quinta-feira, 26 de março de 2020

Agroindústrias de Orizona informam como serão seus Planos de Contingenciamento

DA REDAÇÃO - Durante o jornal Orizona FM do último dia 20 de março, o jornalista Rinaldo Costa entrevistou empresários, proprietários de agroindústrias instaladas em Orizona, e os mesmos falaram de como será a rotina dessas empresas em tempos de isolamento social.
Jair José Antonio Borges, proprietário dos Laticínios JL e das marcas Vale do Orizona e Valeza, disse que a empresa tem hábitos de higiene na fábrica inteira e tudo isso é usual. O que foi feito em termos de mudança foi separar as turmas, evitando convívio em refeitório, por exemplo. Foi modificada a carga horária, em que o funcionário faz seis horas diretas sem intervalos e depois entra outra turma. Portanto, todas as equipes e turnos estarão rigorosamente separados.
"Eu acho que a gente funciona enquanto for possível. A gente vai trabalhar até ter condições pra isso. Não sabemos se isso vai durar quinze dias, vinte, um mês, mas o JL não vai parar, né, a gente vai trabalhar com toda segurança possível. A comunidade entenda, que são nossos funcionários. Ao mesmo tempo, a gente vai estar..., vamos imaginar o pior cenário, em que alguns Estado fecha fronteira, se as vendas despencarem muito, a gente vai produzindo e colocando no estoque. Vai produzindo e deixando aí. Infelizmente a gente não sabe a situação de dinheiro de agora pra frente, mas eu acho que esse medo, essa coisa tudo, isso tem que contemporizar, esperar a hora certa, o momento certo, porque a cada dia, cada hora, tem uma ideia nova, uma maneira nova de cuidar disso", disse o empresário.
Victor Hope Oderich, um dos proprietários e diretor da unidade da Oderich de Orizona, disse que a empresa está tomando todas as medidas de precaução internamente, estão restringindo a entrada de pessoas externas, recomendando o uso de máscaras, medição de temperaturas corporais e o propósito é não parar.
"Como a gente produz alimentos, a gente sabe que alimento é algo essencial, então, entendemos a gravidade da crise, uma questão de saúde pública, mas a gente está muito comprometido com a questão da comunidade de Orizona não ter nenhum contágio, nossos colaboradores a comunidade, mas a gente está tomando todas as medidas aqui desde segunda-feira pra evitar o contágio, mas a nossa intensão é não parar de trabalhar, porque o Brasil e o mundo precisam de alimentos. Não adianta se prevenir da doença e faltar alimento depois", concluiu.
Uma nota técnica da secretaria municipal de Saúde exige de as agroindústrias, como Oderich, Laticínios JL e Agristar, apresentem à Vigilância Sanitária Municipal, seus planos de contingenciamento.

terça-feira, 24 de março de 2020

Em Orizona, Escolas da Rede Estadual estão funcionando com regime especial de Aulas

DA REDAÇÃO - Com o propósito de prejudicar o mínimo os estudantes da rede estadual de Ensino, as escolas da Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) e Regional de Pires do Rio iniciaram na última semana, um regime especial de aulas, que são realizadas à distância, de forma não presencial. Essa rotina de atividades, cumprida por todas as CRE, será mantida durante todo o período em que as aulas estiverem paralisadas no Estado. Os professores estão planejando as aulas e enviando atividades, com o uso especialmente da ferramenta do Whatsapp. A CRE está monitorando estas atividades à distância e estudantes e educadores deverão comprovar que estão cumprindo essa rotina.
Uma das primeiras escolas de Orizona a começar a enviar as atividades foi o Colégio Maria Benedita Velozo (MABEVE), que recebe estudantes de nível médio. Tivemos conhecimento de estudantes que elogiaram o método de ensino e disse que o desenvolvimento das atividades está funcionando bem. 
Na Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI), escola conveniada, essa rotina de atividades já era conhecida por estudantes e professores, uma vez que durante a sessão familiar, muitas atividades são enviadas para serem desenvolvidas longe da escola. A dificuldade está no fato de alguns estudantes morarem em locais distantes, com difícil acesso à internet. Nesses casos, a escola está enviando o conteúdo físico aos jovens. 
Em entrevista ao jornal Orizona FM na última sexta-feira, 20 de março, a professora Maria do Carmo Vieira Duarte (Carminha) falou de como está funcionando no Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira, onde estão matriculados estudantes do ensino fundamental. Segundo Carminha, que é diretora, em sua escola foram criados grupos de Whatsapp, onde cada turma faz parte de um grupo, onde estão sendo colocados vídeos, conteúdos e principalmente, as atividades que os estudantes terão que fazer. O propósito, segundo a diretora, é que esses educandos não percam o ano letivo.
Tudo indica que o prazo de 15 dias de paralisação será prorrogado por mais pelo menos 15 dias. Nas escolas da rede Estadual, este prazo inicial vencerá em 1º de abril.


*As imagens desta reportagem fazem parte do Acervo da Escola Família Agrícola de Orizona e obtivemos autorização da direção da unidade para uso das imagens de estudantes e professor.

Prefeitura responde Câmara Municipal a respeito do não pagamento do salário mínimo aos servidores municipais

DA REDAÇÃO - O secretário de Finanças de Orizona, Pedro Henrique Pereira Felipe, em resposta ao requerimento apresentado pelo vereador Renato Vieira da Cunha, que pedia esclarecimentos da Administração sobre o não-reajuste do salário-base dos servidores municipais, de acordo com a lei municipal nº 1.197/2018 (oriunda do PL nº 07/2018), enviou ofício à Câmara Municipal justificando o seguinte:
"A princípio, mencionar que os departamentos de Recursos Humanos e folha de pagamento dos órgãos municipais de todo o Estado de Goiás estão passando pela implantação do sistema Colare Atos de Pessoal, em substituição ao antigo Analisador Web, para prestação de contas estabelecido pela IN nº 10/2019 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás.
Neste segmento, foi necessário compreender a diferenciação entre a remuneração e vencimentos-base dos servidores públicos municipais, onde o primeiro deve ser compreendido como montante financeiro pago a qualquer título ao servidor como contrapartida pelo desempenho de suas atividades, enquanto o segundo refere-se à retribuição pecuniária devido ao servidor público estar submetido ao regime jurídico estatutário, devida em razão do desempenho, cargo ou função pública, correspondendo ao padrão fixo do cargo estabelecido em lei, ou seja, a remuneração do servidor público é o somatório do vencimento-base, mais as vantagens pecuniárias permanentes (quinquênio, gratificação de "titularidade" e "transitórias", "gratificação de função"), recebidos pelo servidor.
Por fim, informo que nenhum servidor desta municipalidade recebeu sua remuneração inferior ao previsto na lei suprema de nossa Nação, ainda que os servidores que não possuem vantagens pecuniárias permanentes e/ou transitórias estão recebendo seus salários acrescidos de complementação de salário mínimo".
Durante a sessão legislativa realizada no dia 17 de março, quando foi lido o ofício, o vereador Renato Vieira da Cunha (MDB) disse que o seu primeiro requerimento, apresentado em fevereiro, foi sobre o não pagamento do salário mínimo e que o segundo, em março, foi alertando sobre o cumprimento da lei nº 1.197, em vigor desde 2018. Esta lei preconiza que a data-base para reajustes é 1º de janeiro de cada ano, de acordo com os índices do INPC. E não estão cumprindo essa lei, disse.
"A gente entende o agrupamento das vantagens. O que queremos é que se cumpra o projeto de lei nº 07, datado do dia 17 de maio de 2018. Então é esse o problema. É isso que os funcionários estão pedindo. Que cumpra com essa lei e reajuste os salários".
Renato ainda disse que, de acordo com o programa Colare, o Município precisará ter um salário-base atualizado. Portanto, o Executivo já deveria ter providenciado um projeto de lei para rever isso. A Administração não pode usar um salário-base como bem entender. Hoje estão usando o salário mínimo antigo. Renato também disse que a própria Administração não conhece a lei que foi enviada por ela e está em vigor.

Doses da vacina contra a Gripe se esgotam em Orizona no primeiro dia da Campanha

DA REDAÇÃO - A secretaria municipal de Saúde informou que todas as 500 doses da vacina contra a Influenza (Gripe) se esgotaram em Orizona nesta segunda-feira, 23 de março. A procura foi grande nos locais de vacinação e agora, o Município aguarda o recebimento de mais doses para continuar a campanha de vacinação.
A secretaria de saúde comunicou também que os idosos, público alvo dessa fase da campanha, fiquem em casa e não procurem as unidades neste momento. Assim que chegaram novas doses, a prefeitura promete fazer ampla divulgação.

A Campanha:
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iníciou no dia 23 de março e se estenderá até 23 de maio. O dia "D" de vacinação será em 09 de maio.
Na primeira fase, serão vacinados os idosos a partir de 60 anos de idade e os trabalhadores da saúde. Essa etapa acontecerá no período de 23 de março a 15 de abril.
A segunda fase, de 16 de abril a 08 de maio, vacinará professores (públicos e privados) e profissionais do setor de segurança pública e privada.
A terceira fase compreenderá o período de 09 a 23 de maio e contemplará crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, população privada de liberdade, gestantes e puérperas, portadores de doenças crônicas e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Na cidade de Orizona, as vacinações ocorrerão no horário de 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, nas unidades Nossa Senhora de Fátima (ESF 1), Santa Maria (ESF 2) e Santa Luzia (ESF 6). Para tal, é obrigatório comparecer com o cartão do SUS e cartão de vacinação. As unidades inicialmente vacinarão apenas os grupos prioritários e inclusos em cada fase.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Internos da Unidade Prisional confeccionam máscaras para uso da população orizonense

DA REDAÇÃO - Em mais uma parceria muito positiva, internos da Unidade Prisional de Orizona confeccionaram 10 mil máscaras para uso da população orizonense. As primeiras unidades foram disponibilizadas para uso dos profissionais de saúde e demais servidores municipais. As máscaras também serão distribuídas gratuitamente pela secretaria municipal de Saúde àqueles e àquelas que necessitarem. Estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde do Município. Até o momento, mil unidades foram entregues. 
Segundo o prefeito Joaquim Marçal, a Prefeitura estava encontrando dificuldades na aquisição de equipamentos de proteção individual e resolveu propor a parceria, que também aconteceu com a Unidade Prisional em outras ocasiões importantes.

Na Rádio Orizona FM, Prefeito comenta medidas tomadas e orienta população nesse momento de crise

DA REDAÇÃO - Em entrevista ao jornal Orizona FM, na tarde desta segunda-feira, 23 de março, o prefeito de Orizona Joaquim Augusto Marçal disse à população que os tempos mudaram e o momento é o mais difícil que já enfrentamos. O prefeito fez um apelo para que a população ouça e respeite o que o poder público está solicitando.
O prefeito comentou também a recente Nota Técnica n. 02 editada  pela secretaria Municipal de Saúde e outros decretos municipais e estaduais que deliberam sobre medidas de prevenção ao Covid-19. Joaquim Marçal disse que alguns comerciantes tem recebido mal aos fiscais da Prefeitura. Isso não mudará a postura da Administração, que não abdicará de punir aqueles que desrespeitarem as resoluções.
Joaquim Marçal alertou que apesar da virose não ter chegado a Orizona, a mesma deverá atingir o município, pois a sua capacidade de contágio e propagação é muito grande. Por isso, a necessidade de prevenir é indiscutível. Ainda de acordo com médico e prefeito, a medida mais válida é o isolamento social.
Além das empresas e dos cidadãos, é provável que a Prefeitura também enfrente muitas dificuldades financeiras com essa crise, previu o prefeito. O gestor teme dificuldades futuras com a folha de pagamento e adiantou que cortes deverão ser feitos em gratificações e contratos de servidores. Joaquim também pediu apoio da Câmara Municipal para que a Administração continue enfrentando esses desafios.
Como médico, o prefeito criticou a divulgação algumas receitas milagrosas pelas redes sociais. Comentou que mesmo os medicamentos que estão em testes não podem ser considerados como eficientes, pois ainda não há nada comprovado. Uma vacina para essa virose deverá estar acessível às pessoas no mínimo em um ano.
Em uma excelente notícia, o prefeito disse que os internos da Unidade Prisional de Orizona confeccionaram 10 mil máscaras, que estão disponíveis gratuitamente à população.

Secretaria de Saúde edita Nota Técnica com medidas mais rígidas de enfrentamento ao COVID-19 em Orizona

DA PREFEITURA MUNICIPAL - A prefeitura municipal de Orizona através da secretaria municipal de Saúde emitiu nota técnica tornando mais rígidas as ações de contenção da proliferação do COVID-19. Segundo a mesma secretaria, aqueles que desrespeitarem as medidas poderão sofrer multa de até 10 salários mínimos.
A nota técnica prevê:
1. Que as empresas/indústrias que continuam em funcionamento segundo o Decreto Estadual, apresente no prazo de 48 horas o Plano de Contingenciamento para enfrentamento do COVID-19 em seus locais de trabalho, enviando através do e-mail: saudeorizona@hotmail.com;
2. Que os supermercados, mercearias, verdurões, panificadoras, açougues limitem a quantidade de pessoas dentro dos estabelecimentos, no máximo 10 (dez) pessoas, em caso de filas fazer obedecer ao limite de distância mínima de 01 metro entre as pessoas.  Essa determinação se estende a todos estabelecimentos autorizados a funcionar pelo Decreto Estadual;
3. Que está proibido a divulgação de ofertas em panfletos, propaganda volante, rádios e redes sociais, pois tais atitudes provocam aglomerações de pessoas;
4. A proibição da entrada de novos hospedes nos hotéis e pensões no município;
5. Que os motos táxi funcionem apenas para entrega, sendo proibido o transporte de pessoas;
6. O monitoramento e contingenciamento sanitário no terminal rodoviário, bem como em todas as entradas da cidade (BARREIRA SANITÁRIA), para triagem, avaliação e medidas que obrigatoriamente deverão ser adotadas por aqueles que entrarem na cidade;
7. A criação da Central de Disk Denúncia ou Informações pelo número (64) 98428-0882 e pelo WhatsApp: 064 3474-1491;
8. A proibição de festas/reuniões em domicílios com aglomerações de pessoas;
9. Que todos sigam as recomendações do Ministério da Saúde de isolamento social;
10. O fechamento de todas as distribuidoras de bebidas e conveniência;
11. Interrompam as atividades relacionadas abaixo, pelo prazo de 15 (quinze) dias, a partir de 21/03/2020, prorrogável a depender de avaliação da autoridade sanitária do Estado de Goiás, bem como do próprio Município:
- feiras populares, camelódromos, clubes recreativos, academias, exposições, teatros, museus, boates e casas noturnas, bem como eventos em áreas comuns de condôminos;
- excursões, com finalidade turística ou não;
- reuniões e eventos religiosos, filosóficos, sociais e/ou associativos;
- campeonatos esportivos de qualquer natureza, oficiais ou não oficiais;
- entrevistas coletivas.
Segundo a Administração Municipal, está previsto a realização de barreiras sanitárias nos próximos dias, mas o tráfego nos acessos à cidade não será restringido, pois não é competência do Município legislar sobre o assunto.
Soubemos também que o Município teve dificuldades temporárias em adquirir equipamentos de proteção individual (EPI), que estão com grande procura no mercado, mas essa questão foi resolvida.