sábado, 2 de janeiro de 2010

Ronaldo Costa toma posse em Orizona

Com a casa completamente lotada de cidadãos orizonenses, aconteceu na noite de 1º de janeiro (sexta-feira) a posse da mesa diretora da Câmara Municipal de Orizona para o exercício 2010. A sessão foi realizada no Plenário do Legislativo Municipal, localizado no centro da cidade.
Na ocasião, o vereador Ronaldo Costa (PMDB) tomou posse como novo presidente, dando continuidade ao trabalho de João Lucas Teixeira (PMDB), o presidente anterior e que também é do mesmo partido do prefeito Felipe Dias. A mesa diretora foi completada com os vereadores Franquilino A. Oliveira (vice-presidente), Jeremias S. Mendes (1º secretário) e João Lucas Teixeira (2º secretário).
O ex-presidente abriu a sessão e esclareceu que por ocasião da morte da Sra. Dalina Pereira (mãe do ex-prefeito e secretário Anteres e sogra do ex-prefeito Dr. Itamar) o prefeito Felipe Dias (PMDB) decretou luto oficial de três dias e por isso mesmo, as bandeiras do Plenário foram recolhidas. Em seguida, o Pe. Aparecido leu uma leitura bíblica e abençoou os vereadores e o trabalho do legislativo municipal. Além do Pe. Aparecido, prestigiaram a sessão, autoridades como o prefeito Felipe, a primeira-dama Ana Lúcia e diversos secretários municipais. No momento seguinte, João Lucas concedeu a posse a Ronaldo Costa como presidente e o mesmo empossou os demais membros da mesa diretora.
No uso da palavra, João Lucas comentou que o seu sentimento era de gratidão a Deus, ao PMDB, aos colegas vereadores, à assessoria da Câmara e à família. Foi uma fala emocionada, dando a sensação do dever cumprido. O relacionamento independente e harmônico com os demais poderes foi um dos marcos de sua gestão. Outro marco importante foi o das economias feitas nesse período e a devolução de verbas ao executivo, garantindo obras importantes ao município. Sem dúvidas, o evento mais importante da Câmara em 2009 foi a entrega de 54 títulos para novos cidadãos orizonenses, gente que vem contribuindo ao longo do tempo com o município de Orizona.
O prefeito Felipe Dias, no uso do parlatório, parabenizou o legislativo pelo seu espírito de servir. É um olhar atento na direção do povo que tem contemplado diversas necessidades e anseios. Felipe cumprimentou Ronaldo Costa e desejou muita sorte e comprometimento nessa nova jornada. O prefeito confessou que orgulha muito em ser parceiro dessa Câmara, que trabalha a serviço do povo, acima de tudo. Felipe completou garantindo que em 2010, o executivo e o legislativo trabalharão ainda mais para cumprir o propósito de fazer uma administração pública com muito trabalho, seriedade e persistência.
O presidente Ronaldo Costa abriu a sua fala citando uma máxima bíblica: “como é bom querer e receber bem os amigos”. Confessou estar emocionado com a presença de tantos amigos que vieram prestigiá-lo na sua posse. Ronaldo comentou que o seu desejo de acertar nas decisões é muito grande e que não tomará decisões sem consultar colegas vereadores, assessores e pessoas mais experientes. Quero deixar um legado de muitas realizações, falou. Ronaldo completou lembrando que o grande parceiro da Câmara é o povo orizonense. Ronaldo Costa está em seu segundo mandato, mas é a primeira vez que ocupa a cadeira da presidência.
Na sessão, os vereadores Idalício (DEM) e Vino do Bar (PP) não compareceram. Ronaldo encerrou a referida e convocou os vereadores para a 1ª sessão ordinária do ano, a ser realizada dia 15 de fevereiro, às 13:30 h.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Governo garante que AFM até dia 20

Em contato com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Foverno Federal garantiu que vai repassar o Apoio Financeiro dia 20 de janeiro de 2010 . Os prefeitos estão aguardando deste o início de dezembro o depósito da última parcela do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), de R$ 554,2 milhões, referente à diferença de setembro.
A Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) garantiu ao presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que dia 20 será repassado à diferença do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2008 para 2009, conforme a Medida Provisória 462/2009. A MP prevê a restituição dos valores a menores recebidos no FPM de 2009 em comparação ao mesmo período de 2008.
Ziulkoski (foto) salienta que o complemento é fundamental para que os gestores públicos municipais encerrem o ano cumprindo os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e as responsabilidades assumidas frente à sua população. “O atendimento deste compromisso é vital à sobrevivência dos Municípios brasileiros”, diz.
Fonte: FMM.

11ª Maratona de Orizona será dia 31

Como um dos mais tradicionais e importantes eventos de Orizona, acontecerá nesta quinta-feira, 31, a 11ª Maratona de Orizona, organizada por Helder Gonçalves, Vino e Itamir Lorenzo. A prova terá percurso de 10 Km e será dividida em 3 categorias: Masculina, Feminina e Mirim. Dezenas de atletas de outros municípios e estados são esperados em Orizona para participar desta corrida de rua, que a cada ano ganha mais notoriedade no calendário esportivo regional. As atividades principais, com largada e chegada, acontecerão na Praça do Lazer, a partir das 15 horas.
BOA SORTE AOS ATLETAS.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Posse da Câmara será nesta Sexta

A Câmara Municipal de Orizona realizará sessão especial nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2010, para a posse da nova mesa diretora da casa. A sessão acontecerá no auditório Antônio José de Sousa, às 20 horas, e empossará o vereador Ronaldo Costa presidente do legislativo. A mesa diretora será completada com Franquilino A. Oliveira (vice-presidente), Jeremias Mendes (1º secretário) e João Lucas Teixeira (2º secretário).
O novo presidente Ronaldo Costa (foto) promete muito trabalho do legistivo municipal para o próximo exercício.

Goiás é o 3º na Produção de Leite

A produção goiana de leite esse ano somou 2,2 bilhões de litros, conforme balanço da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com base nos resultados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. De julho a setembro a quantidade de leite cru adquirido em Goiás somou 575,1 milhões de litros, 15% a mais que o terceiro trimestre de 2008. Ao todo, a estimativa do IBGE é que a aquisição tenha registrado queda de 3% em 2009, em comparação com o ano passado.Na outra ponta da produção das grandes indústrias, a pesquisa e extensão rural tem contribuído significativamente para o destaque do Estado no cenário nacional. Durante todo o ano a Secretaria de Agricultura, integrante do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, atuou junto a produtores e agricultores familiares, oferecendo assistência técnica a profissionais e a cerca de 40 mil famílias. Como exemplo temos os cursos de processamento, que tratou das normas e medidas de conservação e estocagem de leite, e de bovinocultura leiteira, que atendeu mais de 56 mil produtores.Paralelamente, Goiás está entre os três estados brasileiros que possuem cooperativas de leite em discussão para criar a maior entidade latino-americana do setor. Produtoras de Minas Gerais e Paraná estão envolvidas na negociação que, se efetivada, deverá ter um faturamento de R$ 4 bilhões por ano, com a produção conjunta de mais de 7 milhões de litros por dia.Há quase uma década Goiás era o segundo maior produtor do País. Mesmo com a confirmação das perspectivas de redução, o Estado ocupa hoje a terceira posição no ranking nacional de produção leiteira, perdendo apenas para Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Fonte: Agecom