sexta-feira, 31 de maio de 2019

'Orizona Compete' pretende instituir política de incentivo a esportes Olímpicos e Paralímpicos

PREFEITURA DE ORIZONA - Nesta sexta-feira, 31, em seu gabinete, o prefeito Joaquim Marçal, acompanhado do secretário de Administração, Chico do Evaristo, e do diretor de Gabinete, Claudiney Junior, em mais uma agenda positiva recebeu o atleta, Fidélio Valverdes, para tratar de detalhes finais do Projeto de Lei "Orizona Compete", a fim de instituir politicas de incentivo aos atletas praticantes de desportos de rendimento em modalidades olímpica e paralímpica.
O projeto já está em etapa de finalização e em breve será encaminhado à Câmara Municipal de Orizona para apreciação e votação dos vereadores.

Associação AMORI tem a sua Utilidade Pública reconhecida pela Câmara Municipal de Orizona

DA REDAÇÃO - Em sessão legislativa realizada nesta quarta-feira, 29 de maio, a Câmara Municipal de Orizona aprovou em segunda votação o Projeto de Lei nº 04/2019, de 10 de maio 2019, de iniciativa do Poder Executivo, que dispõe sobre a Declaração de Utilidade Pública Municipal à entidade denominada Associação dos Moradores de Orizona 'Viver Sustentável' (AMORI).
O senhor Fernando Henrique Teixeira Martins, servidor do Poder Judiciário e secretário da Associação, em fala ao plenário da Câmara, disse que a AMORI é um sonho antigo, de quem tem o objetivo de lutar pelas comunidades menos favorecidas de nossa cidade. Embora com atuação restrita a alguns bairros, visa atender a toda a população orizonense. Dessa forma, a entidade quer elaborar projetos e empreender ações mais abrangentes na cidade.
A AMORI está atuando há um pouco mais de um ano, mas ainda está na fase de organização de documentação exigida para poder funcionar. As despesas estão sendo arcadas pelos próprios associados, mas pretendem elaborar projetos para fortalecer o trabalho. Segundo Fernando, as experiências positivas e bem sucedidas de outras organizações são objeto de atenção da Associação para poder replicar. Também mantém contatos com outras entidades de bairro de outros municípios, como um exemplo citado de Aparecida de Goiânia.
Fernando Henrique (foto) agradeceu ao prefeito municipal, Joaquim Marçal, por ter encaminhado o Projeto de Lei, e aos vereadores, por aprová-lo. Essa utilidade pública municipal que será de grande valia para a AMORI. Disse que estão se organizando para apresentar junto a Assembleia Legislativa a utilidade pública estadual.
A associação tem atuação reconhecida, com demandas apresentadas à Prefeitura, como a solicitação de asfaltamento dos bairros Santa Maria II, Sol Nascente e Bela Vista e a cobrança junto ao ente municipal da manutenção da iluminação pública, limpeza das vias, coleta de lixo, quando necessário. Como projetos a médio prazo, a entidade pretende trabalhar com horta e lavoura comunitária.
o Projeto de Lei aprovado segue agora para o toque de lei, onde será submetida à sanção do prefeito municipal.

Na Corumbá FM, Prefeito e Diretor da Unidade Prisional fazem balanço de Parceria

PREFEITURA DE ORIZONA - Acompanhado do diretor da Unidade Prisional De Orizona, Fabrício Bonfim, o prefeito municipal Joaquim Marçal esteve nesta quinta-feira (30) na radio Corumbá FM em Pires do Rio apresentando os resultados positivos na gestão da unidade prisional e as parcerias exitosas usando mão-de-obra dos reeducandos, como na confecção de uniformes para funcionários das secretarias, estudantes da rede municipal, usuários do CEMO, CAF e nossos capoeiristas. Além disso, todos os sábados os reeducandos trabalham para a Prefeitura, limpando prédios públicos, canteiros, etc, significando além da ressocialização, economia aos cofres públicos.
Durante a entrevista o diretor anunciou mais um parceria com a administração. Em breve será implantado no município um sistema de coleta seletiva e queterá uma máquina para fabricação de bloquetes. O equipamento foi adquirido e estará na Unidade, possibilitando que todos os internos possam trabalhar e em parceria com a Prefeitura, iniciar um projeto de pavimentação de ruas com mais este beneficio.

Diocese de Ipameri divulga datas da ordenação e posse de seu novo Bispo

DIOCESE DE IPAMERI - O Administrador Diocesano da diocese de Ipameri, Pe. Orcalino Lopes da Silva, divulgou nesta quinta-feira, 30, as datas da ordenação episcopal e posse canônica do Mons. José Francisco Rodrigues do Rêgo, bispo nomeado para a diocese de Ipameri, no dia 15 de maio, pelo papa Francisco. No documento, Pe. Orcalino ressalta que mais informações a respeito serão divulgadas em breve.
No dia 04 de agosto será a sua ordenação episcopal, ou seja, se tornará bispo. A solenidade será as 9 horas da manhã, na diocese de Uruaçu-GO. Já a sua posse como bispo de Ipameri acontecerá no dia 24 de agosto, com missa as 10 horas na Catedral do Divino Espírito Santo, em Ipameri.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Vereador solicita reparos em banheiros públicos da cidade de Orizona

DA REDAÇÃO - Na sessão legislativa de terça-feira, 28 de maio, o vereador Altaídes de Sousa Filho, o Taíde (PSD), apresentou requerimento solicitando os serviços de reparo e manutenção dos banheiros públicos da cidade de Orizona, especialmente daquele localizado no prédio da secretaria municipal de Educação, ao lado da praça do Lazer.
Taíde comentou que há cerca de cinquenta dias, apresentou o mesmo requerimento e o secretário de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, Adriano Marçal da Silva, respondeu através de ofício em 16 de abril próximo passado, dizendo que iria in loco para verificar a situação. Contudo, segundo o mesmo, os problemas não foram resolvidos.
O vereador disse que principalmente as pessoas que vem do meio rural resolver questões na cidade tem necessidades de usar os banheiros da praça do Lazer e torna difícil quando estes não estão em condições adequadas. Taíde solicitou que o requerimento seja enviado ao Sr. Adolfo Antônio de Sousa, diretor de Serviços Urbanos. O pedido foi aprovado pelo plenário da Câmara.

Rubens Otoni indica recursos do Orçamento para o Transporte Escolar de Orizona

DA REDAÇÃO - O gabinete do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) divulgou que o mesmo indicou Emenda de Bancada no valor de R$ 228.912,00, alocados ao Orçamento Geral da União para o ano de 2019, para a aquisição de um ônibus para o transporte escolar.
A emenda de nº  71100005 usará recursos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Rubens Otoni é um dos parlamentares goianos que com mais frequência destina recursos de emendas para o Município de Orizona.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Na perspectiva de investimentos e geração de empregos, Prefeito reúne com empresários orizonenses

PREFEITURA DE ORIZONA - Nesta terça-feira (28) o prefeito municipal Joaquim Marçal promoveu em seu gabinete uma reunião com empresários de Orizona, para tratar de uma pauta positiva com objetivo de promover geração de emprego em nosso município. Participaram da reunião o presidente da ASDIO, Zezinho Serralheiro, e empresários que solicitaram terrenos para instalação de suas empresas no distrito multimodal.
Segundo o prefeito, a Prefeitura através do servidor Realino Neto, desde 2017, juntamente com o Promotor de Justiça, Paulo Eduardo Penna Prado, tem realizado as ações necessárias para que este terreno seja regularizado na intenção de garantir estabilidade jurídica a estes empresários e que possam trabalhar, assim gerando empregos e movimentando nossa economia local.

Câmara Municipal de Orizona aprova Projeto de Lei que institui o Novo REFIS para Prestadores de Serviços

DA REDAÇÃO - Foi aprovado por unanimidade, em segunda votação, na quarta sessão legislativa do mês de maio, ocorrida neste dia 28, o Projeto de Lei nº 03, de 16 de abril de 2019, de iniciativa do Poder Executivo. O PL institui o novo Programa Municipal de Regularização Fiscal (REFIS) ISSQN, Pessoa Física e Jurídica do Município de Orizona.
Nos pareceres das comissões da Câmara Municipal, apresentados na sessão do dia 21 de maio, foi entendido que o PL se encontra "de acordo com as formalidades legais, tendo em vista que obedece aos preceitos constitucionais, legais, gramaticais lógicos, bem como facilita aos contribuintes a regularização de seus débitos com o ISSQN relativo aos anos de 2017/2018, vez que poderão ser parcelados, reduzindo os valores de juro de mora, multa, beneficiando assim, os contribuintes interessados na quitação de suas dívidas".
O vereador Altaídes de Sousa Filho - Taíde (PSD) observou naquela ocasião que esse projeto dá autonomia ao Poder Executivo para negociar dívidas com profissionais autônomos e de nível superior. Segundo Taíde, seria interessante que a Prefeitura desse ampla divulgação nesse processo, para que os profissionais liberais tenham a possibilidade de regularizar seus débitos. A sua fala foi endossada pelo vereador Carlos Eduardo da Silva (PSD). O presidente da Câmara, vereador Renato V. Cunha (MDB), observou que o legislativo nada mais faz que autorizar o Executivo a cobrar a dívida do contribuinte, mas essa possibilidade de cobrança deverá estar de acordo com o projeto de lei. Em novo comentário do teor do projeto, nesta última sessão, o vereador Taíde reforçou que a Prefeitura precisa dar muita publicidade para que o programa se torne de conhecimento de todos os cidadãos interessados.
O projeto de lei segue agora para o toque de lei, quando será submetido a sanção do prefeito municipal, Joaquim Augusto Marçal.

Em mobilização contra o fechamento da UEG de Silvânia, prefeitos participam de Audiência na ALEGO

PREFEITURA DE ORIZONA - O prefeito municipal de Orizona, Joaquim Marçal, participou nesta segunda-feira (27) de uma audiência publica promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que teve como pauta as mudanças do Governo do Estado na Universidade Estadual de Goiás. Orizona, em 2018, foi contemplada com um Núcleo da Universidade e hoje oferece o curso de Administração em um laboratório montado pela Prefeitura, através da secretaria de Educação. O objetivo do nosso prefeito é que este núcleo cresça, oferecendo mais cursos e quiça futuramente termos em nosso município um campus da Universidade.
Infelizmente, em Silvâni,a o campus da UEG está na eminencia de ser fechado, devido a reorganização da universidade. Desta maneira, prefeitos da região da Estrada de Ferro organizaram uma comitiva liderada pelo prefeito de Silvânia, José Faleiro, para somar forças e impedir que isto venha acontecer. Os prefeitos juntamente com o Reitor da UEG, Ivano Devilla, e do deputado estadual, Humberto Aidar (MDB), discutiram soluções e parcerias para que a UEG supere este momento de crise.
Durante a audiência, deputados se comprometeram a apresentar emendas, inclusive emendas coletivas, garantindo recursos para a Universidade Estadual de Goiás. O reitor da UEG, Ivano Devilla, garantiu que neste ano não haverá nenhuma interrupção de curso ou fechamento de campus.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Grupo de Capoeira do CAF recebe uniformes confeccionados por reeducandos da Unidade Prisional de Orizona

DA REDAÇÃO - O prefeito municipal, Joaquim Marçal, acompanhado da secretária de Ação Social, Mara Marçal, entregou ao grupo de capoeira do CAF - Programa Criança e Adolescente Feliz, novos uniformes, confeccionados pelos reeducandos da Unidade Prisional de Orizona. O grupo de capoeira é liderado pelo educador físico Alisson Tiago, que a anos se dedica em manter esta cultura viva em nosso município.
Os uniformes são produto de uma parceria da Unidade Prisional de Orizona e Prefeitura Municipal, que permitiu a confecção, entre outros, de uniformes para servidores municipais, para programas da secretaria de Ação Social e para turmas da Escola Municipal Guilhermina Pereira de Freitas, bairro Santa Luzia, quando 37 estudantes de 6 a 11 anos receberam o kit.
Em entrevista ao Portal G1, ainda no mês de fevereiro, o diretor do presídio, Fabrício Bonfim, conta que os detentos realizam o curso de costura há mais de um ano, contribuindo na ressocialização. Na ocasião, “a entrega de uniforme sensibilizou e comoveu a comunidade de Orizona, que ficou entusiasmada com a iniciativa. São doações como estas que estimulam investimentos na área da Educação. Acredito que somente por meio dela, podemos transformar a realidade do país”, disse o diretor.

Secretaria de Ação Social finaliza mais um grupo do “Programa Meninas de Luz”

PREFEITURA DE ORIZONA - A secretaria municipal de Ação Social finalizou mais um grupo de gestantes participantes do “Programa Meninas de Luz”, que é desenvolvido em parceria com a secretaria municipal de Saúde e a OVG – Organização das Voluntárias de Goiás. Na última quinta-feira (23), as gestantes que tiveram participação assídua nos encontros, receberam um (01) Kit de enxoval para o bebê, um (01) CD contendo todas as fotos registradas nas sessões de fotos realizadas no decorrer do curso e também 10 (dez) fotos reveladas cada uma. 
O “Programa Meninas de Luz” é desenvolvido na secretaria municipal de Ação Social com encontros semanais, onde as participantes recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar e orientação referente ao período de gestação.

Agro Centro-Oeste Familiar começa em Goiânia com a participação de Produtores da Estrada de Ferro

AGRO CENTRO-OESTE FAMILIAR - Acontecerá no Centro de Eventos da UFG - Universidade Federal de Goiás, em seu Campus Samambaia, em Goiânia, a 17ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, uma feira regional com exposições da agricultura familiar e economia solidária. O evento será realizado entre os dias 29 de maio e 01 de junho de 2019. A entrada será gratuita em todos os espaços do evento.
Está prevista a participação de 86 expositores da agricultura familiar, oriundos de diversas regiões do Estado de Goiás. Esse número é record na feira, segundo a médica veterinária Joseane Dantas, articuladora do Território Estrada de Ferro e integrante da equipe organizadora. Serão 50 stands na parte interna, 12 nas barracas da economia solidária, 10 nas barracas do INCRA e 01 na produção de derivados de cana-de-açúcar. Em 2017, quando também foi realizada em Goiânia, a feira teve 50 expositores da agricultura familiar.
Cooperativas, associações e grupos organizados da região Estrada de Ferro estarão presentes, expondo e fazendo apresentações artísticas e culturais. De Orizona, participarão dos stands comercializando produtos, a COOMAFAB - Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Buritizinho, que exporá principalmente produtos da transformação do baru e a ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona a sua diversificada produção artesanal, do trabalho de suas associadas, que se apresentará e comercializará no grupo da economia solidária. A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona participará com apresentações artísticas dos estudantes,através dos grupos de teatro, dança e música.
De Bela Vista de Goiás, a COOPERBELGO - Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás levará derivados do leite e a COOPERABS - Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores de Polvilho e Derivados da Mandioca da Região do Cará apresentará novamente a sua conhecida e apreciada marca "Polvilho do Cará". No espaço da economia solidária estará a Associação dos Artesãos de Bela Vista de Goiás.
No espaço reservado para o Território Estrada de Ferro, produtores de Caldazinha estarão expondo alimentos e artesanato oriundos da produção familiar. Outro expositor será o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Silvânia. A ARTEVI - Associação de Artesanato de Vianópolis também apresentará seus trabalhos, também no seguimento da economia solidária.
Confira as principais atividades que ocorrerão durante o evento:
Feira-livre da Agricultura Familiar: reprodução de uma feira livre para a comercialização de hortaliças, frutas, mel, produtos beneficiados e artesanatos.
Estantes das entidades representativas dos agricultores familiares e dos órgãos públicos parceiros do evento: local para debates, divulgação de políticas públicas, realização de negócios e trocas de experiências relacionadas à produção familiar na região Centro-Oeste.
Salas de seminários temáticos: eventos simultâneos organizados em função da demanda regional com assuntos de interesse do produtor.
Seminário Científico: apresentação de trabalhos de pesquisas acadêmicas voltadas para a agricultura familiar com produção de Anais de Resumos.
Cursos práticos em áreas específicas: apresentações práticas agropecuárias consolidadas, capacitação das famílias em atividades produtivas, gerenciamentos de propriedade e uso eficiente das tecnologias.
Dia de Campo: visitas a áreas de cultivo, com apresentação de novos materiais agrícolas desenvolvidos por empresas de pesquisa voltadas à produção familiar.
Exposição de máquinas e implementos: demonstração do funcionamento de máquinas e equipamentos agrícolas. Durante o evento, semeaduras, adubadoras, colhedoras e pulverizadoras serão apresentados em funcionamento ao público, com destaque àqueles específicos para a agricultura familiar.
Rodas de conversa: espaço para a apresentação de casos de sucesso de produtos familiares em assentamentos.
Eventos culturais: apresentações artísticas durante o evento.
Feira do Troca Tudo: entre os dias 29 e 31 de maio, os visitantes podem aproveitar para realizar uma troca de objetos, livros, roupas, sapatos, revistas, sementes, ferramentas e qualquer algo que você não use mais e que possa ser utilizado por outra pessoa. É uma ótima oportunidade de se renovar, dar utilidade para as coisas que você não use mais, e ainda, contribuir com o meio ambiente.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSEM A PÁGINA DO EVENTO.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Comissão Eleitoral divulga relação de candidatos inscritos para Eleição do Conselho Tutelar

PREFEITURA DE ORIZONA - A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Orizona, Fabrícia Pereira Dantas, juntamente com a Comissão Especial Eleitoral divulga a relação de candidatos inscritos e a situação das candidaturas para a composição dos novos membros do Conselho Tutelar de Orizona.
Em cumprimento ao EDITAL, fica aberto o prazo para qualquer cidadão, acima de 18 anos e dotado de capacidade civil, requerer a impugnação de candidato, no prazo de 05 dias, contados a partir da publicação da relação dos candidatos inscritos, em petição devidamente fundamentada. Os pedidos de impugnação deverão ser protocolados na sede do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, na secretaria municipal de Ação Social (Praça da Amizade, bairro Campo Formoso).
A eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar acontecerá no dia 06 de outubro de 2019, sendo que a posse acontecerá em 10 de janeiro de 2020. Todos os eleitores em dia com a justiça eleitoral poderão votar. Os cinco Conselheiros mais votados serão eleitos para um mandato de 04 anos.

Vereador fala do abandono do Matadouro e de Quadras Poliesportivas em Orizona

DA REDAÇÃO - Na última sessão legislativa da Câmara Municipal de Orizona, ocorrida no dia 21 de maio de 2019, o vereador Altaídes de Sousa Filho, o Taíde (PSD), falou da situação de abandono do Matadouro Municipal e das quadras poliesportivas de nossa cidade.
O vereador comentou que algumas dessas quadras estão sendo utilizadas indevidamente por particulares. O mesmo recomendou que a Prefeitura adote medidas para coibir o uso. O mesmo tratava especialmente da situação quadra poliesportiva do bairro Campo Formoso, interditada para uso público desde 2005.
Sobre o Matadouro, Taíde disse que cidadãos interessados o procurou e pediu que a Câmara ajude a Prefeitura a concluir aquela obra. O mesmo disse que o legislativo tem interesse de ver a situação resolvida, mas primeiramente a solução deve partir da Prefeitura. 
O Matadouro tornou-se um imbróglio para o Município de Orizona. A obra, iniciada há quase duas décadas, exigirá um custo elevado para a sua conclusão, custo esse bem acima do orçamento e das possibilidades da Administração, que teria que buscar meios políticos para viabilizar os recursos suficientes.
Na oportunidade, o vereador também agradeceu a secretaria de Obras, Transportes e Serviços Urbanos pelos serviços realizados na rodovia que liga Orizona à Cachoeira.

Última semana da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Goiás

AGRODEFESA - Esta é a última semana da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado de Goiás. O alerta é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agopecuária - Agrodefesa, lembrando que nesta etapa todos os bovinos e bubalinos precisam ser imunizados, algo em torno de 22,6 milhões de cabeças. A normas para a vacinação nesta etapa estão definidas na Portaria nº 103/2019 da Agrodefesa, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4 de abril de 2019.
Sobre a campanha que está acontecendo, um dos aspectos relevantes diz respeito às alterações introduzidas nesta etapa, que precisam ser observadas pelos pecuaristas. Está sendo utilizada a vacina bivalente (ao invés da trivalente), considerando-se apenas os vírus tipo A e O. Também foi reduzido o volume a ser aplicado, que passa de 5 ml para 2 ml. O prazo de vacinação vai até 31 de maio e os criadores precisam fazer a declaração de vacinação do rebanho até o dia 7 de junho de 2019, que é o quinto dia útil após a conclusão dos trabalhos de imunização.
O formulário de Declaração de Vacinação – Etapa Maio estará disponível no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), e deverá ser entregue devidamente preenchido e assinado junto com a Nota Fiscal Eletrônica de aquisição das vacinas, sem rasuras, na Unidade Operacional Local da Agrodefesa ou em uma das unidades do Vapt-Vupt/Segplan que possuam atendimento da Agrodefesa do município onde se localiza a propriedade rural. A declaração pode ser feita também pela internet, por meio do link Declaração de Vacinação, diretamente no site www.agrodefesa.go.gov.br, até 7 de junho de 2019.
Fica proibido o trânsito de bovinos e bubalinos para entrada e saída, cuja propriedade de origem ou destino ainda não esteja com todo o rebanho vacinado ou declarado na etapa maio/2019 observados os prazos de carência pós-vacinação. Os produtores e/ou proprietários de animais que optarem por não vacinar os animais que vão ser abatidos devem, obrigatoriamente, apresentar o Termo de Compromisso e Responsabilidade de Abate de Animais, instituído pela Portaria Agrodefesa nº 913/2012, ou realizarem o aceite no Sidago reservando os animais. O abate dos animais não vacinados deve ocorrer em no máximo 60 dias após o término da etapa (31 de maio) nos termos da Instrução Normativa n° 44/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A Portaria nº 103/2019 da Agrodefesa fixa ainda em seu artigo 2º o calendário oficial de 1º a 31 de maio para realização da vacinação compulsória contra a Raiva dos Herbívoros nas espécies bovina, bubalina, equídea, caprina e ovina de todas as idades, nos 121 municípios listados no Anexo 1 da Instrução Normativa Agrodefesa nº 02/2017 da Agrodefesa, que podem ser acessados no site da Agência (www.agrodefesa.go.gov.br), no link Defesa Sanitária Animal, no item Programas – Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros. Os criadores precisam declarar a vacinação contra a raiva dos herbívoros, nos mesmos moldes da declaração feita em relação à febre aftosa, utilizando as ferramentas disponibilizadas pela Agrodefesa.
Mais informações poderão ser obtidas na unidade local da Agrodefesa de Orizona, localizada na rua Cel. José da Costa, nº 10, Centro, quase em frente a Prefeitura Municipal.

Prefeitura promoverá a 3ª Feira Cultural da Lua Cheia

PREFEITURA DE ORIZONA - A Prefeitura Municipal de Orizona, através da secretaria de Ação Social e da diretoria de Cultura e Turismo, em parceira com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e da ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona, realizará na próxima quinta-feira (30), a partir das 09 horas da manhã, a 3ª Feira Cultural da Lua Cheia. Como de costume, o evento será realizado na Praça do Coreto.
A Feira Cultural contará apresentações culturais, atrações artísticas, espaço gastronômico, cinema, exposição de artesanato, orquídeas, cactos, suculentas, distribuição de mudas e oficina de artesanato.