sábado, 2 de abril de 2011

EFAORI recebe comitiva internacional de seis países

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona recebeu nesta sexta-feira (01) uma comitiva internacional com integrantes do conselho administrativo da  Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação por Alternância (AIMFR), reunidos nesta semana em Brasília. A comitiva é formada por lideranças vindas do Brasil e de mais seis países (Uruguai, Argentina, Canadá, Bélgica, França e Espanha).
Estão presentes em Orizona o uruguaio Octacilio Echenagusia Gehm, presidente da AIMFR, o argentino Benjamin Roberto Tuzinkevich, tesoureiro da entidade, o belga Pedro Puig Calvo, secretário, além dos conselheiros Cherval Serge, Xavier Michelin,  Roberto Garcia Marirrodriga, André Camprau, Gisele Camprau e o sulmatogrossense Antonio Baroni da Rocha, presidente da União Nacional das Escolas Familias Agricolas do Brasil (UNEFAB). A AIMFR é uma associação presente em cinco continentes e possui centenas de escolas filiadas.
Em Orizona, o grupo participou na sexta-feira de um encontro com estudantes, agricultores, educadores e lideranças comunitárias, quando compartilharam experiências. Entre os presentes estavam diretores de entidades parceiras da EFAORI, o presidente do Centro Social Antonio Baiano, o prefeito Felipe Dias e a sub-secretária Regional de Educação de Pires do Rio, professora Bete Macedo.
A comitiva ainda esteve em visita ao prefeito de Orizona Felipe Dias e participou a noite de uma confraternização no Sindicato Rural de Orizona, Neste sábado as lideranças internacionais participaram do Dia de EFA na Comunidade na região do Campo Aberto, na propriedade do Sr. Adolfo. O Dia de EFA é uma experiencia sem precedentes no mundo todo e foi uma das razões da vinda do grupo a Orizona.

Lançamento do 2º CD de Marcelo Antônio e Renato

Será hoje (02/04) o lançamento do 2º CD da dupla orizonense Marcelo Antônio e Renato (ex-Marden e Marcelo). O show de lançamento será à noite, na Quadra Paroquial de Orizona. Logo após o lançamento haverá bailão com a dupla Pedro Paulo e Miliquinho. Parte da arrecadação da festa será doada ao Centro de Convivência do Idoso Campo Formoso, Participem!

Haroldo Max foi eleito presidente da OCB-GO

Por ampla maioria, os dirigentes cooperativistas reunidos em Assembleia Geral Ordinária (AGO) na sede da OCB-GO (Organização das Cooperativas do Brasil - seção Goiás), na manhã da última quarta-feira (30 de março), aprovaram a prestação de contas da entidade e elegeram o novo Conselho de Administração, liderado por Haroldo Max de Sousa, presidente da Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite) e da Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona (Coapro). Sousa terá como vice-presidente Vanderval José Ribeiro, presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Rubiataba e Região (Sicoob do Vale). A assembleia também elegeu o novo Conselho Fiscal.
A posse será realizada na inauguração da nova sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO no dia 29 deste mês. Com mais de 2.322 metros quadrados de área construída, a obra está em lote ao lado e é uma ampliação da atual sede, no setor Jardim Goiás, em Goiânia. O prédio foi feito pela Mather Construtora, vencedora da licitação. Após as leituras do edital e da mensagem do Conselho de Administração, o presidente Antonio Chavaglia repassou a palavra à superintendente Valéria Mendes da Silva, que fez a apresentação do relatório por meio de projeção de slides (foi acompanhada pelos presentes que receberam a versão impressa do relatório).
Antes da realização da votação, os discursos começaram em tom de esperança, dos integrantes da chapa eleita, e de despedida por parte do presidente Antonio Chavaglia, que deixa a casa para voltar a se dedicar às cooperativas que preside em Rio Verde (Comigo e Sicoob Credi-Rural). O presidente da Comissão Eleitoral, José Fernando de Barros (da Sicoob Credigoiás), abriu a palavra para os candidatos a presidente e vice na chapa única do pleito. Vanderval José Ribeiro, candidato a vice, agradeceu aos representantes do ramo Crédito pelo apoio dado à participação dele na chapa e comentou “o desafio de suceder ao presidente Chavaglia”.
“Não vai ser fácil, mas precisamos fazer esta casa ficar mais cheia, mais participativa e representativa do cooperativismo goiano”, ressaltou Ribeiro. Max de Sousa foi na mesma linha, começando por falar das razões que o levaram a aceitar liderar a chapa, enalteceu as gestões do atual conselho (“vem sendo excelente, os senhores viram aí os números apresentados”) e abordou o futuro da gestão e do setor em Goiás. “Não vejo como o cooperativismo possa se desenvolver sem que as cooperativas estejam aqui defendendo seus interesses. Se eu tivesse que elencar aqui, dentre tantas coisas a fazer, destacaria a importância de fortalecer a defesa política e econômica do sistema”, disse Haroldo Max de Sousa.
Confira aqui a composição dos novos conselhos de Administração e Fiscal da OCB-GO para o mandato 2011-2015. (Fonte: OCB/SESCOOP-GO).

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Imagens da reunião da Câmara nesta quarta-feira

O Prefeito de Orizona Felipe Dias apresentou ao Legislativo nesta quarta-feira (30) o seu projeto mais importante, que garantirá a construção do tão sonhado Ambulatório Médico 24 horas. Como não conseguiu viabilizar recursos em instâncias Estaduais e Federais, o mesmo pretende abrir mão de bens móveis e imóveis para angariar recursos.
Veja imagens da reunião extraordinária quando foi apresentado o projeto:

Veja imagens da 2ª Festa da Cultura de Orizona

Nos dias 18 e 19 de março foi realizada a 2ª Festa da Cultura de Orizona. Veja imagens do evento. Veja mais imagens do Ponto de Cultura Orizona Encenarte clicando aqui:

Imagens da 2ª Festa da Cultura de Orizona

Nos dias 18 e 19 de março foi realizada a 2ª Festa da Cultura de Orizona. Veja imagens do evento. Veja mais imagens do Ponto de Cultura Orizona Encenarte clicando aqui:

Na EFAORI teoria e prática se encontram

Esse é um texto do meu grande amigo e colega de trabalho Carlos Eduardo Mesquita Pode:
"Na EFAORI o conteúdo teórico é abordado em sala de aula e fixado na prática. Por exemplo, na disciplina de Irrigação e Drenagem, o Prof. Carlos Eduardo Mesquita Pode, Tecnólogo em Irrigação e Drenagem ministrou à turma da 3ª série uma aula prática de irrigação por aspersão convencional. Na oportunidade os estudantes auxiliaram a montagem do sistema de irrigação na horta da escola. Foram observados e sanadas dúvidas sobre o material utilizado, as dimensões dos tubos e aspersores, vazão e pressão de serviço, componentes do sistema, solução de possíveis problemas, dentre outros".

quinta-feira, 31 de março de 2011

Jornal O Globo: “Ressurge a Democracia”

"Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, que obedientes a seus chefes demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições.Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ser a garantia da subversão, a escora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade, não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada.
Agora, o Congresso dará o remédio constitucional à situação existente, para que o País continue sua marcha em direção a seu grande destino, sem que os direitos individuais sejam afetados, sem que as liberdades públicas desapareçam, sem que o poder do Estado volte a ser usado em favor da desordem, da indisciplina e de tudo aquilo que nos estava a levar à anarquia e ao comunismo.
Poderemos, desde hoje, encarar o futuro confiantemente, certos, enfim, de que todos os nossos problemas terão soluções, pois os negócios públicos não mais serão geridos com má-fé, demagogia e insensatez.
Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares, que os protegeram de seus inimigos. Devemos felicitar-nos porque as Forças Armadas, fiéis ao dispositivo constitucional que as obriga a defender a Pátria e a garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, não confundiram a sua relevante missão com a servil obediência ao Chefe de apenas um daqueles poderes, o Executivo.
As Forças Armadas, diz o Art. 176 da Carta Magna, “são instituições permanentes, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade do Presidente da República E DENTRO DOS LIMITES DA LEI.”
No momento em que o Sr. João Goulart ignorou a hierarquia e desprezou a disciplina de um dos ramos das Forças Armadas, a Marinha de Guerra, saiu dos limites da lei, perdendo, conseqüentemente, o direito a ser considerado como um símbolo da legalidade, assim como as condições indispensáveis à Chefia da Nação e ao Comando das corporações militares. Sua presença e suas palavras na reunião realizada no Automóvel Clube, vincularam-no, definitivamente, aos adversários da democracia e da lei.
Atendendo aos anseios nacionais, de paz, tranqüilidade e progresso, impossibilitados, nos últimos tempos, pela ação subversiva orientada pelo Palácio do Planalto, as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-os do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal.
Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais. Aliaram-se os mais ilustres líderes políticos, os mais respeitados Governadores, com o mesmo intuito redentor que animou as Forças Armadas. Era a sorte da democracia no Brasil que estava em jogo.
A esses líderes civis devemos, igualmente, externar a gratidão de nosso povo. Mas, por isto que nacional, na mais ampla acepção da palavra, o movimento vitorioso não pertence a ninguém. É da Pátria, do Povo e do Regime. Não foi contra qualquer reivindicação popular, contra qualquer idéia que, enquadrada dentro dos princípios constitucionais, objetive o bem do povo e o progresso do País.
Se os banidos, para intrigarem os brasileiros com seus líderes e com os chefes militares, afirmarem o contrário, estarão mentindo, estarão, como sempre, procurando engodar as massas trabalhadoras, que não lhes devem dar ouvidos. Confiamos em que o Congresso votará, rapidamente, as medidas reclamadas para que se inicie no Brasil uma época de justiça e harmonia social. Mais uma vez, o povo brasileiro foi socorrido pela Providência Divina, que lhe permitiu superar a grave crise, sem maiores sofrimentos e luto. Sejamos dignos de tão grande favor.” (Jornal O Globo: 02/04/1964; publicado logo após o Golpe Militar).
Extraído do Conversa Afiada.

Mino: "Todos os jornais queriam o Golpe"

Em entrevista ao programa Provocações da TV Cultura (do Governo de São Paulo), o italiano Mino Carta, maior "Pai" de veículos de comunicação disparou ao apresentador Antônio Abujamra: todos os jornais queriam o golpe [Golpe de 1964] e conseguiram”. Mino também disse que a imprensa brasileira sempre foi fraca. Veja o vídeo e confira um trecho da entrevista:

Revogada a Situação de Emergência em Orizona

O prefeito de Orizona Felipe Dias assinou na tarde de ontem (30) decreto revogando decisão em que declarava  Situação de Emergência no município de Orizona por conta das fortes chuvas que estavam ocorrendo na região. Com a decisão, as aulas na rede municipal e escolas estaduais parceiras voltam na próxima segunda-feira, dia 4 de abril.
Como as chuvas estavam muito intensas e era na ocasião impossível manter as estradas rurais em condições de tráfego, o transporte escolar teve que ser interrompido por colocar em situação de risco estudantes, educadores e transportadores. Sem transporte não seria possível manter as aulas. Com a entrada do Outono o regime de chuvas mudou e as chuvas ficaram mais ocasionais, permitindo inclusive a recuperação de trechos das principais estradas do município. A malha viária não pavimentada no município de Orizona supera os 5 mil quilômetros.

Eleita nova diretoria do Território da Estrada de Ferro

Foram realizadas no dia 29 de março de 2011 as eleições para a Diretoria Executiva, Conselho Diretor, Conselho Técnico e Conselho Fiscal do Território Estrada de Ferro. O evento aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Santa Cruz de Goiás. Na oportunidade estavam presentes autoridades e agricultores familiares dos 14 municípios que compõem o Território, dentre eles o prefeito de Orizona Felipe Dias e os vereadores Joãozinho Albino, Presidente da Câmara Municipal de Orizona, Ronaldo Costa, Vino do Bar, João Lucas e Gracinha. Estava presente também a Presidente da ASDAO – Associação dos artesãos de Orizona, Sra. Maria Isabel.
Dentre as metas da diretoria eleita, está a implantação do escritório sede do território, o fortalecimento da governança territorial através da participação efetiva dos governos municipais, e ainda a mudança de Território de identidade para Território da cidadania, caso isso acontece, garantirá recursos não só do Ministério do Desenvolvimento Agrário mas também dos demais ministérios.
DIRETORIA EXECUTIVA: PRESIDENTE João Bosco Pereira (Orizona); VICE-PRESIDENTE Aparecido Bueno Pinto; 1º SECRETÁRIO Divilmar Pires De Morais; 2º SECRETÁRIO Carlos Antônio Borges; 1º TESOUREIRO Oroberto De Bastos Pinheiro; 2º TESOUREIRO Marajó Antônio De Carvalho.
CONSELHO DIRETOR: Manoel Lúcio dos Santos; Carlos Eduardo Mesquita Pode (Orizona); Aparecida Vicente de Souza; Carlos Eduardo de Morais; Maria Nazia da Cunha; Ovídio Franco Tezolin; Geso Lopes da Silva; Kátia Carmem da Silva; Amarildo Lázaro Guimarães; Leni Tomásia de Sousa; Epifânio João de Almeida; Geraldo José Espírito Santos; Sérgio Sabino Alves; José do Couto Júnior.
CONSELHO TÉCNICO: Cícero José Da Silva (Orizona); Afonso Celso Fernandes; Dalton Rosa; Manoel Jacob dos Santos; Misael de Paula Brandão.
CONSELHO FISCAL: Ituriel Caixeta; Nivaldo Manoel Pereira; Antônio Pereira De Almeida (Orizona); Cleto Gonçalves Vieira.
(Texto contribuído por Carlos Eduardo Mesquita Pode/Blog da EFAORI).

quarta-feira, 30 de março de 2011

"Mas o que é isso, Bolsonaro?"

Assim como a entrevista exibida no programa CQC da Rede Bandeirantes, o vídeo abaixo demonstra por si só a discrepância entre a intolerância e a defesa dos direitos das minorias. De um lado o "não há palavras para descrevê-lo" Jair Bolsonaro e do outro, a hoje respeitada ministra Maria do Rosário. Veja como o vídeo é relevante e essas palavras não poderiam nunca ser esquecidas em um país que quer ser cada vez mais maduro:

Leilão garantirá construção de Ambulatório 24 horas

Presidente da Câmara Joãozinho Albino
recebe Projeto de Lei.
O Prefeito de Orizona Felipe Dias apresentou ao Legislativo nesta quarta-feira (30) o seu projeto mais importante, que garantirá a construção do tão sonhado Ambulatório Médico 24 horas. Como não conseguiu viabilizar recursos em instâncias Estaduais e Federais, o mesmo pretende abrir mão de bens móveis e imóveis para angariar recursos.
O Projeto de Lei apresentado na Câmara prevê na forma de leilão a alienação de diversos bens móveis e imóveis da Prefeitura, entre eles a venda de 57 imóveis totalmente regulamentados nos bairros Bela Vista, Santa Maria I e Santa Maria II. Veículos antigos, equipamentos e maquinários também deverão vir a leilão.
O projeto foi apresentado em caráter de urgência em sessão extraordinária da Câmara Municipal na noite desta quarta. O secretário de Administração Rinaldo Costa apresentou e justificou o projeto. Os secretários Renato Cunha (Saúde) e Benedito Gonçalves (Controle Interno) também estiveram presentes e defenderam o mesmo. Todos os vereadores estavam presentes na sessão e puderam dar os seus pareceres iniciais.
Se aprovado pelo Legislativo, será realizado um leilão oficial cumprindo todas as exigências legais para a alienação dos bens. A Prefeitura pretende arrecadar recursos suficientes para a construção do Ambulatório ainda neste ano. A área prevista para a instalação da obra é onde foi a sede da Prefeitura, ao lado da Rodoviária. Áreas adjacentes ao lado do antigo prédio também serão usadas na obra.
Em levantamento feito pela assessoria da Prefeitura, atualmente o município conta com 281.289,02 metros quadrados de área dentro do perímetro urbano e isso seria equivalente a 781 lotes. Desta área, apenas 8% deverá ser alienada. Quanto aos veículos, serão leiloados apenas aqueles que estão em estado degradado de conservação e a Administração Municipal está trabalhando para a reposição dos mesmos. Para se ter uma idéia, além daqueles que já foram adquiridos e que estão em uso, deverão chegar a Orizona nas próximas semanas mais quatro tratores de grande porte com implementos, podendo substituir aqueles que forem alienados.
Segundo Rinaldo, o objetivo é ampliar e melhorar os serviços de saúde no município,  sonho e necessidade antigos de nossa população, tanto que o convênio com o Hospital São Pio X deverá ser mantido como está atualmente. Renato esclareceu que uma vez construído o empreendimento, o município está preparado para custeá-lo inicialmente e depois de um certo período, Estado e União poderão financiar os serviços públicos de saúde, algo segundo o mesmo, de praxe nessas circustâncias.

"Nunca Dantes na história deste país..."

Mais de 6 mil pessoas subiram a rampa do Planalto hoje. Imagem: Portal G1. 
E o povo subiu a rampa do Palácio do Planalto pela primeira vez na história da República. A imponência das obras arquitetônicas elitistas de Oscar Niemeyer que sempre ocultaram um mundo quase inacessível na capital federal aos poucos vai caindo por terra. E isso só foi possível acontecer em um governo popular republicano de centro esquerda. E Dilma Rousseff continua a derrubar paradigmas, assim como o seu antecessor apelidado pelas elites reacionárias de Nunca Dantes e coisa e tal.
Milhares de pessoas deram o último adeus a José de Alencar em pleno Palácio do Planalto. O povo pela primeira vez pôde adentrar em massa um dos empreendimentos símbolos de nossa nova República.

Clóvis, o Rei dos Sorvetes do Cerrado

Clóvis cresceu no meio do Cerrado comendo fruta do pé. Depois de um ano e meio vendendo picolé nas ruas de Goiânia, ele decidiu fazer suas próprias criações. A empresa de Clóvis só cresceu desde então. O Jornal da Record de ontem (29) mostrou a trajetória desse agricultor goiano que virou seu próprio patrão e se prepara para inaugurar uma unidade da sua fábrica que terá área construída de 15 mil metros quadrados.
Veja a matéria com Clóvis:

Torneiro mecânico com Título de Doutor

Lula em meio aos Doutores. Imagem: Diário de Notícias/Portugal.
Que ironia do destino: o presidente quase analfabeto segundo as elites de nosso país, incapaz de dirigir uma nação graças às suas limitações de vocabulário, falta de diplomas universitários e sem domínio de outras línguas extrangeiras acaba de receber em Coimbra o título de Doutor honoris causa, uma homenagem que no Brasil geralmente não é dada a um torneiro mecânico de formação e profissão.
Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30), em Coimbra, que o seu doutoramento "honoris causa" é uma "homenagem ao povo brasileiro" pela "revolução econômica e social" realizada no Brasil nos últimos oito anos. "Mais do que um reconhecimento pessoal, acredito que esta láurea é uma homenagem ao povo brasileiro, que nos últimos oito anos realizou, de modo pacífico e democrático, uma verdadeira revolução econômica e social", afirmou o ex-presidente do Brasil, ao pronunciar na cerimônia do seu doutoramento "honoris causa" na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.
Na sua opinião, o Brasil "deu um enorme salto qualitativo no rumo da prosperidade e da justiça", deixando "para trás um passado de frustrações e ceticismo". "Após uma prolongada estagnação, o Brasil voltou a crescer de modo vigoroso e continuado, gerando empregos, distribuindo renda e promovendo vasta inclusão social", acrescentou Lula.
Lula também dedicou o título ao amigo (e seu vice-presidente) José de Alencar, que veio a falecer nesta terça-feira em São Paulo.
Outra ironia do destino: o Portugal que nos colonizou e roubou nossas riquezas no passado é o mesmo que vê hoje no Brasil de Lula e Dilma a esperança para a superação de uma forte crise política e econômica enfrentada pelo país.

terça-feira, 29 de março de 2011

Prefeitura e Estado pagam suas folhas nesta semana

Como informou o portal de notícias Goiás Agora, a Secretaria da Fazenda vai liberar 80% do valor líquido da folha de todo o funcionalismo estadual na quinta-feira, 31. O secretário Simão Cirineu Dias explicou que os vencimentos não vão ser liberados integralmente porque a receita foi insuficiente para cobrir a despesa. Os servidores recebem os salários na sexta-feira.
Já a Prefeitura de Orizona, pagará conforme de costume, toda a folha dos servidores municipais das diversas áreas antes do vencimento do mês. O pagamento já passa pelos trâmites bancários e na quinta-feira estará disponível para os servidores.

Viva a Coragem! Viva José de Alencar!

Um grande homem. Talvez uma das poucas unanimidades públicas do país graças à sua conduta reta e exemplo de luta e de vida. Lá se foi José de Alencar, 79 anos, ex Vice-Presidente da República no Governo Lula, mandato que encerrou em 31 de dezembro passado. Parece que Alencar apenas aguardava terminar o seu mandato para cumprir a sua missão, mesmo desejando ir ainda mais longe. E foi... Para a eternidade na memória dos homens (e mulheres) e na eternidade no plano divino.
Em entrevista a Paulo Henrique Amorim, no Domingo Espetacular, Alencar dizia "Não tenho medo da morte, mas da desonra". E ele foi sem motivos para qualquer temor. Veja o vídeo:


Que assim seja! Valeu José de Alencar, conforme entitulou o blog Os Amigos do Presidente Lula, logo a após a confirmação de sua morte.

João Bosco Pereira presidente do Conselho Territorial

Acontece nesta terça-feira (29), em Santa Cruz de Goiás, a Assembléia Geral do Território Rural Estrada de Ferro. No encontro elegerá a nova Diretoria Executiva, Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho Técnico do Território.
Apenas uma chapa disputa a eleição. A chapa única tem como presidente João Bosco Pereira (Ex-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona), Vice-presidente Aparecido Bueno Pinto (Coopersil/ Central de Associações de Silvânia), Tesoureiro Oroberto Pinheiro (Presidente da Coopervi de Vianópolis). 2° Tesoureiro Carlinho do Chicão (Secretário da Agricultura de Leopoldo de Bulhões) e Secretário: Divilmar Pires (Secretário da Agricultura de Bonfinópolis).
O Conselho Diretor será composto por 14 membros, sendo um representante de cada um dos município participantes do Território. A Assembléia será composta por 70 membros, sendo cinco delegados de cada Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável indicado pelos próprios municípios. (Célio Silva/ Rádio Rio Vermelho).

Morre José de Alencar, vice do ex-presidente Lula


Morreu às 14h41 nesta terça-feira (29), aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar, que lutava contra um câncer desde 1997. Segundo boletim médico, divulgado às 15h, o ex-vice faleceu em decorrência da doença e "de falência de múltiplos órgãos".
Alencar havia sido internado em “condições críticas” na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal, ou seja, parte do intestino estava entupido em decorrência do câncer na região.

Os médicos, no dia seguinte à internação, afirmaram que Alencar não passava mais por tratamento e estava sendo sedado para não sofrer. Com voz embargada, o médico Raul Cutait disse que Alencar estava "em um momento muito difícil de sua vida".

"Não estaria em avião pilotado por cotista"


As máximas (ou mínimas) do Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) no O Povo quer Saber, no CQC desta segunda-feira (28/03):

“Isso nem passa pela minha cabeça, eu dei uma boa educação, fui pai presente, não corro este risco.” [Sobre ter um filho gay].

“Eu não entraria em um avião pilotado por um cotista nem aceitaria ser operado por um médico cotista.” [Sobre cotas raciais].

“Ô Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como, lamentavelmente, é o teu”. [Em resposta a Preta Gil sobre ver um filho seu apaixonado por uma mulher negra].

De quem é a culpa pela crise no Ipasgo?

Discursando na noite desta segunda-feira (28) quando foi realizada a posse da nova presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Aparecida Queiroz, Marconi Perillo mais uma vez transferiu todas as responsabilidades pela crise do Governo Estadual para o ex-governador Alcides Rodrigues.
Sobre a dívida do Estado com o Ipasgo e do Ipasgo com os prestadores de serviço, o Governador disparou: “Isso é um problema herdado do governo anterior, de qualquer maneira minha determinação é de que paguemos janeiro, e parcelemos novembro e dezembro. O presidente do Ipasgo e o secretário da fazenda estão trabalhando para encontrar uma solução”.
Caríssimos, é muito fácil jogar a culpa do resultado de algo que não saiu como deveria em alguém que não está presente. Isso é atitude apenas daqueles que não são bons gestores. O difícil é ter ombridade para resolver mesmo os problemas acumulados ao longo do tempo e até poder se gabar disso mais tarde. 
Parece que nesta hora: "que se dane" quem já repassou em dia os 8% ou mais de seus rendimentos mensais para o Instituto e que não vai poder desfrutar dos serviços a que tem direito e "que se danem" os prestadores de serviço que já fizeram todo o seu trabalho e que ficaram a ver navios sem poder quitar os seus compromissos.
Não podemos reclamar. Merecemos os governantes que escolhemos para cuidar de nosso Estado.

Faroeste Caboclo será gravado em Brasília

E Faroeste Caboclo finalmente virará filme, depois de três décadas. Projeto de Renato Russo, o filme será rodado em Brasília, o set de filmagem está montado na cidade de São Sebastião, ambientando a capital nos anos 1970 e 1980. É a primeira vez que temos uma história de Brasília e filmada em Brasília.
João de Santo Cristo, Jeremias e Maria Lúcia, personagens principais que integram a história, serão interpretados por Fabrício Boliveira (400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado), Felipe Abib (180º) e atriz global Ísis Valverde, respectivamente. Na trama da faixa de nove minutos de duração e 159 versos, composta por Renato Russo em 1979 e lançada em 1987 no álbum Que País É Este, João de Santo Cristo se muda para Brasília, tornando-se traficante de drogas. Na trajetória obscura, conhece Maria Lúcia e se apaixona por ela. Jeremias, "traficante de renome" rival, aparece e duela com o protagonista.
A direção de Faroeste Caboclo é de René Sampaio e a produção é da Gávea Filmes junto à Globo Filmes. O longa-metragem será rodado em Brasília e ainda não tem data de estreia definida.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Lula: ALCA era para a nossa submissão


Sábado (26), completou 20 anos da assinatura do Tratado de Assunção, que deu origem ao Mercosul. Lula, em visita ao Uruguai, disse que valeu a pena lutar pelo Mercosul, e contra a ALCA (Acordo de Livre Comércio das Américas), uma tentativa dos EUA anexar o Brasil e todo o continente americano, lançada por Bill Clinton, e que FHC, Alckmin e Serra caminhavam bovinamente para o matadouro. Ainda bem que Lula foi eleito em 2002, reeleito em 2006, e passou a faixa para Dilma em 2011, senão era "bye, bye, Brasil". (Do blog Os Amigos do Presidente Lula).

O capitalismo de hoje segundo Emir Sader

Resolvemos destacar o texto de Emir Sader, entitulado "O imperialismo, fase atual do capitalismo", publicado na Carta Maior:

"Mesmo sabendo que o Brasil não votou a favor da resolução da ONU sobre o ataque à Líbia, Obama teve a deselegância de dar a ordem de começo da operação militar em solo brasileiro, durante sua viagem relâmpago ao nosso país. Ao mesmo tempo, esbanjou charme, ele e sua mulher, fez elogios fartos ao Brasil e a Dilma – mesmo se muito parco nos acordos concretos.
A visita de Obama permitiu conhecer de perto as duas caras do mesmo do rosto da potência imperial. A fisionomia pode ser grosseira, como a do seu antecessor, Bush, ou ter a cara simpática de Obama, mas a politica continua sendo a mesma: imperial, belicista, agressiva.
Porque os EUA não são apenas um país rico. São a cabeça do sistema imperialista mundial. Um sistema que teve sua origem no sistema colonial, aquele que, desde a Europa, submeteu os países dos outros continentes, os explorou, os oprimiu – usando trabalho escravo da África –, dividiu-os entre si e constituiu um sistema internacional de poder que passou a controlar o mundo, sob hegemonia inglesa.
A decadência inglesa abriu campo para uma disputa de sucessão entre duas potências emergentes – a Alemanha e os EUA -, que as duas guerras mundiais resolveram a favor deste último. Ao mesmo tempo, as formas de dominação foram mudando. Da ocupação direta, que considerava que as colônias faziam parte dos territórios do país colonizador, foi se passando a formas de dominação que conviviam com a independência politica dos países dominados, mas submetidos a forte controle econômico, tecnológico e militar. Foi se passando do sistema colonial ao sistema imperialista, que tem nos EUA sua cabeça fundamental. Fundem-se no poder norteamericano o poder econômico, político, tecnológico, militar e ideológico".

O MAIS RICO dos presidentes de Assembleia

"O presidente de Assembleia mais rico do Brasil é Jardel Sebba (PSDB) de Goiás, deputado estadual representante de Catalão na assembleia legislativa e grande companheiro do governador de Goiás, Marconi Perillo. Dados do jornal “O Estado de São Paulo”, edição de 27/02/2011, com base no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelam que seu patrimônio declarado é de R$ 3,69 milhões.
Figuram ainda no ranking dos chefes de Legislativo mais abastados Jerson Domingos, do Mato Grosso do Sul, com R$ 3,45 milhões, e Paulo Melo, do Rio de Janeiro, com R$ 3,40 milhões. O que tem menos posses, de acordo com o TSE, é Ricardo Nicolau (PRP), presidente da Assembleia do Amazonas, que informou à Justiça Eleitoral não ter bem algum.
O mesmo levantamento mostra que, em quatro anos, os deputados que presidiram os legislativos estaduais tiveram crescimento patrimonial de 52,6%. Além do salário-base e verba de gabinete, os parlamentares estaduais conseguem engordar seus vencimentos com penduricalhos como auxílio moradia e reuniões extraordinárias. Além dos salários, os deputados ainda têm direito a R$ 45 mil em cargos para nomeação nos gabinetes, R$ 21 mil em verba indenizatória, além de R$ 2,25mil de auxilio moradia".

Marrequinho: um respeitado filho de Orizona

Francisco Ricardo de Souza, o Marrequinho, nasceu em Orizona em 14 de outubro de 1940. O artista é um renomado compositor, intérprete e escritor. Em 1957 formou com José Onofre Leite (Marreco), a dupla "Marreco e Marrequinho". Gravaram na RCA VICTOR três discos de 78 rotações:  1) Nossa Verdade e Passado de um Boêmio; 2) Tempo de Careiro e Tortura do Remorso; 3) Paraguaia da Fronteira e Estrada da Amargura. A dupla foi desfeita em 1961. Em 1961 Marrequinho formou dupla com Olídio Machado (Nuvem Negra). A dupla gravou um compacto duplo com quatro músicas na gravadora Áudio Fidelity: Ergam as Taças, Meu Tormento, Adeus á Boemia e Se a Lua Contasse. A dupla foi desfeita em 1963.

Marreco e Marrequinho (1957).
Em 1964 Marrequinho formou dupla com Waldivino Rodrigues da Paz (Silvan). Surge no cenário artístico “Marrequinho e Silvan”. Gravaram um LP contendo 12 músicas pela gravadora Califórnia. Em 1967 Marrequinho grava um LP intitulado “Jardim de Amor” com Venancinho & Nhozinho (Trio da Vitória) na gravadora Califórnia. Permaneceram juntos até 1969, quando Marrequinho decidiu encerrar definitivamente sua carreira de intérprete, dedicando-se exclusivamente á compor músicas. Além de Ubirajara Moreira e Ronaldo Adriano, Marrequinho teve como parceiro de composição o Odaés Rosa em dezenas e dezenas de músicas, durante mais de meio século exercendo sua Arte de compor músicas sertanejas. A composição de Marrequinho e Ronaldo Adriano “Pranto do Adeus” foi regravada pelo maior cantor de serestas do Brasil, Carlos José e tornou-se sucesso em todo o território nacional. Música executada até hoje, depois de 45 anos após ter sido gravada pelo referido cantor. Essa música já foi regravada até os dias de hoje por vários intérpretes diferentes, tais como: Gilberto e Gilmar, Marcio França, Lindomar Castilho, Chico Rey e Paraná, Pedro Jorge etc.
Mais de 150 composições de Marrequinho foram gravadas por artistas sertanejos tanto de Goiás quanto de São Paulo e de outros Estados do Brasil. Por exemplo: Trio da Vitória (Meu Erro – Falso Amigo – Mil Mulheres – Amor Volúvel, músicas compostas em parceria com outro famoso compositor goiano Ubirajara Moreira), Sinval e Dalmy (Pranto do Adeus – Noite de Chuva – Confissão e muitas outras), Osmano e Manito (Loucos Poetas – Esta Noite Sonhei Contigo ((parceria com Ronaldo Adriano)) – Miragem – Flor Mineira e outras), Silveira e Silveirinha (Três Noites, Meu Violão, Cruel Amargura etc.). Belmonte e Amarai, Lindomar Castilho, Zé Vidal e Vidalzinho, Creone e Barreirito, Amilton Lelo, Bandeirinha e Goianinha, Duduca e Dalvan, Poeta e Trovador, Pedro Bento & Zé da Estrada. Trio Parada Dura, Mato Grosso e Mathias, Zilo e Zalo e muitos outros.
Em 2005 Marrequinho recebeu da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) significativa homenagem com o lançamento de um álbum formado por um CD - Livro. No livro constam traços da jornada artística do homenageado alem de uma farta quantidade de comentários feitos por artistas famosos, de vários segmentos; radialistas, apresentadores, jornalistas escritores e de muita gente famosa ligada ao meio sertanejo, admiradores do Marrequinho. No disco (CD) foram gravadas 20 (Vinte) músicas de Autoria de Marrequinho, com parceiros diversos, interpretadas por gente de reconhecido valor na qualidade interpretativa, nomes admirados e respeitados á nível nacional que se ofereceram voluntariamente para que fosse prestada uma homenagem a quem dedicou grande parte da sua vida á valorização, ao prosseguimento e ao aperfeiçoamento da música sertaneja. O lançamento do CD “MARREQUINHO – UMA VIDA, UMA HISTÓRIA” aconteceu em Pirenópolis–GO. no grande Palco do Rio, como parte do tradicional evento Canto da Primavera de 2005 e foi prestigiado por uma multidão de 30 mil expectadores, conforme estimativa da Polícia Militar. Foi um mega espetáculo. 
Em 2008, a Secretaria Municipal de Cultura, Órgão da Prefeitura Municipal de Goiânia homegeia o compositor, com o lançamento do CD “MARREQUINHO – 50 ANOS DE MÚSICA” (1958 a 2008) Em 2010 o artista lançou o livro "Marrequinho: Menino de Campo Formoso" documentário autobiográfico. (Saiba mais clicando aqui).

Dilma cumpre promessa e lança Rede Cegonha

(Clique no player para assistir).

domingo, 27 de março de 2011

Orizona celebra as Bodas de Diamante de Padre Rafael

Monsenhor Nelson Rafael Fleury, o Padre Rafael, nasceu em 13 de fevereiro de 1928, na cidade de Pirenópolis. Foi ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1950 em Anchieta, no Espírito Santo pelas mãos de Dom Emanuel. Em 1958 e outras ocasiões esteve na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Orizona. Foi o fundador da Escola Normal de Orizona, hoje Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira.
Padre Rafael nestes 60 anos esteve em várias paróquias. No último dia 24 de dezembro celebrou na Arquidiocese de Goiânia as suas bodas de diamante e desde então, está celebrando nas paróquias que esteve em sua caminhada esse grande feito histórico.
A comunidade católica de Orizona celebrou neste final de semana as bodas de Padre Rafael. No sábado (26) foi homenageado durante todo o dia em atividades promovidas pelo Instituto Cultural Sônia Ferreira. Na manhã deste domingo (27) uma missa presidida pelo próprio Monsenhor enalteceu a sua tragetória. A celebração contou com as presenças dos padres Aparecido e João César e de Dom Antônio, Arcebispo Emérito de Goiânia.