sexta-feira, 21 de junho de 2019

Projetos de Lei que tramitaram na 3ª Sessão Legislativa de junho/2019 em Orizona

DA REDAÇÃO - Durante a terceira sessão legislativa, realizada pela Câmara Municipal de Orizona na terça-feira, 18 de junho, o presidente da casa, Renato Vieira da Cunha (MDB) colocou em pauta os seguintes projetos:
PROJETO DE LEI Nº 05, DE 24 DE ABRIL DE 2019: foi devolvido pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças e Orçamento e; Meio Ambiente e Recursos Naturais o PL, apresentado na sessão de 21 de maio passado. O PL, de iniciativa do Poder Executivo, dispõe sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, destinado à gestão dos serviços públicos municipais de saneamento básico em todo o território municipal de Orizona.
O PL foi analisado conjuntamente pelas comissões e foi devolvido pelas mesmas. O parecer conjunto considerou que o projeto de lei estava de acordo com o regimento interno do legislativo, com as normas de redação, com a legislação e com o orçamento. Depois de discutido pelos vereadores, o parecer foi aprovado, assim como foi aprovado, sem emendas, em primeira votação, o projeto de lei.
O vereador Carlos Eduardo da Silva (PSD) considerou a grande relevância do PL, mas disse que não pode se ter a ilusão que com a sua aprovação, as portas em Brasília para financiamento serão automaticamente abertas. Ao ser aprovado, a Administração Municipal colocará sobre seus ombros uma grande carga, porque estará sendo institucionalizada uma lei que dará embasamento à população e ao ministério público para cobrar a sua execução. O projeto é relevante, principalmente no aspecto ambiental, mas exigirá muita luta e esforço para que seja cumprido o que está previsto em seu texto. Carlos lembrou, que infelizmente, 76% dos municípios brasileiros ainda não contam com políticas de saneamento básico. Isso é um número muito expressivo e preocupante.
O vereador José Gonzaga (MDB) destacou o trabalho de mobilização feito pela secretaria de Meio Ambiente, com a realização de audiências e discussões da matéria com a sociedade. Foi um trabalho muito bem feito por parte dessa equipe e que vai beneficiar muito ao Município.
Altaídes de Sousa Filho, o Taíde (PSD), reiterou mais uma vez, a disposição que o Legislativo tem em apreciar e discutir as pautas apresentadas pelo Poder Executivo. Havia o prazo até o final do ano para que fosse votado o projeto, e mesmo assim, a Câmara empenhou-se para que a sua tramitação fosse agilizada. É um projeto complexo, que exigirá grandes investimentos, mas não há muito interesse político, porque não rende votos. Foi muito bom o empenho dessa administração nesse aspecto. Segundo Taíde, a questão de saneamento básico está diretamente ligada à saúde. A construção do aterro sanitário também é urgente e precisa ser resolvida o mais rápido possível.
O vereador Jeremias de Sousa Mendes (PP) considerou que o projeto é o primeiro e grande passo para conseguir os recursos financeiros para as políticas de saneamento básico. É claro que vai trazer direitos para a população cobrar, mas tendo o mesmo em mãos haverá possibilidades de dar passos adiante.
O vereador Renato observou que existe um contrato do Município de Orizona com a Saneago dividindo responsabilidades sobre a execução de políticas de saneamento. Tendo a empresa condições de investir, já estaria comprometida para tal. 
PROJETO DE LEI Nº 06, DE 03 DE JUNHO DE 2019: o projeto pede a abertura de créditos adicionais de natureza especial, com alteração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. O PL cria no orçamento um elemento novo de despesa, de número 40, que trata dos contratos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A Secretaria do Tesouro Nacional, através da Portaria nº 02, de 30/10/2017, criou a obrigatoriedade da previsão desse elemento. O PL foi devolvido pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, com parecer. Na próxima sessão legislativa será votado o parecer e acontecerá a primeira votação do mesmo.
PROJETO DE LEI Nº 07, DE 06 DE JUNHO DE 2019o projeto solicita autorização da Câmara para suplementar 16,5% de créditos orçamentários para além dos 25% autorizados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, elevando, portanto, para 41,5% de suplementação. O PL foi devolvido pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, com parecer. Na próxima sessão legislativa será votado o parecer e acontecerá a primeira votação do mesmo.
O presidente Renato Vieira da Cunha disse que é de sua intenção que todos os projetos de lei em tramitação na casa sejam apreciados e votados ainda no primeiro semestre.

Conservas Oderich supera adversidades, é premiada e promete ampliação da Unidade de Orizona

JORNAL DO COMÉRCIO - A empresa Conservas Oderich S.A. levou dois prêmios para sua sede em São Sebastião do Caí na noite do dia 6 de junho de 2019. Seu presidente e diretor Comercial, Marcos Oderich, foi escolhido como Personalidade Competitividade Internacional, enquanto a empresa recebeu a distinção na categoria Destaque Mercadológico. Os números conquistados pela empresa no último ano explicam as indicações do Conselho do Prêmio.
Crescimento das exportações da companhia em 2018 em relação ao ano anterior foi de 14%, e receita total nas vendas ao exterior ultrapassou US$ 50 milhões. Para enfrentar os últimos anos de crise na economia, a empresa continuou investindo em automação e reduziu drasticamente a estrutura de custos fixos, permitindo recuperar, nos últimos três exercícios, a expansão dos negócios.
De acordo com o presidente, a estratégia foi trabalhar ainda mais na aproximação com os clientes, preocupados com as suas relações comerciais com o Brasil. "Temos que fazer com que continuem acreditando nos produtos, na qualidade e na competência da indústria brasileira, que sofre muito descrédito devido ao bombardeio de notícias negativas do nosso País, intensamente exploradas pela concorrência internacional", indica Marcos Oderich.
Os investimentos para este ano devem ser superiores a R$ 10 milhões para a ampliação da fábrica produtiva de Orizona - Goiás. Uma nova linha de latas para a metalúrgica de Eldorado do Sul, a automação das linhas de bisnagas e embalagens stand up pouch e melhorias do sistema do Centro de Distribuição em São Sebastião do Caí.
A reportagem completa, do Jornal do Comércio, de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, pode ser lida clicando no LINK abaixo.

Lideranças Orizonenses vão à CODECO em busca de ações que permitam a geração de empregos

JORNAL ORIZONA FM - As lideranças orizonenses Rinaldo, Ronaldo e Nelson Costa, e Wilton Correa, estiveram nesta quarta-feira, 19 de junho, em Goiânia, em busca de medidas que permitam a geração de empregos no Município.
Em audiência na CODEGO - Companhia de Desenvolvimento de Goias, foram recebidos pelo vice-presidente do órgão, Nailton de Oliveira. Na pauta, discutiram sobre a instalação de novas empresas em Orizona, o registro definitivo do Distrito Agroindustrial para que as empresas tenham acesso a crédito bancário e a construção do Trevo Sul de acesso ao Distrito, na GO 330.

Servidores estaduais e municipais terão ponto facultativo nesta sexta-feira

DA REDAÇÃO - Através do decreto nº 159, de 17 de junho de 2019, o prefeito de Orizona Joaquim Marçal decretou ponto facultativo nos órgãos municipais nesta sexta-feira, 21 de junho, em decorrência do feriado de Corpus Christi, ocorrido na quinta-feira, 20 de junho. Segundo o decreto, as secretarias de Obras, Transporte e Serviços Urbanos e de Saúde deverão se organizar para que os serviços essenciais de limpeza pública e de saúde não sejam interrompidos nesta data.
O governador Ronaldo Caiado também assinou decreto semelhante. O Decreto 9.451 foi publicado também no dia 17 de junho, no Diário Oficial do Estado. O disposto não se aplica aos órgãos que desenvolvam atividades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, tornem indispensável a continuidade do serviço, a exemplo das unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação, fiscalização e Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão Vapt-Vupt, sem prejuízo de outras, a juízo dos respectivos dirigentes.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Envolvimento da Comunidade Orizonense na gestão da Segurança Pública está se tornando referência para Goiás

DA REDAÇÃO - A experiência bem sucedida de atuação do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Orizona tem trazido resultados concretos e como consequência, dado visibilidade ao trabalho desenvolvido. Ações como a construção e gestão da Unidade Prisional e a parceria dos segmentos organizados para a implantação do programa Patrulha Rural Georreferenciada sãos os dois principais exemplos de como a sociedade civil pode contribuir nas políticas de segurança pública, obtendo resultados diferentes daqueles comumente apreciados diariamente nos meios de comunicação.
Por vezes, a gestão e os programas desenvolvidos na Unidade Prisional foram destaques na imprensa estadual e até mesmo nacional. No caso da patrulha rural, o incremento midiático está começando a criar corpo. Além disso, nos espaços executivos e deliberativos de governo, essas experiências tem feito parte dos debates e são, por vezes, usadas como exemplos a serem seguidos. Um caso concreto aconteceu no dia 11 de junho, quando integrantes do Ministério Público de Goiás apresentaram ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região o projeto Estruturar para Humanizar.
O projeto foi apresentado ao presidente do TRT da 18ª Região (Goiás), desembargador Paulo Pimenta. A proposta é de, com órgãos parceiros, desenvolver o planejamento e a execução de ações integradas para a estruturação dos órgãos de Segurança Pública do Estado de Goiás, visando contribuir para a melhoria dos serviços prestados e do atendimento para a população, assim como propiciar melhores condições laborais aos servidores públicos.
Conforme informações da assessoria do MP-GO, participaram do encontro os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Políticas Públicas, André Luís Duarte, e da Educação, Infância e Juventude, Rafael Machado de Oliveira, ambos do Ministério Público de Goiás (MP-GO), e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Tiago Ranieri. Ao propor a adesão do TRT18 ao projeto como parceiro, foi apontado que a iniciativa já conta com parceria do MPT-GO, do Tribunal de Justiça de Goiás e do governo de Goiás, por meio das Polícias Civil, Técnico-Científica e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, unidades ligadas à Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Os representantes do Ministério Público explicaram ainda que um importante viés do projeto é promover o empoderamento social, envolvendo a comunidade na solução dos problemas locais. Desse modo, eles mostraram ao desembargador Paulo Pimenta fotos de projetos no interior nos quais a comunidade participou ativamente da construção e da melhoria de estruturas onde funcionam órgãos ligados à área de segurança, como o Instituto Médico-Legal (IML) de Campos Belos, a Unidade Prisional de Orizona e as instalações da Polícia Civil em Itajá e Jaraguá. “São boas práticas, frutos de ações isoladas e a ideia agora é criar uma política pública empoderando a comunidade para que ela participe da solução dos problemas que ela vive”, destacou o promotor André Luís Duarte.
Vai virar livro:
A Unidade Prisional de Orizona recebeu nesta segunda-feira, 17 de junho, a visita do professor e escritor Darcy Cordeiro (foto), que está escrevendo um livro sobre penitenciárias brasileiras, onde fará menção sobre a experiência positiva de Orizona. Segundo o diretor da Unidade, Fabrício Bonfim, é muito importante fazer parte de um livro com essa magnitude, e começar a colher os frutos de um árduo trabalho e expressivos resultados.

Patrulha Rural de Orizona recebe doação de equipamentos de georreferenciamento para atuação junto a Propriedades Rurais

DA PREFEITURA MUNICIPAL - A Polícia Militar de Orizona recebeu na tarde desta terça-feira, 18 de junho, equipamentos doados pelo Conselho Municipal de Segurança Pública e Poder Judiciário, através do Sindicato Rural de Orizona. Dos equipamentos entregues tem, entre eles, um moderno drone que ficará à disposição da Patrulha Rural Georreferenciada. O município conta com mais de 2 mil propriedades rurais e esta ação levará mais segurança aos produtores.
Participaram da cerimônia de entrega diversas autoridades locais e regionais. Entre estes, lideranças comunitárias, vereadores, o juiz de direito da Comarca, Ricardo de Guimarães e Souza, o promotor de justiça, Paulo Eduardo Penna Prado, e o prefeito municipal, Joaquim Marçal, que parabenizou o trabalho desenvolvido pelo presidente do Sindicato Rural de Orizona, Sr. Geovando Vieira Pereira, sua equipe, bem como os membros do conselho municipal.
Na oportunidade compartilhou que conseguiu para Orizona, através do deputado federal Delegado Waldir (PSL), a destinação de recursos para a compra de 6 câmeras de longo alcance para monitoramento das entradas da cidade: "O projeto já está pronto, estamos aguardando a liberação efetiva do recurso para que possamos licitar e instalar" comentou.
No período da manhã, no auditório do Sindicato Rural de Orizona, em reunião, foram dadas orientações sobre o Programa Patrulha Rural Georreferenciada aos policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar e produtores rurais ali presentes. Com o apoio da Coordenação do Policiamento Rural/EME, representado pelo 1º Tenente Roldão, foi demonstrado a importância do mapeamento das propriedades rurais.

Foram reabertas as inscrições para a eleição do Conselho Tutelar de Orizona

DA REDAÇÃO - A Comissão Especial Eleitoral resolveu reabrir as inscrições para o processo seletivo para o cargo de Conselheiro Tutelar em Orizona. Isso porque as inscrições deferidas não atingiram o número mínimo de candidatos. Os interessados poderão se inscrever de 12 a 26 de junho, na secretaria de Ação Social, localizada na praça da Amizade, bairro Campo Formoso, no horário de 8 às 11 e de 13 às 17 horas.
Os requisitos básicos exigidos para o candidato se inscrever são: reconhecida idoneidade moral; ter idade superior a 21 anos; comprovar residência no município de Orizona a mais de dois anos; ter pelo menos o ensino médio completo; comprovar experiência de pelo menos dois anos de atuação junto a crianças e adolescentes; não ter sido penalizado ou destituído do cargo de conselheiro tutelar no período vigente; estar em gozo dos direitos eleitorais; não exercer mandato político; não estar sendo processado criminalmente em Orizona ou outro município brasileiro; não ter sofrido nenhuma condenação judicial; ter aptidão física e mental para o exercício do cargo.
A inscrição somente será no local estabelecido. Os documentos necessários são: carteira de identidade ou documento equivalente; título de eleitor e comprovante de estar quites com a Justiça Eleitoral; comprovante de residência atualizado; declaração de idoneidade moral de duas pessoas jurídicas alistada no processo de escolha no município; certidões negativas criminal e cível estadual e federal; sendo do sexo masculino, certidão de quitação com as obrigações militares; comprovação de pelo menos uma instituição do município que a pessoa atuou nos últimos dois anos na área; comprovante de conclusão do ensino médio e; declaração de disponibilidade integral para o exercício da função.
A eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar acontecerá no dia 06 de outubro de 2019, sendo que a posse acontecerá em 10 de janeiro de 2020. Todos os eleitores em dia com a justiça eleitoral poderão votar. Os cinco Conselheiros mais votados serão eleitos para um mandato de 04 anos.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Prefeitura promoverá 4ª Feira Cultural da Lua Cheia com Festa Junina na Praça do Coreto

DA REDAÇÃO - Nesta quarta-feira, 19 de junho, a Prefeitura Municipal de  Orizona promoverá a 4ª edição da Feira Cultural da Lua Cheia. O evento, como de costume, será realizado na praça Abilon Borges, a praça do Coreto. A novidade nesta edição será a realização da Festa Junina.
O evento se iniciará ao meio-dia, com gastronomia (comidas e bebidas típicas). A partir das 13 horas, haverá arrasta-pé, dança da boneca, quadrilha, bazar e espaço kids, além de exposição e venda de artesanato e orquídeas. A animação será de responsabilidade da dupla Fernando & Orlando.
A partir das 18 horas, acontece a dança da fita, casamento caipira, dança country, quadrilha da saia e pescarias. A animação musical será feita por Gilsinho dos Teclados e Alice Sousa.
A Feira Cultural da Lua Cheia é uma realização da Prefeitura Municipal de Orizona, através das secretarias de Meio Ambiente, Ação Social e diretoria de Cultura e Turismo, em parceria com a ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona.

Plano Municipal de Saneamento Básico de Orizona será colocado em votação na próxima sessão da Câmara

DA REDAÇÃO - Na última sessão legislativa, ocorrida em 11 de junho, foi devolvido pelas Comissões da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 05, de 24 de abril de 2019, apresentado na sessão de 21 de maio passado. O PL, de iniciativa do Poder Executivo, dispõe sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, destinado à gestão dos serviços públicos municipais de saneamento básico em todo o território municipal de Orizona.
O PL foi analisado conjuntamente pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças e Orçamento e; Meio Ambiente e Recursos Naturais, e foi devolvido pelas mesmas com parecer. O projeto será colocado na pauta da próxima sessão para primeira votação. A sessão acontecerá nesta terça-feira, 18 de junho.

Cursos promovidos pelo Sindicato Rural atendem seus Associados e a Comunidade orizonense

DO SINDICATO RURAL - O Sindicato Rural de Orizona, em parceria com o Sistema Faeg/Senar e Faeg Jovem de Orizona, realizou de 13 a 15 de junho treinamento de "Operação de Máquinas e Implementos de Plantio Direto". O Sindicato realizou o treinamento tendo como parceiros o associado Sandoval Aleluia e família, que disponibilizou máquinas e o local para realização das práticas.
O Sindicato, em parceria com o Sistema Faeg/Senar e ASDAO (Associação dos Artesãos de Orizona) realizou de 11 a 14 de junho treinamento de "Produção Artesanal de Móveis de Bambu". O treinamento foi realizado no rancho da associada da ASDAO, Telma Caixeta, às margens do Rio Corumbá.
Entre os dias 18 a 21 de junho, o Sindicato promoverá o curso de "Solda Elétrica", também disponível para seus associados.

Projetos de Lei apresentados na Câmara Municipal solicitam alteração da Lei Orçamentária Anual de 2019

DA REDAÇÃO - Na segunda sessão legislativa da Câmara Municipal de Orizona, realizada no dia 11 de junho, foram apresentados dois novos Projetos de Lei (PL) para serem tramitados na casa. Os projetos de nº 06, de 03/06/2019, e nº 07, de 06/06/2019, foram enviados pelo Poder Executivo e pedem a abertura de créditos adicionais de natureza especial e de créditos adicionais de natureza suplementar, respectivamente, dentro do Orçamento vigente, ou seja, do ano/exercício de 2019.
O senhor Sebastião (foto), assessor contábil da Prefeitura, esteve presente durante a sessão e fez a defesa dos projetos de lei. Sobre o PL nº 06, Sebastião disse que o Município está obrigado a criar um elemento novo de despesa, de número 40, que trata dos contratos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A Secretaria do Tesouro Nacional, através da Portaria nº 02, de 30/10/2017, criou esse novo elemento. O PL faz em seu teor a previsão tanto para o Poder Executivo quanto para o Legislativo.
O PL nº 07 solicita autorização da Câmara para suplementar 16,5% de créditos orçamentários para além dos 25% autorizados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, elevando, portanto, para 41,5%. Segundo o assessor, historicamente foi preciso suplementar índices acima dos 25%. Em 2017, se autorizou para suplementação 41,32% e foram utilizados 37,98%. Em 2018 foram autorizados 50% de créditos suplementares e foram utilizados 42,75%. Em 2019, a partir de levantamentos, as despesas serão semelhantes aos dois primeiros anos do mandato. Segundo o mesmo, esses índices precisam ser levados em conta na apreciação do projeto. Ressaltou também que as despesas referem à toda a municipalidade, não somente ao Executivo, uma vez que em 2017 e 2018 o Legislativo também utilizou recursos suplementares.
Sebastião observou que diferente do que muito se comenta, disponibilizar créditos suplementares não é dar um cheque em branco para o prefeito gastar. Existe a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a mesma limita e inibe os gastos fora do que é exigido para equilíbrio das contas públicas.





Diocese sediará 17ª Romaria da Terra e das Águas em 2021

DA DIOCESE DE IPAMERI - Pela segunda vez em sua história, a Diocese de Ipameri irá sediar a Romaria da Terra e das Águas, que está prevista para 5 de junho de 2021, dia do Meio Ambiente. Esta será a 17ª edição. A princípio, a diocese começa a pensar a Região Pastoral e a paróquia que irá sediar a romaria. Para ajudar na compreensão da realidade que envolve esta Igreja particular acerca da terra e das águas, foi convidado o Prof. Dr. Cláudio Lopes Maia – professor de História da Universidade Federal de Catalão e com Mestrado e Doutorado em Direito Agrário, realizado em Goiânia – GO – para fazer uma Análise de Conjuntura, situando-nos melhor no contexto atual geral.
Esse foi o objetivo maior da 2ª Reunião da Equipe de Articulação da 17ª Romaria da Terra e das Águas, realizada em Ipameri, no dia 22 de maio, contando também com a presença de representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Regional Goiás: Aguinel Lourenço da Fonseca Filho, Saulo Ferreira Reis e Eleuza Aparecida V. Ório.
O Prof. Cláudio Maia falou da conjuntura com difíceis relações de diálogo, dificultando o processo democrático. “Há um fechamento ao diferente, que impede o desenvolvimento normal do país”, destacou ele. Em se tratando de terra, o estudioso disse que é necessário ver as diferentes visões que se teve ao longo da história na relação do ser humano com a terra e quais são essas mesmas relações e interesses em nossos dias. O mesmo pode ser atribuído também às águas.
No dia 30 de abril de 2006, aconteceu na Diocese de Ipameri, na cidade de Ipameri, a 12ª Romaria da Terra e das Águas com o tema: “Terra e Água, Presentes de Deus, Direito Humano”. Na época, ela foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra do Regional Goiás e pela Diocese de Ipameri. O evento contou com a participação de 7 mil pessoas, vindas das diversas dioceses do Regional. Na ocasião, cerca de 700 orizonenses participaram do evento.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Itinerário da viagem dos Carreiros de Orizona para a Festa de Trindade

DA REDAÇÃO - Alguns meses antes da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade-GO, os carreiros da comitiva de Orizona, acostumados com a peregrinação, começavam os preparativos para mais uma jornada. Nesse período, que antecede a longa jornada, fazem reparos e ajustes nos carros, organizam e exercitam a boiada e preparam a logística da viagem. É a 16ª romaria desde a retomada da tradição em 2004, segundo o presidente da Associação dos Carreiros de Orizona, Jeová Vieira, que vai pela 10ª vez com o grupo.
Segundo Jeová, que possui propriedade rural na região do Marinheiro, a cerca de 25 Km da cidade, estão confirmados para este ano, nove carros-de-bois na comitiva de Orizona. O grupo chegará à cidade de Orizona no dia 19 de junho, por volta das 15 horas. Nesse horário, na praça da Igreja Matriz, receberá as bençãos do vigário paroquial para que façam uma boa viagem. O primeiro pouso será no sítio do Paulinho Carvoeiro, à margem da GO-219, entre Orizona e Ubatan.
No dia seguinte, seguem em viagem logo pela manhã. Na segunda noite, dormem em sítio na margem do rio do Peixe, próximo a divisa com o município de São Miguel do Passa Quatro. Naquele município, próximo ao rio dos Bois, fazem o terceiro pouso da viagem. O quarto pouso será próximo ao rio Passa Quatro. A seguir, pernoitam na fazenda do Sr. Valter Pinto, em Bela Vista de Goiás. Naquele município, dormem a seguir no sítio de D. Maria e depois, no Parque de Exposições da cidade.
O oitavo pouso será na chácara do coletor de rendas Flávio, na margem do rio Meia Ponte. A seguir, no município de Hodrolândia, dormem no sítio de Antonio Rezende e depois, senhora Sônia, a última, no centro da cidade. O 11º pouso será na fazenda Jaboticabal. A seguir, pernoitam na fazenda do Jairo, em Aragoiânia. Na noite seguinte, dormirão na cidade de Aragoiânia. O 14º e último pouso será no Manoel Português, em Abadia de Goiás.
A chegada à praça do Santuário Basílica de Trindade está previsto para o dia 02 de julho, entre as 14 e 16 horas. Na oportunidade serão recebidos pelos vigários do santuário. Logo após a recepção, os carreiros sobem as escadarias com suas varas de ferrão, são acolhidos pelos presentes no santuário e vão até as fitas para beija-las e apresentar suas intenções e ofertas. Segundo Jeová, é um momento de muita emoção. Depois da acolhida, participam da programação da Festa e depois do desfile, que ocorrerá no dia 4 de julho, quinta-feira. Após o desfile, retornam em carretas e veículos para Orizona.
Jeová comentou também que em cada ponto de pouso são muito bem acolhidos, com festa, alegria e muita fartura de comida.

Prefeito de Orizona inaugura obras no distrito de Ubatan e entrega Ambulância para o SAMU

DA PREFEITURA MUNICIPAL - A Prefeitura Municipal de Orizona, através da secretaria de Saúde, inaugurou na noite desta sexta-feira (14) a reforma da Unidade Básica de Saúde do distrito de Ubatan, homenageando o ex-vereador Odilon Bertoldo da Silva e sua família. Na oportunidade foi inaugurada a construção do consultório odontológico, feita e estruturada nesta administração, em parceria com a associação de moradores, que doou a mão-de-obra nos dias de sábado. É O 4° gabinete construído e estruturado nesta administração.
O Prefeito Municipal, Joaquim Marçal, juntamente da secretária Marilda das Dores Pereira, dos vereadores Carlos Eduardo da Silva, Jeremias de Sousa Mendes, Nelson Garcia Bastos e dos secretários municipais Carlos Antunes de Oliveira, Adolfo Antônio de Sousa, Adriano Marçal, da Silva, Mara Marçal, Evaristo Bernardino da Costa Neto, Osvaldo Teixeira e demais servidores e lideranças, também entregaram uma Unidade de Suporte Básico (ambulância) zero quilômetro, para uso do SAMU 192. Desde então, esta unidade está a serviço da comunidade orizonense.

Professores fazem mobilização em Orizona contra Reforma da Previdência e cortes na Educação

DA REDAÇÃO - Professores e servidores das redes Municipal e Estadual de Orizona paralisaram suas atividades nesta sexta-feira, 14 de junho, durante mobilização nacional de trabalhadores contra a Reforma da Previdência e em defesa da Educação Pública.
Durante o período da manhã, aconteceu uma audiência na Câmara Municipal de Orizona, onde os trabalhadores na educação apresentaram as reivindicações e debateram sobre as pautas reivindicadas. No legislativo, esteve presente na ocasião somente o vereador Carlos Eduardo da Silva (PSD).
A seguir, o grupo foi recebido pelo prefeito municipal Joaquim Marçal (PSDB), que falou das dificuldades financeiras enfrentadas pela Administração Municipal e se queixou de dívidas que segundo o mesmo, são heranças de administrações anteriores, especialmente no tocante aos repasses para o Orizona Prev, o Instituto de Previdência do Município de Orizona. Prometeu, dentro do possível, dar celeridade das pautas reivindicadas ao Município, a saber, o pagamento do piso salarial do Magistério, o acesso de cargos e a aprovação do Plano de Cargos e Salários.
As centrais sindicais são contra a Reforma da Previdência porque, segundo os mesmos, não é justa, pois não atinge quem tem altos salários, como militares, deputados, senadores, juízes, etc.; dificulta o acesso à aposentadoria; acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição; serão concedidas integralmente aposentadoria por invalidez apenas com 20 anos de contribuição.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Goiás (Sintego), diferentemente da propaganda feita pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), essa reforma não combate privilégios, apenas dificulta o acesso à aposentadoria e reduz drasticamente os valores dos benefícios previdenciários. A reforma seria a destruição de todo o Sistema Previdenciário do Brasil e um ataque brutal contra a classe trabalhadora brasileira. Por outro lado, favorece os bancos, em resumo, a capitalização é a privatização da Previdência Pública.
Os manifestantes se posicionaram contrários ao projeto da Escola Sem Partido, porque segundo os educadores, qualquer ação que busque coibir a manifestação de ideias em sala de aula é inconstitucional. O projeto também coloca em vigilância constante os docentes, ferindo a liberdade de ensinar. Além disso, a Escola Sem Partido fere princípios constitucionais como a laicidade do Estado, o pluralismo de ideias  e de concepções pedagógicas e a proteção contra a censura.
Outro ponto que ecoou nesta sexta-feira foi novamente à respeito da redução das verbas para a Educação. O Ministério da Educação (MEC) realizou um corte de cerca de 30% das verbas de Universidades e Institutos Federais. Uma justificativa para o corte seria o aumento do investimento para a Educação Básica em detrimento do Ensino Superior. Entretanto, o MEC congelou R$ 2,4 bilhões que seriam destinados para o financiamento da Educação Básica. Tal ação terá grandes impactos na educação em todo o Brasil, pois grande parte das instituições federais são conseguirão finalizar o ano letivo de 2019.
Outro ponto apresentado pelo Sintego, é com relação à violência contra professores. É uma situação muito grave, em que o Brasil lidera o ranking mundial de violência contra esses profissionais. A sociedade precisa ficar atenta a esse problema, que segundo o Sindicato é muito grave.
Os manifestantes trataram de questões da Gestão Estadual de Goiás, como os cortes na Educação e o reordenamento da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Em nível do Município de Orizona, concentraram na cobrança do piso da Educação e plano de cargos e salários do magistério.

Prefeito se reúne com Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Orizona

DA PREFEITURA MUNICIPAL - Na última quarta-feira (12 de junho) o prefeito municipal Joaquim Marçal, acompanhado do secretário de Meio Ambiente Carlos Antunes de Oliveira, e toda equipe da pasta, recebeu o presidente da ASCAMARO - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Orizona, Ronaldo Alves, que solicitou apoio da administração para instalação de uma rede elétrica e de água no aterro municipal para que o serviço realizado pela associação há mais de 16 anos e para que os mesmos tenham maior produtividade.
O prefeito de imediato ligou na ENEL buscando orientações para atender o pedido. Quanto a rede de água, será em breve instalado uma caixa d'água no local, garantindo assim condições para higiene pessoal evitando maiores problemas. A secretária de Meio Ambiente esta estuando a implantação de coleta seletivo em nosso município, medida que impulsionara a geração de emprego e economia. Desta maneira, algumas ações de conscientização já serão tomadas de imediato, especialmente quanto ao descarte de lixo no aterro, definindo o local apropriado de cada tipo de material.