sábado, 18 de fevereiro de 2023

Liderança Quilombola de Santa Cruz de Goiás foi assassinada neste sábado (18/02)

Foi assassinado na manhã deste sábado, 18 de fevereiro, Luiz Fernando Sousa de Jesus Santana, 24 anos (nasceu em 31/10/1998), natural de Pires do Rio e que viveu toda a vida em Santa Cruz de Goiás. Luiz Fernando era presidente da Associação Quilombola Mucambo de Santa Cruz de Goiás.
Era estudante e uma grande liderança social e da área da cultura, do movimento negro e de um carisma muito marcante. Um historiador e estudioso, que conhecia as memórias de seu povo e de sua terra. Nas eleições municipais de 2020, candidatou-se a vereador pelo PRTB e ficou como suplente do legislativo.

Informações até o momento 1:
Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 5h10min na residência da própria vítima, localizada na rua Padre Prego, 36, no centro da cidade. A PM informou que ele estava deitado em uma cama, debaixo de cobertas, quando foi atingido por tiros.
Conforme informado pelo blog de notícias Zap Catalão, a PM disse que uma testemunha relatou que após escutar vários disparos de arma de fogo, visualizou uma pessoa saindo da casa, que em seguida entrou em uma VW/Saveiro de cor escura e evadiu do local sentido prefeitura, tomando rumo ignorado.
O local do crime foi preservado até a chegada da Polícia Cientifica que após realizar procedimentos periciais o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caldas Novas.
De acordo com informações da Polícia Militar veiculados pela página Fatos, após tomar conhecimento de um homicídio, equipes de Companhia de Policiamento Especializado (CPE) iniciaram levantamentos para identificar o envolvido no crime.
Horas após o crime as equipes localizaram o veículo utilizado no homicídio e em diligências na cidade de Palmelo-GO, identificaram e localizaram um suspeito, de 25 anos, o qual já possui duas passagens por tráfico de drogas, em Goiás e no Distrito Federal, juntamente com outros dois homens que participaram do crime prestando suporte após o homicídio.
No local também foi encontrada a arma utilizada no crime, um Pistola Taurus cal. 9mm, modelo PT 917 com dois carregadores, bem como várias porções de entorpecentes, balanças de precisão e valores provenientes do tráfico.
Os três suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Pires do Rio para os devidos procedimentos cabíveis.

Informações até o momento 2:
O velório e sepultamento de Luiz Fernando estão previstos ainda para esse sábado. Nas redes sociais, amigos e colegas lamentam a perda de Luiz Fernando e lembram o que representava.
A escritora, historiadora e liderança política e comunitária Fátima Paraguassu disse que "lá se foi um líder, um amigo, um filho, um irmão. Assassinaram uma enciclopédia, interromperam uma história". Outra colega disse que "sepultaremos boa parte de nossa história nesse trágico fim de nosso irmão querido. Aguerrido! Planejava construir um mandato coletivo na câmara de vereadores de nossa cidade. Foram longas nossas conversas sobre esse sonho". Outros clamores de pessoas do seu convívio pedem justiça para o caso.

Com informações Zap Catalão/ Justiça Eleitoral/ Fatos de Orizona; Foto: Acervo Pessoal.

Atualizado às 19:57h do dia 18/02/2023.

Familiares do ex-deputado Iso Moreira, já falecido, entregam veículo ao Município de Orizona

Representando o pai, o ex-deputado estadual Iso Moreira (em memória), o filho Alessandro Moreira (Progressistas) e sua esposa, a prefeita de Alvorada do Norte Iolanda Holiceni (União Brasil), em visita a Orizona, entregaram veículo de emenda de autoria do ex-deputado para uso na área da Saúde.
Segundo o prefeito de Orizona Felipe Antônio Dias, "o automóvel servirá a Atenção Básica de Saúde, para realizar o transporte de pacientes para centros médicos e hospitalares, auxiliando na segurança e oferecendo mais conforto para quem precisa do serviço".
Também participaram da entrega do veículo nesta sexta-feira (17/02), a equipe de funcionários e secretários da Prefeitura Municipal de Orizona, além dos vereadores Ulysses Castro e Osvaldo Peixoto.

Iso Moreira:
O deputado estadual então licenciado Aloísio Moreira dos Santos (União Brasil), conhecido como Iso Moreira, faleceu em 04 de novembro de 2022, aos 75 anos de idade, não tendo a oportunidade de saber que o filho Alessandro Moreira fôra eleito deputado estadual. Iso Moreira estava internado desde fevereiro em tratamento contra a Covid-19 e foi licenciado de seu sexto mandato desde 26 de maio de 2022. Depois de testar positivo para a Covid-19 no dia 25 de janeiro, o deputado iniciou o tratamento em fevereiro, no Hospital Libanês de Brasília.
No final de março, foi transferido para o Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, onde continuou tratando a doença. O parlamentar havia tomado três doses da vacina contra a Covid-19 e não tinha comorbidades.

Iso Moreira 2:
Iso era natural de Mambaí-GO e nasceu em 21 de junho de 1947. Filho de Rivaldo Moreira dos Santos e Edelzuite Moreira dos Santos, foi esposo de Ildete Gomes Ferreira, sendo pais de Alessandro Moreira, Suzana Moreira dos Santos, Cláudia Cristina Santos, Aloísio Moreira dos Santos Junior e Marcus Vinícius Moreira dos Santos. Era agropecuarista e comerciante.
Foi prefeito do município de Simolândia no mandato de 1993 a 1996. Atuou como parlamentar em seis legislaturas, sendo que na 14ª (1999 a 2003) ficou como suplente e assumiu posteriormente. Era filiado do PSDB. Em 07 de abril de 2018, se desfilia do PSDB para assinar sua filiação ao DEM. Em 1º de fevereiro de 2019 foi eleito integrante da Mesa Diretora da Assembleia, ocupando a 4ª secretária. Em 1º de fevereiro de 2021 tomou posse na Mesa Diretoria, sendo reconduzido para a 4ª secretária. A eleição ocorreu em 30 de outubro de 2019. Em fevereiro de 2022, o DEM se une ao PSL e formam o União Brasil.
Na atuação parlamentar, na 17ª Legislatura (2011-2015) foi vice-presidente da Comissão de Organização dos Municípios; Titular das Comissão de Serviços e Obras Públicas; de Segurança Pública, de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; suplente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e; suplente da CPI da Assembleia.

Texto: com informações da Prefeitura de Orizona; Alego; Portal Poder Goiás. Fotos: Prefeitura de Orizona; Alego.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

ANP divulga resultados de ações em 15 unidades da Federação; fiscalização em Orizona não apresentou desconformidades

Entre os dias 06 e 09 de fevereiro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou ações de fiscalização no mercado de combustíveis em 15 unidades da Federação, passando por todas as regiões do país.
Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, adequação dos equipamentos e instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, documentações de outorga da empresa e relativas às movimentações dos combustíveis.
Além da fiscalização de rotina, a Agência também atua em parceria com diversos órgãos públicos. No período, foram realizadas ações conjuntas com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Civil do estado de São Paulo, entre outros.
Os resultados das principais ações nos segmentos de postos de combustíveis líquidos e revendas de GLP, realizados na ocasião, estão disponíveis neste link.

Goiás:
Trinta e três postos de combustíveis, quatro transportadores-revendedores-retalhistas (TRRs) e uma revenda de GLP foram inspecionadas nos municípios de Bom Jesus, Corumbaíba, Goiânia, Goiatuba, Ipameri, Maurilândia, Morrinhos, Nova Aurora, Orizona, Rio Verde e Turvelândia.
Dois postos de Bom Jesus foram autuados e tiveram quatro bicos e um tanque interditados em cada um por comercializarem etanol hidratado fora das especificações quanto ao teor alcoólico. Outros dois postos do mesmo município foram autuados por não possuírem todos os equipamentos utilizados nas análises de qualidade dos combustíveis, além de não possuírem medida-padrão de 20 litros (equipamento utilizado para o teste de volume). Os dois testes, de qualidade e de volume, podem ser solicitados pelos consumidores. Os estabelecimentos também sofreram autuações por conta do mau estado de conservação de seus equipamentos medidores.
Na cidade de Morrinhos, um posto foi autuado e teve um bico abastecedor de gasolina comum interditado por irregularidades na vazão dispensada pelo equipamento abastecedor.
Em Goiatuba, um posto foi autuado por não possuir os equipamentos utilizados nas análises de qualidade dos combustíveis e por defeito no equipamento termodensímetro acoplado à bomba medidora de etanol, equipamento que permite ao consumidor verificar a qualidade do produto comercializado no ato do abastecimento.
No município de Corumbaíba, um posto revendedor foi autuado por não possuir os equipamentos utilizados nas análises de qualidade dos combustíveis.

Foto: Divulgação/ ANP.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Depois do auge da pandemia da COVID-19, Orizona voltará a ter tradicional Carnaval

Graças a um acordo entre a Câmara Municipal de Orizona, através de seu presidente Flávio Dias da Silva, e da Prefeitura Municipal, através do prefeito Felipe Antônio Dias, será possível realizar a programação do carnaval público na Praça do Lazer. O evento também contará com participação de empresas e artistas locais e/ou com vínculo com o município. A Ex'trutura  Nenê Som cuidará de toda a parte artística e a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros apoiarão na segurança do espaço do evento.
O Carnaval Orizona 2023 tem como slogan "Brincando com paz e alegria!!! Vem com a gente!!!" As noites de folia iniciarão as 20 horas, se estendendo até as 03:30 h, no intervalo entre 17 e 20 de fevereiro. Haverá DJs em todas as noites. Na tarde do dia 19 de fevereiro (domingo) está prevista a Matinê Kids, das 14 às 17 horas. Na abertura (17/02) teremos show da Banda Swing Beat; no dia 18/02 será a vez de Derik & Eduardo Axé; na noite de 19/02 serão Lucas e os Caras; e no dia 20/02, Banda Samba Boom.
Será proibido a venda, consumo e porte de bebidas em vasilhame de vidro na área delimitada para realização do evento. Também é terminantemente proibida a venda de bebidas alcoólicas para pessoas menores de 18 anos.

Projeto de Jui-jitsu da Prefeitura de Orizona começa a apresentar resultados

No último final de semana Orizona foi destaque em mais um evento esportista, graças ao Projeto Jiu-jitsu para todos Orizona. Nesse domingo (12/02) o projeto levou 13 atletas para competir no XII Campeonato Interno Nardini Evolution Fight Team - Ângelo Nardini Jiu-jitsu. O evento ocorreu na sede do Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar -GRAER, em Goiânia, e contou com vários participantes, inclusive de outros Estados. Os atletas orizonenses trouxeram 12 medalhas, demonstrando a importância do projeto para o nome do município. Vale ressaltar que o programa oferece aulas gratuitas de Jiu-jitsu em Orizona, que acontecem no bairro Santa Maria, na academia da saúde, sendo ofertado para crianças e adultos. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, sendo às 18:30 para a turma kids e às 19:30 a turma de adultos.
O projeto tem como professor responsável Ângelo Nardini, mestre graduado com 5 graus na faixa na preta, através do instrutor Ronan Gabriel, faixa roxa 3 graus. A ideia de implantar o projeto em Orizona veio secretário de Gestão Governamental do município, Leonardo Costa, e conta com as parcerias das secretarias Municipal de Esportes Lazer e Juventude e Secretaria da Saúde.

Texto e foto: Prefeitura Municipal de Orizona.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Polícia atua contra 14 garimpos ilegais em Goiás; região entre Pires do Rio e Orizona é a mais sensível

No momento atual, não faz sentido para os governos e autoridades policiais e da justiça, agirem contra o garimpo em regiões específicas, como tem sido no território Yanomami, e não o fazer em outras regiões do país, onde o problema aparece em menor escala.
Não é de hoje que o Estado de Goiás vem chamando a atenção de garimpeiros ilegais, que têm migrado de estados nordestinos, assim como do Pará e Tocantins, em busca de ouro. Segundo o comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, tenente-coronel Geraldo Pascoal, apenas em 2022, a corporação destruiu 14 embarcações usadas para extrair o metal dos rios, além de prender 27 pessoas. a região que abrange o rio Corumbá, entre Orizona e Pires do Rio, é uma em que a ação tem sido mais recorrente, principalmente nos últimos três anos. Basta a Polícia Militar ou Polícia Federal agir, apreendendo garimpeiros e destruindo balsas, barcos e equipamentos, para que em alguns meses, tudo volte ao que era antes e os exploradores ilegais retornem.
É muito fácil garimpar, pois o local é propício, eles ficam no meio do mato. Quando os garimpeiros veem a gente chegar, geralmente, eles fogem pelo rio nadando. É surpreendente os locais em que eles colocam máquinas, temos que destruir porque não dá para remover”, explicou Pascoal ao Diário do Estado de Goiás.
O militar explica ainda que a ação de garimpeiros ilegais é prejudicial à natureza e à segurança pública. Isso porque, com a movimentação de ouro, a violência em cidades pacatas aumenta, assim como a prostituição e o tráfico de drogas. Crimes como estupro e homicídio também acontecem com mais frequência, de acordo com Pascoal.
O uso do mercúrio, que é o produto que eles usam para separar o ouro, prejudicada o meio ambiente. O produtor é extremamente tóxico e acaba contaminando a água e os peixes”, explica.
Pascoal afirma que o combate ao garimpo ilegal é árdua, visto que os barcos ficam em locais de difícil acesso até mesmo para canoas. Os criminosos, inclusive, também usam o ambiente para fugir da polícia quando são denunciados, movendo a bolsa rio acima ou rio abaixo.
Para localizar os pontos de extração de minérios, a corporação conta com a ajuda de denúncias e fiscalização. Em determinados pontos, os militares precisam andar 20 km dentro dos rios para chegar ao destino.
“Os garimpeiros ameaçam fazendeiros para invadir a terra deles. Geralmente as pessoas que trabalham nas balsas são presas, mas os donos não. Eles são encaminhados à Polícia Federal, visto que é um crime de responsabilidade da União”, concluiu.
Mais informações no Diário do Estado de Goiás.

Foto: Divulgação/ Polícia Militar.

Comunidade do Santana promove dia de campo sobre implantação de Corredores Agroecológicos

Neste sábado (11) aconteceu dia de campo com Demonstração de Corredor Agroecológico na Fazenda Santana, Vianópolis-GO, de propriedade da família do Flávio Henrique e Rosângela Aparecida. O tema foi “Importância da diversidade para a vida do solo”.
Foi realizado no período da manhã e teve a organização da Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Movimento Camponês Popular (MCP) e Projeto Rural Sustentável. Os parceiros locais foram a Associação Estadual de Agroecologia de Goiás (AESAGO) e Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI).
Moradores de comunidades próximas, como Caraíba, Taquaral do Meio, Taquaral de Cima (municípios de de Orizona e Vianópolis) e Santana (municípios de Orizona e Vianópolis) se fizeram presentes no evento demonstrativo de tecnologias. A EFAORI também participou com representantes de todas as turmas de estudantes, as monitoras Michelle Pantaleão e Aparecida Fonseca e o presidente do Centro Social Rural de Orizona, o agricultor José Geraldo Pereira.

Projeto Rural Sustentável (PRS) Cerrado:
Nesta terça-feira (14/02), o dia de campo aconteceu na propriedade de Realino Lopes e Iná de Cubas, na fazenda Taquaral de Cima, em Orizona. O projeto abrange os Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e é financiado por Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto, a Embrapa é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio técnico.

Foto: EFAORI.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Vereadores de Orizona agradecem GOINFRA por serviços realizados nas rodovias GO-330 e GO-219

O vereador orizonense Ulysses Castro (MDB) usou suas redes sociais nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, para agradecer pelos serviços de poda e roçagem da vegetação às margens da Rodovia GO-330, no trecho de Orizona a Pires do Rio.
"Enviei um requerimento [aprovado na Câmara Municipal] à Goinfra (Governo do Estado), solicitando a poda da vegetação nas encostas da Rodovia GO-330 e solicitando a poda das árvores que por ventura estejam atrapalhando o tráfego de veículos. Prontamente, o nosso Presidente da GOINFRA Lucas Vissotto me atendeu e disponibilizou uma equipe nesse final de semana para estar realizando esse serviço. Os meus agradecimentos a toda equipe da GOINFRA e ao nosso Governador Ronaldo Caiado pela sensibilidade as nossas demandas", concluiu o texto.

Estrada de Ubatan:
Outro vereador que agradeceu os serviços de roçagem prestados pela GOINFRA foi João Lucas Teixeira, também do MDB. O mesmo falou dos serviços realizados nas margens da GO-219, entre Orizona e o distrito de Ubatan. Também agradeceu pelo empenho do prefeito Felipe Dias e do governador Ronaldo Caiado em solucionar as demandas da comunidade.

Foto: Acervo pessoal dos Vereadores.

Equatorial Energia Goiás estende horário de atendimento de suas agências

Em vários municípios, a partir deste mês de fevereiro, as agências da Equatorial Goiás terão um novo horário de funcionamento, estendendo em uma hora o atendimento ao cliente. As unidades, que antes funcionavam até às 16h, agora funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ação tem como objetivo expandir ainda mais as opções de atendimento ao cliente goiano.
O Grupo Equatorial Energia chegou em Goiás em janeiro e diz estar focado em melhorar a percepção do cliente sobre o serviço de energia. Conforme comunica, a companhia já iniciou a modernização de suas agências e postos de atendimento e concluiu a reformulação das maiores unidades, que estão nas cidades de: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Jataí, Luziânia, Rio Verde, Valparaíso e as três agências de Goiânia. As agências são acessíveis, têm ambiente climatizado e autoatendimento digital, o que aumenta a capacidade de operação e agiliza o relacionamento com o cliente.
A agência da Equatorial de Orizona continua funcionando no local da anterior concessionária (foto), a ENEL, na Rua Honório Porto Filho, nº 03, Qd 35, Lt 03. Centro, no horário de 8 as 12 horas, e não se beneficia das mudanças. Os clientes podem acessar todos os endereços e horários de atendimento neste link: https://go.equatorialenergia.com.br//wp-content/uploads/2023/02/Enderecos-e-horarios-de-atendimento-presencial-Equatorial-Goias.pdf
Adicionalmente ao trabalho de restruturação das agências físicas, a empresa está reforçando seus canais digitais, pois cada vez mais goianos estão migrando para essas plataformas. Atualmente, mais de 80% dos clientes já procuram por estes canais. Confira abaixo os canais de atendimento da Equatorial Goiás:
A Agência Virtual está disponível pelo site: https://www.equatorialenergia.com.br. Os clientes podem escolher a opção “Goiás” e acessar a agência virtual para solicitar segunda via de conta, consulta de débitos, histórico de consumo e faturas, informar falta de energia, religação, além de outros serviços. Para acessar basta digitar a unidade consumidora e o CPF do titular. Atenção, a unidade consumidora não mudou, o número continua o mesmo e está disponível na sua conta de energia.
O Aplicativo da Equatorial Goiás já está disponível para download no Android e iOS. Basta acessar e cadastrar a unidade consumidora e CPF do titular para ter acesso aos serviços disponíveis neste canal.

Texto: Equatorial Goiás; Foto: Arquivo/ Serra Dourada News.

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Batalhão Rural recupera gado nelore furtado em Cumari/GO e apreende armas

Na segunda-feira (06/02) foram furtadas 64 cabeças de gado nelore em uma propriedade rural no município de Cumari - GO. O proprietário somente tomou conhecimento do ocorrido na terça-feira (07/02), quando informou ao Batalhão Rural e foram iniciadas as diligências em busca dos semoventes.
Com o apoio da PRF, as equipes do Batalhão Rural iniciaram diligências e, após dois dias de operação ininterruptas desvencilhou o crime no final da tarde desta sexta-feira (10/02). O gado foi encontrado com um receptador na região rural de Novo Gama - GO, região do entorno do DF. Três pessoas foram conduzidas para a Delegacia. O receptador responderá pelo crime de ter adquirido o gado furtado e pela posse ilegal de 03 armas.
Ao proprietário legal foi restituído o gado furtado, ao todo 64 garrotes nelore, avaliados em cerca de 220 mil reais. Os criminosos responderão pelo furto e pela receptação dos semoventes.

Texto e imagens: Polícia Militar/ Batalhão Rural.