quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vacinação contra Gripe Comum começa dia 8

O início da vacinação contra a Influenza (Gripe Comum) para a população acima de 60 anos acontecerá dia 8 de maio. Problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
A estratégia, que começaria em todo o Brasil no próximo sábado, 24 de abril, teve o início adiado para 8 de maio, nos estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Nestas regiões, a vacinação dos idosos seguirá até 21 de maio. Segundo o MS alteração não trará qualquer prejuízo à saúde dessa população.
Em Orizona, os idosos poderão vacinar nos centros de saúde da cidade, localizados nos bairros Santa Maria, Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima. Para vacinar, é necessário estar munido do cartão de vacinação. A vacina contra a Influenza A H1N1 (Gripe Suina) para portadores de doenças crônicas, população com 60 anos ou mais estará disponível nesses centros a partir do dia 26 de abril, próxima segunda-feira. (SMS/MS).

Mutirão de limpeza no povoado de Montes Claros

O Governo Municipal de Orizona, através da secretaria de Ação Urbana, está realizando nesta quinta-feira, 22, mutirão de limpeza no povoado de Montes Claros. Várias ações estão sendo desenvolvidas, como a limpeza de calçadas, canteiros, lotes, coleta de entulhos, patrolamento de estradas que dão acesso ao povoado, além de reparos na iluminação pública.
Os trabalhos estão sendo coordenados pelo secretário Rui de Castro. O prefeito Felipe Dias dirigiu para Montes Claros ainda na manhã, onde acompanha os trabalhos. Outros secretários de governo estão no local, assim como vereadores da base governista, servidores da prefeitura e membros da comunidade local.
O prefeito Felipe, antes de dirigir ao povoado, esteve nas regiões de Taquaral Capela, Santana e Mata, onde outras frentes de trabalho estão acontecendo. O prefeito esteve acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Diniz. (Anselmo de Lima).

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sexta-feira de atividades no bairro Santa Luzia

A prefeitura de Orizona promoverá uma série de atividades nesta sexta-feira, 23, a partir das 16 horas no bairro Santa Luzia. A concentração será próximo ao trevo principal da cidade, em área ao lado do antigo Posto Sertanejo.
A secretaria de Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, montará stands onde profissionais de diversas áreas farão palestras e orientará a população. Materiais educativos também serão distribuídos aos presentes. A secretaria de Educação entregará o Telecentro Comunitário aos moradores do bairro. Além disso, acontecerá formatura de turmas do Programa Brasil Alfabetizado. O prefeito Felipe Dias e diversas autoridades do município estarão presentes no evento.

Prazo para tirar título termina dia 5

Termina dia 5 de maio o prazo para tirar ou transferir o título de eleitor. Essa também é a data limite para atualizações cadastrais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de alistamento para voto e transferência de títulos para cidadãos que moram no exterior.
De acordo com o TSE, o cidadão pode adiantar o processo por meio da internet, pedindo o título e atualizando seus dados no site do tribunal, por meio do Título Net. É necessário preencher o fomulário virtual com todas as informações solicitadas. Depois, numa prazo de cinco dias corridos, a pessoa deve comparecer a um cartório eleitoral, munido de original e cópia dos documentos solicitados e número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online para finalizar o processo.
Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso). Os homens também devem apresentar comprovante de quitação militar.
O descumprimento da obrigação impede a obtenção de passaporte ou carteora identidade. Além disso, o cidadão ficar impossibilitado de requerer qualquer documento em repartições diplomática no exterior. (Agência Brasil/ Jornal do Sudeste).

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vacinação contra aftosa começa dia 1º

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Aftosa começa no próximo dia 1º e vai até 31 de maio. A meta é superar o índice alcançado na segunda etapa, realizada em novembro passado, quando 96,43% do rebanho foram vacinados. A informação é do gerente de sanidade animal da Agrodefesa, Willian Vilela.
Quem não vacinar seu rebanho terá sua propriedade interditada para o trânsito de animais, será autuado, multado ( R$ 7 por animal não vacinado) e, nas próximas etapas, a vacinação passa a ser assistida por técnicos da Agrodefesa.
Goiás é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre de febre aftosa com vacinação. O rebanho goiano é de 20,5 milhões de cabeças. É o quarto maior do País, atrás do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Há no Estado 123 mil propriedades rurais. (Agecom).

Duas chapas concorrem em Sindicato de Orizona

Aconteceu nesse sábado, 17 de abril, a assembleia geral ordinária de prestação de contas do exercício 2009 do STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona. Cerca de 500 associados participaram da reunião da entidade, que é a maior e mais estruturada do setor no Estado de Goiás, contando com mais de 3 mil associados e uma ampla sede social.
Durante a assembleia, duas chapas foram apresentadas para concorrer à eleição da entidade, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio. O atual presidente, João Bosco Pereira, apoia a chapa encabeçada por Carlos Divino Miranda Pacheco – o Carlinhos da Coapro. Carlinhos disputa pela primeira vez à presidência do Sindicato. Ele é o atual vice-presidente da Creditag-Orizona e já foi diretor da Coapro, da Central de Associações e presidente do CTDRS - Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Estrada de Ferro. A chapa conta ainda com vários membros da atual diretoria, inclusive o atual presidente, que desta feita concorre como tesoureiro. Carlinhos apresentou na assembleia propostas que pretendem fortalecer as parcerias e dar continuidade à dinâmica da atual gestão.
A chapa de oposição terá como candidato a presidente João Bôsco de Lima, que presidiu a entidade por outros três mandatos. Além disso, figurou em entidades como a Coapro, CTDRS e Centro Social Rural. João Bosco tem nessa oportunidade o apoio de importantes lideranças como o ex-presidente do Sindicato, Pedro Jacinto, que na eleição anterior apoiara o atual presidente (João Bosco Pereira). Pedro Jacinto decepcionado com a atual administração rompeu com a mesma e chegou a desfiliar do STTR. Outro que mudou de lado foi o atual tesoureiro, Luziano Pereira, que concorre ao lado de João Bosco novamente como tesoureiro. A oposição defende uma maior aproximação da direção da entidade com a base, a melhoria do atendimento aos trabalhadores rurais e a ampliação das parcerias.
Como está em aberto o período para apresentação de candidaturas, outras chapas poderão se inscrever, mas essa possibilidade é considerada remota. A diretoria eleita tomará posse para um mandato de três anos em assembleia no final do mês de junho. (Anselmo de Lima).