terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Prefeitura está em dia com seus compromissos financeiros

Foi depositado ontem (10) a primeira parcela de 2011 do FPM - Fundo de Participação dos Municípios. O montante a nível de Brasil ficou em R$ 2.248.920.334, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Sem este desconto, o valor bruto é de R$ 2.811.150.418.
O presidente da CNM - Confederação Nacional dos Municípios Paulo Ziulkoski esclarece que o primeiro repasse do ano ainda tem reflexos da arrecadação obtida no final do ano passado, fortalecida pelas compras de fim de ano. O valor também indica uma possível sequência na recuperação do Fundo iniciada em dezembro de 2010. Isso é um  bom sinal, já que desde o início da crise econômica que teve ápice no segundo semestre de 2008, as prefeituras, principalmente aquelas de pequeno porte, viram a sua arrecadação declinar significativamente.
A prefeitura de Orizona, mesmo sofrendo diretamente com esse mal, conseguiu encerrar o ano de 2010 com todas as despesas quitadas. Graças a seriedade com que foram conduzidos os gastos do dinheiro público, foi possível antecipar o pagamento da folha de dezembro/10 para o dia 23 do referido mês, mesmo sem que o repasse de diversos convênios como o Estado e a União tivesse sido feito.
Também estão em dias o pagamento de todos os prestadores de serviço como a ATTEMO - Associação dos Trabalhadores do Transporte Escolar e Coletivo do Sudeste Goiano e as assesorias. Ao contrário do que algumas más línguas disseram por aí, a Administração (incluindo todos os fundos municípais), jamais deixou de fazer em dia os repasses e pagamentos ao INSS, Pasori, Consignações, Laboratórios e Hospital. No caso do Pasori - Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Orizona, o valor repassado nestes dois últimos anos garantiu que o fundo de previdência mais que dobrasse o seu saldo.
Nesse sentido, a Prefeitura prepara uma temporada de importantes obras no município. Mais de 6 milhões de reais foram viabilizados para serem convertidos em benefícios para a comunidade nesses dois anos. Serão construídos e/ou reformados postos de saúde, praças e vias públicas, adquiridos veículos de transporte e de trabalho. Além disso, o prefeito Felipe Dias (PMDB) contratou assessoria especializada para aumentar a eficiência e potencializar as ações da administração pública municipal.

Um comentário:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....