terça-feira, 18 de junho de 2019

Diocese sediará 17ª Romaria da Terra e das Águas em 2021

DA DIOCESE DE IPAMERI - Pela segunda vez em sua história, a Diocese de Ipameri irá sediar a Romaria da Terra e das Águas, que está prevista para 5 de junho de 2021, dia do Meio Ambiente. Esta será a 17ª edição. A princípio, a diocese começa a pensar a Região Pastoral e a paróquia que irá sediar a romaria. Para ajudar na compreensão da realidade que envolve esta Igreja particular acerca da terra e das águas, foi convidado o Prof. Dr. Cláudio Lopes Maia – professor de História da Universidade Federal de Catalão e com Mestrado e Doutorado em Direito Agrário, realizado em Goiânia – GO – para fazer uma Análise de Conjuntura, situando-nos melhor no contexto atual geral.
Esse foi o objetivo maior da 2ª Reunião da Equipe de Articulação da 17ª Romaria da Terra e das Águas, realizada em Ipameri, no dia 22 de maio, contando também com a presença de representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Regional Goiás: Aguinel Lourenço da Fonseca Filho, Saulo Ferreira Reis e Eleuza Aparecida V. Ório.
O Prof. Cláudio Maia falou da conjuntura com difíceis relações de diálogo, dificultando o processo democrático. “Há um fechamento ao diferente, que impede o desenvolvimento normal do país”, destacou ele. Em se tratando de terra, o estudioso disse que é necessário ver as diferentes visões que se teve ao longo da história na relação do ser humano com a terra e quais são essas mesmas relações e interesses em nossos dias. O mesmo pode ser atribuído também às águas.
No dia 30 de abril de 2006, aconteceu na Diocese de Ipameri, na cidade de Ipameri, a 12ª Romaria da Terra e das Águas com o tema: “Terra e Água, Presentes de Deus, Direito Humano”. Na época, ela foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra do Regional Goiás e pela Diocese de Ipameri. O evento contou com a participação de 7 mil pessoas, vindas das diversas dioceses do Regional. Na ocasião, cerca de 700 orizonenses participaram do evento.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....