quinta-feira, 13 de junho de 2019

Escolas de Orizona farão adesão à Paralisação Nacional proposta para o dia 14 de junho

DA REDAÇÃO - Servidores de parte das escolas das redes Municipal e Estadual de Orizona paralisarão suas atividades nesta sexta-feira, 14 de junho, durante a mobilização nacional contra a Reforma da Previdência e por melhorias na Educação. Como atividade da mobilização, haverá Audiência no auditório Antonio José de Sousa da Câmara Municipal de Orizona às 9 horas da manhã.
Na pauta divulgada, a paralisação está sendo feita contra a proposta de Reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional; em defesa da Educação Pública; Contra o projeto da Escola Sem Partido; contra a redução de verbas para a educação; e contra a violência nas escolas.
De acordo com Wagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), "a greve geral vem impulsionada pela crise política e econômica que o Brasil vive". "A greve geral é de todos. Sexta-feira não é para ir trabalhar, é dia de ficar em casa. É dia de cruzar os braços e dizer que não aceitamos os ataques aos nossos direitos, à soberania nacional e à democracia", complementou. "É um dia de manifestação nacional para colocar um fim a esse estado de coisas que estão ocorrendo no Brasil", disse.
Organizada pela CUT e demais centrais sindicais - CTB, Força Sindical, CGTB, CSB, UGT, Nova Central, CSP- Conlutas e Intersindical -, a greve ganhou a adesão de bancários, professores, metalúrgicos, químicos, portuários, trabalhadores rurais, agricultores familiares, metroviários, motoristas, cobradores, caminhoneiros, trabalhadores da Educação, da saúde, de água e esgoto, dos Correios, da Justiça Federal, eletricitários, urbanitários, petroleiros, enfermeiros, vigilantes, servidores públicos federais, estaduais e municipais, entre outras categorias que estão aprovando a paralisação em assembleias. Em Goiás, o SINTEGO - Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Goiás é uma das organizações à frente da mobilização.

Vereador cobra da Prefeitura a fiscalização quanto à sinalização de Caçambas de Lixo em Orizona

DA REDAÇÃO - De acordo com a Lei Municipal nº 1.169 de 12 de setembro de 2017, que dispõe sobre os serviços de coleta de entulhos no Município de Orizona, em seu artigo 6º, as caçambas de coletas de entulhos deverão estar devidamente sinalizadas, especialmente para serem facilmente visíveis no período noturno.
As mesmas deverão estar pintadas com esmalte sintético em toda a sua extensão e com cores vivas. Também deverão conter faixa zebrada com tinta ou película refletida, na espessura de 05 centímetros em todos os cantos verticais da caçamba.
Preocupado com o cumprimento deste dispositivo da lei, o vereador Altaídes de Sousa Filho, o Taíde (PSD), apresentou na sessão legislativa do dia 11 de junho requerimento verbal  a ser enviado ao prefeito Joaquim Marçal, para que o mesmo fique atento ao seu cumprimento. Segundo Taíde, isso não vem sendo cumprido devidamente em Orizona. 
Taíde disse que faz um alerta à Administração para exigir o cumprimento da lei, uma vez que em caso de acidente, tanto as empresas quanto a própria Prefeitura poderão ser responsabilizados. O requerimento aprovado observa especificamente a questão de sinalização das caçambas. 

Equipe de Saúde Bucal faz avaliação em crianças da Creche Municipal José Ribeiro de Oliveira


DA PREFEITURA DE ORIZONA -  A cirurgiã dentista da equipe de saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima, Ana Paula Serra, juntamente com a técnica em Saúde Bucal Joyce, da equipe de saúde da família do bairro Santa Luzia, realizaram nesta quarta-feira (12) uma avaliação em todas as crianças da Creche Municipal José Ribeiro De Oliveira. Na oportunidade foram feitos exames preliminares em cada criança, encaminhando os casos mais urgentes para as unidades de saúde das respectivas regiões de origem de cada criança.
Em breve será realizada uma reunião com os pais e responsáveis para informá-los das necessidades de cuidados com a saúde bucal de seus filhos.

Câmara de Orizona aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício 2020

DA REDAÇÃO - Durante a segunda sessão legislativa de junho da Câmara Municipal de Orizona, realizada na terça-feira, 11 de junho de 2019, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 02, de 10 de abril de 2019, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2020, projeto esse apresentado pelo Poder Executivo Municipal. O texto segue agora para ser submetido à sanção do prefeito municipal, Joaquim Augusto Marçal.
Em relação ao texto original, apresentado pelo Poder Executivo, o novo texto sofreu emendas nos artigos 6º; 11 - inciso 2º; parágrafo único do artigo 11 da Lei Orçamentária, que estipulava 68% do total da despesa fixada na própria lei de créditos adicionais de natureza suplementar. Foi apresentada emenda modificativa reduzindo de 68 para 25% dos créditos adicionais de natureza suplementar. Segundo os vereadores, essa emenda foi em obediência a uma recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios e segundo os mesmos, também facilita o trabalho de fiscalização do Poder Legislativo em relação aos atos do Executivo.
A LDO é uma lei ordinária (obrigatória), devendo ser apresentada até o dia 21 de abril de cada ano, exclusivamente pelo Poder Executivo. Esta lei define as diretrizes e regras para o Orçamento (Lei Orçamentária Anual) do ano seguinte.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Município de Orizona receberá uma Ambulância nova do SAMU 192

DA PREFEITURA MUNICIPAL - Depois de passados seis anos, a Prefeitura irá finalmente trocar a Unidade de Suporte Básico do SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência por um veículo novo. O servidores municipais Sebastião Fernandes (Zico Policial) e Rildo estão em Sorocaba - SP buscando para integrar a frota de veículos da secretaria de Saúde uma USB 0km. Segundo a assessoria da Prefeitura, o veículo será entregue a comunidade orizonense oficialmente no dia 14 de junho, às 19 horas, durante a inauguração da reforma da Unidade de Saúde e construção do gabinete odontológico no Distrito de Ubatan.
O município de Orizona fez adesão ao SAMU 192 em maio/2010 e o serviço começou a funcionar regularmente em agosto daquele mesmo ano. Neste período, funcionou regularmente e sem interrupções, salvando centenas de vidas em nosso município. Depois de três anos, ou seja, em 2013, chegou uma USB nova, mas a anterior continuou a disposição do serviço de urgência. Assim, esta será a terceira ambulância do programa que chega a Orizona. O município faz parte da regional de saúde Centro Sul, com sede em Aparecida de Goiânia.
Nesta gestão será o 9º veículo entregue nesta administração para ficar à disposição da secretaria de Saúde .

Aberto processo seletivo para curso Técnico em Agropecuária no IF Goiano de Urutai

RIO VERMELHO FM - Estão abertas até o dia 28 de junho, as inscrições gratuitas para o Exame de Seleção para ingresso no Curso Técnico em Agropecuária modalidade concomitante no período matutino, referente ao segundo semestre do ano letivo de 2019, no Campus Urutaí, do Instituto Federal Goiano. Para participar, o candidato deve se inscrever pessoalmente, pelo site www.ifgoiano.edu.br/urutai ou por correspondência, respeitando as datas estabelecidas no edital nº 18 de 31 de maio de 2019.
Ao fazer a inscrição pela internet o candidato deverá preencher o formulário de inscrição (Inscrição online) e enviar o documento preenchido para selecao.urt@ifgoiano.edu.br. Para inscrição presencial o candidato deve procurar a Secretaria de Ensino Médio e Técnico do Campus Urutaí. 
Os candidatos inscritos serão selecionados por meio de análise do histórico escolar, relativo à Segunda Fase do Ensino Fundamental, considerando a Média Aritmética das notas obtidas pelo candidato nas disciplinas de Português e Matemática.
O Curso Técnico em Agropecuária oferece 40 vagas e tem duração de 02 anos. Ele é voltado para pessoas que já concluíram ou estejam cursando o Ensino Médio.

Leia aqui o edital.

terça-feira, 11 de junho de 2019

Secretária de Educação de Orizona participa de Audiência que discutiu o futuro do FUNDEB

DA PREFEITURA MUNICIPAL - A secretária municipal de Educação de Orizona, Adriany Santos, acompanhada do técnico administrativo Daniel Lima, participou da audiência pública "O Futuro do FUNDEB em Jogo!", realizada no dia 07 de junho, na Assembleia Legislativa de Goiás. 
O encontro teve como objetivo a promoção da discussão sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, vigente até 2020. Especialistas afirmam que uma possível destituição do FUNDEB seria um retrocesso ao setor, por isso a urgência em debater o seu futuro.

Centro Social Rural de Orizona elege nova diretoria para o biênio 2019-2021

DA REDAÇÃO - O Centro Social Rural de Orizona elegeu nesta segunda-feira, 10 de junho, sua nova diretoria para o biênio 2019-2012. A entidade, que administra e mantém a EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, será presidida pelo agricultor José Geraldo Pereira (Zezinho do Benício), que substituirá a Clarice de Jesus Vieira Oliveira. A chapa foi eleita com 55 votos favoráveis.
José Geraldo (foto), após eleito, disse que pretende ampliar o trabalho da entidade para além da gestão da EFAORI e retomar o trabalho social tanto na cidade quanto no meio rural, da forma que era feito historicamente, além de propor ações inovadoras.
O Centro Social é a entidade civil mais antiga em funcionamento em Orizona. Foi fundado em 23 de junho de 1960, durante a 1ª Semana Ruralista de Orizona, sob a tutela do padre João Carmelo Xavier e do bispo diocesano de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos, com a participação de outras 19 pessoas, entre agropecuaristas, comerciantes, profissionais liberais e servidores públicos.
Ao longo dos anos desenvolveu diversos projetos sociais, nas áreas da assistência social, saúde, programas habitacionais, lavouras comunitárias, projetos produtivos e educação básica de crianças e profissional de jovens e adultos. Atualmente, a gestão da EFAORI é a única ação concreta da entidade.
A chapa eleita está assim composta:
Diretoria:
Presidente - José Geraldo Pereira
Vice-presidente - Antonio Pereira de Almeida
1ª Secretária - Simone Aparecida de Sousa Pereira
2ª Secretária - Ludmila Aparecida Corrêa
1º Tesoureiro - Clarice de Jesus Vieira Oliveira
2º Tesoureiro - Venerando de Oliveira e Castro
Diretor de Relações Públicas - Joaquim Ribeiro
Conselho Fiscal:
Titulares - Rosângela Aparecida Lopes Machado; Roseli Aparecida Cardoso Corrêa; José Francisco Pinheiro.
Suplentes - Vasco Jacinto Pereira; Bernadete de Lourdes Machado Caixeta; Maria Elisabeth Machado Caixeta.


segunda-feira, 10 de junho de 2019

Secretaria de Saúde e Empresa assinam contrato para construção de Academia de Saúde em Orizona

DA REDAÇÃO - Foi assinado na última sexta-feira (07), pela secretária municipal de Saúde, Marilda das Dores Pereira, e pelo representante legal da empresa Simétrica Engenharia e Construções Eirelli, o contrato para a construção de uma Academia da Saúde na Praça da Amizade, bairro Campo Formoso, ao lado da secretaria municipal de Ação Social. A proposta vencedora teve o valor de R$ 114.239,68 (cento e quatorze mil, duzentos e trita reais e sessenta e oito centavos). O contrato tem vigência até 31/12/2019, prazo previsto para a conclusão da obra.
A licitação por tomada de preços para contratação de empresa de engenharia civil para construção do tipo empeitada global foi realizada no dia 28 de maio de 2019, na sede da Prefeitura, com a participação de duas empresas que foram consideradas habilitadas, tendo a Simétrica Engenharia e Construções Eirelli apresentado a melhor proposta.
Conforme divulgado pela assessoria da Prefeitura de Orizona, o prefeito Joaquim Marçal já assinou a ordem de serviço, a fim de agilizar a liberação da primeira parcela do recurso, oriundo do Fundo Nacional de Saúde. A previsão é que as obras sejam iniciadas em 08 de julho próximo futuro.

Presidente da Câmara fala da grave situação financeira do Orizona Prev

DA REDAÇÃO - No uso da palavra, durante a sessão da Câmara Municipal de Orizona do dia 04 de junho, o vereador Renato Vieira da Cunha (MDB), presidente da casa, voltou a tratar da situação financeira da Prefeitura de Orizona, especialmente dos repasses ao Orizona Prev - Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Orizona.
Segundo Renato, no fechamento do mês de abril/2019, o Orizona Prev tinha um saldo de apenas R$ 1.615.000,00, considerando que o mesmo teve em outras épocas com valores superiores a 5 milhões de reais. Ou seja, está cada vez menor o saldo de suas contas. Em comparação a março/2019, que tinha um saldo de aproximadamente R$ 1.900.000,00, percebe-se que está diminuindo consideravelmente, aponta o vereador, que sugere que desta forma talvez o Instituto não chegue até o final deste ano.
Sobre as dívidas com o Orizona Prev, Renato disse que há dois parcelamentos e que até abril tinha sido repassado pela Prefeitura o valor das parcelas. Contudo, em relação ao aporte financeiro, o valor extra a ser repassado para que o Instituto sobreviva, está com dívida no valor de R$ 2.700.000,00, aproximadamente. Em levantamento do mesmo, há hoje em pendências da Prefeitura com o Orizona Prev, somando as dívidas negociadas e o aporte, aproximadamente R$ 5.000.000,00.
A despesa mensal do Instituto é de cerca de R$ 530.000,00. Se a Prefeitura negociasse o que é devido do aporte financeiro dentro do mandato e continuasse a fazer o repasse das outras parcelas negociadas, mais o que é devido mensalmente, o Orizona Prev teria uma arrecadação de aproximadamente R$ 733.000,00 por mês, o que daria um superávit de aproximadamente R$ 203.000,00. Em um ano, segundo o vereador, superaria o valor de R$ 2.000.000,00, que estando aplicado de acordo com a legislação, poderia render um bom juro.
Renato, que é membro do Conselho do Orizona Prev, esclareceu que nas reuniões mensais acontece a prestação de contas. O Conselho aprova as contas, mas deixa a ressalva da dívida e cobra da Prefeitura os repasses.
As dívidas do Município com o Orizona Prev iniciaram em 2016, quando o ex-prefeito Felipe Dias (MDB) deixou de fazer repasses da parte patronal no final do seu mandato, sendo que estas dívidas continuaram na gestão seguinte. Além destas, débitos antigos, da época da criação do Instituto, em que não eram obrigatórios os repasses, comprometem hoje o caixa do mesmo.

Prefeito de Orizona participa em Vianópolis do XVIII Seminário "Nos Trilhos da Cultura e do Turismo"

DA PREFEITURA DE ORIZONA - O prefeito municipal Joaquim Marçal, acompanhado do diretor de Cultura, Edilson Badaró, participou do XVIII Seminário - Nos Trilhos da Cultura e do Turismo, em Vianópolis, para discutir junto aos prefeitos e lideranças dos demais municípios que compõem o Consorcio Intermunicipal da Cultura e Turismo da Região da Estrada de Ferro a retomada do Trem Turístico. 
"Estamos em varias frentes de trabalho, uma delas é o turismo que gera renda e movimenta a economia. Orizona com a cachaça, artesanato, belezas naturais, etc.Há um potencial enorme, mas é preciso lapidar, realizar um estudo mais aprofundado de maneiras e técnicas para dar preço à estas nossas riquezas. No Ministério do Turismo cadastramos mais de 9.000.000,00 (milhões de reais) em pedidos de obras nesta área. Vamos buscar força politica para que estes recursos junto ao governo federal sejam liberados e assim alavancar este nosso potencial." disse Joaquim Marçal em reunião recente.
No dia 02 de junho, o prefeito havia recebido no município o secretário estadual de Cultura, Edival Lourenço, além de equipes da Goiás Turismo e SEBRAE para uma serie de visitas a potenciais pontos turísticos.
No seminário desta sexta-feira, 07 de junho, o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, Adonai Aires Arruda Filho, fez uma palestra mostrando experiências desse tipo de atividade turísticas em várias região do país. Além de prefeitos, secretários de cultura e articuladores culturais das cidades da região da Estrada de Ferro, participou do Seminário, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, que representou o Governador Ronaldo Caiado. A novidade na ocasião foi a adesão do município de Pires do Rio ao Consórcio.

Presídio de Orizona volta a ser destaque em matéria do Jornal Nacional

DA REDAÇÃO - A Unidade Prisional de Orizona voltou a ser destaque em reportagem em rede nacional. Neste sábado, 08 de junho, foi veiculada uma reportagem no Jornal Nacional, da Rede Globo, em que novamente deu destaque ao mesmo. O repórter Honório Jacometo, da TV Anhanguera, trouxe a matéria em que "Moradores de Goiás constroem presídios com as próprias mãos", destacando que a experiência está sendo replicada por outros municípios do Estado de Goiás, observando que em três anos, os moradores construíram cinco presídios em municípios goianos que são administrados pelo Governo de Goiás e devem inaugurar outros três nos próximos meses.
A reportagem diz que os moradores, assustados com as constantes fugas, decidiram, por conta própria, se juntar e construir presídios. Mas com duas diferenças em relação às obras tocadas pelo governo: a construção feita pela comunidade custou bem menos e a entrega da obra foi bem mais rápida.
Outro aspecto importante, principalmente no caso de Orizona, é que a gestão trabalha numa perspectiva humanizadora, em que a Unidade não funciona como um depósito de delinquentes da lei, nas dá oportunidades para que os aprisionados, após cumprirem pena, sejam reinseridos na sociedade.
Há dois anos o Jornal Nacional mostrou a mobilização de moradores em Orizona. A cadeia antiga despertava insegurança, que acabou com a inauguração do novo presídio, construído com as doações. Desde então não houve mais fugas.