sábado, 14 de agosto de 2010

Umidade do ar continua baixa na região Centro-Oeste

A umidade relativa do ar deve continuar baixa em parte do país nos próximos dias, apesar da chegada de uma frente fria ao região Sul. Segundo o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Giovani Dolif, com ar mais frio e queda da temperatura, a umidade não vai cair tanto durante as tardes.
A massa de ar deve influenciar o clima na Região Centro-Oeste e no sul da Região Norte. De acordo com Geovani, mesmo com a chegada da frente fria, não há previsão de chuva para essas regiões. No Distrito Federal (DF), a umidade relativa do ar chegou a 7% nesta semana, o índice deve continuar em níveis críticos.
A estiagem e baixa umidade do ar aumentam o risco de queimadas. Nesta sexta- feira (13), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de 15 mil focos de incêndio no país. Grandes incêndios em quatro estados foram controlados, mas no Tocantins o fogo ainda avança sobre o Parque Nacional do Araguaia e a Serra do Carmo.
Somente este mês foi registrado cerca de 400 incêndios de vegetação no Estado de Goiás. A falta de chuva e temperatura muito elevada no mês de agosto contribui para agravar os problemas das queimadas. O corpo de bombeiro redobrou o trabalho no combate e prevenção neste período. (Rádio 730).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Festa do Leite 2010 e 160º Aniversário de Orizona

Um dos melhores eventos em Orizona no ano passado está de volta. A Prefeitura e o Sindicato Rural de Orizona realizarão de 11 a 15 de setembro a Festa do Leite 2010 e o Aniversário dos 160 anos de fundação do município. Na programação haverá torneio leiteiro, palestras técnicas, desfiles cívicos, cavalgada, torneio de truco e shows artísticos.
Na parte artística haverão shows dia 11 com Rei do Gado & Fazendeiro e Fernando & Alessandro, dia 12 com Fred Ryck & Matheus, dia 13 com Pedro Paulo & Miliquinho e dia 14 com Pedro Paulo & Matheus e Nando & Nunes. O evento será realizado no Tatersal do Anteres e terão entradas a preços simbólicos.

3ª Exposição de Orquídeas e Artesanato de Orizona

Será realizado de 20 a 22 de agosto no Salão Paroquial de Orizona a 3ª Exposição de Orquídeas e Artesanato com o tema "O meio ambiente começa no meio da gente". O evento é uma realização da Associação dos Artesãos de Orizona/ Ponto de Cultura Orizona Encenarte, orquidófilos, educadores e do Escritório da Emater no município.
Dia 20 serão recebidas as plantas para o concurso no período de 8 às 12 horas. Nesse dia a visitação ao evento poderá ser feita até às 21 horas, assim como nos demais dias. Escolas do municípios realizarão concursos de cartazes e redação para estudantes do ensino fundamental, que serão expostos no dia 20 de agosto.
A exposição tem o apoio da Rádio Orizona FM, ACIOR, Café Goianinho, Supermercado Vale, Creditag Orizona, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Educação, Carvalho's Hotel, Agepel/Cultura Viva, Emater-Goiás, Câmara Municipal de Orizona e Coapro.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Segunda etapa de vacinação contra a Poliomielite

Acontecerá neste sábado, dia 14 de agosto, o Dia Nacional de Vacinação contra a Pólio. A segunda etapa da campanha contemplará crianças de zero a cinco anos. Quem vacinou na 1ª etapa receberá a segunda dose da vacina. Quem ainda não vacinou poderá receber a 1ª dose. Pais, mães e/ou responsáveis deverão levar as crianças nos locais de vacinação munidos da caderneta de vacinação das mesmas.
De 08 às 17:00 horas vão funcionar postos de vacinação nos seguintes postos de saúde: Centros de Saúde do Bairro Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima, Posto de Saúde do Bairro Santa Maria e Secretaria de Educação, na Praça do Lazer.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Horário eleitoral no rádio e TV começa dia 17 de agosto

Começa em 17 de agosto, nas emissoras de rádio e TV de todo país, a propaganda eleitoral gratuíta.
Em Goiás ficou assim o tempo de cada um dos cinco candidatos ao governo do estado:
Marconi Perillo - 5 min e 32 seg
Iris Rezende - 5 min e 31 seg
Vanderlan Cardoso - 4 min e 27 seg
Washington Fraga - 1 min e 16 seg
Marta Jane - 1min e 12 seg

Isto, claro, em dois blocos. No rádio de 07:00 às 07:30 e de 12:00 às 12:30 horas. Na TV de 13:00 às 13:30 e de 20:30 às 21:00 horas. Faltam 50 dias para as eleições de outubro. E até agora tudo parado, calmo, sem aquela movimentação costumeira e tradicional dos pleitos anteriores. Nem parece época de eleição. Quem sabe com a chegada da propaganda eleitoral no rádio e TV a coisa esquenta. (Célio Silva).

Lavoura Comunitária abre inscrições para safra 2010/11

As inscrições para o programa Lavora Comunitária estão abertas até o dia 30 deste mês, para milho, e até 30 de setembro para arroz. As prefeituras, sindicatos e entidades que não prestaram contas das safras anteriores deverão regularizar a situação na Secretaria da Agricultura. A expectativa é que esta safra supere a passada.
Durante a safra 2009/2010 foram plantados cerca de 23 mil hectares. O Programa contemplou diretamente 40 mil famílias e 350 mil pessoas foram assistidas indiretamente em 180 municípios. Dois por cento de todas as safras são repassados para a Organização das Voluntárias de Goiás. Para esta safra a previsão de repasse é superior as 312 toneladas da safra 2008/2009.
As entidades e produtores rurais já podem procurar os escritórios locais e regionais da Emater para a elaboração de seus projetos para a safra 2010/2011. Desde o ano 2007 a Seagro tem trabalhado com muito afinco para que as sementes os fertilizantes cheguem a tempo hábil para a realização da plantação da lavoura. Mais informações: (62)3201-8905 (Agecom/ Rádio Orizona Web).

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Orizona empata em Professor Jamil pela Copa Flávios

O Orizona Esporte Clube conseguiu um bom resultado ao empatar seu jogo fora de casa com o Resende de Professor Jamil. A partida, realizada nesse domingo (8) terminou com o placar de 1 a 1 e foi válida pela 3ª rodada do 1º turno da 1ª fase da Copa Flávios/ Umbro de Futebol Amador.
Com o resultado, os orizonenses estão agora na 2ª posição do grupo 2 com 4 pontos, mesma pontuação do líder Juventus/ Goianira, só que com uma partida a mais. O Orizona encerra a sua participação no 1º turno no próximo domingo, dia 15, jogando em casa contra o Gyn Sports.

domingo, 8 de agosto de 2010

Candidatos movimentaram Orizona no final de semana

Alguns candidatos movimentaram Orizona nesta semana. Na sexta-feira (6 de agosto), o candidato a deputado estadual Nélio de Freitas (PSB) realizou carreata e inaugurou comitê de campanha no centro da cidade. Nélio, que nasceu em Orizona e é filho do Sr. Joaquim de Freitas, é um bem-sucedido empresário em Luziânia.
O deputado federal Pedro Chaves (PMDB), fez reunião com membros do partido no sítio do prefeito Felipe Dias, na região das Areias, ainda na noite de sexta. Uma grande quantidade de militantes do partido participou da reunião. Pedro Chaves é o candidato que deverá ter mais apoio do partido no município.
No sábado, 7 de agosto, foi feita a abertura do comitê de Antônio Baiano em Orizona. O comitê foi instalado na rua Marechal Floriano Peixoto, ao lado da Praça do Lazer, junto ao Bar do Nagib.
No ato, que não teve carreata nem comício, uma grande quantidade de militantes compareceu. Em uma fala rápida, o candidato comentou que aquele é um modesto mais aconchegante espaço para receber os companheiros de divulgar as propostas de campanha. Antônio Baiano passou nas últimas semanas por 25 cidades e considera que a adesão e a receptividade tem sido muito grande.
Na próxima sexta-feira, 13, será lançado em Goiânia um outro comitê de campanha. Será na Rua 94, nº 300, sala 300, Setor Sul, próximo à Avenida 83. O ato de abertura do comitê será às 18:30 horas.