sábado, 8 de dezembro de 2012

Iniciadas obras de reforma e melhoria da Escola Família Agrícola de Orizona

Como dirigente do Centro Social Rural de Orizona, associação mantenedora da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, participei nesta sexta-feira (07 de dezembro) de solenidade que formalizou o processo de reforma da EFAORI. A prefeitura de Orizona aplicará cerca de 240 mil reais de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, viabilizados via Território da Estrada de Ferro.
O prefeito Felipe Dias, secretários municipais, os vereadores João Lucas e Joãozinho Albino, a secretária executiva da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, Iara Silva, servidores da escola e da prefeitura, estudantes, familiares de estudantes e diretores do Centro Social participaram do ato.
Neste processo a gente destaca o trabalho e o esforço do vice-prefeito Antônio Baiano,  do professor Carlos Eduardo Mesquita Pode, coordenador de projetos e da propriedade da escola, dos diretores da EFAORI, Cícero José da Silva (anterior) e Aparecida Fonseca (atual), da equipe do Território da Estrada de Ferro, do prefeito Felipe Dias, do secretário  de Administração Rinaldo Costa, do presidente da comissão de licitações da Prefeitura, Pedro Henrique Pereira Felipe e dos servidores municipais, Ana Maria e Nilsinho Vaz, que de alguma forma, mais ou menos, contribuíram para a execução desta importante obra que já inclusive foi iniciada.
A nossa certeza é que as importantes ações de melhorias a ser executadas melhorarão em muito as condições de acolhida dos jovens que escolhem o curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio pela Pedagogia da Alternância.


* Texto por Anselmo Di Lima. Imagens: Nilsinho Vaz. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atendimento realizado pelo SAMU de Orizona chama a atenção de Moradores

Em cidades pequenas, de rotina tranquila como é em Orizona, qualquer fato diferente chama muito a atenção da população. Nesta quinta-feira, 6 de dezembro, uma ocorrência grave atendida pela equipe local do SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chamou muito a atenção dos moradores e atraiu muitos curiosos.
No período da tarde, o Sr. João Vieira, ex-morador da região da Firmeza e hoje residente no bairro Boa Vista, deu entrada no Ambulatório Médico 24 Horas da Secretaria Municipal de Saúde com possivelmente um Acidente Vascular Cerebral (derrame). Atendido pelas enfermeiras Laís de Castro Lima e Lúcia Inês e pelo médico da Estratégia de Saúde da Família da área, Dr. José Mesquita, o mesmo foi encaminhado para o Hospital e Maternidade São Pio X, por uma ambulância da Secretaria de Saúde, conduzida pelo motorista-socorrista Edson Silva Nascimento.
No hospital, viu-se necessário acionar a equipe do SAMU 192 para encaminhar o paciente para Goiânia para receber atendimento em uma unidade mais equipada. Em uma articulação entre a central de regulação do SAMU de Aparecida de Goiânia e a equipe local, nas pessoas das enfermeiras Adriana Medeiros Pereira, Mariana Rodrigues, dos motoristas-socorristas Tarcísio Ribeiro e Elton José de Sousa e do secretário municipal de Saúde, Renato V. Cunha, foi decidido fazer um envio de um helicóptero para fazer o traslado com mais rapidez.
O helicóptero do Corpo de Bombeiros de Goiás, que está à disposição do SAMU, pousou no gramado do Estádio Municipal Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, já com a equipe do SAMU à espera para fazer a transição para a unidade aérea. Segundo a socorrista Mariana, o procedimento foi realizado dessa forma para garantir mais agilidade no encaminhamento do paciente. João Vieira deu entrada no Hospital Santa Genoveva, na capital.
A mesma equipe do Corpo de Bombeiros já havia atendido hoje a uma ocorrência em Goianira, região Metropolitana da Goiânia, onde uma gestante grávida de gêmeos teve complicações no parto.


* Texto e imagens por Anselmo Di Lima. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lista dos pré-candidatos ao Cargo de Conselheiro Tutelar em Orizona

O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de sua presidente Zilda Geralda de Lemos e dos membros da comissão eleitoral que coordenam o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares, divulgou relação dos inscritos para concorrer no pleito que acontecerá no dia 13 de janeiro de 2013. Confira a relação:
- Clarete das Graças dos Reis Pimentel.
- Domingos Alves da Silva.
- Fabiane Aparecida de Sousa.
- Fleuza Maria Gonçalves.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Prefeito se reúne com Associação das EFAs do Brasil e com representantes de Entidade Belga

O presidente da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, Antonio Baroni Rocha, reuniu na última terça-feira, 27 de novembro, com parceiros da instituição que representa as EFAs do Brasil. Os encontros aconteceram na sede provisória da entidade, em Orizona. Baroni estava acompanhado da secretária executiva, Iara Ribeiro Silva, e da auxiliar administrativa, Myrane Gonzaga.
No período da manhã, o encontro foi com as representantes da entidade DISOP - Instituto de Cooperação Belga para o Desenvolvimento Social, parceira de longa data da UNEFAB. A ONG estava representada por Laure Roges (Bruxelas-Bélgica), Coordenadora da DISOP Internacional para o Brasil e por Valdinéia Amorim (Salvador-Bahia), Coordenadora Administrativo-Financeira da DISOP Brasil.

Acidente na GO-330 entre Orizona e Pires do Rio provoca morte de jovem

Um grave acidente na madrugada deste domingo, 2 de dezembro, tirou a vida do jovem piresino Anderson Marcos, de 21 anos. O veículo retornava de Orizona para Pires do Rio pela GO-330  com três passageiros que participaram da Festa Noite Country e uma saída de pista provocou a morte de Anderson. De acordo com informações de pessoas que foram ao local o veículo capotou e provocou a morte do mesmo.
Anderson era sobrinho de Lindamar Silva, esposa de João Bosco de Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona. O corpo do jovem está sendo velado e será sepultado em Pires do Rio.

Web Rádio de Orizona de volta ao ar

O Portal Rádio Orizona Web, do amigo comunicador Nilsinho Vaz, está de volta com muita informação relevante e muita música, em uma programação 24 horas por dia. A página disponibiliza mecanismos que permitem aos ouvintes interagir com a rádio. A execução do player da rádio acontece em qualidade Full HD.
A reestreia da cobertura jornalística da Rádio Orizona Web aconteceu neste sábado, durante a visita do governador Marconi Perillo a Orizona, durante a reinauguração do trecho da GO-330, entre Pires do Rio e Vianópolis. Em breve, a cobertura completa deste evento em www.radioorizonaweb.com.br.