segunda-feira, 17 de junho de 2019

Itinerário da viagem dos Carreiros de Orizona para a Festa de Trindade

DA REDAÇÃO - Alguns meses antes da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade-GO, os carreiros da comitiva de Orizona, acostumados com a peregrinação, começavam os preparativos para mais uma jornada. Nesse período, que antecede a longa jornada, fazem reparos e ajustes nos carros, organizam e exercitam a boiada e preparam a logística da viagem. É a 16ª romaria desde a retomada da tradição em 2004, segundo o presidente da Associação dos Carreiros de Orizona, Jeová Vieira, que vai pela 10ª vez com o grupo.
Segundo Jeová, que possui propriedade rural na região do Marinheiro, a cerca de 25 Km da cidade, estão confirmados para este ano, nove carros-de-bois na comitiva de Orizona. O grupo chegará à cidade de Orizona no dia 19 de junho, por volta das 15 horas. Nesse horário, na praça da Igreja Matriz, receberá as bençãos do vigário paroquial para que façam uma boa viagem. O primeiro pouso será no sítio do Paulinho Carvoeiro, à margem da GO-219, entre Orizona e Ubatan.
No dia seguinte, seguem em viagem logo pela manhã. Na segunda noite, dormem em sítio na margem do rio do Peixe, próximo a divisa com o município de São Miguel do Passa Quatro. Naquele município, próximo ao rio dos Bois, fazem o terceiro pouso da viagem. O quarto pouso será próximo ao rio Passa Quatro. A seguir, pernoitam na fazenda do Sr. Valter Pinto, em Bela Vista de Goiás. Naquele município, dormem a seguir no sítio de D. Maria e depois, no Parque de Exposições da cidade.
O oitavo pouso será na chácara do coletor de rendas Flávio, na margem do rio Meia Ponte. A seguir, no município de Hodrolândia, dormem no sítio de Antonio Rezende e depois, senhora Sônia, a última, no centro da cidade. O 11º pouso será na fazenda Jaboticabal. A seguir, pernoitam na fazenda do Jairo, em Aragoiânia. Na noite seguinte, dormirão na cidade de Aragoiânia. O 14º e último pouso será no Manoel Português, em Abadia de Goiás.
A chegada à praça do Santuário Basílica de Trindade está previsto para o dia 02 de julho, entre as 14 e 16 horas. Na oportunidade serão recebidos pelos vigários do santuário. Logo após a recepção, os carreiros sobem as escadarias com suas varas de ferrão, são acolhidos pelos presentes no santuário e vão até as fitas para beija-las e apresentar suas intenções e ofertas. Segundo Jeová, é um momento de muita emoção. Depois da acolhida, participam da programação da Festa e depois do desfile, que ocorrerá no dia 4 de julho, quinta-feira. Após o desfile, retornam em carretas e veículos para Orizona.
Jeová comentou também que em cada ponto de pouso são muito bem acolhidos, com festa, alegria e muita fartura de comida.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....