quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MCP entrega moradias para camponeses de municípios da região

O Movimento Camponês Popular – MCP e a Central de Associações de Minis e Pequenos Produtores Rurais do Município de Catalão – CAMPPRMC realizam dia 24 de novembro, a 3ª Festa de Inauguração do Projeto de Moradia Camponesa, que acontecerá no município de Vianópolis-GO. Serão inauguradas mais 17 novas moradias nos municípios de Vianópolis, Gameleira, Orizona e Pires do Rio.
O Projeto de Moradia Camponesa foi desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal e a AGEHAB. Foram construídas 200 casas em 28 municípios do Estado de Goiás no Grupo 1 e estão sendo construídas, reformadas e ampliadas mais 375 Moradias no Grupo 2 em 30 municípios. Nesta ocasião estarão sendo inauguradas as moradias do Grupo 1 do “Melhor Projeto de Moradia Rural do Brasil”, que conseguiu melhorar de forma significativa a qualidade de vida das famílias camponesas no campo goiano, fazendo com que o campo seja mais que um lugar para se produzir, mas também um bom lugar para se viver, segundo a técnica do MCP, Michele Pantaleão.
A inauguração será na propriedade da família de Dona Rosalina e Senhor Geraldo, na Fazenda Rio do Peixe. Chega-se ao local entrando no Povoado da Caraíba, seguindo na saída da Igreja à direita. Fica a um quilômetro e meio. O evento será às 14 horas.

* Matéria com informações da Assessoria do MCP/ Imagem por Marina Muniz. Todos os direitos reservados.

Em aberto inscrições para Processo Seletivo da EFAORI

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona mantém abertas de 1º a 25/11/2011 as inscrições para o Processo Seletivo de admissão ao Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio da instituição. Serão disponibilizadas 40 vagas para jovens que pelo menos estejam concluindo neste ano o 9º ano do Ensino Fundamental e que tenham afinidade ou vivam no meio rural.
O exame de seleção será realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, quando o estudante poderá comparecer na escola em qualquer uma dessas datas acompanhado de pais ou responsáveis para proceder o exame escrito e passar pela entrevista. As inscrições serão feitas somente pelo telefone (64) 3474-1442 ou na própria escola, localizada na Rodovia GO-424 (Rodovia Orizona-Cachoeira), Km 02 - Zona Rural.
O Curso Técnico da EFAORI funciona na metodologia da Pedagogia da Alternância e tem duração de 3 anos. O jovem que concluir o curso receberá o certificado/ diploma de Ensino Médio com habilitação Técnica em Agropecuária. O curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e pelo CREA-GO.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Prefeito Felipe Dias entrega trator de esteira ao município de Orizona

A Prefeitura de Orizona adquiriu recentemente um trator de esteira, benefício viabilizado depois mais de três décadas de espera. O trator de esteira MX6D, adquirido pelo município de Orizona junto à Maxxor, possui um motor CAT 3306B com 120kw/160hp, transmissão "Powershift" com contra-eixos e servo comandada hidraulicamente e Ripper com penetração máxima sobre o solo de 600 mm, peso de 2.454 kg / 2.550 kg.

O trator foi comprado com o montante de 305 mil reais, com recursos do Ministério da Saúde/ Fundação Nacional de Saúde e contrapartida do tesouro municipal, emenda do ex-deputado federal Marcelo Melo. O equipamento será utilizado na recuperação e manutenção do aterro sanitário.
O trator foi entregue à população no dia 11 de novembro, com a realização de uma grande carreata que saiu do distrito de Ubatan, passou pelas ruas de Orizona e encerrou na Feira da Agricultura Familiar. O prefeito Felipe foi saudado por centenas de populares e por autoridades presentes. Dentre as autoridades que participaram do evento, destacamos a superintendente da FUNASA - Fundação Nacional de Saúde em Goiás, Márcia Freitas. Após o evento foi servido jantar para os presente e aconteceu bailão com artistas orizonenses.
Este foi o sexto trator entregue durante o mandato do prefeito Felipe Dias. Antes deste, haviam chegado cinco tratores de pneu. Um novo trator, de emenda do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) está em processo de licitação e chegará em breve a Orizona.


Centro Social e Embaixada Japonesa entregam obras na EFAORI

A Embaixada do Japão e o Centro Social Rural de Orizona inauguraram nesta sexta-feira, 11 de novembro o "Projeto de Implantação de Equipamentos para a EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona - Goiás", do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e Segurança Humana (APC) do Governo do Japão.
O governo japonês promove o programa APC, que auxilia entidades sem fins lucrativos atuantes nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Por meio desse programa, o Centro Social de Orizona recebeu a doação de US$82.524 (aproximadamente R$ 140.000,00) para contribuir com a construção de uma estufa e de dois espaços para atividades relacionadas à bovinocultura e suinocultura; a aquisição de um trator e equipamentos agrícolas, que visam proporcionar aulas mais dinâmicas e um ensino mais integrado; além de aumentar o número de vagas na escola.
A expectativa da Embaixada do Japão é contribuir na melhoria do ambiente social do Estado de Goiás e que este projeto seja um motivo para estreitar ainda mais as relações de amizade entre o Japão e o Brasil.
Participaram da cerimônia de inauguração o conselheiro da Embaixada do Japão, Nobuharu Imanishi, o prefeito de Orizona, Felipe Dias, o presidente da Câmara de Vereadores de Orizona, João Batista de Castro Neto, o presidente do Centro Social Rural de Orizona, Antônio Pereira de Almeida, entre outras autoridades e representantes.
A inauguração aconteceu no período da manhã, no Centro de Convivências da Escola Família Agrícola de Orizona, com a presença de diversas lideranças e autoridades do município e da região da Estrada de Ferro. Após os pronunciamentos e entrega de obras foi servido um delicioso almoço.