quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Trabalho Escravo em Vianópolis

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás resgatou 21 trabalhadores em situação análoga à escravidão no município de Vianópolis, a 95 quilômetros de Goiânia. A operação fiscal, que durou 15 dias e contou com apoio do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, foi encerrada neste final de semana. Os trabalhadores atuavam na colheita de batatas e entre eles foram encontrados dois menores de 16 e 17 anos de idade.
A maioria dos empregados era do Estado do Maranhão e foi trazida para Goiás por 'gatos' há cerca de um mês. Foram várias as irregularidades encontradas pelos auditores-fiscais do trabalho. De acordo com o coordenador da operação, Roberto Mendes, os trabalhadores estavam alojados em condições precárias. A instalação era uma casa velha onde não havia camas, colchões nem roupas de cama. Os trabalhadores dormiam em redes ou colchonetes velhos e sujos. A cozinha tinha apenas um fogão de duas chamas e uma mesa improvisada, sendo que os alimentos e panelas eram colocados no chão. Havia apenas um banheiro e um chuveiro para todos os trabalhadores.
A ação fiscal interditou as frentes de trabalho de colheita de batatas e todos os 21 trabalhadores foram retirados da situação de degradância. Para todos foram emitidas Guias de Seguro-Desemprego de trabalhador resgatado, o que garantirá a cada trabalhador três parcelas mensais de um salário mínimo. O empregador foi autuado pelas infrações trabalhistas cometidas.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....