segunda-feira, 18 de junho de 2012

Maurílio de Sousa Filho: "A Política do Pão e Circo!???"

Moro em Orizona há pouco tempo, não sou filiado a nenhum partido mas gosto de me inteirar sobre os assuntos políticos do nosso município.
Recentemente li um texto em um jornal que circula aqui na nossa cidade intitulado A Política do ‘Pão e Circo’. A autora do texto não quis se identificar e utilizou o pseudônimo “Uma jovem mãe”. O texto tem cerca de 20% do seu teor retirado da internet, e como não foi citado a fonte nem o autor pode ser considerado plágio.
Pois bem, o texto faz uma crítica a atual situação política no nosso município, e questiona o papel do cidadão orizonense na mudança dessa situação.

Vou fazer uma reflexão e colocar meu ponto de vista nessa crítica abordada no texto em questão.
Um dos primeiros questionamentos do texto diz que “(...) Os ‘Programas Sociais’ são um exemplo de ‘pão e circo’. Os economicamente desfavorecidos recebem o agrado, e em troca não se rebelam (...)”.
Sou contra sim a alguns Programas Sociais, pois muitas pessoas acabam se tornando acomodadas com o pouco que recebe desses Programas. Infelizmente no nosso município existem poucas expectativas de emprego e muitas famílias sobrevivem somente com os recursos desses Programas. Em Orizona a maiorias desses Programas são de responsabilidade do Governo Federal e a Prefeitura/Secretarias entram como parceiras.
O texto diz também que o povo “(...) vota por votar porque já se acostumou com as maracutaias e a corrupção?” Pois bem caros leitores, o povo orizonense não é bobo não, nas duas últimas eleições, por exemplo, foram eleitos prefeitos arrojados, cada um com sua característica e modo de trabalhar. Não vejo grandes reclamações relacionadas a nenhum deles. Penso que a atual gestão tem acertado mais.
O orizonense vem evoluindo politicamente a cada ano que passa e estamos deixando a ‘politicagem’ de lado.
Mostrar serviço no último ano de mandato é praxe de todo governo, porém, se comparado á gestão anterior, esta está mostrando mais.
A Educação e a Saúde de Orizona estão entre as melhores do Estado de Goiás e isso acontece graças ao empenho dos prefeitos, pois os repasses federais são sempre escassos.
O texto traz que “Não se inaugura ‘Pedra Fundamental’ e sim obras concretas.” Considero infeliz a colocação da autora, pois pelo que sei não foi “inaugurada a pedra fundamental” elas foram “lançadas”, e essa prática deveria ser seguida por todos governantes, pois a população tem o direito de saber onde e como estão sendo gastos o dinheiro público.
O texto encerra-se dizendo “Orizona precisa de novas obras e não das existentes com uma maquiagem laranjada”. Senti aqui um pouco de “dor de cotovelo”. A creche que será construída no bairro Cinelândia e o Posto 24 Horas são exemplos de obras novas, de alto padrão e que foram ignoradas pelas gestões anteriores. A creche poderia ter sido construída na gestão 2005-2008 mais não foi de interesse deles. Porque será? E o Posto 24 Horas? Será que algumas pessoas sairiam prejudicadas? Em relação à “maquiagem laranjada”, pelo menos isso está sendo feito. Outros não a fizeram.
Caros leitores, não estou aqui para defender nem acusar ninguém, só não concordo em comparar a política de Orizona com “Pão e Circo”.
A maior riqueza de Orizona é seu povo “honesto e corajoso”. Dizer que o povo orizonense vende seu voto é uma acusação muito séria e injusta.
Tenho a certeza de que o povo orizonense elegerá neste ano um(a) Prefeito(a) que seja o retrato desse povo “ordeiro e trabalhador”!

Um jovem filho (de Orizona)

Maurílio de Sousa Filho

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....