quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prefeitura de Orizona começa reforma de mais seis Postos de Saúde

A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (23) as reformas de mais seis postos de saúde em povoados do município. A primeira unidade a começar a receber reformas e melhorias foi a do povoado de Taquaral, que há décadas não recebia nenhuma melhoria. Simultaneamente, deverão acontecer as reformas dos postos de saúde da Posse, Firmeza e Cachoeira, além de Montes Claros e Corumbajuba.
Os postos de saúde da Cachoeira, de Montes Claros e Corumbajuba são os que receberão mais recursos, já que assim como o de Taquaral, não recebia reparos há um bom tempo. Os recursos para a realização dessas obras são próprios do município de Orizona e advém do FMS-Fundo Municipal de Saúde, que a partir de uma excelente gestão, conseguiu economizar para garantir essas melhorias.  As obras terão um custo total de aproximadamente 60 mil reais.
Anteriormente, a Prefeitura já havia reformado, com o apoio da Câmara Municipal, o posto do distrito de Ubatan, obra realizada em 2010. Além disso, o FMS está quase concluindo a obra de construção do Centro de Saúde do povoado de Buritizinho, um centro de referência que custará 200 mil reais, por conta de convênio com o Ministério da Saúde.
As obras de reforma do posto de saúde do bairro Santa Maria deverão iniciar em breve. A documentação está praticamente encaminhada e só falta a vistoria técnica da Caixa Econômica Federal para início dos trabalhos. A obra de reforma e ampliação superará os 100 mil reais, viabilizada através de emenda do deputado federal Rubens Otoni (PT).
No significativo trabalho de estruturação do Sistema de Saúde Pública no município de Orizona, liderado pelo prefeito Felipe Dias e pelo secretário de Saúde Renato Vieira da Cunha, aconteceu também a implantação em 2009 do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com a disponibilização de profissionais na área de fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia e realização de diversos projetos e programas (como é o caso do Projeto Bem Viver com Saúde) no tocante à melhoria da qualidade de vida.
Foi implantada em 2010 uma base local do SAMU 192, com equipes de socorristas (composta por um condutor especializado e uma técnica em Enfermagem) que trabalham 24 horas por dia e uma USB - Unidade de Suporte Básico. Foram adquiridas também duas novas ambulâncias, viabilizadas com emendas dos deputados estaduais Cristóvão Tormin (PSD) e Adriete Elias (PMDB), e um Gol zero quilômetro, viabilizado com recursos próprios. Além disso, foi firmado um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, que disponibilizou por prazo determinado, um veículo tipo van, que transporta pacientes diariamente para Goiânia. Uma outra van terceirizada também faz o mesmo trajeto diariamente. Os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise na capital são transportados em condições especiais de conforto três vezes por semana.
Outra novidade na área de saúde e assistência social foi o convênio da Prefeitura com a Vila São José Bento Cottolengo, iniciado em 2011, para a implantação do Programa Reabilitar Itinerante, com a disponibilização de diversos profissionais e a doação de equipamentos para pessoas com algum tipo de deficiência física. Em 2011 foram atendidos e encaminhados 120 pacientes e doados 184 aparelhos e equipamentos. O convênio foi renovado para este ano. Os pacientes encaminhados pelas equipes de Saúde da Família, receberão os primeiros atendimentos entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro que se seguem, em mais uma etapa do Programa, que acontecerá durante este ano.
Outro convênio importante foi firmado em 2009 e mantido até hoje é com o Centro de Apoio em Goiânia. O serviço havia sido interrompido na gestão anterior e hoje funciona com auto padrão de qualidade, no acolhimento e apoio de pacientes orizonenses que buscam tratamento médico na capital.
Na saúde preventida, o atendimento da Estratégia da Saúde da Família foi melhorado e o combate à dengue e chagas foi intensificado, com a frequente realização de manejos ambientais e campanhas de conscientização da população. O projeto Orizona sem Drogas foi implantado em 2011 e realiza ações de prevenção às drogas, principalmente ao crack.
Na manutenção de convênios da gestão plena do SUS, foi repassado em 2011 ao Hospital e Maternidade São Pio X recursos para internações, consultas, exames hospitalares e pequenas intervenções cirúrgicas. Os exames laboratoriais foram realizados a partir de encaminhamento da Secretaria de Saúde nos dois laboratórios de análises clínicas da cidade. Como no município de Orizona não existe atendimento de alta complexidade, os recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o município para média e alta complexidade são pactuados com o município de Goiânia. Com isso, encaminhamentos de internações, exames de alto custo e tratamento ambulatorial para a capital são feitos eletronicamento ainda em Orizona, através de check-in eletrônico.
A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria, deu continuidade nos últimos três anos a um convênio com a APAE de Anápolis que tem garantido a realização de uma média de 1.300 exames PSA em homens para o diagnóstico precoce de problemas na próstata. Neste ano, a campanha será realizada novamente.
Em 2011 a Secretaria de Saúde adquiriu somente com seus recursos uma grande quantidade de medicamentos. Destes, parte foi usada na manutenção da farmácia básica e os demais foram doados a pacientes do município que não tinham condições de adquirir os medicamentos convencionais e de alto custo e assim buscavam ajuda às secretarias de Saúde e de Assistência Social. Diabéticos e internos do Centro de Convivência do Idoso Campo Formoso também recebem doação de medicamentos e insumos de forma continuada.
Profissionais da área médica de diversas especialidades também foram contratados e atendem hoje regularmente nas unidades de saúde do município. Atualmente, a população orizonense pode contar com o atendimento de ortopedista, ginecologista, neurologista, otorrinolaringologista e a partir de fevereiro também poderá contar com o atendimento de uma dermatologista.
Essa é uma demonstração de zelo com o cidadão contribuinte, que paga seus impostos e deseja ver isso devolvido em benefícios sociais. Com relação às próximas ações, Felipe Dias e Renato garantiram que em breve algumas novidades com benefícios sem precedentes na história de Orizona deverão ser oficializadas e concretizadas.


* Texto com informações e imagem de Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....