil!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Felipe Dias entrega praça à comunidade de Buritizinho

O prefeito Felipe Dias inaugurou neste domingo, 27, a praça Abraão Alves Ferreira em Buritizinho. A obra, de emenda do deputado federal Marcelo Melo (PMDB), foi viabilizada através de recursos do Ministério da Integração Nacional.
Foram aplicados 103.100 reais entre repasse do Governo Federal e contra-partida da Prefeitura de Orizona. O projeto arquitetônico é sem dúvidas o mais belo já realizado no município. De autoria da equipe do Dr. Rafael Fleury, conta com marco central onde foi colocada a histórica cruz, área de esportes, estacionamento, assentos e passarela ao redor da praça. A obra foi empreitada pela R Fleury Incorporadora. Outro grande trabalho desenvolvido foi o de reforma e restauração da capela do povoado.
Na solenidade de inauguração, que aconteceu no domingo à tarde, a Sra. Renata, assessora do deputado federal Marcelo Melo (PMDB-GO) destacou a grande contribuição que o parlamentar tem dado ao município de Orizona, através da liberação de diversas emendas. Renata destacou o empenho do jovem João Flávio para que a emenda viessa para Buritizinho. Lembrou que Marcelo não poderia participar da solenidade pelo fato do mesmo já ser candidato e segundo o Código Eleitoral, não pode mais participar de eventos semelhantes.
O prefeito Felipe Dias, que usou da palavra logo após o vereador da região Reinaldo Cardoso (PMDB), destacou o trabalho conjunto da administração para que os benefícios sejam viabilizados. Destacou o empenho de Reinaldo, que garantiu a aplicação do recurso para a praça, uma vez que o mesmo já estava quase perdido e o vereador correu atrás para ter o benefício. Felipe e a comunidade fizeram questão que a praça recebe o nome do Sr. Abraão, morador do povoado e que faleceu recentemente. Abraão era avô da ex-vereadora Gracinha.
Após a solenidade, foi servido um jantar e em seguida, aconteceu no salão comunitário um bailão com a dupla Pedro Paulo & Miliquinho.

Base de apoio a Iris e Vanderlan está praticamente formada

Em uma convenção marcada por tensão, tumulto e expectativa, a Nova Frente conseguiu a primeira vitória no processo eleitoral de 2010. Depois de receber o apoio de PR, PTN, PV, PSC, PSDC e PRP, faltava a decisão do PP, partido do Governador Alcides Rodrigues.
A votação começou por volta das 15h do domingo, 27, depois de paralização por causa de uma decisão judicial. O deputado federal Roberto Balestra, líder do grupo dissidente que planejava apoio à Marconi Perillo, presidiu a convenção, depois de acordo com o governador Alcides Rodrigues. Após cerca de seis horas seguidas de reunião, muita comemoração por parte dos governistas, que lançarão Ernesto Roller como vice de Vanderlan Cardoso na chapa para a disputa do Governo e Paulo Roberto Cunha ao senado, sendo que a outra vaga fica em aberto para negociação.
O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, é oficialmente o candidato do PMDB na disputa ao cargo de governador do Estado de Goiás. A decisão foi tomada no início da tarde de sábado, 26, durante convenção conjunta entre os partidos PMDB, PT e PCdoB, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.
Foi aprovada também a candidatura do petista Pedro Wilson a uma das vagas ao Senado. O ex-deputado Aldo Arantes (PCdoB) ocupará a primeira suplência. Ainda não há definição quanto à outra e à de vice-governador. As legendas deixaram a ata da convenção aberta para receber nomes até a próxima quarta-feira, dia 30, prazo final para formação das coligações.
Segundo a assessoria do PMDB, mais de 10 mil pessoas compareceram ao Centro de Convenções para manifestar apoio aos nomes de Iris Rezende e Pedro Wilson.
Emocionado no palco, Iris garantiu que tem força e disposição para comandar o Estado mais uma vez. "Chego aos meus 77 anos com a mesma força e vigor dos meus vinte e poucos anos", garantiu. Em seu discurso, o candidato criticou a situação da CELG, o fim do DERGO, a estrutura da saúde pública no Estado e a situação financeira difícil deixada, segundo ele, por gestões passadas. "Tem gente morrendo sem a assistência devida".
O PT ainda pode contar com a vaga de vice, sendo que Marina Santana e Valdi Camárcio são os nomes mais cotados. Já o PC do B deve lançar Fábio Tokarski, atualmente vereador, para deputado federal. Dentre as coisas marcantes dessa convenção estiveram a organização, o espírito cortez e a tecnologia na transmissão. A convenção foi transmitida ao vivo nos sítios do PT e do PMDB. Além disso, o twitter do diretório estadual do PMDB garantiu flashes ao vivo o tempo todo.
Nesta quarta-feira, 30, os partidos que apoiam a candidatura do senador Marconi Perillo (PSDB) farão as suas convenções. (Rádio 730).