segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nuclec realiza encontro anual com os seis Pólos Descentralizados

O Nuclec - Núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro realizou neste sábado, dia 5 de novembro, o seu Encontro de Integração entre Pólos - Encontrão 2011, com a presença de estudantes e funcionários dos seis polos descentralizados que formam o Núcleo: Taquaral, Firmeza, Cachoeira, Buritizinho, Corumbajuba e Ubatan.
O Encontro de Integração foi realizado durante todo o dia, tendo atividades no período da manhã no Country Clube de Orizona e à tarde, torneios de futsal masculino e feminino no Ginásio de Esportes Amir Borges.
A abertura do Encontrão foi feita pela diretora Luzia Helena Caixeta. O prefeito de Orizona Felipe Dias, o presidente da Câmara, vereador Joãozinho Albino, o secretário municipal de Educação Paulo Acácio de Sousa, o padre João Cézar Sousa Lobo, a subsecretária de Educação de Pires do Rio Bete Macedo, a tutora pedagógica Maria Amélia e o amigo da escola, professor João Pereira de Almeida, participaram da solenidade de abertura. Na ocasião foi feito um momento com leitura de uma mensagem, de um trecho bíblico e a entrada da terra, água e alimentos, que representam a realidade do campo em Orizona, destacando a produção de leite, o principal ítem da economia local e o meio ambiente.
O padre João Cézar proferiu uma palestra motivacional, remetendo sempre ao ponto de vista bíblico e dos principais teóricos de nosso tempo. João Cézar lembrou que na Bíblia são repetidas em diversas citações que não devemos ter medo, mas o jovem deve tomar cuidado com as armadilhas do nosso tempo, como é o caso das drogas. Em fala direta aos mais de cem jovens camponeses presentes e que cursam o Ensino Médio nos povoados, defendeu que mesmo aqueles que querem permanecer e viver no campo, continuar os estudos e concluir um curso superior é fundamental.
Bete Macedo, que usou da palavra logo depois do padre João Cézar concluir a palestra, agradeceu profundamente ao prefeito Felipe Dias pela parceria que mantém para a manutenção das atividades do Nuclec. Bete arriscou a dizer que o município de Orizona entra com 90% de tudo aquilo que é necessário para a manutenção da escola.
Felipe Dias continuou nessa linha de discussão dizendo que a preocupação da Prefeitura com a garantia do Ensino Médio no meio rural vem desde que o vereador Joãozinho Albino era secretário municipal de educação, no ano de 2002. Naquela época foi uma iniciativa inovadora e que felizmente pode dar continuidade, hoje com a gestão da secretaria estadual de Educação. Felipe destacou o carinho e a preocupação que tem com o futuro dos jovens estudantes do Nuclec. O prefeito defendeu que essa parceria deve continuar e que os governos não estão fazendo nada mais nada menos que o seu dever.
Joãozinho Albino recordou o momento que foi implantado o ensino médio no meio rural. Na ocasião chegou a ser chamado de "louco", por conta da ousadia da iniciativa. Chegou a tentar uma audiência com a então secretária estadual de Educação Eliana França, mas a iniciativa foi em vão. Sem a parceria com o Estado, o Município de Orizona instalou por conta própria o ensino médio nas escolas dos povoados. Em 2005, o Estado assumiu esse segmento, ao criar o Nuclec, mas o município continua ainda hoje como um parceiro forte para a manutenção dessa escola. O seu sonho é ver muito em breve a implantação de cursos superiores na área de ciências agrárias em Orizona.
Após esse momento, os jovens ficaram livres para poderem usufruir das piscinas e jogos, enquanto o professor Welivan e sua banda apresentavam com o melhor do sertanejo atual. Durante o intervalo do almoço foi feito um bingo com um brinde surpresa. A vencedora foi a estudante Silvana, da 3ª série do pólo de Firmeza. À tarde foram realizados torneios de futsal no ginásio de esportes. Os estudantes do pólo de Buritizinho venceram nas categorias masculino e feminino.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....