sábado, 14 de novembro de 2009

Presidente Nacional do PMDB em Orizona II

Com a presença de lideranças do município de Orizona e de assessores de gabinete, a deputada federal Iris de Araújo, presidente nacional do PMDB, visitou o prefeito de Orizona, Felipe Dias em seu gabinete, neste sábado (14 de novembro).
Em audiência com o prefeito, Iris falou da importância da presença da mulher na política e no Congresso Nacional. Como principal líder do PMDB, o maior partido da América Latina, as suas responsabilidades aumentam, mas não se tornam um fardo. Está mais do que na hora uma mulher assumir também o comando de nosso país.
Quando à postura de algumas representações políticas, Iris criticou aqueles que valorizam mais a quantidade de seguidores no Twitter do que o "corpo-a-corpo" na base. Como a mesma defendeu em um artigo publicado no sábado no Diário da Manhã, 140 caracteres não podem substituir uma boa conversa ou uma visita a uma comunidade distante dos grandes centros.
Uma outra observação que fez foi em relação às articulações políticas que são feitas nas vésperas de uma eleição.Uma eleição não é uma partida de futebol que todos torcem e depois vão para casa; votar é como assinar um cheque em branco para alguém administrar a nossa vida por quatro anos. Os candidatos e os eleitores devem ter mais responsabilidade nesse momento, defendeu a deputada goiana, que é esposa do prefeito de Goiânia, Iris Resende. Quanto à sucessão, Iris argumentou que o Tempo Novo foi uma grande propaganda que serviu para comprometer a vida de nosso povo e o avanço do Estado de Goiás. Portanto, o povo goiano não pode permitir que essa frente política continui no poder.
No final da conversa, Dona Iris colocou o seu gabinete a disposição do município de Orizona. Já Felipe Dias confessou que se sentiu muito lisongeado com visita, que pode culminar em bons frutos para Orizona.
Após audiência com Felipe, Iris Araújo seguiu para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona, onde proferiu palestra sobre o "Papel da Mulher na Política", tendo grande participação do núcleo feminino do PMDB e de lideranças locais.

Escola recebe prêmio Estadual

O Aprendizado Marista Padre Lancísio de Silvânia recebeu esta semana o Prêmio Goiás de Gestão Ambiental, na categoria Instituitição de Ensino. O prêmio é concedido anualmente pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sebrae. O Prêmio Goiás de Gestão Ambiental é concedido a instituições de ensino que desenvolvam projetos pedagógicos ligados ao meio ambiente. Esta é a segunda vez que o Aprendizado Marista Padre Lancísio recebe o prêmio. A escola é mantida em Silvânia pelo Instituto dos Irmãos Maristas.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Presidente Nacional do PMDB em Orizona

Orizona terá neste sábado, dia 14 de novembro, a ilustre visita da deputada federal e presidente Nacional do PMDB, Iris Araújo (foto), bem como da deputada estadual Adriete Elias. As mesmas serão recepcionadas pelo prefeito Felipe Dias no início da manhã. As deputadas estarão acompanhadas de integrantes do PMDB Mulher de Orizona.
Por falar em PMDB Mulher, amanhã, a partir das 9 horas, haverá importante reunião do núcleo feminino do PMDB, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Av. Egerineu Teixeira, 71 - bairro Nossa Senhora de Fátima. O prefeito Felipe e as deputadas mencionadas participarão desta reunião, que será encerrada com um almoço.

Giro da Notícia por Orizona II

- Jucelino Pereira Duarte (Celino) e Rui de Castro, secretário de Ação Urbana, preparam decoração natalina para ruas da cidade, a conferir em breve.
- Benedito Gonçalves, secretário de Controle Interno, quebra a cabeça buscando renegociar junto ao INSS débitos de gestões passadas da Prefeitura e da Câmara, que estão travando a Administração.
- A Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento) irá vistoriar as obras de asfaltamento do Distrito de Buritizinho (foto). Há suspeita de que as mesmas foram realizadas com baixa qualidade. A Seplan foi quem liberou os recursos para a obra, que foi executada no ano passado.
- Os projetos para a construção do Hospital Municipal estão em execução. Três áreas (não divulgadas pela Administração) estão sendo estudadas para sediar o empreendimento.

Felipe Dias com secretário Joel Santana

O secretário de Ciências e Tecnologia do Estado de Goiás, Joel Santana Braga Filho, recebeu em seu gabinete o prefeito de Orizona, Felipe Dias, no último dia 9 de novembro. Também estiveram presentes Anteres Vieira Pereira, secretário de Indústria e Comércio e Rinaldo Costa, secretário de Administração.
O secretário confirmou ao prefeito investimentos em Orizona na ordem de 600 mil reais (para a construção de um Centro Vocacional Tecnológico), já para o início do ano. Dentre outros assuntos, foi discutida a situação do DEM (Partido Democrata) no estado de Goiás. Joel Santana é uma das principais lideranças do DEM em Goiás, mas pertence a uma ala ligada ao prefeito de Goiânia, Íris Rezende. Braga Filho chegou inclusive a integrar a equipe de Íris no Primeiro Mandato na prefeitura de Goiânia.

Tempo de Formaturas em Orizona

O final de cada ano é sempre um período cheio de atividades, que lotam as agendas. Um dos eventos mais marcantes são as formaturas, de diversas escolas e dos mais diversos níveis de ensino. Confira a data das formaturas de estudantes das escolas de Orizona:
- 4 de dezembro: Escola Muncipal Ana Cândida Vieira (Taquaral);
- 10 de dezembro: Escola Municipal Rio do Peixe;
- 11 de dezembro: Colégio Municipal Dorvalino F. Castro (Firmeza) e Escola Guilhermina Pereira de Freitas (Santa Luzia);
- 12 de dezembro: Escola Municipal São José (Montes Claros) e São Miguel Arcanjo (Cachoeira);
- 15 de dezembro: Parque Infantil D. Zulmira Gonçalves (Centro).
- 16 de dezembro: Escola Francelino Nunes Paula (Boa Vista) e Colégio Senador José da Costa Pereira (Nossa Senhora de Fátima);
- 17 de dezembro: Colégio Estadual Maria Benedita Velozo (Campo Formoso);
- 18 de dezembro: Escola Municipal João Gonçaves Ribeiro (distrito de Ubatan);
- 19 de dezembro: Colégio Municipal Virgínio Vaz da Costa (Corumbajuba) e Escola Família Agrícola de Orizona.
Obs.: as demais escolas não divulgaram as suas formaturas.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

STF derruba posse de Vereadores

A PEC dos vereadores perdeu mais uma. O STF - Supremo Tribunal Federal manteve a liminar e confirmou que a PEC que aumenta o número de vereadores só terá validade para as eleições de 2012.
O STF vetou nesta quarta-feira (11) a posse imediata de vereadores suplentes a promulgação da PEC dos Vereadores em setembro, que recriou mais de sete mil vagas nas câmaras municipais. A maioria dos ministros entendeu que a medida só poderia vigorar a partir da próxima eleição municipal em 2012, concordando com o voto da relatora, ministra Carmem Lúcia.
Leia mais aqui.

Um Deputado a serviço de Orizona

O deputado federal Leandro Vilela (PMDB-GO) tem dado atenção especial ao prefeito Felipe Dias. Depois de ter viabilizado uma patrulha mecanizada para o município, o deputado luta agora por uma creche padrão FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, estimada em quase 1 milhão de reais, e será o escudeiro de Felipe Dias na busca de recursos para a construção do Hospital Municipal.

Obras para o Buritizinho e Corumbajuba

O secretário de Administração, Rinaldo Costa (que também é presidente da Comissão de Licitação), prepara o processo para o início de duas importantes obras em dois povoados: o asfaltamento do povoado de Corumbajuba e a construção de uma praça pública no Buritizinho (foto). No primeiro povoado serão investidos cerca de 350 mil reais e no segundo, em torno de 100 mil reais.
O prefeito Felipe Dias pediu pressa para o início das obras, uma vez que as populações daqueles povoados estão ansiosas pelos benefícios.

Veículo para transporte de Pacientes

A Prefeitura de Orizona, através de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, está disponibilizando uma Van Renault Máster de última geração, para o transporte de pacientes para Goiânia.
A concretização do projeto de aquisição só foi possível graças ao empenho pessoal do Secretário de Saúde, Renato Vieira e do prefeito Felipe Dias junto à secretária, Dra. Irani Ribeiro de Moura. O veículo custa cerca de 100 mil reais e dará mais dignidade à população de Orizona.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mais de 20 cidades goianas estão sem o sinal da Record Goiás

Em virtude dos relâmpagos e raios frequentes nesta época do ano, várias cidades sofrem com a falta de sinal de algumas TVs. Em Goiás, cerca de 20 cidades estão sem o sinal da Record. Orizona é uma delas.
A Prefeitura de Orizona já havia notificado a emissora sobre a situação, mas somente na manhã de hoje (11) obteve a resposta da Record. O Departamento Técnico da emissora informou que está sendo implantado em Goiânia o sinal da Record Digital e todos os engenheiros estão envolvidos no projeto, acompanhando uma equipe japonesa e por isso as cidades do interior sofreram um atraso na reparação do problema.
Vale lembrar que a Prefeitura não é a responsável pelo sinal. Ela apenas contribui, via convênio, com o prédio, cede a torre de retransmissão e paga a energia. A manutenção é de responsabilidade da Record Goiás.
Diante dessa situação, o secretário de Administração, Rinaldo Costa, determinou aos técnicos da Prefeitura que encontrem uma solução paliativa para colocar a emissora no ar, até que a Record resolva o problema. A saída pode ser colocar no ar o sinal direto de São Paulo.
Para dúvidas e reclamações, ligue (62) 3254-9290 ou acesse o endereço eletrônico www.recordgoias.com.br.

PEC dos Agentes de Saúde

A Câmara avalia a Proposta de Emenda à Constituição PEC 323/09, que cria o piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. De autoria do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), a proposta determina que a remuneração dos agentes não será inferior a dois salários mínimos.
Segundo o autor, os agentes contribuem para a melhoria da qualidade de vida do povo, "promovendo o processo de transformação social, além de conscientizar a comunidade a cuidar da própria saúde". Atualmente, existem aproximadamente 300 mil agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) no Brasil.
Em defesa da aprovação da Proposta, agentes comunitários e outros profissionais da saúde foram a Brasília ontem (10) no intuito de agilizar os trâmites da PEC, que tem como relator o deputado Pedro Chaves (PMDB-GO). De Orizona, 32 profissionais, acompanhados do vice-prefeito Antônio Baiano participaram da mobilização, foi apoiada pelo Governo de Orizona, que forneceu o transporte para a viagem.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vice-governador em Pires do Rio

O vice-governador Ademir Menezes prestigiou as comemorações de aniversário de 87 anos de emancipação política de Pires do Rio. O prefeito Luis Eduardo Pitaluga Cunha(Gude) e toda sua equipe de governo marcou presença nos eventos em comemoração ao aniversário da cidade, ontem, dia nove de novembro, numa segunda-feira.
De manhã, o vice-governador chegou a cidade para representar o Governador Alcides e em seguida, foi servido um café da manhã. E em seguida as autoridades entregaram à população as novas instalações do aeroporto do município que foi recuperado. Depois foi o lançamento da Pedra Fundamental do Lago da Cidade. De acordo com o prefeito Gude as obras terão início no próximo dia 23 deste mês e deverão ser concluídas o mais rápido possivel.
No dia do aniversário também foi realizado o lançamento do Estádio Municipal do DERGO e autoridades do governo e Prefeitura Municipal assinaram do Convênio do Banco do Povo com Goiás Fomento. Participaram das solenidades em comemoração ao aniversário da cidade de Pires do Rio, o vice-governador, a senadora Lúcia Vânia e outros parlamentares estaduais e autoridades do governo , vereadores e a população.

Assembleia Geral do Centro Social

CENTRO SOCIAL RURAL DE ORIZONA
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA
Rod GO-424, Km 02 – Zona Rural – Orizona-GO Caixa Postal 13
CEP 75280-000 Fone: (64) 3474-1442/2626
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O CENTRO SOCIAL RURAL DE ORIZONA/ ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA, CONVOCAM através do presente edital, todos os associados do Centro Social, famílias e estudantes da EFAORI para Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no Centro de Convivência da EFAORI (localizado Rod. GO-424, Km 02, sede da EFAORI – Orizona-GO), com primeira convocação às 08:30 horas, com metade e mais um dos associados do Centro Social, e segunda convocação às 09:30 horas, com qualquer número de associados, no dia 20 de novembro de 2009, com a seguinte ordem do dia:
1- Avaliação do Período.
2- Planejamento para 2010.
3- Discussão do Estatuto Social da Entidade.

Orizona, 19 de outubro de 2009.

__________________________
Antonio Pereira de Almeida
Presidente do Centro Social