terça-feira, 28 de maio de 2019

Agro Centro-Oeste Familiar começa em Goiânia com a participação de Produtores da Estrada de Ferro

AGRO CENTRO-OESTE FAMILIAR - Acontecerá no Centro de Eventos da UFG - Universidade Federal de Goiás, em seu Campus Samambaia, em Goiânia, a 17ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, uma feira regional com exposições da agricultura familiar e economia solidária. O evento será realizado entre os dias 29 de maio e 01 de junho de 2019. A entrada será gratuita em todos os espaços do evento.
Está prevista a participação de 86 expositores da agricultura familiar, oriundos de diversas regiões do Estado de Goiás. Esse número é record na feira, segundo a médica veterinária Joseane Dantas, articuladora do Território Estrada de Ferro e integrante da equipe organizadora. Serão 50 stands na parte interna, 12 nas barracas da economia solidária, 10 nas barracas do INCRA e 01 na produção de derivados de cana-de-açúcar. Em 2017, quando também foi realizada em Goiânia, a feira teve 50 expositores da agricultura familiar.
Cooperativas, associações e grupos organizados da região Estrada de Ferro estarão presentes, expondo e fazendo apresentações artísticas e culturais. De Orizona, participarão dos stands comercializando produtos, a COOMAFAB - Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Buritizinho, que exporá principalmente produtos da transformação do baru e a ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona a sua diversificada produção artesanal, do trabalho de suas associadas, que se apresentará e comercializará no grupo da economia solidária. A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona participará com apresentações artísticas dos estudantes,através dos grupos de teatro, dança e música.
De Bela Vista de Goiás, a COOPERBELGO - Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás levará derivados do leite e a COOPERABS - Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores de Polvilho e Derivados da Mandioca da Região do Cará apresentará novamente a sua conhecida e apreciada marca "Polvilho do Cará". No espaço da economia solidária estará a Associação dos Artesãos de Bela Vista de Goiás.
No espaço reservado para o Território Estrada de Ferro, produtores de Caldazinha estarão expondo alimentos e artesanato oriundos da produção familiar. Outro expositor será o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Silvânia. A ARTEVI - Associação de Artesanato de Vianópolis também apresentará seus trabalhos, também no seguimento da economia solidária.
Confira as principais atividades que ocorrerão durante o evento:
Feira-livre da Agricultura Familiar: reprodução de uma feira livre para a comercialização de hortaliças, frutas, mel, produtos beneficiados e artesanatos.
Estantes das entidades representativas dos agricultores familiares e dos órgãos públicos parceiros do evento: local para debates, divulgação de políticas públicas, realização de negócios e trocas de experiências relacionadas à produção familiar na região Centro-Oeste.
Salas de seminários temáticos: eventos simultâneos organizados em função da demanda regional com assuntos de interesse do produtor.
Seminário Científico: apresentação de trabalhos de pesquisas acadêmicas voltadas para a agricultura familiar com produção de Anais de Resumos.
Cursos práticos em áreas específicas: apresentações práticas agropecuárias consolidadas, capacitação das famílias em atividades produtivas, gerenciamentos de propriedade e uso eficiente das tecnologias.
Dia de Campo: visitas a áreas de cultivo, com apresentação de novos materiais agrícolas desenvolvidos por empresas de pesquisa voltadas à produção familiar.
Exposição de máquinas e implementos: demonstração do funcionamento de máquinas e equipamentos agrícolas. Durante o evento, semeaduras, adubadoras, colhedoras e pulverizadoras serão apresentados em funcionamento ao público, com destaque àqueles específicos para a agricultura familiar.
Rodas de conversa: espaço para a apresentação de casos de sucesso de produtos familiares em assentamentos.
Eventos culturais: apresentações artísticas durante o evento.
Feira do Troca Tudo: entre os dias 29 e 31 de maio, os visitantes podem aproveitar para realizar uma troca de objetos, livros, roupas, sapatos, revistas, sementes, ferramentas e qualquer algo que você não use mais e que possa ser utilizado por outra pessoa. É uma ótima oportunidade de se renovar, dar utilidade para as coisas que você não use mais, e ainda, contribuir com o meio ambiente.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSEM A PÁGINA DO EVENTO.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....