quarta-feira, 9 de março de 2011

Lançada hoje a Campanha da Fraternidade 2011

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou nesta quarta-feira (09) a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema "Fraternidade e a vida no Planeta - A criação geme em dores de parto".
Neste ano, a campanha tem como objetivo, segundo a CNBB, "contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta".
A Campanha da Fraternidade foi criada em 1964 e esta é a quarta vez aborda um tema relacionado à preservação da natureza e do meio ambiente. Em 1979, foi discutido o tema "Preserve o que é de todos"; em 2004, "Água, fonte de vida"; e, em 2007,"Vida e missão neste chão", falando da Amazônia.
Em mensagem divulgada hoje, o papa Bento 16 manifesta apoio à campanha. Nela, ele afirma que "pensando no lema da referida campanha, 'a criação geme em dores de parto', que faz eco às palavras de São Paulo na sua Carta aos Romanos (8,22), podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano".
Segundo o bispo da Diocese de Ipameri Dom Guilherme Antônio Werlang, "a Igreja convida-nos a olharmos para a natureza e percebermos as mudanças climáticas que já estão ocorrendo devido a interferência humana. Como estas mudanças ameaçam a vida em geral, em especial a vida humana, sobretudo a dos mais empobrecidos? O lema da Campanha da Fraternidade deste ano nos lembra que a Criação inteira geme e sofre em dores de parto. Se perguntarmos a Mãe Terra quem está lhe causando estas dores, ela certamente dirá que é o homem e a mulher e, se pudesse, pediria a Deus que fossem expulsos porque se fazem surdos e insensíveis aos seus gemidos e gritos de socorro".


Na paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Orizona, foram celebradas missas da Quarta-feira de Cinzas nesta noite na Nova Matriz, no Bairro Santa Maria, e na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no Centro, ocasião em que foi aberta a Quaresma e lançada a Campanha da Fraternidade na paróquia.

Um comentário:

  1. ja fui em barretos varias vezes e conheco otimos locutores, aqui em orizona infelizmente so vem esse tal de ivan diniz que e um pessimo locutor.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....