sábado, 23 de junho de 2012

Marrequinho: A Migração de Intérpretes Goianos (Década de 60) - Capítulo X

Quando os representantes do gênero sertanejo, de São Paulo, estavam ficando sem recursos para criarem coisas novas e as gravadoras exigindo sucessos na praça aconteceu o que foi chamado de: Migração de Intérpretes goianos. É que, para sair dos estilos até então explorados pelos paulistas (nem todos eram paulistas) se fazia necessário, o lançamento de duplas e trios com intérpretes que tivessem potencial e interpretações diferentes. Diferentes e convincentes. A música sertaneja pedia socorro, apesar de ser muito bem aceita, com vendagem satisfatória, precisava atingir outras regiões do Brasil, além de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Felizmente, os paulistas tinham a receita, e nós, os goianos, tínhamos o remédio. Eles tinham a ideia e nós oferecemos os meios dela ser colocada em prática. Fornecemos o elemento essencial para se fazer a tal inovação que nossa música requeria (Os diretores de gravadoras e os produtores, também). E, tudo começou assim:

Banda OriZoN: mais novo grupo musical

Mais uma novidade na música orizonense: Foi constituída a banda OriZoN, que surgiu através dos amigos Marcelinho Machado, Filipe Caixeta, Suzana Lima, Matheus Araújo, Rodrigo Tavares e Wellington Henrique.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Seleção para Assessor do Ministério Público

A Promotoria de Justiça de Orizona comunica que está recebendo currículos para a seleção de assessor. O cargo é privativo de bacharel em Direito e oferece salário de R$ 3.160,03. Os interessados têm até o dia 20 de julho para entregar o currículo, junto com a cópia de um documento pessoal, na promotoria, que fica na Avenida D, s/nº, Centro, edifício do Fórum, em Orizona. Os documentos também poderão ser encaminhados para o e-mail 1orizona@mp.go.gov.br. Mais informações pelo telefone (64) 3474-1622.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia 20 de agosto tem "Maçonaria pela Vida"

A Loja Maçônica Campo Formoso nº 12, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Orizona, convida você a realizar um ato de amor: Doe Sangue! Doe Vida!
A coleta de sangue será no dia 20 de agosto de 2012 no Salão da Maçonaria, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O salão está localizado na rua 24 de outubro, s/n, Campo Formoso. A coleta será feita pelo Laboratório Oncord.
Também são parceiros desta campanha: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona, Sindicato Rural de Orizona e Valeza/ Laticínios JL.

EFAORI representa Goiás no Seminário Nacional do Ensino Médio

A Escola Família Agrícola de Orizona, localizada na área geográfica da Subsecretaria Regional de Ensino de Pires do Rio e conveniada com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para representar o Estado de Goiás no Seminário Nacional do Ensino Médio, que será realizado em Brasília de 26 a 28 deste mês.
A escola funciona desde 1999 e tem o seu trabalho fundamentado na “Pedagogia da Alternância”, que permite a integração entre a realidade dos jovens que vivem no campo e a realidade acadêmica. Desde então, a escola já formou dez turmas de jovens no Ensino Médio e Técnico.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

1º Burizinho Fest Gospel com presença do Pastor Marcos Feliciano


Banda Larga Social da Oi já está disponível em Orizona a 35 reais

A Oi incluiu mais 150 cidades no plano de acesso à internet nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), a partir desta segunda-feira (18). Com isso, a operadora encerra o primeiro semestre de 2012 com 1.532 municípios. Até o final de 2014, afirma a operadora, serão atendidas todas as localidades-sede dos 4.800 municípios de sua área de atuação.
Orizona foi aderida ao plano da operadora, assim como os municípios goianos Aporé, Caldazinha, Carmo do Rio Verde, Inhumas, Jaraguá, Mara Rosa, Moiporá, Petrolina de Goiás, Santa Rosa de Goiás, São Francisco de Goiás e Trindade.

PMDB e aliados realizam convenção municipal dia 30 de junho

O Diretório Municipal do PMDB de Orizona realiza no dia 30 de junho, no Ginásio de Esportes Amir Borges, a sua Convenção Municipal. A convenção deverá ser em conjunto com os partidos que formarão a base aliada para o próximo pleito eleitoral, que apoia as candidaturas de Felipe Dias e Anteres V. Pereira na chapa majoritária: PT, PR, PSC e PC do B.
A convenção tem como pauta a escolha e homologação dos candidatos dos partidos aos cargos efetivos majoritários (prefeito e vice-prefeito) e proporcional (vereadores), a decisão sobre a formação de coligação com outros partidos nas eleições de 07 de outubro, além de outros assuntos pertinentes às eleições municipais e aos interesses do PMDB.

terça-feira, 19 de junho de 2012

CCJ da Assembleia aprecia utilidade pública da Associação de Carreiros de Orizona

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás aprecia nesta terça-feira, 19, a soma de 14 processos com parecer definido pela relatoria parlamentar. Também está prevista a distribuição de 24 projetos de lei aos deputados-relatores. A sessão será regimentalmente iniciada às 14 horas, no auditório Solon Amaral. 
Será apreciado na ocasião, dentre outros processos, o processo nº 1693/12, que confere título de utilidade pública estadual a Associação dos Carreiros de Orizona, de autoria do deputado Nilo Rezende. O deputado Hildo do Candango já havia dado parecer favorável ao projeto de lei.

Segue indefinida a chapa majoritária do FICO

Seguem indefinidos os nomes que farão a composição da chapa majoritária de oposição ao atual governo municipal de Orizona. Os integrantes do projeto FICO - Frente de Integração e Cooperação por Orizona, formados pelo PP, PSDB, DEM, PSB e PTB ainda não chegaram a um consenso sobre os nomes dos candidatos a prefeito e a vice-prefeito.
Há mais de um ano, o grupo vem se reunindo nas regiões e se articulando internamente. Vários nomes foram apontados como pré-candidatos às eleições de outubro. O grupo também programou algumas pesquisas de sondagem com a população para ter um indicativo das preferências dentro do quadro.

UEG de Pires do Rio realiza Simpósio sobre Estágio Supervisionado

Atendendo às normas de regulamento de estágio curricular, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Pires do Rio realiza nos próximos dias 21 e 22 de junho o 1º Simpósio Interno de Estágio Supervisionado do Curso de História. O evento é voltado para acadêmicos do 3º e 4º anos de História, para a formação acadêmico-profissional do estagiário.
A abertura está marcada para as 19h30 do dia 21, no Auditório da Universidade e será feita pela professora Heloísa Capel, da Universidade Federal de Goiás. No dia seguinte, acadêmicos e estagiários vão participar de troca de experiências durante o período em que cumpriram o estágio obrigatório nas escolas.

* Com informações do portal de notícias Goiás Agora. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Maurílio de Sousa Filho: "A Política do Pão e Circo!???"

Moro em Orizona há pouco tempo, não sou filiado a nenhum partido mas gosto de me inteirar sobre os assuntos políticos do nosso município.
Recentemente li um texto em um jornal que circula aqui na nossa cidade intitulado A Política do ‘Pão e Circo’. A autora do texto não quis se identificar e utilizou o pseudônimo “Uma jovem mãe”. O texto tem cerca de 20% do seu teor retirado da internet, e como não foi citado a fonte nem o autor pode ser considerado plágio.
Pois bem, o texto faz uma crítica a atual situação política no nosso município, e questiona o papel do cidadão orizonense na mudança dessa situação.

PM de Pires do Rio prende traficante

A equipe do 1º tenente Vicente, 2º sargento Ronan e soldado Andréia fazia patrulhamento no Setor São Sebastião em Pires do Rio, momento em que o motorista da viatura, sargento Ronan, suspeitou da atitude de um moto taxista e do carona e fez o acompanhamento, ocasião em que o carona desceu da moto rapidamente e saiu correndo, vindo a pular um muro.

domingo, 17 de junho de 2012

Orizona foi representada na 2ª Conferência Estadual de Cultura

Fortalecer a elaboração dos sistemas e planos estaduais de cultura foi o foco de discussão da 2ª Conferência Estadual de Cultura, que teve início nesta sexta, 15, e prosseguiu até hoje (17), no Centro Cultural Oscar Nyemeyer. O evento teve uma realização do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Orizona participou da Conferência através da presença dos delegados Anselmo Pereira de Lima e Maria Terezinha de Paula Vieira. Com uma participação  de 34 municípios, a Conferência foi aberta na manhã de sexta, pelo secretário de Cultura Gilvane Felipe que deu início aos trabalhos. O secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), José Roberto Peixe foi um dos palestrantes do primeiro dia do evento, com uma explanação sobre o Sistema e Plano Nacional de Cultura (SNC e PNC). 
À tarde, a coordenadora técnica do Projeto de Apoio à Elaboração dos Planos Estaduais de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rosimeri Carvalho, comandou a palestra seguida de debate sobre as conquistas e desafios dos Planos Estaduais de Cultura (PEC).