sábado, 25 de setembro de 2010

Quando aqueles não vestem a toga branca da verdade

Segundo a etimologia (parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem) a palavra candidato vem do latim candidatus e significa "aquele que se veste de branco", uma referência a Roma Antiga, quando o candidato a um cargo no Forum Romanum, tinha que usar uma toga branca, devido a crença de que o branco era a cor da pureza e da probidade. Para pleitear o cargo político, o mesmo deveria ter uma conduta irretocável no meio da sociedade.
E em nosso país, que tem um sistema de governo inspirado naquele da Roma Antiga, a coisa deveria funcionar assim também, mas parece que desse modelo importamos somente a parte teórica. Vejam vocês por exemplo a conduta de candidatos e apoiadores nessa reta final rumo às eleições. Como papel e carro de som aceita tudo, tem candidato que diz ter feito isso, aquilo e muito mais.
Mesmo sendo uma pessoa partidária, não concordo com essa conduta de pessoas que colhem o que não plantoaram, independente de sigla, o que me motiva a esclarecer sobre algumas coisas ditas em Orizona e que precisam vir à tona:
1. Até o momento, apenas uma emenda de deputado estadual foi viabilizada durante a administração do prefeito Felipe Dias. É da deputada Adriete Elias, que permitiu a aquisição de uma ambulância para o município.
2. No dia da inauguração da iluminação do estádio municipal o deputado Samuel Belchior prometeu liberar 50 mil para a arena, mas até agora o recurso não foi viabilizado. A obra foi paga pela Câmara Municipal, que devolveu dinheiro para a Prefeitura executar o benefício. Mérito dos vereadores, principalmente do presidente Ronaldo Costa.
3. O Centro de Saúde de Buritizinho não vem de emenda de Leandro Vilela. O benefício foi conquistado pela equipe da Secretaria de Saúde que enviou projeto ao Ministério da Saúde e viabilizou a obra de 200 mil reais. Projeto para mais quatro unidades foram enviados.
4. A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria de Administração, com aval do Conselho Municipal de Assistência Social, enviou dois projetos à Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, culminando com a doação de alimentos que foram repassados a entidades e famílias carentes do município. Portanto, nenhum deputado doou alimentos para alguém nesses dois anos, pelo menos de forma lícita.
5. Não é só o deputado federal Leandro Vilela que vai liberar emenda para uma patrola. O deputado Pedro Chaves também autorizou emenda semelhante para o município.
Mesmo tendo respeito pelo trabalho daqueles que muito tem contribuido com Orizona, não podemos permitir que o povo seja ludibriado com meias verdades. No mais, reflitam bastante e votem conscientes em 3 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....