sexta-feira, 3 de julho de 2009

Orizonenses na Festa de Trindade II

Os carreiros de Orizona que estão em Trindade forma assediados pela imprensa do Estado de Goiás nos dias de ontem e hoje (02 e 03). Foram dignos de matérias especiais na TV Anhanguera e TV Serra Dourada. Na mídia impressa, forma destacados em página inteira nos jornais O Popular (pagina 4) e Diário da Manhã (página 9) das edições de hoje. Os nove carros orizonenses entraram no Carreiródromo na primeira fileira e de cima do carro de Chico Lino, Padre Geraldo (também orizonense), abençoou a imagem do Divino Pai Eterno. Confira a seguir trechos da matéria do Jornal Diário da Manhã:
"O ruído do atrito da madeira dos carros de boi anunciou a chegada da Romaria dos Carreiros à Igreja da Matriz de Trindade, localizada na Praça do Santuário. A comitiva era encabeçada pelo carro de Francisco Vieira Gomes, o Chico Lino, e entrou na manhã de ontem pela Rua 16 de Julho, no centro da cidade. O agricultor recebeu a imagem da Santíssima Trindade e a conduziu até o Carreiródromo Ada Cira, seguindo em procissão composta por 284 carros de boi, numa fila que ultrapassava três quilômetros de extensão. Chico Lino participou da festa pelo quinto ano consecutivo. Na edição passada, ele foi sorteado para conduzir a escultura da Santíssima Trindade. Ontem, teve o veículo ornamentado com flores e tecidos brancos para levar a imagem santa. “Estou honrado com essa função. Sinto-me abençoado por Deus”, disse. O agricultor veio de Orizona e percorreu 250 quilômetros de carro de boi para participar da festa, junto com outros nove veículos tracionados por animais. A excursão tinha 37 pessoas e levou 15 dias de viagem para chegar ao destino".

Orizonenses na Festa de Trindade

Orizonenses na Festa do Divino Pai Eterno em Trindade.
Secretário Rinaldo Costa com a imagem original do Divino Pai Eterno.

Abertura do 2º Turno da Copa Flávio's

O 2º Turno da 1ª Fase da Copa Flávio's será aberto nesse final de semana. Confira abaixo a relação da arbitragem para a rodada:
Grupo 01:
Dia 04/07/09 – Sábado:
Aparecidense x UCG – 15:30 – no Aníbal Batista de Toledo
Árbitro: Uider Ferreira
Assistente1: Cleyton Pereira
Assistente 2: Anna Paula Kreuz
Observador: Vicente de Paula
Gyn Sports x Eternit – 15:30 – na Eternit
Árbitro: José Carlos Dias
Assistente 1: Romildo Messias
Assistente 2: Joaquim André
Grupo 02:
Dia 04/07/09 – Sábado:
Las Vegas/Ajel x Vasco de Itaberaí – 15:30 – na Saneago
Árbitro: Breno Vieira
Assistente 1: Cristhian Passos
Assistente 2: Adaílton Fernando
Dia 05/07/09 – Domingo:
Orizona x Tigrão Malhas – 15:30 – em Orizona
Árbitro: Rodrigo Divino
Assistente 1: José de Cássio
Assistente 2: Gabrielle Sales
Itaberaí x União Belavistense – 16:00 – em Itaberaí
Árbitro: Ivan dos Santos
Assistente 1: Fabrício Vilarinho
Assistente 2: César Ramos
Grupo 03:
Dia 04/07/09 – Sábado:
Guapó x OAB – 18:30 – em Guapó
Árbitro: Paulo Nascimento
Assistente 1: Marco Antônio Moreira
Assistente 2: Eduardo Assis
Dia 05/07/09 – Domingo:
Aragoiânia Ajax x Universo/Jaó/Metal Nobre – 10:00 – em Aragoiânia
Árbitro: Ronaldo Marques
Assistente 1: Alan Arantes
Assistente 2: Eudine Marengão
A Jump x Renavi – 16:00 – em Jaraguá
Árbitro: Giullian Cunha
Assistente 1: Jair Marinho
Assistente 2: Flávio José
Fonte: FGF.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Marcha dos Municípios a Brasília

Mais de dois mil gestores municipais já confirmaram presença na XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os estados que lideram a lista de participações confirmadas são Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A XII Marcha está marcada para os dias 14, 15 e 16 de julho e vai acontecer no Brasília Alvorada Hotel, na capital federal. Senadores, deputados, governadores estaduais, ministros e o Presidente da República vão discutir na Marcha as alternativas para superar a crise econômica.
Orizona, no espírito de agregar forças em prol dos municípios, já confirmou presença. O município será representado pelo prefeito Felipe Dias, pelo presidente da Câmara, João Lucas Teixeira, pelo secretário de Administração, Rinaldo Costa e pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Anteres V. Pereira.
Fonte: CNM.

Pecuária de Pires do Rio

A 14ª Exposição Agropecuária de Pires do Rio tem abertura oficial nesta quinta-feira, dia 2, às 20 horas, pelo secretário da Agricultura, Leonardo Veloso, e pelo prefeito do município, Luiz Eduardo Pitaluga (Gude). Logo após acontece um rodeio e, em seguida, show de forró com o cantor Frank Aguiar. A exposição, que conta com o apoio da Seagro e Sindicato Rural, será encerrada no domingo, dia 5.
Fonte: Jornal do Sudeste

Prefeitos estarão em Trindade

Prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia e do interior prometem marcar presença hoje (2) no tradicional desfile de carros de bois, no Carreiródromo de Trindade. Eles serão recepcionados pelo prefeito Ricardo Fortunato. O desfile começa às 8h30 e dele deverão participar mais de uma centena de carros. Entre os prefeitos que confirmaram presenças no evento, destacam-se Vanderlan Cardoso (Senador Canedo), Iris Rezende (Goiânia), Valdeci Salviano Mendonça (Abadia de Goiás), José Lima Cruvinel (Hidrolândia) e Felipe Dias (Orizona). No caso do prefeito de Orizona, o mesmo estará com sua comitiva e receberá os 9 carros-de-bois e os cavaleiros que saíram de nossa cidade. O Carreiródromo de Trindade foi criado com a finalidade de oferecer mais conforto ao público adepto dessa modalidade de atração, que vem crescendo a cada ano. A corrida dos carreiros para Trindade, por ocasião da Romaria ao Divino Pai Eterno, é tão antiga quanto a própria romaria.
Fonte: AGM.

Escolha dos Livros Didáticos

Foi prorrogado até 23h59 do próximo domingo, 5 de julho, o prazo para que diretores e professores da rede pública do ensino fundamental façam a escolha dos livros didáticos que serão utilizados por alunos do 1º ao 5º ano no período de 2010 a 2012. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiu estender o período – que terminaria hoje, dia 2 – para que todas as escolas possam exercer o direito de selecionar as obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Com conteúdo já adaptado ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa, as disciplinas à disposição para escolha são: letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática (1º e 2º ano); geografia, história e ciências (2º ao 5º ano); língua portuguesa e matemática (3º ao 5º ano); e história regional e geografia regional (4º ou 5º ano).
Em Orizona, as coordenadoras da eduçação básica do município estiveram em todas as escolas da rede municipal e orientaram as equipes pedagógicas na definição do material didático.
Fonte: AGM.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Programa Lavoura Comunitária II

O município de Orizona produziu nesta safra, 305.847 Kg de grãos (arroz e feijão), dentro do programa Lavoura Comunitária. São 150 mil Kg de milho e 155.847 Kg de arroz. Desse total, 6.116,94 Kg foram doados à OVG-Organização das Voluntárias de Goiás, conforme exigência do contrato feito entre as Associações de Orizona e a SEAGRO - Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Participaram do Programa na safra 2008-2009, o Centro Social Rural de Orizona, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Corumbajuba, a Associação Comunitária Agua Grande, Associação dos Moradores do Povoado de Egerineu Teixeira e Redondezas, Associação Comunitária Campo Aberto, Associação São Francisco de Assis, Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais Frutos do Campo e a Central de Associações de Pequenos Produtores Rurais de Orizona. 366 famílias do município de Orizona foram beneficiadas diretamente com o programa. A contrapartida foi entregue na SEAGRO no dia 23 de junho pelo responsável técnico, José Antônio Pinheiro e pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Posse do Conselho Tutelar

Os Conselheiros Tutelares de Orizona, eleitos no dia 21 de junho deste ano, tomaram posse hoje, dia 1º de julho, na sala do Conselho Tutelar, no Fórum de Orizona (Rua D, s/n - Centro). Os candidatos eleitos, Hosana Fernandes de Oliveira (Hosano Alfaiate), Norma Correa Bastos, José Rosa de Oliveira (Zé Beraldo), Joana D'arc Fernandes de Oliveira e Maria Cristina Lopes, fizeram o juramento e foram declarados empossados pela presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Ivonete Batista Ferreira. Logo em seguida, os novos conselheiros escolheram por aclamação, a direção do Conselho Tutelar para os próximos doze meses. Foram eleitos o Sr. Hosano como presidente e Joana D'arc como secretária. Hoje mesmo os conselheiros já estarão em atividade.
Resta-nos desejar muito sucesso e comprometimento por parte desses, que foram eleitos pelo voto popular.

Programa Lavoura Comunitária

Ontem, dia 30 de junho, foi o último dia para que entidades e parceiros do Programa Lavoura Comunitária fizessem a prestação de contas referentes à atual safra. Os dados apresentados em tempo, lembra o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Leonardo Veloso do Prado, são fundamentais para o cadastro da safra 2009/2010, em agosto.
O município de Orizona já fez a prestação de contas da produção de arroz e milho de associações que participam do programa e enviou a contrapartida de 2% que é doada a OVG - Organização das Voluntárias de Goiás, conforme contou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio do Quimba.

Conferência de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Ação Social realizará no dia 4 de agosto deste ano, a Conferência Municipal de Assistência Social. Em preparação para a referida conferência, acontecerão reuniões preparatórias em todos os povoados do município. Confira abaixo a agenda destas reuniões:
6 de julho - no Colégio Municipal Geraldo Silvio de Lima, povoado de Buritizinho, às 10 horas.
6 de julho - no Colégio Municipal Virgínio Vaz da Costa, povoado de Corumbajuba, às 13 horas.
6 de julho - na Escola Municipal São José, povoado de Montes Claros, às 15 horas.
7 de julho - no Colégio Municipal São Miguel Arcanjo, povoado de Cachoeira, às 10 horas.
7 de julho - no Colégio Municipal Dorvalino Fernandes de Castro, povoado de Firmeza, às 13 horas.
7 de julho - no Centro Comunitário da Posse, às 15 horas.
7 de julho - no Colégio Municipal Ana Cândida Vieira, Taquaral Capela, às 19 horas.
8 de julho - no Colégio Municipal João Gonçalves Ribeiro, Distrito de Ubatan, às 13 horas.
8 de julho - na Escola Municipal Rio do Peixe, naquela região, às 15 horas.
8 de julho - no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona, na Avenida Egerineu Teixeira, nº 71, Bairro Nossa Senhora de Fátima, às 19 horas.
Esta é a oportunidade da comunidade orizonense de todas as regiões participar e contribuir na construção de propostas para a melhoria de nossa Assistência Social.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Eleição do Conselho Tutelar - Parte VIII

Os Conselheiros Tutelares de Orizona, eleitos no dia 21 de junho, deverão tomar posse nesta quarta-feira, dia 1º de julho. Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente concederão a posse aos cinco eleitos às 10 horas desta quarta, na sede do Conselho Tutelar (Forum de Orizona).
Hosana Fernandes de Oliveira (Hosano Alfaiate), Norma Maria Correa Bastos, José Rosa de Oliveira (Zé Beraldo), Joana D'arc Fernandes de Oliveira e Maria Cristina Lopes tomarão posse para um mandato de três anos.
Foi apresentada denúncia ao Ministério Público contra a candidata Maria Cristina, acusando a mesma de transporte de eleitores (de forma direta ou indireta) no dia da eleição. Porém, as provas materiais e depoimentos apresentados até o momento não concluem nada em favor da denúncia. Portanto, se nenhuma novidade surgir até amanhã, a candidata eleita tomará posse normalmente.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Giro da Notícia por Goiás

- A Secretaria da Fazenda libera hoje os recursos para quitar a folha de pagamento do mês de junho do funcionalismo público estadual de todas as Secretarias e órgãos. Os servidores recebem os salários em suas contas bancárias amanhã, dia 30.
- Goiás tem seis casos confirmados por laboratório da gripe Tipo A, de acordo com informação divulgada hoje, dia 29, pela Secretaria Estadual da Saúde. São quatro casos em Goiânia, um em Aparecida e outro em Inhumas. Atualmente os suspeitos de terem contraído a doença no Estado somam 14, sete homens e sete mulheres. Outros 15 casos foram descartados. As procedências dos suspeitos e doentes confirmados são: Estados Unidos, Chile, Argentina, Colômbia, Paraguai, Espanha, Peru, Equador e países europeus.
- O senador Marconi Perillo (PSDB) adiou sua visita a Silvânia marcada para o dia 3 de julho. Segundo o assessor do senador, Cleverlan do Vale, o mesmo não cumprirá a agenda graças as intensas atividades do Senado no momento, que não está permitindo a sua ausência.

7ª Rodada da Copa Flávio's

Aconteceu nesse final de semana a 7ª rodada da 1ª fase da Copa Flávio's. O Orizona mais uma vez, decepcionou. Confira os resultados:
Grupo 01:
Dia 28/06/09 – Domingo:
Nova Veneza 3x0 UCG – em Nova Veneza
Araçu 1x1 Aparecidense – em Araçu
Grupo 02:
Dia 27/06/09 – Sábado:
Las Vegas/Ajel 2x2 União Belavistense – na Saneago
Piracanjuba 0x2 Vasco de Itaberaí – em Piracanjuba
Itaberaí 2x0 Orizona – em Itaberaí
Grupo 03:

Dia 27/06/09 – Sábado:
Universo/Jaó/Metal Nobre 1x1 Chico Zica/A E Parati – no CT Universo
Guapó 2x2 A Jump – em Guapó
Dia 28/06/09 – Domingo:
OAB 0x5 Renavi – na OAB
Fonte: FGF.

Vapt-Vupt Móvel em Orizona

Aproximadamente 1500 pessoas foram nesse final de semana (27 e 28) ao Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira e utilizaram os serviços do Vapt-Vupt Móvel. Expedição de CPF, de Carteira de Trabalho, Cortes de cabelo foram alguns dos serviços oferecidos pela AGAMP/ Governo de Goiás. O serviço mais procurado, porém, foi a emissão da Carteira de Identidade, que não ocorreu, segundo os organizadores, por causa da greve da Polícia Civil. Essas atividades foram iniciativa da vereadora Sandra Chaveiro Vieira, com o apoio dos deputados Tiãozinho Costa e Tatico.

Eleição do Centro Social

O Centro Social Rural de Orizona, associação mantenedora da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, realizará hoje, dia 29, a partir das 9 horas, eleição para escolha da nova Diretoria e Conselho Fiscal.
Apenas uma chapa foi registrada e concorrerá com a seguinte formação:
DIRETORIA
PRESIDENTE: Antônio Pereira de Almeida
VICE-PRESIDENTE: Fernando Afonso de Castro
1º SECRETÁRIO: Gerson Pinheiro
2º SECRETÁRIO: Maria Claret Machado e Silva
1º TESOUREIRO: Anselmo Pereira de Lima
2º TESOUREIRO: Vasco Jacinto Pereira
DIRETOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS: José Gonzaga
CONSELHO FISCAL:
TITULARES:
Maria Vaz Mendes Costa
Vicente Joaquim de Sousa
José Modesto dos Santos
SUPLENTES:
Pedro Jacinto Pereira
Antônia Vaz Mendes Costa
Luiz Alves Ferreira
A votação acontecerá na EFAORI. Poderão votar pessoas regularmente associadas ao Centro Social. Se eleita, a nova diretoria e conselho será imediatamente empossada para um mandato de dois anos.
A comissão eleitoral que coordena o processo é formada por Ronaldo César de Lima (presidente), Gisele Maria de Sousa (secretária) e Hélio Luis Bastos (membro).