sábado, 18 de abril de 2009

3ª série da EFAORI

A 3ª série da EFAORI promove hoje, dia 18, no Centro Comunitário da região da Mata, bailão com a dupla orizonense Bruno Cesar e Nunes Filho. O baile será feito para arrecadar fundos para a realização da festa de formatura da turma no final do ano.

Vice-Governador em Orizona

O vice-governador Ademir Menezes (PR) esteve na manhã deste sábado em Orizona, quando visitou o prefeito Felipe Dias e esteve em reunião com o mesmo e com secretários municipais e vereadores. Durante a visita, Ademir participou também da Assembléia Geral Ordinária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona e se impressionou bastante com a força da entidade, já que pode assistir centenas de agricultores familiares e trabalhadores rurais reunidos para discutir o interesse da classe.

2º Orizona Celebrai II

Aconteceu ontem, dia 17, na Feira do Produtor Rural, o 2º Orizona Celebrai, momento de louvor promovido pelas Igrejas Evangélicas de Orizona, com apoio do Governo Municipal. Cantores de Orizona e municípios vizinhos se apresentaram e o momento mais esperado foi a presença da pastora e cantora Cassiane, um dos principais nomes da música evangélica na atualidade.
Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento. Além de pastores e fiéis de várias cidades, estiveram presentes várias autoridades políticas: o prefeito de Felipe Dias, o vereador Reinaldo Cardoso, o deputado estadual Luiz Carlos do Carmo (PMDB), o deputado federal Pr. João Campos (PSDB) e o Pr. João Adair, assessor do senador Marconi Perillo.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pedro Chaves em Orizona

O deputado federal Pedro Chaves (PMDB) foi recebido na tarde dessa sexta-feira(17) pelo prefeito Felipe Dias em seu gabinete. Estavam presentes na reunião além do prefeito e do deputado, os secretários Rinaldo Costa (Administração), Anteres Pereira (Indústria, Comércio e Turismo) e Renato Vieira (Saúde). A pauta da reunião não havia até o momento, sido divulgada.

Projeto Orizona Encenarte

A ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona protocolou quinta, dia 16, na Agencia Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira - AGEPEL, projeto que concorrerá a recursos financeiros para os Pontos de Cultura do Estado de Goiás. Serão contemplados 40 projetos culturais em Goiás com recursos do Ministério da Cultura - na microrregião de Pires do Rio serão dois aprovados.
O projeto entitulado ORIZONA ENCENARTE se aprovado será desenvolvido pela ASDAO, visando o fortalecimento e a divulgação da cultura popular de nosso município. Na sua elaboração, a Associação contou com o apoio efetivo e direto do Governo Municipal de Orizona, principalmente através da Secretaria de Administração e do vice-prefeito Antonio Baiano. O prefeito Felipe é outro que está bastante motivado com a iniciativa e aguarda ansioso a aprovação do projeto.

Posto Fazendário de Orizona

A Prefeitura de Orizona, através do prefeito Felipe Dias, tomou providencias e mobilizou política e administrativamente para resolver o problema que os agricultores enfrentavam quando tinham que tirar notas fiscais. Foram adquiridos os equipamentos de informática necessários e instalados no Posto Fazendário de Orizona (AGENFA), que é um órgão estadual.
A iniciativa, além de facilitar a vida dos agropecuaristas, que estavam indo a Pires do Rio ou Vianópolis para fazer esse procedimento, ainda trás retornos em impostos para o município. Nesses ultimos dias, foram pagas entre 10 e 15 notas só de transporte de gado todos os dias.

Bucha: 1001 Utilidades

Quem tem um pé na roça, sabe: bucha é coisa indispensável. Serve para lavar vasilhas e no banho - é ótima para tirar macuco! E pode ser utilizada também para a confecção de peças artesanais, como é o caso de bolsas. A bucha que é da família da abóbora e as espécies cultivadas no Brasil são as asiáticas Luffa acutangula e a Luffa cylindrica.
O uso natural da bucha no banho é muito popular também nos Estados Unidos, Coréia, China, Guatemala e Colômbia, os maiores produtores mundiais (fonte: O Popular).

Pela Copa do Brasil

O Goiás deixou claro o seu grande poder em casa e avançou às oitavas-de-final da Copa do Brasil ao golear o Brasiliense por 4 a 1, nesta quinta-feira à noite, no Serra Dourada, em Goiânia. Com a vitória, o Alviverde aumentou para 12 jogos a sua invencibilidade em Goiânia nesta temporada. O que mais impressiona é que o clube venceu todos as partidas na sua cidade, onde atua no Serra Dourada e no Serrinha. Na partida de ida da segunda fase, na semana passada, em Taguatinga (DF), o time goiano já havia vencido por 1 a 0. Agora, o Esmeraldino aguarda o vencedor do duelo entre Fluminense e Águia Marabá (PA) para conhecer o seu adversário na próxima fase.
O Fluminense saiu mal em Belém no primeiro jogo ao perder por 2 a 1 para o Águia. Outro carioca que teve uma noite horrível pela Copa do Brasil foi o Botafogo, que foi eliminado nos pênaltes após vencer o Americano no tempo normal por 2 a 1.


Orizona é o Foco

Orizona deverá hoje, sexta-feira, receber a visita do deputado estadual Luiz Carlos do Carmo (PMDB) dos deputados federais João Campos (PSDB) e Pedro Chaves (PMDB) e do vice-governador Ademir Menezes (PR). Os mesmos deverão ser recebidos pelo prefeito Felipe Dias em audiências diferentes e estarão aqui também para participar do 2º Orizona Celebrai, que acontecerá à noite na Feira do Produtor.
Falando em visita de autoridades políticas a Orizona, ontem esteve aqui o vereador de Goiânia, Bruno Peixoto (PMDB), lider do prefeito Iris Rezende e o vereador mais votado no Centro- Oeste nas últimas eleições. Bruno (foto) trabalha como um cabo eleitoral antecipado de Iris.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dom Antonio no Senado

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), em discurso no dia 8 de abril no Plenário do Senado, fez uma homenagem ao arcebispo emérito de Goiânia, dom Antônio Ribeiro de Oliveira, pela passagem dos 60 anos de sua ordenação. No último dia 2, houve uma celebração eucarística com essa intenção na Catedral Metropolitana do estado, da qual a senadora não pode participar, prestando, portanto, a sua homenagem da tribuna.
A senadora lembrou que o religioso, nascido em 10 de junho de 1926, em Campo Formoso, atual Orizona (GO), aos dez anos ingressou no Seminário Santa Cruz, em Silvânia (GO). De lá, seguiu para Minas Gerais, onde foi ordenado padre em 2 de abril de 1949, na cidade de Mariana.
Conforme destacado pelo site oficial do Senado Federal, dom Antônio sempre foi um importante guia espiritual no estado, buscando a efetiva participação dos fiéis na Igreja. Segundo a senadora, analistas afirmam que ele adotou, na direção da Igreja Católica em Goiás, a "Teologia do Político", que aliava a fé à prática do fiel dentro da sociedade.

Arroz e feijão em Baixa

O arroz e o feijão, que já vinham em ritmo de queda de preços, tiveram variação média de -4,29% ante -3,51%, nos últimos sete dias, no comércio varejista das principais capitais do país, segundo pesquisa sobre o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Essa redução ajudou a diminuir o ritmo de alta do IPC-S, que passou de 0,71% para 0,70%, na apuração encerrada ontem ( dia 15).

Leia mais aqui.

Rumo à Continuidade

Perto de uma vaga na final do Campeonato Goiano, o Goiás quer aproveitar a boa fase no Estadual para seguir na Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, o time esmeraldino enfrenta o Brasiliense, às 19h30, no estádio Serra Dourada, em jogo válido pela segunda fase da competição nacional. O Esmeraldino entra em campo com vantagem do empate. No primeiro jogo disputado entre os dois time, na última quarta-feira, o Verdão venceu por 1 a 0, Distrito Federal, com gol do atacante Iarley. Vitória do Jacaré pelo mesmo resultado leva a partida para os pênaltis. O vencedor do confronto enfrenta Fluminense ou Águia.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Bruno Meneghel no Goiás II

A diretoria do Goiás apresentou, na manhã desta quarta-feira, o novo reforço para o restante da temporada: Bruno Meneghel. O atacante de 21 anos, que marcou 11 gols no Campeonato Carioca, pelo Resende, espera dar continuidade ao bom trabalho que vinha desempenhando no Rio de Janeiro, agora, com a camisa do Verdão.
Finalmente essa negociação saiu, mas Bruno veio para ser reserva do Felipe, que atualmente é um dos melhores atacantes do país.

Juventudes e Segurança Pública II

No encerramento da Semana da Cidadania, a Pastoral da Joventude Rural da Diocese de Ipameri promoverá um Seminário sobre Segurança Pública e Criminalização das Juventudes. Esse seminário contará com a assessoria da Casa da Juventude Padre Burnier e de juristas que ajudarão a debater a temática. O evento acontecerá no Plenário Antonio José de Sousa da Câmara Municipal de Orizona, das 8 às 12 horas do dia 24 de abril.
A coordenação do seminário está convidando a juventude do campo e da cidade, bem como lideranças do município. As escolas municipais e estaduais, jovens e lideranças também podem confirmar a presença em horário comercial pelo telefone 3474-2228 ou indo pessoalmente na Secretaria da PJR, sediada no Antigo Seminário (Centro de Treinamento José Ribeiro).

terça-feira, 14 de abril de 2009

Leis II - Nome de Ruas

Continuando a viagem nos arquivos municipais, me deparei com a lei nº 244/67 de 10 de novembro de 1967. Nela, a Câmara Municipal decretou e o prefeito José Marçal sancionou a mudança de nomes e efetuou a nomeação de diversas ruas de nossa cidade, sempre homenageando personalidades de nossa cidade. Conforme o artigo 1º da referida lei, temos:

a) Avenida Oriental - passou a se chamar Jeremias Fernandes de Castro;
b) Rua Taquaral - passou a se chamar Francisco Dias Pimpão;
c) Rua Bela Vista - passou a se chamar Coronel Zacarias Caixeta;
d) Rua Bonfim - passou a se chamar Joviano Vaz da Costa;
e) Rua Dr. Bulhões - passou a se chamar Imídio Correa Peres;
f) Rua Marechal Deodoro - passou a se chamar Coronel José Albino;
g) Trecho da rua Marechal Floriano ao lado da praça Cônego Trindade - passou a se chamar Joaquim Marçal da Silveira;
h) Rua Pedro I - passou a se chamar Justino Luiz Domingos;
i) Rua 21 de abril - passou a se chamar Antônio Augusto de Paiva;
j) Rua Santa Bárbara - passou a se chamar Ananias Canêdo;
k) Rua que dá acesso ao cemitério - é nomeada Joaquim Lourenço Bastos;
l) Rua Montes Claros - passou a se chamar João Batista de Castro;
m) Rua Corumbajuba - passou a se chamar Terenço Pereira Cardoso;
n) Rua Princesa Isabel - passou a se chamar José Albino Vieira.

Na história de nossa cidade, sempre que houveram mudanças em nome de lugares e de ruas, a população demorou a se acostumar e em alguns casos, nunca conseguiu pronunciar o novo nome. A verdade maior é que um povo que vive e valoriza a sua história está sempre com um pé no futuro.

Minha Casa, Minha Vida

A Caixa Econômica está disponibilizando aos estados e municípios, desde de ontem (13), o termo de adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida, que tem como meta a construção de 1 milhão de casas. O banco também fornece o modelo de instrução de doação de terreno. As construtoras e os movimentos sociais interessados em participar podem apresentar as propostas nas 78 superintendências regionais da Caixa em Goiás.
Para as famílias com renda de até três salários mínimos, serão priorizados projetos de regiões que recebam impacto de grandes empreendimentos de infra-estrutura e de áreas atingidas por catástrofes definidas pela defesa civil. Também terão preferência empreendimentos de estados e municípios que ofereçam maior contrapartida e desoneração fiscal.
As propostas deverão apresentar casas térreas ou prédios, de acordo com as especificações publicadas na cartilha. Os empreendimentos destinados às famílias com renda de três a dez salários mínimos não obedecerão às especificações pré-estabelecidas e serão aqueles oferecidos normalmente pela indústria da construção civil.

Fonte: AGM-GO.

Socorro aos Municípios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou ontem a criação de crédito suplementar de R$ 1 bilhão, que vai garantir neste ano o mesmo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2008. No ano passado as prefeituras abocanharam R$ 51,3 bilhões – 24% a mais do que em 2007.
O socorro às prefeituras será providenciado em duas matérias a serem enviadas ao Congresso: uma medida provisória prevendo que a União ressarcirá os municípios da redução no FPM e um projeto de lei emergencial que vai criar o crédito suplementar especial para a compensação.
Em Goiás, prefeitos apontam redução de até 50% no FPM, de dezembro a fevereiro deste ano. A promessa de compensação dessas perdas pelo Tesouro Nacional foi recebida com alegria pelos líderes municipalistas. Que esse socorro realmente venha, e o mais rápido possível.
Leia mais aqui.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Leis I - A carroça e o muar

Com o passar do tempo, com o avanço das tecnologias, com o crescimento de nossas cidades, alguns acontecimentos tornam-se tão defasados que passam a ser interessantes.
Até pelo menos o final da década de 1960, a limpeza urbana de Orizona era feita por veículos de tração animal. Uma lei municipal sancionada em 14 de abril de 1966 (Lei 224/66), por exemplo, autorizava a Prefeitura Municipal de Orizona a adquirir uma carroça e um muar (burro, mula, jumento ou o que se entender) para realizar a limpeza da cidade. Segundo o artigo 2º daquela lei, ficava a Prefeitura autorizada a dispender até o máximo de C$ 400.000,00 (quatrocentos mil cruzeiros) para aquela aquisição. A lei municipal foi subescrita pelo grande prefeito, José Marçal da Silveira e por sua secretária, Lenita de Oliveira, uma notável mulher orizonense.

2º Orizona Celebrai

Acontecerá dia 17 de abril, próxima sexta-feira, o 2º Orizona Celebrai, um grande momento de louvor e adoração. Durante o evento, organizado pelas Igrejas Evangélicas de Orizona, com o apoio do Governo e da Câmara Municipal, será possível assistir também, atrações musicais. O grande momento da noite será o show da cantora Cassiane, um dos principais nomes da música gospel brasileira. O 2º Celebrai será realizado na Feira do Produtor Rural (ao lado da Rodoviária), a partir das 19:30 h.

Feriado violento em Goiás

O feriado da Semana Santa em Goiás este ano foi sangrento. Em três dias, entre a sexta-feira e as 21 horas de ontem, 32 mortes violentas, por homicídios e acidentes de trânsito, já haviam sido registradas pela polícia. Os casos superam os da Semana Santa do ano passado. O número de homicídios, 17, é quase o dobro do feriado em 2008, quando houve 9 mortes. Já as vítimas de acidentes nas rodovias goianas triplicaram em comparação com o ano passado.
Pois é, muita gente exagera e não respeita sequer um feriado religioso, onde o foco deveria ser outro.

Campeonatos Estaduais

Final de semana de decisões pelos campeonatos estaduais. No Campeonato Goiano, Atlético e Goiás estão muito pertos de garantir vaga na final. Na partida de ida da semifinal da competição, na tarde deste Domingo de Páscoa, em Catalão, o Esmeraldino venceu o Crac por 3 a 1, de virada e aumentou sua vantagem. O Atlético goleou o Itumbiara no Serra Dourada por 5 a 1 com 3 gols de Elias (foto) e está mais tranquilo ainda.
Pelo Carioca, o Flamengo venceu por 1 a 0 o Fluminense, neste domingo e o Botafogo goleou o Vasco por 4 a 0 no sábado. Os vencedores disputam no próximo domingo o título da Taça Rio.
No Mineiro, o Atlético vence o Rio Branco por 2 a 0 e está muito próximo de uma vaga na final. Na outra semifinal, Ituiutaba e Cruzeiro fazem seu primeiro jogo nesta terça-feira, às 20h30m, no Mineirão.
O Internacional confirmou o favoritismo contra o Canoas e decidirá o título Gaúcho com o Caxias. O colorado que fez 4 a 0, no Beira-Rio, pode ser campeão sem disputar as finais e ainda comemorar o bi.
Pelo Paulistão, o Santos em casa venceu no sábado o Palmeiras por 2 a 1. Ontem, o Corinthians venceu o São Paulo pelo mesmo placar. Assim, a disputa ficou ainda mais acirrada.