sexta-feira, 19 de março de 2010

Em breve Orizona terá centro vocacional

Orizona contará em breve com um CVT - Centro Vocacional Tecnológico. A obra será uma parceria dos governos federal e estadual com o Governo Municipal e buscará atender gratuitamente a partir da realidade do município. A supervisão dos cursos oferecidos será da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O CVT de Orizona contará com Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências Básicas (Biologia, Física e Química), Laboratório de Gestão e Serviços, Biblioteca, Sala de Administração, Salas Polivalentes, Copa e Auditório.
A meta com a instalação do CVT é fortalecer a vocação regional com vistas à promoção de desenvolvimento econômico e social sustentável. Serão oferecidos cursos de formação profissional na área científico-tecnológica que promovem a capacitação da população em geral, mulheres e negros em especial, reduzindo as desigualdades sociais e econômicas e sua inclusão no mundo do trabalho. O projeto de Orizona terá um custo de aproximadamente 750 mil reais.
O projeto do Governo prevê a implantação de 17 centros em 16 municípios, sendo dois em Goiânia. O CVT de Santa Helena de Goiás já foi entregue. O CVT de Inhumas foi lançado hoje (19) pelo governador Alcides Rodrigues e custará cerca de 1 milhão de reais aos cofres públicos. Os outros municípios que serão contemplados, além de Orizona, são Aparecida de Goiânia, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Cavalcante, Cidade Ocidental, Formosa, Itaberaí, Mozarlândia, Novo Gama, Palmeira de Goiás, São Simão e Senador Canedo. (Agecom/ PMO).

Governador foi no velório de Rogério

O governador Alcides Rodrigues foi a Pires do Rio dar pêsames ao prefeito Luiz Eduardo Pitaluga da Cunha (Gude) pela morte de seu filho em um grave acidente ocorrido hoje de madrugada. Outras autoridades da região, prefeitos ,vereadores também compareceram ao velório do filho do prefeito Luiz Eduardo Pitaluga da Cunha, nas instalações do Rotary Clube de Pires do Rio.
Além do governador, marcaram presença no velório, o vice governador Ademir de Menezes, o deputado Sandro Mabel, prefeitos da região, vereadores, familiares, amigos. A cidade está de luto oficial por três dias pela morte do filho do prefeito, presidente do Rotary Clube de Pires do Rio.
Tudo esta fechado e o clima na cidade é de tristeza com a morte do filho do prefeito, Rogério Gomide da Cunha, que morreu de acidente fatal hoje de madrugada na GO_309. Os pais e irmãos estão inconformados com a perda do ente querido.
A morte de Rogério comoveu a população que compareceu em massa ao velório que foi realizado no Country Clube. O sepultamento ocorreu por volta de 20 horas depois que foi celebrada uma missa de corpo presente. (Jornal do Sudeste).

quinta-feira, 18 de março de 2010

Acidente mata filho do prefeito Gude

Um capotamento do veículo Palio provocou a morte fatal do filho do prefeito de Pires do Rio, Luiz Eduardo Pitaluga da Cunha, Gude, na madrugada de hoje, 18 de março de 2010. A vitima é Rogério Gomide da Cunha que estava como passageiro no carro dirigido pelo também piresino, Gabriel Antonio Rezende de Oliveira.
De acordo com informações da polícia o acidente aconteceu na GO 309, km 60, que liga Pires do Rio a Caldas Novas, nas proximidades da Lagoa Quente, por volta de 3h15mim da madrugada. Rogério era um dos sócio proprietários do Mini Box Boca de Lobo de Orizona. O corpo de Rogério será velado a partir do início dessa tarde no Rotary Club de Pires do Rio (Jornal do Sudeste).

quarta-feira, 17 de março de 2010

Inauguração de obras em Ubatan

O Governo Municipal de Orizona realizará nessa sexta-feira, dia 19, solenidade de inauguração da reforma e ampliação do Posto de Saúde de Ubatan e de construção dos vestiários no campo de futebol do distrito. Esses benefícios foram possíveis a partir da luta constante do vereador João Lucas Teixeira (PMDB) e do empenho do prefeito Felipe Dias.
As obras, realizadas com recursos do tesouro municipal, serão inauguradas em solenidade a partir das 16 horas da sexta-feira, com presença de lideranças locais e de diversas autoridades. Em seguida, haverá baile com a dupla Pedro Paulo & Miliquinho.

3º Orizona Celebrai será dia 20 de março

Sábado dia 20 de Março de 2010, ocorrerá na Feira do Produtor, a 3ª edição do Orizona Celebrai, um evento de grande impacto com louvores a Deus. A organização do evento é de responsabilidade de Wesley Camamugi, com a participação de todas as igrejas evangélicas e com o apoio do Conselho de Pastores.
Segundo os organizadores, o 3º Celebrai promete ser inesquecível, como foi nos anos anteriores, quando contou com a presença de cantores como Mattos Nascimento e a Prª Cassiane. Em 2010 a grande atração será a presença do Ministério Voz da Verdade, com o Pr. José Luiz, Pra. Rita e Lydia Moisés. Vários artista e autoridades religiosas da região já confirmaram a presença.
As atividades iniciam a partir das 19h. A taxa de entrada será 1 kg de alimento não perecível. O Governo Municipal e a Câmara Municipal de Orizona são os principais apoiadores do evento evangélico. (ADOrizona).

terça-feira, 16 de março de 2010

1º Congresso da Agricultura Familiar

Silvânia foi sede do I Congresso da Agricultura Familiar do Território “Estrada de Ferro”, que envolve 14 município da região. Entre os dias 12 e 14 de março, cerca de 500 congressistas discutiram a “Valorização da Família e da Vida Rural”, “Agricultura Familiar Tecendo a Teia” do seu próprio desenvolvimento sustentável”. Com a participação da FETAEG e dos sindicatos do território, de cooperativas, associações, escolas, prefeituras, câmaras municipais e instituições de assistencia técnica e extensão rural, o Congresso teve como desafio a construção e implantação de projetos territoriais, de saúde, educação e produção, na perspectiva de trabalhar para otimizar projetos e evitar perdas e devolução de recursos. Os congressitas tiveram como principal desafio, a garantia de projetos perenes na Agricultura Familiar.
Na presença do Deputado Federal Rubens Otoni, os prefeitos, técnicos e agricultores, comemoraram o desempenho do Governo Federal com a Agricultura Familiar, na implentação de políticas públicas para o campo. O I Congresso da Agricultura familiar, é parte essencial das grandes discussões no Território “Estrada de Ferro”.
Etapas preparatórias aconteceram nos municípios que compoem o território, um dos celeiros na produção familiar no estado. A agricultura familiar corresponde à metade dos produtos que compõem a cesta básica. Durante o Congresso, várias lideranças do setor agropecuário de Orizona, agricultores, estudantes e agentes políticos participaram das atividades, dentre eles, o prefeito de Orizona Felipe Dias, o vice-prefeito Antonio Baiano e o presidente da Câmara Ronaldo Costa.
O Território Estrada de Ferro é formado por Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Urutaí e Vianópolis. (Fetaeg/Jornal do Sudeste).


segunda-feira, 15 de março de 2010

Obras, Saúde e Segurança Pública

Em enquete realizada pelo blog ORIZONA EM FOCO, sobre as prioridades para a administração pública em Orizona no exercício 2010, os leitores votaram durante os dois primeiros meses do ano e elegeram por ordem crescente as áreas com maior necessidade de atenção da Prefeitura Municipal. Obras e reforma de estradas, saúde e segurança pública foram os pontos mais votados na enquete, como pode ser visto abaixo:
- Obras e Reforma de Estradas - 29%.
- Saúde - 21%.
- Segurança Pública - 20%.
- Educação - 18%.
- Urbanização - 10%.
- Outros - 2%.

Seagro doa veículo à Creditag-Orizona

Cerca de 150 agricultores estiveram presentes nessa sexta-feira, 12, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona, onde participaram da Assembleia Geral Ordinária da Creditag-Orizona (Cooperativas de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Orizona), tendo em pauta a prestação de contas do exercício anterior e eleição do conselho administrativo e fiscal. Na ocasião, a Seagro entregou à entidade móveis e um Fiat Uno Mille Flex 1.0 para os agricultores familiares da região filiados às (Sistema Creditag).
O chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro), Paulo Martins, esteve presente na solenidade e entregou simbólica os materiais ao presidente Deuslírio Gonçalves. Para dar força à agricultura familiar, esse trabalho é resultado de um convênio estabelecido pela Seagro, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Caixa Econômica Federal.
Durante o mês, outras cinco cooperativas devem realizar Assembléias Gerais Ordinárias esse mês, sendo elas Creditag Mineiros, Coopercred, Creditag Rio Verde, Creditag Jataí e Creditag Silvânia.

Secretaria de Saúde em novo endereço

A sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Orizona mudou de endereço a partir dessa segunda-feira, dia 15 de março. O gabinete do secretário Renato V. Cunha, os departamentos de finanças, de compras, de recursos humanos, de agendamento e encaminhamento de exames e consultas, a Vigilância Sanitária, a gestão do Programa de Saúde da Família e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica funcionam agora na Av. Egerineu Teixeira, número 11, no Centro, em frente ao lavajato do Mair.
A farmácia continua no mesmo endereço, na Rua João Batista de Castro, bairro Nossa Senhora de Fátima. A partir de hoje, a supervisão de Controle de Endemias também funcionará no antigo endereço da Secretaria de Saúde.
Os motivos que levaram a mudança de endereço foi a possibilidade de estar mais bem localizado, em espaço amplo, garantindo melhor acesso à comunidade e pela chegada de uma unidade do SAMU em Orizona. Ainda neste mês, uma unidade básica já estará disponivel para o município, garantindo uma melhoria no atendimento de urgência e emergência.

Seminários sobre uso da cama de frango

Técnicos do Ministério da Agricultura e da Seagro se reuniram na última sexta-feira, dia 12, para definir o cronograma dos seminários que serão realizados em 19 municípios goianos para conscientizar os produtores rurais sobre os malefícios da cama aviária ou cama de frango. Os seminários estão previstos para serem realizados, inicialmente, de 29 deste mês a 29 de abril, e serão feitos por técnicos do Ministério e da Seagro.
A cama de frango apesar de ser um bom adubo pode desencadear sérios problemas para os bovinos, colocando em risco a saúde pública e a segurança da pecuária nacional. O produto é composto do material utilizado na cama do aviário, dos dejetos das aves, penas e ração proveniente do desperdício na alimentação.
Nesta etapa as palestras vão ser feitas em Buriti Alegre, Cristalina, Damolândia, Goiás, Ipameri, Itaguaru, Itaberaí, Inhumas, Luziânia, Mineiros, Nova Veneza, Orizona, Padre Bernardo, Uruana, Pires do Rio, Rio Verde, Trindade, Formosa e Palmeiras. (Agecom).