segunda-feira, 10 de junho de 2019

Presídio de Orizona volta a ser destaque em matéria do Jornal Nacional

DA REDAÇÃO - A Unidade Prisional de Orizona voltou a ser destaque em reportagem em rede nacional. Neste sábado, 08 de junho, foi veiculada uma reportagem no Jornal Nacional, da Rede Globo, em que novamente deu destaque ao mesmo. O repórter Honório Jacometo, da TV Anhanguera, trouxe a matéria em que "Moradores de Goiás constroem presídios com as próprias mãos", destacando que a experiência está sendo replicada por outros municípios do Estado de Goiás, observando que em três anos, os moradores construíram cinco presídios em municípios goianos que são administrados pelo Governo de Goiás e devem inaugurar outros três nos próximos meses.
A reportagem diz que os moradores, assustados com as constantes fugas, decidiram, por conta própria, se juntar e construir presídios. Mas com duas diferenças em relação às obras tocadas pelo governo: a construção feita pela comunidade custou bem menos e a entrega da obra foi bem mais rápida.
Outro aspecto importante, principalmente no caso de Orizona, é que a gestão trabalha numa perspectiva humanizadora, em que a Unidade não funciona como um depósito de delinquentes da lei, nas dá oportunidades para que os aprisionados, após cumprirem pena, sejam reinseridos na sociedade.
Há dois anos o Jornal Nacional mostrou a mobilização de moradores em Orizona. A cadeia antiga despertava insegurança, que acabou com a inauguração do novo presídio, construído com as doações. Desde então não houve mais fugas.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....