terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comunidade rural de Silvânia participa de construção de viveiro e produção de mudas


A construção de um viveiro com capacidade para produção de mais de cinco mil mudas de plantas nativas do Cerrado tornou-se um estímulo a mais para as comunidades rurais de Silvânia começarem a planejar atividades de geração de renda. Com a participação de 35 pessoas, entre jovens e adultos, o viveiro foi construído durante oficina realizada pela Corumbá Concessões no barracão da Igreja N.S. das Graças, nos dias 3 e 4 de novembro. A oficina está entre as atividades do Programa de Educação Ambiental implementado em sete municípios do entorno do reservatório da UHE Corumbá IV.
Além da construção do viveiro, os participantes aprenderam a fazer a quebra de dormência de sementes (técnica usada para acelerar a germinação de sementes) e produziram cerca de mil mudas que serão comercializadas e utilizadas para revegetar nascentes e outras áreas degradadas. A oficina foi ministrada pelo gestor ambiental de Pirenópolis, George Alex Jaime de Melo, com mais de 18 anos de experiência em produção de mudas e viveiros.
Dener Carvalho participou ativamente dos dois dias de trabalho. Aos 14 anos, ele já se preocupa com a preservação ambiental, já sabe localizar locais degradados e se dispõe a ajudar a mudar muita coisa em sua comunidade. “Esse viveiro vai ser muito importante para nós, principalmente para fazer a revegetação da APP do reservatório. E quando as mudas estiverem grandes, poderemos vendê-las e conseguir um troco para a comunidade”, disse.
Dener contou que aprendeu “muito” na oficina, e exemplificou: “Já sei colocar tela no viveiro, construir canteiros, produzir substratos e fazer a quebra de dormência de sementes. Muitos pensam que é preciso colocar esterco nas plantas do Cerrado, mas elas são totalmente diferentes, gostam de solo pobre. E este conhecimento vai ser passado de geração em geração e dentro de dez anos nós teremos isso tudo coberto de mata de novo”, disse com entusiasmo.
Maria Ilma Rodrigues, diretora da Escola Crispim Marques Moreira, da comunidade de Água Branca, a 14 km do local da oficina, também vê no viveiro uma oportunidade para as famílias locais terem uma renda a mais. “Nós já desenvolvemos vários projetos socioambientais aqui, realizados pela Corumbá Concessões, como o Jardim do Aprender, na nossa escola, que foi tudo de bom, pois propiciou às famílias cultivarem horta orgânica para se alimentarem melhor, e o projeto Balde Cheio, que deu certo. Agora, temos esse projeto do viveiro, que vai ser muito bom para a região, pois, além das pessoas preservarem o meio ambiente com o cultivo de árvores nativas, elas poderão vender mudas e melhorar o orçamento doméstico”. O viveiro, segundo ela, ficou muito bem localizado, próximo ao reservatório da UHE Corumbá IV, o que será um facilitador para o reflorestamento da APP.
“A participação da comunidade de São Roque me impressionou. Todos aqui são muito empenhados, tanto as crianças como os adultos, que trabalham gostando do que fazem”, comentou George Jaime. Para dar uma idéia, ele disse que quando chegou ali, antes de começar a instruir sobre o que deveria ser feito, os alunos, por conta própria, começaram a capinar e a rastelar o local. “A gente está no segundo dia da oficina e eles não perderam o entusiasmo. Enquanto nas oficinas anteriores encerramos com cerca de 200 saquinhos de sementes, aqui deveremos chegar a quase 1000 saquinhos. E como eles participaram desde o começo com todo o entusiasmo, este foi o viveiro mais bonito de todos”, comparou, elogiando.
Na avaliação da analista ambiental responsável pelo Programa de Educação Ambiental, Ana Carolina Nunes, “a Corumbá Concessões se sente satisfeita em disponibilizar mais uma oficina às comunidades de Silvânia, onde as pessoas são muito proativas. Com certeza elas aproveitarão muito o conhecimento adquirido para reflorestar áreas degradadas e ainda gerar renda para a comunidade.”

* Matéria com informações e imagem por Ana Guaranys/ Assessoria de Comunicação da CCSA. Todos os direitos reservados.


0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....