sexta-feira, 27 de novembro de 2009

I Conferência Estadual de Cultura II

O vice-prefeito de Orizona, Antônio Baiano, foi um dos delegados eleitos para representar o estado de Goiás na II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, no mês de março do próximo ano. Baiano e a professora Maristela (EFAORI) foram os representantes do município na Conferência Estadual, encerrada nesta quarta, dia 25, em Goiânia.
Os 27 delegados eleitos para a Conferência Nacional, representam 21 municípios de diferentes regiões do estado. Nove deles são representantes do poder público e os 18 restantes da sociedade civil. Durantes os dois dias da conferência foram aprovadas 86 propostas de âmbito estadual e 20 para serem apresentadas em Brasília. São propostas divididas em cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura.


I Encontro de Cineclubismo de Goiás

O Cineclube Cascavel e a Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO), em parceria com a Cara Vídeo e apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e SEBRAE-GO, promoverá o I Encontro do Cineclubismo de Goiás no sábado, dia 05 de Dezembro, das 14h às 19h, em Goiânia, no Centro Cultural Cara Vídeo (Rua 83, n. 361 – Setor Sul).
A programação completa estará disponível a partir do dia 30 de novembro no site do Cineclube Cascavel cineclubecascavel.blogspot.com. O evento contará com palestras, relatos de experiências cineclubistas em Goiás e outros estados, apresentação de propostas de distribuição e exibição em circuito não comercial de cinema e debates. O Coordenador de Rede do Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Rodrigo Bouillet, tem presença confirmada. Ele tem comparecido e estimulado a realização de encontros nos estados no intuito de integrar os Cines entre si, além de apresentá-los a outros possíveis parceiros e circuitos para o fortalecimento de suas atividades. Estarão presentes também o Coordenador do CNC em Goiás, Luiz Felipe Mundim e a Diretora Regional do Centro-Oeste do CNC, Myrella França, que irão apresentar as perspectivas atuais do movimento cineclubista, além de propostas de atividades integradas e sustentáveis.
Estão sendo convidados representantes de cineclubes, instituições não contempladas pelo edital nacional (aberto de fevereiro a abril de 2009) da ação Cine Mais Cultura, associados da Programadora Brasil, pontos de cultura que lidam com audiovisual, unidades SESC que promovem exibições, ABD-GO, SEBRAE, parceiros do programa Vidas Paralelas (do Ministério da Saúde), Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), Secretaria Municipal de Cultura e Superintendência do IPHAN em Goiás.
O projeto "Cinema na Roça", da Pastoral da Juventude Rural, é uma ação do Cine Mais Cultura, e está realizando programas de exibição em grupos de jovens e escolas rurais de Orizona e outros municípios goianos e faz parte dessa rede de discussão da democratização do acesso ao cinema em todas as camadas da sociedade.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PROCESSO SELETIVO DA EFAORI III

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona está com seu processo seletivo 2010 aberto. As inscrições podem ser feitas até 9 de dezembro, na própria escola, na Rodovia GO-424 - saída para o Taquaral, em Orizona. São 40 vagas para o curso profissionalizante em agropecuária, nível médio.
Poderão concorrer jovens de ambos os sexos e que já tenham concluído o ensino fundamental. O candidato deve ter vínculo com o meio rural, ou identificação comprovada com a atividade rural. As vagas serão preenchidas por estudantes que residem em uma das cidades do Território da Estrada de Ferro. O curso tem duração de três anos e é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, autorizado pelo Ministério da Educação e registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
O exame de seleção acontece nos dias 14 e 15 de dezembro e o resultado será publicado em 21 de dezembro. Os aprovados farão as matrículas no período de 5 a 8 de janeiro.
A Escola Família Agrícola de Orizona funciona em regime de alternância de espaços e tempos. Alternando períodos na escola e no meio sócio-profissional, ou seja, na família. Neste sistema pedagógico o processo de ensino e aprendizagem desenvolve-se a partir da experiência e da realidade concreta dos alunos, onde o eixo principal é o meio sócio-profissional-familiar. Mais informações podem ser obtidas no telefone 64 - 3474-1442.

311 hectares em Lavouras Comunitárias

A Seagro - Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento já entregou os insumos a quase todas as associações comunitárias de Orizona que participam do Programa de Lavouras Comunitárias. Nesta safra 2009/ 2010 a adesão das associações no município superou em cerca de 50% a safra anterior. Nesta safra serão plantados 311 hectares de arroz e milho, contra 220 hectares da safra 2008/ 2009.
Dentre as participantes, apenas a Coopercamp - Cooperativa de Pequenos Agricultores Frutos do Campo (Assentamento da Posse) plantará milho. Serão 40 hectares dessa cultura. Os demais participantes plantarão arroz. Isso porque a oferta da Seagro de insumos e sementes para o plantio de milho reduziu bastante com relação aos outros anos.
Plantarão arroz a Associação Comunitária de Corumbajuba, Associação de Funcionários da Prefeitura, Associação São Francisco de Assis, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Egerineu Teixeira, Associação dos Moradores de Egerineu Teixeira, Associação Comunitária do Taquaral e Região, Associação Entre Rios, Central de Associações dos Pequenos Produtores Rurais de Orizona, Associação de Campo Aberto, Associação Comunitária Água Grande e Centro Social Rural de Orizona.
Cerca de 400 famílias de pequenos agricultores de Orizona serão beneficiadas com o programa que conta com a parceria das Associações, Seagro e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A Seagro libera os insumos e dá assistência técnica ao projeto, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ajuda no transporte e nos serviços de máquinário e as associações se mobilizar para plantar e colher os frutos que trarão fartura a todas essas famílias.

Autoridades saudam prefeito Felipe Dias

No dia 18 de novembro, o prefeito Felipe Dias comemorou o seu aniversário. Diversas autoridades do estado de Goiás enviaram postagem homenageando o prefeito pela passagem da data.
Dentre as lideranças, podemos citar o senador Marconi Perillo, o governador Alcides Rodrigues, o vice-governador Ademir Menezes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin, os deputados Roberto Balestra, Jovair Arantes, Leandro Vilela, Marcelo Melo, Adriete Elias, Marlúcio Pereira, o secretário estadual de Ciências e Tecnologia, Joel Sant'anna Braga Filho, o secretário estadual de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros Pinto e seu chefe de gabinete, Domingos Caetano, o secretário estadual de Segurança Pública Ernesto Roller, presidente da Goiás Industrial, Marcos Abrão Roriz, o presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Edson Ferrari e Carlos Leopoldo Dayrell, o superintendente do Banco do Brasil, José Roberto Sardelari, o Diretor Regional dos Correios em Goiás, Eugênio Montenegro Cerqueira e os prefeitos Fernando Borges dos Santos (Gameleira de Goiás) e Gilmar Alves da Silva (Quirinópolis).
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela e a deputada federal e presidente Nacional do PMDB, Iris Araújo, ligaram para desejar felicidades ao prefeito de Orizona.
PARABÉNS FELIPE!

Fiquem atentos aos riscos da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde está alertando a população para os riscos que existem de propagação da Dengue com a chegada do período chuvoso. As equipes de vigilância estão indo nas residências e percebendo que o número de focos do mosquito é grande. Segundo Ézio Alves da Silva, chefe do Núcleo de Apoio ao Controle de Endemias em Orizona, se os moradores não tomarem cuidado, logo teremos casos de dengue registrados em nosso município. É preciso que a comunidade colabore e seja parceira, recebendo bem os agentes e tomando as providências necessárias para evitar os focos do mosquito.
Confira a seguir, algumas dicas da Secretaria de Saúde para o controle do mosquito:
- Não deixe acumular água em pratos de vasos. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida.
- Esvazie as garrafas e coloque-as de cabeça para baixo.
- Mantenha as caixas d’água, poços, latões e filtros bem fechados.
- Limpe calhas e lajes das casas, lave os bebedouros dos animais e fiquem atentos a latas, pneus, tampinhas de garrafa e tudo que acumula água.

Vacinação contra a Aftosa até dia 30

Termina na próxima segunda-feira, dia 30, a etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.Todos os pecuaristas devem vacinar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e raiva. Quem não vacinar, poderá ser multado pela Agrodefesa, além de correr o risco de ver o seu rebanho contaminado, comprometendo a propriedade, os vizinhos e toda a cadeia produtiva de carne bovina e leite, provocando grandes prejuizos sanitários e econômicos ao nosso Estado e ao país.
A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Hoje tem Feira da Lua em Orizona

Hoje, quarta-feira (25), é dia de FEIRA DA LUA, na Feira da Agricultura Familiar em Orizona- proximo à Rodoviária. Desde que voltou a ser realizada há aproximadamente três meses, a feira tem sido motivo de aprovação de toda a comunidade que enfrenta o espaço. Nada melhor que ao final de um dia de trabalho, frequentar junto com a família um espaço agradável onde se pode bater um papo com os amigos, tomar uma cervejinha, um refrigerante, um caldo de cana ou de galinha, comer uma pamonha quentinha, uma jantilha, um pastel, comprar frutas e verduras e além disso, ouvir uma boa música ao vivo.
Tudo isso é bom, agradável e deve continuar. Parabéns aos feirantes pela iniciativa.

Dia cheio de atividades na Ação Social

Duas importantes atividades acontecem nesta quarta-feira (25) na Secretaria de Ação Social. Começou de manhã com um encontro entre educandos e educadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Os estudantes, com faixa etária entre 30 e 89 anos, estão contando e compartilhando suas experiências com educadores e com a coordenação do programa.
O programa foi criado Governo Federal com o objetivo de reduzir o analfabetismo e promover a continuidade nos estudos de jovens, adultos e idosos. É um programa do Ministério da Educação em parceria com estados e municípios. O tempo estipulado para alfabetização varia de seis a oito meses, de acordo com a proposta pedagógica implementada.
O PBA chegou a Orizona em 2009, depois de muita luta das lideranças locais, conforme confessou a Gestora do Programa, Lenildes Dias da Silva Almeida. Hoje, Orizona conta com 11 turmas de alfabetizandos, somando um total de 85 estudantes, em localidades como Cachoeira, Orizona, Ubatan, Coppronogo, Montes Claros e Coopercamp. A meta, segundo Lenildes, é chegar a pelo menos 130 alfabetizandos em 2010.
Outra atividade importante no dia de hoje é o retorno do Bailão da Melhor Idade (foto), que estava paralisado desde setembro por uma portaria da Prefeitura que proibia a realização de eventos públicos por ocasião da Gripe A e retornou nesse mês, para saciar o desejo do público acima dos 60 anos, que já sentia falta do baile.
Fonte: Folha Regional.

Trabalho Escravo em Vianópolis

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás resgatou 21 trabalhadores em situação análoga à escravidão no município de Vianópolis, a 95 quilômetros de Goiânia. A operação fiscal, que durou 15 dias e contou com apoio do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, foi encerrada neste final de semana. Os trabalhadores atuavam na colheita de batatas e entre eles foram encontrados dois menores de 16 e 17 anos de idade.
A maioria dos empregados era do Estado do Maranhão e foi trazida para Goiás por 'gatos' há cerca de um mês. Foram várias as irregularidades encontradas pelos auditores-fiscais do trabalho. De acordo com o coordenador da operação, Roberto Mendes, os trabalhadores estavam alojados em condições precárias. A instalação era uma casa velha onde não havia camas, colchões nem roupas de cama. Os trabalhadores dormiam em redes ou colchonetes velhos e sujos. A cozinha tinha apenas um fogão de duas chamas e uma mesa improvisada, sendo que os alimentos e panelas eram colocados no chão. Havia apenas um banheiro e um chuveiro para todos os trabalhadores.
A ação fiscal interditou as frentes de trabalho de colheita de batatas e todos os 21 trabalhadores foram retirados da situação de degradância. Para todos foram emitidas Guias de Seguro-Desemprego de trabalhador resgatado, o que garantirá a cada trabalhador três parcelas mensais de um salário mínimo. O empregador foi autuado pelas infrações trabalhistas cometidas.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI.

Piresinos vencem no Taekwondo no PR

Realizado em Maringá no PR, dia 21 de novembro, a Copa Brasil contou com atletas de todo o Brasil. O mestre Ricardo Favorito obteve medalha de OURO e Marcelo Monteiro, medalha de bronze. Os atletas agora se preparam para disputar o 1º OPEN CALDAS NOVAS e 29º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TAEKWONDO em CALDAS NOVAS nos dias 05 e 06 de Dezembro de 2009.
Sabonim RICARDO FAVORITO (Faixa Preta - 5º DAN)
CREF7-00733-P/GO
Fonte: Jornal do Sudeste.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Artesãos receberão recursos da Agepel

A ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona e a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) assinaram dia 23 de novembro,ontem, convênio para liberação da primeira parcela de R$ 60 mil para aplicação em projeto de valorização da cultura popular em Orizona. O projeto apresentado pela Associação dos Artesãos de Orizona foi um dos selecionaidos pela Agepel para o Programa Orizona Encenarte.
Serão liberados R$ 180 mil, divididos em três parcelas. A primeira parcela, no valor de R$ 60 mil, será liberada nos próximos dias e será aplicada na aquisição de equipamentos e na realização de ações que divulguem e valorizem a cultura popular no município.
O projeto apresentado pela ASDAO foi elaborado a partir do esforço da direção da associação, da assessoria da Prefeitura de Orizona e de entidades e iniciativas parceiras como da Pastoral da Juventude Rural, EFAORI, grupos de Catira, Folias, poetas populares, cavaleiros, carreiros, entre outros.

I Conferência Estadual de Cultura

O vice-prefeito de Orizona, Antônio Baiano, e a professora Maristela, da EFAORI, participam hoje (24) e amanhã (25) em Goiânia, da I Conferência Estadual de Cultura, que terá abertura oficial às 12 horas. Os delegados que representam Orizona na Conferência foram definidos na I Conferência Municipal de Cultura, realizada no dia 25 de outubro. As decisões de representantes dos 60 municípios goianos que realizaram as conferências municipais serão levadas para a 2ª Conferência Nacional de Cultura, agendada entre 11 e 14 de março do ano que vem, em Brasília.
As atividades começaram desde ontem e se estenderão até o meio dia de hoje, quando ocorre a programação do Seminário do Sistema Nacional e de Criação dos Conselhos Municipais de Cultura. A abertura foi no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e as demais atividades acontecem no Hotel San Marino, no Setor Oeste.
Durante todo o dia de ontem, técnicos do Minc - Ministério da Cultura estiveram orientando os representantes dos municípios sobre a proposta de estruturação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A proposta do SNC vem sendo construída pelo MinC desde 2003 e, em agosto último foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Política Cultural. O sistema visa integrar a União, os estados, os municípios e a sociedade na articulação, gestão, informação e promoção das políticas culturais. Só poderão participar e receber recursos federais os municípios que contarem com um Conselho de Cultura local.
Do seminário, participaram por Orizona, Antônio Baiano, Cleide e Vera, estas últimas representando a Associação dos Artesãos de Orizona. Cerca de 200 convidados, entre autoridades, membros de conselhos de Cultura do Estado e dos municípios, gestores públicos e privados do setor, artistas e ativistas culturais estiveram presentes.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Campus recebe Mostra Itinerante do FICA

O Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano recebe a partir desta segunda-feira, 23, a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). A primeira sessão está marcada para às 13 horas e as demais exibições acontecem continuamente nos turnos matutino, vespertino e noturno, até o dia 25. A Mostra é direcionada tanto a comunidade interna quanto externa.
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é um dos mais importantes projetos culturais desenvolvidos pela Agepel, nascido sob a motivação de propagar as potencialidades de Goiás para o mundo, o Fica exibe e premia obras em vídeo e película cuja temática é a defesa da qualidade de vida na Terra. O festival, que já teve onze edições, tendo como palco fixo a Cidade de Goiás, consolidou-se como uma grande amostragem do cinema ambiental de todo o mundo.
A Mostra Itinerante do FICA tem a finalidade de divulgar e exibir as obras audiovisuais de longa, média e curta metragens, de ficção, animação ou documentário, com temática ambiental, premiadas na edição atual do Festival.

Antônio Baiano lançou segundo CD

Em uma noite muito agradável, o vice-prefeito de Orizona, Antônio Baiano, lançou na Praça do Lazer, o seu segundo álbum "Horizontes". Foi neste sábado, dia 21, com a presença de grande público.
A noite foi aberta com a banda GO-010, formada por jovens de Orizona. Em seguida, Baiano apresentou o seu novo CD, que tem 13 faixas de um repertório bem diversificado e com um conteúdo que faz reflexões sobre fé, luta e direitos sociais. A sua apresentação contou com a participação dos filhos Gabriel (foto) e Lucas, que participam de faixas da produção. Enquanto apresentava o novo trabalho e fazia vistas de músicas do primeiro CD, Baiano refletia sobre o repertório e as mensagens que cada música trazia.
A noite foi encerrada com o grupo Originais do Forró. Ao final de sua apresentação, o artista conversou com o público e autografou vários CDs. Diversas autoridades municipais como o prefeito Felipe Dias, a primeira-dama Ana lúcia, secretários de governo e vereadores prestigiaram o evento.