sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

UBM perto de conseguir o SIF

A Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona (Coapro) deu inicio às obras de adequação da Unidade Beneficiadora de Mel e deve conseguir nos próximos 60 dias, do Ministério da Agricultura, a certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para sua industrialização. A Coapro gerencia uma unidade de beneficiamento de mel instalada com recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) próximo de sua sede administrativa, em Orizona. A obra inicialmente foi construida pela Prefeitura de Orizona.
A cooperativa, cujo principal produto é o leite, possui cooperados que trabalham com apicultura numa produção que vinha sendo comprada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na forma de sachês para repassar a um pro grama de merenda escolar na região da Estrada de Ferro, em convênio com prefeituras. Segundo o presidente da Coapro, Haroldo Max de Sousa, a reforma para adequação das instalações da unidade de beneficiamento propiciará a industrialização do mel utilizando modernas técnicas de envase em embalagens diversas que atenda às demandas do mercado.
Integram o projeto da cadeia produtiva de mel na região de Orizona a associação de apicultores de municípios e do estado (a API-GO), Sebrae, Secretaria da Agricultura de Goiás (Seagro), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conab, Universidade Federal de Goiás (UFG), Banco do Brasil e Conselho Territorial de Desenvolvimento Regional Sustentável (CTDRS) da Estrada de Ferro. (Fonte: Coapro/ OCB-GO/ SESCOOP).

Casos de Dengue aumentam em Goiás

O Boletim de incidência e casos notificados de dengue até a quarta semana divulgado ontem (04) pela Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde indica que a doença continua seu avanço em Goiás. Os dados mostram que até o dia 30 de janeiro houve um aumento de 502,4% quando comparados com o mesmo período do ano passado. Em janeiro deste ano foram registrados 15.241 casos contra 2.530 em janeiro de 2009.
Em janeiro já foram registradas cinco mortes: uma delas por dengue com complicações e outra do tipo hemorrágico. Em números absolutos Goiânia e Aparecida de Goiânia continuam na dianteira com quase sete mil casos juntas. No coeficiente de alto rsico estão, 38 municípios, outros 47 são de médio risco e 73 de baixo risco. Um total de 158 cidades apresentaram notificação de casos de dengue.
Quando a comparação é feita em termos proporcionais, ou seja, incidência de casos por número de habitantes, a situação no interior é preocupante. A cidade de São Miguel do Passa Quatro, por exemplo, é a primeira em casos de dengue. O município possui 3.824 habitantes e 342 casos notificados. Ela é seguida por Barro Alto, Campos Belos e Goianira.
Em Orizona, até o momento 4 casos foram notificados e 1 caso foi confirmado. Porém, nenhum desses possíveis contágios ocorreram dentro do município e os riscos ainda são considerados baixos. (Jornal do Sudeste/Agecom).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Felipe Dias assina convênio com Estado

Em solenidade no dia 2 de fevereiro, no Palácio das Esmeraldas, o governador Alcides Rodrigues assinou convênios com o prefeito Felipe Dias e com prefeitos de outros 28 municípios goianos para o repasse R$ 2,87 milhões destinados à aquisição de patrulhas mecanizadas. Os recursos são provenientes do Ministério da Agricultura e contrapartida do Tesouro Estadual.
Os convênios serão firmados por meio da Secretaria do Planejamento. Os municípios já apresentaram toda a documentação necessária e os termos de ajuste já foram celebrados. As máquinas serão repassadas às associações de produtores dos municípios para atendimento principalmente dos pequenos agricultores que têm dificuldade em contratar serviços de terceiros.
Os municípios beneficiados são Bom Jardim de Goiás, Bonópolis, Campo Limpo, Monte Alegre de Goiás, Trombas, Avelinópolis, Córrego do Ouro, Divinópolis de Goiás, Fazenda Nova, Goiás, Itapirapuã, Ivolândia, Matrinchã, Nerópolis, Orizona, Palmeiras de Goiás, Pires do Rio, Pontalina, Portelândia, Santa Fé de Goiás, Santa Rosa, Santa Tereza, São Luís de Montes Belos, São Luís do Norte, Serranópolis, Simolândia, Uruana e Vianópolis. Na ocasião, Felipe Dias estava acompanhado do Secretário da Administração, Rinaldo Costa. (Agecom/ PMO).

Operação Carnaval começa dia 12

Começa no próximo dia 12 a Operação Carnaval. Ela será desenvolvida até o dia 18 pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviário. A principal preocupação do Batalhão é com a segurança nas estradas. Vão participar da Operação 1.440 policias militares, com uma média de escalação de 180 por dia. Serão usadas 488 viaturas para patrulhamentos e bloqueios, com média de 61 por dia.
Também vão ser utilizados durante os dias da Operação Carnaval 50 aparelhos bafômetros. Haverá reforço em todos os postos, dando ênfase aos que dão acesso às cidades turísticas como Caldas Novas, Catalão, Pirenópolis, Corumbá, Cidade de Goiás e Aruanã.
Em Orizona, um efetivo extra da Polícia Militar deverá ser disponibilizado para trabalhar no carnaval. Além disso, o prefeito Felipe Dias negocia com o delegado, Dr. Diogo, para que a Polícia Civil também fique de plantão 24 horas por dia no período de 12 a 16 de fevereiro. Câmaras de vigilância, seguranças e detectores de metais são outros opcionais que estão sendo providenciados para o carnaval de Orizona. (Agecom/ PMO)