sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Estudantes da UFG visitam cooperativas de Orizona e Silvânia

No último sábado (5), 33 alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) visitaram a Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona (Coapro) e a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Silvânia (Coopersil). 
Os estudantes foram acompanhados pelo professor de Sociologia Rural, Gabriel Medina. O objetivo da visita, segundo o professor, foi mostrar na prática como funciona uma cooperativa, pois parte da disciplina ministrada por ele é sobre cooperativismo. “Parte da matéria fala sobre cooperativismo. Queria que os alunos vissem na prática como é o trabalho do agrônomo e do veterinário da cooperativa. Como funciona a prestação de assistência técnica por parte des ses profissionais aos cooperados e a prática do cooperativismo”, afirmou Medina. Na Coapro eles foram recebidos pelo presidente Haroldo Max de Souza, que também preside o Sistema OCB-SESCOOP/GO.
Os alunos assistiram a palestras sobre a produção leite e sobre a comercialização feita pela Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite). Max explicou sobre cooperativismo, a história da Coapro, bem como os serviços prestados pela cooperativa e mostrou as instalações comerciais e industriais da cooperativa. Já em Silvânia, o mesmo grupo foi recebido pelo presidente da Coopersil, Nilton Carlos, que além de mostrar a produção de leite, focou a produção de hortifrútis orgânicos, falou da marca própria (Folia Vita) da cooperativa e sobre agricultura familiar. “Foi muito útil e positiva a visita. Os alunos disseram que foi a primeira viagem deles e a primeira experiência extraclasse desse tipo. A visita abriu a cabeça deles para o cooperativismo e para a agricultura familiar e eles se mostraram interessados em, depois de formados, trabalhar com cooperativismo”, explicou o professor Medina.

* Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa do sistema OCB/SESCOOP-GO. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....