terça-feira, 20 de julho de 2021

Os efeitos das Queimadas no Município de Orizona e as Necessidades de Iniciativas das Autoridades Locais

A cada ano que se passa, aumenta o período seco e a intensidade das temperaturas e baixa umidade, especialmente no final o ciclo. Na nossa região, onde se predomina o Cerrado, não há quatro estações bem definidas. É afirmado por estudiosos que de novembro a abril se predomina a estação úmida e de maio a outubro, a estação seca, sendo que esses fenômenos se intensificam especialmente a partir de agosto.
Na região central brasileira, especialmente a de Cerrado, surgem as queimadas (queimadas surgem nessa época também com muita frequência nos biomas Pantanal, Mata Atlântica e Amazônia). Nestas últimas semanas, tivemos notícia no Pantanal Sul-mato-grossense e no Parque Nacional das Emas, no sudoeste de Goiás, além de amplas áreas urbanas e rurais da região.
Segundo Denise Maria Sette (2005), nas últimas décadas, especialmente pelas alterações climáticas, o início da estação seca é antecipado em um a dois meses no Sul (março-abril), enquanto que no extremo Norte o verão amazônico só se inicia entre os meses de maio a junho. Nas regiões centrais, ficam numa posição intermediária.
Com o agravamento do cenário a partir de agosto, na nossa região, onde abrange o município de Orizona, as queimadas parecem brotar de dentro da terra, seja de forma espontânea, por desleixo, má fé ou mesmo aplicada em forma de limpeza arcaica do solo, tanto na cidade (limpeza de lotes e áreas desocupadas) quanto no campo. O certo é que esses acontecimentos são bastante destrutivos.
Há cerca de três ou quatro anos, numa ocasião que chegava para o turno da tarde no meu trabalho na Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI), soube que um motociclista jogara uma bituca de cigarro no trevo e o fogo tinha alastrado rapidamente, causando um “senhor” incêndio, com ameaças e destruição em algumas chácaras. Nenhum grande esforço foi suficiente. A ação dos estudantes, dos moradores, os servidores da Prefeitura não conseguiram impedir o avanço do fogo e o máximo que conseguiram foi desviar o caminho da queimada, não evitando os prejuízos materiais. O fogo se dirigiu rumo ao por do Sol e somado a uma segunda queimada, saltou a GO-330.
No ano seguinte, um novo incêndio próximo ao córrego do Gato Preto e ribeirão Santa Bárbara provocou enormes prejuízos na região toda e chegou até a região do Morro Alto, próximo a Ubatã. Em todos os anos, notícias de queimadas graves se repetem pelo município. Em 2020, provocaram grandes perdas na região de Firmeza e na margem do rio Corumbá. E são apenas novos exemplos, juntados a outros.
Cito esses exemplos para ressaltar que são acontecimentos que provavelmente se repetirão neste ano e nos próximos, caso nada seja feito. Para começo de conversa, as unidades do corpo de bombeiros da região não atuam em áreas rurais e dizem não tem infraestrutura para essas operações de grande porte, a não ser quando houver riscos flagrantes à vida humana. Cabe nesta hora ao poder público municipal reagir e se preparar, em parceria com segmentos produtivos, especialmente aos produtores rurais. São alertas que já fizemos em outros anos.
É hora, por exemplo e sugestão, de ser criado um Comitê emergencial, com a participação dos poderes Executivo (secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Infraestrutura), Legislativo, Ministério Público, Polícias, Sindicatos Rurais, Cooperativas, produtores rurais independentes, se preparando conjuntamente e discutindo quais ações poderão ser tomadas, onde cada um ou o coletivo poderá agir preventivamente ou discutir medidas futuras de contenção.
O poder público poderá auxiliar financeiramente, se houver possibilidades, com apoio aos produtores rurais (se considerarem legalmente e financeiramente viável, com uso de máquinas e equipamentos, no auxílio para a construção de aceiros e limpeza de áreas e os produtores rurais que possuírem máquinas poderão agir da mesma forma, em apoio aos moradores das regiões em que vivem. Poderiam ser criadas brigadas nas diversas regiões do município.
O certo é que ninguém poderá alegar desconhecimento, pois são fatos muito previsíveis de acontecer. Como cidadãos, preocupados com a nossa saúde, segurança e temerosos de prejuízos econômicos, esperamos medidas concretas, sejam essas sugeridas acima ou outras que julgarem mais apropriadas. O certo é que não fazer nada seria uma negligência muito grande.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(anselmoeinstein@gmail.com)