sábado, 12 de março de 2011

Ponto de Cultura Orizona Encenarte publica sítio eletrônico

O Ponto de Cultura Orizona Encenarte e o Coletivo de Cultura de Orizona realizam na próxima sexta e sábado (18 e 19/03) a 2ª Festa da Cultura de Orizona. O evento será na Feira da Agricultura Familiar, ao lado da rodoviária. Esse será um momento para os realizadores da cultura popular orizonense demonstrarem o que estão fazendo de produção cultural.
O Orizona Encenarte é um ponto de cultura criado pela Associação dos Artesãos de Orizona e tem o apoio financeiro do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, em parceria com a Agepel - Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira. O ponto de cultura fez recentemente uma pesquisa de campo para colher depoimentos de moradores de comunidades rurais e esse trabalho está garantindo a realização de um documentário e a produção de um catálogo com o mapa da cultura  orizonense, que serão lançados em breve. Também foi colocado no ar nesta semana o sítio eletrônico do ponto de cultura e as respectivas páginas em redes sociais e sítios de compartilhamento, um trabalho deste humilde blogueiro.






Sobre a edição deste ano do Carnaval de Orizona

Este blogueiro, por não ter participado do tradicional Carnaval de Orizona em 2011, não fez nenhuma referência ao mesmo após a sua realização, mas recomenda o texto publicado na Rádio Orizona Web, na coluna do vereador Joãozinho Albino. (Leia a coluna). Veja também imagens do evento clicando aqui.

Assim, faça a sua própria avaliação comentando nesta postagem:

1. Como você avalia o Carnaval deste ano em Orizona?
2. Como foi a organização se comparado aos anos anteriores?
3. O que foi bom? O que precisa melhorar?

Comentem com despreendimento e sem ofensas pessoais.

Nucleo Estadual reune com Sub-secretária de Pires do Rio

Bete em fala aos educadores do Nuclec
O Nuclec - Núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro realizou neste sábado, 12 de março, momento coletivo. A atividade extra-classe que teve a participação da direção da escola, do seu corpo docente e de representantes da Sub-secretaria Regional de Pires do Rio aconteceu na biblioteca municipal Benedito Silva, localizada no antigo furum, na Praça do Lazer de Orizona.
Durante o encontro, os educadores e educadoras refletiram sobre o seu papel, fizeram um momento de estudo e planejamento em grupo, coordenados pela diretora da unidade, professora Luzia Helena Caixeta, além de uma reflexão promovida pela equipe da sub-secretaria. Representando a coordenação regional estava a sub-secretária regional de Pires do Rio, Bete Macedo, a coordenadora pedagógica Maria Inês de Rezende e a dupla de tutores Dutra e Regina.
Como observou Luzia, o Núcleo, que possui unidades descentralizadas nos povoados de Corumbajuba, Buritizinho, Firmeza, Cachoeira, Taquaral e distrito de Ubatan, trabalha com muitos contratos temporários e isso faz com que o mesmo tenha grande dificuldade para realizar um trabalho de qualidade, já que o profissional trabalha por um ano e obrigatoriamente deve ser substituido. Mas esta é uma realidade em todo o Estado de Goiás.
Segundo Bete Macedo esse problema deverá ser reduzido a partir dos próximos contratos, já que o governo estudual está tentando viabilizar o regime de credenciamento para três anos até que se realize um novo concurso público. O Nuclec também enfrenta muita dificuldade com o transporte de estudantes e educadores graças ao tempo chuvoso que castiga as estradas do município. Sobre isso, Bete e Luzia estiveram recentemente com o prefeito Felipe Dias e o mesmo garantiu que fará o possível para contornar a situação.
No dia 03 de março aconteceu em todo o país a Avaliação de Diagnóstico Curricular para estudantes do 5 e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
Os resultados apresentados em todo o Estado para o Ensino Médio foram muito preocupantes e no Núcleo já começou um trabalho no tocante a melhora da qualidade do ensino para buscar uma melhora no desempenho dos estudantes. A avaliação foi realizada para diagnosticar o desempelho e conhecimento acumulado pelos estudantes durante o período que frequentaram a escola. Novas avaliações deverão ser realizadas ainda neste ano.
Bete ainda teceu profundos elogios ao Nuclec e diz que fala do mesmo de "boca cheia" e que ainda pretende conhecer as unidades em breve. O momento coletivo das outras escolas da rede estadual acontece na próxima terça-feira, dia 15 de março.

Através de parcerias EFAORI planta lavoura experimental

A Prefeitura de Orizona, cedeu uma área de 7 hectares à EFAORI que entrou em contato com a renomada empresa de sementes PIONEER, através de seu representante Alexandre Marcos Sbroggio, para juntos promover um Dia de Campo. A proposta foi aceita e estendida a outras empresas.
A DUPONT, forneceu os defensivos. A Prefeitura Municipal de Orizona, sempre parceira da escola, através da Secretaria de Agricultura, fez a distribuição do calcário, utilizando um distribuidor disponibilizado pelo Senhor Hélio Frutuoso, Presidente do Sindicato Rural de Orizona. A subsolagem da área também foi feita pela Prefeitura. Já os serviços de gradagem e nivelação foram feitos pelo Senhor José Geraldo, pai da estudante Marluce da 2ª série. O plantio foi feito utilizando máquinas e implementos da JONH DEERE, que garantiram uma excelente disposição das plantas, obedecendo aos espaçamentos pré-estabelecidos entre linhas e plantas de forma regular e uniformes.
A AGROPLANTA forneceu os fertilizantes foliares, que maximizam o potencial produtivo dos cultivares. A empresa HIPERCAL Calcários forneceu 14 toneladas de calcário dolomítico que foram distribuídos na área, aumentando a saturação de bases, dando condições ao desenvolvimento ideal da cultura do milho e soja, o que mostra a qualidade e eficácia do produto.
Houveram dois momentos: o primeiro aconteceu no dia 04 de março, sendo este uma palestra-aula para todos os estudantes da EFAORI e da UBEC-CENTAF de Silvânia, cerca de 130 jovens agricultores. Na oportunidade o engenheiro Agrônomo Sr. Alexandre Sbroggio, da PIONEER focou a cultura do milho e da soja, seus estágios vegetativos, cruzamentos e obtenção de híbridos de altíssima genética, o forte da PIONEER. Em seguida foi apresentado os cultivares, em campo, para os estudantes.
Nesta sexta-feira, 11 de março, as empresas parceiras montaram seus stands no campo demonstrativo, localizado na área da prefeitura, na rodovia que liga Orizona ao povoado de Cachoeira, km 2, ao lado da pista de pouso. Os participantes do evento, organizados em grupos, eram recebidos pelos representantes das empresas, que apresentavam seus produtos e tecnologias.
Os grupos formados por agricultores, técnicos, estudantes e autoridades, eram recebidos primeiramente no stand da PIONEER, onde o Eng. Agrônomo Sr. Alexandre Sbroggio expôs os materiais da empresa, em seguida o grupo era encaminhado até o stand da DUPONT, onde o Eng. Agrônomo Sr. Edson, apresentou seus produtos, garantido qualidade e viabilidade econômica. Por fim o grupo seguia até o stand da JONH DEERE, onde foi apresentado um trator de 110 cv e um pulverizador “gafanhoto”, que representaram bem a alta tecnologia e qualidade das máquinas e implementos da nobre empresa. já na sede da Escola o grupo era recebido no stand da AGROPLANTA, na qual estavam espostos seus produtos, em seguida o grupo se dirigia para o refeitório onde foi servido o almoço aos participantes.

LEIA MAIS ACESSANDO O BLOG DA EFAORI.

quinta-feira, 10 de março de 2011

EFAORI realiza Dia de Campo nesta sexta-feira 11/03

O Centro Social Rural de Orizona/ Escola Família Agrícola de Orizona, em parceria com PIONEER, DuPont, Hipercal, Casa do Pica Pau, Prefeitura Municipal de Orizona, demais entidades e empresas do setor agropecuário promoverá Dia de Campo amanhã, dia 11 de março, a partir das 09 h, onde os participantes terão a possibilidade de ver em loco os materiais de ponta de milho para silagem, grãos e de soja da PIONEER com tratamento industrial de sementes. Na ocasião os participantes terão também a oportunidade de ver a eficiência dos produtos DuPont no controle de lagartas, fungos e plantas invasoras, bem como a eficiência de máquinas e implementos John Deere, representados pela Casa do Pica Pau.
O Dia de Campo será em área da Prefeitura, na Estrada para Cachoeira, km 02, à esquerda (área da Prefeitura, ao lado da pista de pouso).

quarta-feira, 9 de março de 2011

Lançada hoje a Campanha da Fraternidade 2011

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou nesta quarta-feira (09) a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema "Fraternidade e a vida no Planeta - A criação geme em dores de parto".
Neste ano, a campanha tem como objetivo, segundo a CNBB, "contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta".
A Campanha da Fraternidade foi criada em 1964 e esta é a quarta vez aborda um tema relacionado à preservação da natureza e do meio ambiente. Em 1979, foi discutido o tema "Preserve o que é de todos"; em 2004, "Água, fonte de vida"; e, em 2007,"Vida e missão neste chão", falando da Amazônia.
Em mensagem divulgada hoje, o papa Bento 16 manifesta apoio à campanha. Nela, ele afirma que "pensando no lema da referida campanha, 'a criação geme em dores de parto', que faz eco às palavras de São Paulo na sua Carta aos Romanos (8,22), podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano".
Segundo o bispo da Diocese de Ipameri Dom Guilherme Antônio Werlang, "a Igreja convida-nos a olharmos para a natureza e percebermos as mudanças climáticas que já estão ocorrendo devido a interferência humana. Como estas mudanças ameaçam a vida em geral, em especial a vida humana, sobretudo a dos mais empobrecidos? O lema da Campanha da Fraternidade deste ano nos lembra que a Criação inteira geme e sofre em dores de parto. Se perguntarmos a Mãe Terra quem está lhe causando estas dores, ela certamente dirá que é o homem e a mulher e, se pudesse, pediria a Deus que fossem expulsos porque se fazem surdos e insensíveis aos seus gemidos e gritos de socorro".


Na paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Orizona, foram celebradas missas da Quarta-feira de Cinzas nesta noite na Nova Matriz, no Bairro Santa Maria, e na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no Centro, ocasião em que foi aberta a Quaresma e lançada a Campanha da Fraternidade na paróquia.

19ª Festa do Peão de Orizona: 09 a 12 de junho de 2011

A tradicional Festa do Peão de Orizona deverá ser organizada este ano novamente pelo ex-vereador Pedrinho Mizael, juntamento com DJ Nenê e Marcelo Silva. A programação da 19ª Festa do Peão foi divulgada pelo mesmos neste final de semana, durante a realização do Carnaval.
A festa deverá acontecer de 9 a 12 de junho, no Parque de Exposições Agropecuárias da cidade. Dentre as atrações, quatro pesos-pesados: Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, Marcos & Fernando e Banda Nashville. O locutor Ivan Diniz estará de volta às arenas orizonenses. A festa da escolha da Rainha está prevista para o dia 23 de abril.

terça-feira, 8 de março de 2011

"Mulher da vida, minha irmã" (Poesia de Cora Coralina)

Mulher da Vida, minha Irmã.
De todos os tempos.
De todos os povos.
De todas as latitudes.
Ela vem do fundo imemorial das idades e
carrega a carga pesada dos mais
torpes sinônimos,
apelidos e apodos:
Mulher da zona,
Mulher da rua,
Mulher perdida,
Mulher à-toa.
Mulher da Vida, minha irmã.
Pisadas, espezinhadas, ameaçadas.
Desprotegidas e exploradas.
Ignoradas da Lei, da Justiça e do Direito.
Necessárias fisiologicamente.
Indestrutíveis.
Sobreviventes.
Possuídas e infamadas sempre por
aqueles que um dia as lançaram na vida.
Marcadas. Contaminadas,
Escorchadas. Discriminadas.
Nenhum direito lhes assiste.
Nenhum estatuto ou norma as protege.
Sobrevivem como erva cativa dos caminhos,
pisadas, maltratadas e renascidas.
Flor sombria, sementeira espinhal
gerada nos viveiros da miséria, da
pobreza e do abandono,
enraizada em todos os quadrantes da Terra.
Um dia, numa cidade longínqua, essa
mulher corria perseguida pelos homens que
a tinham maculado. Aflita, ouvindo o
tropel dos perseguidores e o sibilo das pedras,
ela encontrou-se com a Justiça.
A Justiça estendeu sua destra poderosa e
lançou o repto milenar:
“Aquele que estiver sem pecado
atire a primeira pedra”.
As pedras caíram
e os cobradores deram s costas.
O Justo falou então a palavra de eqüidade:
“Ninguém te condenou, mulher...
nem eu te condeno”.
A Justiça pesou a falta pelo peso
do sacrifício e este excedeu àquela.
Vilipendiada, esmagada.
Possuída e enxovalhada,
ela é a muralha que há milênios detém
as urgências brutais do homem para que
na sociedade possam coexistir a inocência,
a castidade e a virtude.
Na fragilidade de sua carne maculada
esbarra a exigência impiedosa do macho.
Sem cobertura de leis
e sem proteção legal,
ela atravessa a vida ultrajada
e imprescindível, pisoteada, explorada,
nem a sociedade a dispensa
nem lhe reconhece direitos
nem lhe dá proteção.
E quem já alcançou o ideal dessa mulher,
que um homem a tome pela mão,
a levante, e diga: minha companheira.
Mulher da Vida, minha irmã.
No fim dos tempos.
No dia da Grande Justiça
do Grande Juiz.
Serás remida e lavada
de toda condenação.
E o juiz da Grande Justiça
a vestirá de branco em
novo batismo de purificação.
Limpará as máculas de sua vida
humilhada e sacrificada
para que a Família Humana
possa subsistir sempre,
estrutura sólida e indestrurível
da sociedade,
de todos os povos,
de todos os tempos.
Mulher da Vida, minha irmã.
Declarou-lhe Jesus:
“Em verdade vos digo
que publicanos e meretrizes
vos precedem no Reino de Deus”.
Evangelho de São Mateus 21, ver.31.
 

Poesia dedicada, por Coralina, ao Ano Internacional da Mulher em 1975.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Duas partidas pela 5ª Rodada do Campeonato Municipal

Aconteceu nesse sabado 05/03/11 , duas partidas válidas pela 5ª Rodada do Campeonato Municipal Serie B 2011. Os jogos foram no campo da Mata. No primeiro jogo,  o Taquaral venceu a Firmeza-B por 3 a 1. Para o Taquaral marcaram  Leandro Magrão, Robertinho e Lucas e o gol da Firmeza-B foi de Werley cobrando pênalti.
No jogo de fundo o que não faltou foi emoção em um jogo com várias viradas no placar, no final a Cachoeira venceu a Mata-B por 4 a 3. Os gols da Cachoeira foram marcados por Fernando que fez 2, Clebinho e Júlio Cesar e os gols da Mata-B foram do goleiro Leandro de pênalti, Alex de falta e Rodrigo. (Elson Caixeta/ Rádio Orizona Web).

FOTOS: Thaís - um dos destaques na premiação do PER 2010

A Técnica em Agropecuária Thais Pinheiro de Sousa, que concluiu o curso técnico na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona em 2010 recebeu dia 02/03 premiação pela 1ª colocação na categoria Melhor Projeto Acadêmico em 2010, do Sistema Faeg/Senar. A comenda foi dada pela apresentação do Projeto Profissional da Jovem na EFAORI, seu trabalho de conclusão do curso. O tema de seu trabalho foi "Cria e Recria de Bezerras para Rebanho Leiteiro na propriedade Serra da Mata". Veja imagens de Thais no 5º Encontro de Participantes do Programa Empreendedor Rural (PER) e  Programa Empreendedor Sindical (PER-Sindical), que reuniu mais de 600 pessoas entre produtores rurais, autoridades sindicais, políticos e estudantes, em Goiânia,quando recebeu a premiação.
Thais recebendo o prêmio do Presidente da Faeg José Mário Schreiner.
Thais discursando durante o encontro.