sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Rua da Alegria novamente em Orizona

O projeto Rua da Alegria, do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Helder Valin, está presente novamente em Orizona, nesta sexta-feira (04). O espaço com brinquedos como escorregador, pula-pula, touro mecânico e muitos outros estará disponível desde o inicio da manhã na Feira da Agricultura Familiar, ao lado da Rodoviária.
No início de outubro, o Rua da Alegria já estivera em Orizona e foi um grande sucesso. A entrada é gratuita e as crianças poderão contar com o apoio de diversos monitores para garantir a segurança das mesmas. Os vereadores Ronaldo Costa, Reinaldo Cardoso, Franquilino, João Lucas e Joãozinho Albino e o Governo Municipal de Orizona apoiam a iniciativa.

Títulos de Cidadãos Orizonenses II

A Câmara Municipal de Orizona realizou na noite desta quinta-feira, dia 3 de dezembro, sessão solene de entrega de títulos de Cidadania Orizonense a 50 personalidades que ao longo do tempo, vem prestando relevantes contribuições ao município. A sessão aconteceu no auditório do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira e teve grande participação popular.
Foi presidida pelo presidente da Câmara, João Lucas Teixeira, que esclareceu que o título estava sendo entregue a partir de Decretos Legislativos referentes aos anos de 2007, 2008 e 2009. Nesses anos anteriores, os títulos não haviam sido entregues. Por isso mesmo, o atual legislativo considerou necessário fazer a entrega retroativa. Dentre novos cidadãos orizonenses que compareceram para receber a comenda, podemos destacar os deputados estaduais Cristóvam Tormin, Tiãozinho Costa e Jardel Sebba, o deputado federal Pedro Chaves (acima com o prefeito Felipe e os vereadores Joãozinho Albino, Ronaldo Costa e Reinaldo Cardoso), o prefeito de Pires do Rio, Luiz Eduardo Pitaluga (Gude), a promotora de Justiça Dra. Cláudia Maria Rojas de Carvalho, o juiz de Direito Dr. Alessandro Manso e Silva, os padres Émerson e Aparecido, os pastores Edilson Nascimento e Jair Fernandes, a vereadora Sandra Chaveiro e diversos profissionais liberais, artistas, agropecuaristas e comerciantes como Wilson Carneiro, Wesley Camamugi, Sinab Coutinho, Antonio Cardoso, Lázaro Ruck, Nilson Nicoli, Arnor, Nelson Carneiro, Beth Helou, Dalmo, Bará, Carlos Firmino, Elson Caixeta, Lindomar Amorim, Leandro de Carli e Dr. Leonardo Augusto.
Diversos cidadãos e personalidades acompanharam a sessão solene. Dentre estes, o prefeito Felipe Dias, o vice-prefeito Antonio Baiano, os ex-prefeitos Dr. Anteres, Dr Itamar e Idalício, secretários municipais, o prefeito de Vianópolis, Silvio do Maracujá, os vereadores e ex-vereadores de Orizona e de municípios vizinhos, Dom Guilherme Antonio Werlang, bispo da diocese de Ipameri e o Padre Orcalino, de uma paróquia de Catalão.
Ao final da entrega dos títulos, os vereadores Joãozinho Albino, Ronaldo Costa, Sandra Chaveiro e João Lucas Teixeira (ao lado), o prefeito Felipe Dias e alguns titulados usaram do parlatório para expor a emoção que sentiam. Os vereadores e o prefeito demonstraram um sentimento de dever cumprido, em valorizar aqueles que tanto contribuiram e contribuem para o desenvolvimento do município de Orizona. Por parte dos titulados, o coro foi de uma emoção indescritível ao receber oficialmente o título de cidadão de Orizona.
Ao final da sessão foi servido um coquetel para todos os presentes.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Formatura da 2ª turma do Proerd

O Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência realizou na manhã desta quinta-feira (3), no Salão Paroquial de Orizona, a formatura da 2ª turma de 2009.
O programa consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes. O Programa disponibiliza ainda, estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, escola e comunidade.
O Proerd é organizado em 17 lições de 45 a 60 minutos a serem ministradas obrigatoriamente por Policial fardado e desarmado. O Policial especialmente treinado é designado a uma escola, uma vez por semana, por um semestre, para conduzirem as aulas nos 5º anos do Ensino Fundamental. Em Orizona, todas as escolas da rede municipal participam do programa.
Na solenidade, estiveram presentes o coordenador do programa no município, Soldado Peres, o comandante da Polícia Militar em Orizona, Ten. Alfeu Magalhães Neto, o presidente da Câmara Municipal, João Lucas Teixeira, o prefeito Felipe Dias (foto), o vice-prefeito Antonio Baiano, a representante da Subsecretaria de Pires do Rio, Márcia Miguel Alves, secretários municipais, vereadores e parceiros como a Oderich, Real Sapore e Loja Maçônica. Na plenária, formandos, familiares, diretores e educadores das escolas municipais.
Foram entregues os certificados de conclusão para todos os formandos e prêmios para os vencedores do concurso de redação.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Iris recebe alta e volta ao trabalho

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), despachou hoje pela manhã (2) no Paço Municipal. Ainda antes do almoço, o prefeito reuniu com o chefe de gabinete, Jairo Bastos, e o secretário Municipal de Finanças, Dairo Campos. Iris foi internado na noite de domingo com fortes dores abdominais e recebeu alta nesta segunda. Os médicos diagnosticaram que o prefeito teve um quadro de suboclusão intestinal, conhecida popularmente como “torsão do intestino”.
No sábado, Iris começou a sentir cólicas e a vomitar. Os sintomas permaneceram no domingo, forçando-o a desmarcar alguns compromissos oficiais da Prefeitura, e os médicos optaram por interná-lo no hospital Anis Rassi. Segundo o gastroenterologista Hélio Moreira, que atendeu o prefeito, ele teve uma complicação simples e ele não corre nenhum risco.

Títulos de Cidadãos Orizonenses

A Câmara Municipal de Orizona, através do presidente João Lucas Teixeira e dos demais vereadores, Reinaldo Cardoso, Franquilino, Ronaldo Costa, Joãozinho Albino, Sandra de Orizona, Idalício, Jeremias Mendes e Vino do Bar, promoverão nesta quinta-feira (3), solenidade de entrega de títulos honoríficos de Cidadania para 54 personalidades. São 38 homenageados pelo Legislativo anterior (2007-2008) e 16 pelo mandato atual (2009).
A sessão especial de entrega dos títulos acontecerá no auditório do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira, às 20 horas e estará aberta à comunidade. Confira abaixo a relação dos novos cidadãos orizonenses:
1- Wilson Carlos Carneiro
2- Vilmar Antonio Correa
3- Valéria Jaime Peixoto Perillo
4- Celso dos Santos Moura
5- Sinab Pereira Coutinho
6- Laudeni Miguel Dionísio
7- Antonio Alves Cardoso
8- Luiz Eduardo Pitaluga (Gude)
9- Pedro Pinheiro Chaves
10- Lázaro Daddio (Ruck)
11- Sebastião Luis Ribeiro
12- Francisco Vasconcelos do Carmo
13- Nilson Nicoli
14- Divino José Nunes Borges
15- Arnor Alves da Silva
16- Nelson Carneiro
17- Lourival Bonifácio de Paulo
18- Alessandro Manso e Silva
19- Luiz Bittencourt
20- Maria Amélia Araújo Ferreira
21- Carlos Roberto de Castro
22- Enio Barbosa de Carvalho
23- Jardel Sebba
24- Iris Rezende Machado
25- Miled N. Obeid
26- Sandra Aparecida Chaveiro Vieira
27- Rodrigo Dantas Machado
28- Rubens Carlos Pereira
29- Agostinho Francisco da Silva
30- Elizabeth Helou C. P Freitas
31- Lindomar Amorim
32- Cristóvam Tormin
33- Dalmo Campos de Morais
34- Maria José R. Baracho
35- Ivo Silva Santos
36- Carlos Firmino da Silva
37- João Eterno de Oliveira
38- Leandro de Carli (Gaúcho)
39- Pe Aparecido Joaquim de Oliveira
40- Pe Émerson Simplício da Silva
41- Ricardo Guimarães e Souza
42- Cláudia Maria Rojas de Carvalho
43- Wesley Araújo Sousa (Camamugi)
44- Pr Jair Fernandes da Silva
45- Elson Caixeta
46- Pr Edilson Nascimento
47- Pedro César Braz de Queiroz
48- Sebastião Costa Filho (Tiãozinho Costa)
49- José Mário de Sousa
50- Leonardo Augusto da Silva
51- Leide Borges
52- João Carlos Robim
53- Angelo Sérgio Polizer
54- Ivan de Freitas Ferreira

Saneago lança obra em Orizona

O prefeito de Orizona, Felipe Dias, e o diretor regional da Saneago, José Carlos Mendes, lançaram no final desta manhã (02), obra de ampliação da rede de abastecimento de água em Orizona. Os beneficiários são moradores das margens da rodovia GO-424 (saída para a Cachoeira), após o ribeirão Santa Bárbara.
No ato do lançamento, as máquinas já começaram a trabalhar e em breve os moradores poderão usufruir do benefício. Na oportunidade, em que estava presente também servidores e o gerente local da Saneago, Tião Nardino, secretários municipais, vereadores e servidores da prefeitura de Orizona, Felipe solicitou do diretor da empresa de abastecimento de água, ampliação da rede em diversas localidades, como nos bairros Sol Nascente, Bela Vista e Santa Maria II, para onde seguiram após o lançamento desta obra.

Conferência Municipal de Educação II

Autoridades, gestores públicos, estudantes e educadores participam hoje (2) da I Conferência Municipal de Educação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, no auditório do Sindicato Rural de Orizona.
Na abertura oficial, diversas autoridades do município compareceram à solenidade. Podemos destacar a presença do prefeito Felipe Dias, do presidente da Câmara, João Lucas Teixeira, do vereador Joãozinho Albino, dos secretários municipais Benedito Gonçalves (Controle Interno), Rinaldo Costa (Administração), Anteres V. Pereira (Indústria e Comércio), Renato Vieira (Saúde), Paulo Barbosa (Esportes) e Paulo Acácio de Sousa (Educação), da presidente do Conselho Municipal de Educação, Teresinha Cunha e de outros convidados.
Paulo Acácio, o anfitrião, saudou os presentes e confessou estar feliz pelo grande momento da educação em Orizona. Discutir juntos o Plano Municipal de Educação, que direcionará a educação municipal nos próximos anos é algo grandioso e que precisa ser feito com muita seriedade. João Lucas acrescentou que como educador e vereador, coloca a Câmara Municipal à disposição dos profissionais da educação. Como o Plano será votado pelo legislativo, o mesmo deve participar ativamente do processo de elaboração.
Felipe Dias, em sua fala, destacou que desde o princípio de sua administração, tem procurado desenvolver um método de educação que valorize o ser humano, em primeiro lugar. Devemos formar profissionais para o mundo, não só para Orizona ou para o Brasil. Felipe concluiu a sua fala desafiando os educadores e gestores, principalmente, marcar o tempo e a história, com iniciativas grandiosas para o município.
Dois momentos de rara beleza durante a abertura foram a interpretação do Hino de Orizona, feita por crianças da Creche Municipal José Ribeiro de Oliveira e a apresentação artística de estudantes da escola Ana Cândida Vieira, do Taquaral.
A conferência, que tem como tema "Planejamento Educacional em Ação", está sendo assessorada pelos professores Alberto Ribeiro (PUC-GO) e Geraldo Profírio (Conselho Estadual de Educação). A proposta é discutir o Plano Municipal de Educação e a sua elaboração. Dentro da proposta metodológica está também o debate, trabalhos em grupo para a elaboração das diretrizes.


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Campus divulga relação de Candidatos

Os candidatos inscritos no Vestibular 2010/1 do Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano já podem consultar na página da instituição a lista de inscrições deferidas. No mesma página também é possível imprimir o cartão de acesso, documento indispnsável a realização das provas.
A consulta ao deferimento das inscrições e a impressão do cartão de acesso devem ser realizadas por meio do link VESTIBULAR 2010/1, disponível no canto direito da página.
Além do Cartão, o acesso as provas, que serão realizadas no dia 13 de dezembro em Urutaí, será feito mediante apresentação de documento de identidade.
O Vestibular 2010/1 do Campus Urutaí ofecere ao todo 270 vagas distribuídas em sete cursos superiores. Confira abaixo a relação de candidaturas deferidas:

Conferência Municipal de Educação

Gestores públicos, educadores, estudantes, famílias e comunidade participam nesta quarta-feira, 2 de dezembro, da Conferência Municipal de Educação. A conferência será realizada a partir das 8 horas da manhã, no auditório do Sindicato Rural de Orizona, na avenida 7 de setembro, ao lado da Rodoviária. O prefeito Felipe Dias e sua equipe participarão da abertura oficial do evento.
Para essa conferência, a Secretaria Municipal de Educação coordenou um amplo trabalho de base, em preparação para a mesma. Delegados devem vir de todas as regiões do município, representando as instituições de ensino e a comunidade.
Ao final do dia, deve ser apresentado o texto-base da conferência e eleição de delegados que poderão participar da Conferência Estadual e da CONAE- Conferência Nacional de Educação. A CONAE será realizada em Brasília, em abril de 2010. O tema do encontro é a construção de um sistema nacional articulado de ensino. Uma das principais tarefas dos participantes do evento será a definição das bases do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que entrará em vigor em 2011. Estabelecido por lei em 2001, o PNE traça metas de acesso e qualidade da educação pública que devem ser atingidas pelos governos federal, municipais e estaduais.