segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Morre em Conceição do Araguaia o artista popular Manelão

Recebi neste final de semana, um e-mail que me deixou bastante triste, noticiando o falecimento de Manuel Martins de Almeida, o Manelão das CEBs. A nota foi assinada pelo Secretariado Dominicano de Justiça e Paz. Leia o texto na íntegra abaixo:

"Vítima de infarto faleceu no início da tarde deste sábado, 10 de dezembro, Manuel Martins de Almeida, o Manelão, em Conceição do Araguaia no Pará, em sua pequena chácara às margens do Rio Araguaia, tratada por ele como “Santuário Ecológico”. Casado com Marlene tinha um filho e duas filhas e sete 07 netos. 
Manelão, ao contrário do que o nome sugere não é uma pessoa alta. Por opção desde a juventude andou descalço e carregava consigo a bíblia, o violão e o cajado. 
Manelão das Comunidades Eclesiais de Base, poeta, compositor e cantador das belezas da natureza e da religião popular. Manelão sempre foi apaixonado pelo Povo do Araguaia e pelo Rio Araguaia. Na busca de fidelidade ao Deus dos Pobres inspirava-se em Jesus Cristo e São Francisco de Assis. É o símbolo encarnado da simplicidade. Ele tinha um profundo amor pela Família Dominicana e se sentia leigo dominicano. 
Manelão participou, no último final de semana, em Xinguara do Encontro de lavradores das áreas de conflitos da região Sul do Pará, contribuindo muito – de acordo com Aninha – com a espiritualidade da caminhada. Nesse mesmo Encontro ao receber a Agenda Latina Americana de presente, beijou-a e disse: “eu estava precisando desse Encontro e dessa Agenda para reforçar a minha opção”. 
Lá do céu, Manelão continua cantando: “É madrugada, levanta povo / a luz do dia vai nascer de novo / Rompe as cadeias, abre o coração / Vamos dar as mãos / já é Reino do Povo".

Não tive oportunidade de conhecer Manelão pessoalmente, mas conheci a sua trajetória e recentemente recebi como doação o seu mais recente livro "Revelando o Rosto de Deus na Terra das Bandeiras Verdes", um excelente relato sobre os mais de 100 anos de história (oficialmente são 100 anos) da Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia. O presente veio das mãos da Aninha da CPT de Xinguara-PA, que teve o cuidado de receber o autógrafo do autor.

* Matéria com imagem por Pedro Vitor.Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....