sábado, 11 de janeiro de 2020

Primeira Estação de Tratamento de Esgoto em um Presídio goiano será inaugurada em Orizona

DA UNIDADE PRISIONAL DE ORIZONA - O projeto de construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto construída em um presídio no Estado de Goiás, é fruto de uma parceria coordenada pelo juiz da comarca Orizona, Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, com apoio do promotor de justiça, Dr. Paulo Penna, Prefeitura Municipal de Orizona e Câmara Municipal de Orizona. Toda obra foi gerida pelo Conselho da Comunidade, através do presidente Dr. Flávio Mesquita e o secretário Fernando Henrique. Parte dos recursos utilizados foram doados pela Igreja Católica, e a construção ficou a cargo da empresa Elevare Engenharia, com projeto da empresa Resistrat.
A inédita Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Unidade Prisional de Orizona custou aproximadamente R$ 90.000,00 (noventa mil reais), e foi construída com mão de obra dos presos, propiciando a redução dos gastos. Atualmente a ETE se encontra em fase de testes, sendo operada pelos presos,  e sua inauguração ocorrerá no final do mês de janeiro.
O diretor da Unidade Prisional de Orizona, Policial Penal Fabrício Bonfim, destacou o fato de ser a primeira unidade prisional do estado de Goiás a construir uma Estação de Tratamento de Esgoto, com um custo viável, servindo de modelo para todo Brasil, onde a água tratada será reutilizada em uma grande horta comunitária, preservando e respeitando o meio ambiente.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Prefeito de Orizona comemora os quase 2 milhões em emendas parlamentares conquistadas em 2019

DA REDAÇÃO - No dia 31 de dezembro de 2019, o prefeito municipal Joaquim Augusto Marçal usou sua página pessoal no Facebook para comemorar a conquista de R$ 1.936.500,00 (um milhão novecentos e trinta e seis mil e quinhentos reais) em emendas parlamentares neste último ano.
De acordo com o prefeito, as conquistas foram "resultado de muitos milhares de quilômetros de viagens feitas a Brasília e Goiânia, reuniões com Senadores e Deputados Federais, ao findar das eleições de 2018 fizemos questão de ir de gabinete a gabinete de todos aqueles que aqui tiveram votos e foram eleitos, as rivalidades passam após as eleições, e estão aí os resultados de uma política diplomática, qual o objetivo central é o bem comum e não o compromisso com uma sigla partidária".
Joaquim também agradeceu a todos os deputados federais (Delegado Waldir, Rubens Otoni, Lucas Virgílio, ex-deputado Roberto Balestra) e ao Senador Luiz do Carmo, que segundo o gestor, confiaram no trabalho da Administração e destinaram recursos para o bem de nosso Município.
O prefeito prometeu que neste mês de janeiro acontecerá a licitação para recapeamento das ruas do bairro Santa Luzia, com previsão de recursos de aproximadamente 700 mil reais. O deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade) destinará 300 mil reais para a aquisição de dois tratores equipados com grades aradoras. O deputado federal Rubens Otoni (PT) destinará 100 mil reais para digitalização do acervo histórico do Município. O senador Luiz do Carmo (MDB) propôs 300 mil reais em recursos para pavimentação asfáltica e o deputado federal Delegado Waldir (PSL), 250 mil reais para a instalação de câmeras de monitoramento nas principais entradas e avenidas da cidade de Orizona.
Otimista, Dr. Joaquim disse que "2020 será um ano ainda melhor que 2019, não tenho dúvidas. Dentre estas obras que estão por vir, ainda temos obras já em andamento como por exemplo a academia da saúde na praça da amizade, a creche da Cinelândia, Parque de Exposições, reforma dos postos de saúde, quadra do Ubatan e Buritizinho, todas serão inauguradas em breve".

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Tomaram posse as novas Conselheiras Tutelares de Orizona para mandato de 4 anos

DA REDAÇÃO - Em solenidade realizada nesta terça-feira, 07 de janeiro, na secretaria municipal de Ação Social, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fabrícia Pereira Dantas diplomou as Conselheiras Tutelares eleitas no último dia 06 de outubro, para o quadriênio 2020/2013. O mandato terá início a partir desta sexta-feira, 10 de janeiro.
Tomarão posse, Luzia Mamede Tavares,  Jaci Maria de Sousa Gomes (Cisa), Fabiane Aparecida de Sousa, Clarete das Graças Reis Pimentel e Maria Placidina dos S. S. Fernandes (Cida). As suplentes são pela ordem Luciene de Fátima Bastos, Neiva da Cruz Teixeira e Madalena do Carmo Mendes, que também foram diplomadas.
O evento contou com a presença da primeira-dama e secretária de Ação Social, Mara Marçal, do secretário de Administração e representante do prefeito municipal, Evaristo Bernardino da Costa Neto (Chico), e do vereador Nelsom Garcia Bastos (PSD).

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Prefeitura de Orizona irá leiloar lotes e veículos no dia 24 de janeiro


PREFEITURA DE ORIZONA - A Prefeitura Municipal de Orizona publicou nesta segunda-feira (06 de janeiro) o edital para um leilão de 33 lotes, além de veículos pesados e leves, utilitários, máquinas, sucatas diversas e inservíveis.
O leilão será realizado no dia 24 de janeiro (sexta-feira). Os lotes serão leiloados a partir das 10 horas, na Praça Cônego Trindade. Os compradores devem dar entrada de 25% do valor do imóvel e podem dividir o restante em até 10 parcelas. A lista de lotes pode ser conferida aqui.
Os veículos, maquinários e sucatas serão vendidos às 14 horas, na antiga garagem municipal, na saída para o Taquaral.
Maiores informações poderão ser obtidas na sede da Prefeitura, na Rua Capitão José Pereira, nº 22-A, (1º andar do prédio do Banco do Brasil), no Centro da cidade, ou pelos telefones (64) 3474-1491/  3474-1492.
O propósito da Administração Municipal é utilizar os recursos da arrecadação com a negociação dos bens patrimoniais na realização de obras urgentes em nossa cidade.